Entre para seguir isso  
jitsuNaja

Passagem de Guarda do Zé Mario

Recommended Posts

Muito da hora essa passagem São Paulo, se fizer compressão e o cara continuar sem fugir o quadril acho que é bastante eficiente mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A passagem do Tozi, funciona pra ele e pra quem tem um jogo parecido....o restante dos praticantes que não tem a mesma base e força física ia se dar mal tentando ela.

A do Guiguo é bem simples e muitos atletas acabam cedendo a passaguem para aliviar a pressão do pescoço e não baterem devido ao estrangulamento.

Pessoalmente, a segunda passagem que o Tartaruga explicou (que eu não entendi picas... :bheh: ) me lembrou a passagem que eu mais gosto de fazer, que é emborcando uma perna.

Eu sabia que ia ficar uma caca explicar mas a posição é boa , valia pena tentar.

Sabe essa posição do Guigo? Começa do jeito que ele tá fazendo, mas em pé. Assim como seu braço está cruzando, passa a perna do mesmo lado por CIMA da cabeça dele e pisa do outro lado...ae continua o giro com o restante do corpo.

Putz, eu devia fazer um video dela. :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso essa passagem, quando o oponente envolve um de seus braços. Então para não ficar me desgastando tentando tirar o meu braço, tento fazer essa pegada no braço livre do oponente. Se ele soltar o meu, não faço mais. Mas se ele continuar, é a passagem que busco fazer. Mas, acredito que um dos segredos, é segurar o quadril do oponente com o braço que segura e com o seu ombro pressionar o plexo do oponente. Ou seja, é um artificio que uso quando ja estou amarrado pelo oponente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

existe alguma boa passagem que vc pisa na perna do oponente?

eu varias vezes me vejo fazendo isso, não sei nem se isso é considerado grosseria ou jogo sujo ou algo do tipo..... até tentei parar, mas qndo luto com caras com pernas longas, eu sempre jogo a perna do cara pra baixo, seguro, piso e tento passar a guarda....

Editado por malicia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

existe alguma boa passagem que vc pisa na perna do oponente?

eu varias vezes me vejo fazendo isso, não sei nem se isso é considerado grosseria ou jogo sujo ou algo do tipo..... até tentei parar, mas qndo luto com caras com pernas longas, eu sempre jogo a perna do cara pra baixo, seguro, piso e tento passar a guarda....

Existe, mas é malandragem e tem que passar rapido. Se não podem catar sua perna e te quedar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pisar eu nunca vi, afinal se vc tá em pé e consegue pisar na perna, pisa logo mais na frente e já passa a guarda.

Mas ajoelhar em cima, travando a perna dele com sua canela/tornozelo, isso é básico da passagem de guarda amassando pra evitar que o cara ganhe a meia guarda.

então, eu não sei explica direito... mas essa passagem básica q vc falou, eu tento fazer, mas como eu sou pequeno, sempre acabo ficando travado, mesmo nela... se o cara faz mta força ele consegue me travar...

agora qndo eu piso na perna do cara, eu fico bem longe pisando, e com a outra mao segurando a outra perna dele... ai o que eu faço é praticamente entrar correndo com a outra perna e jogar o peso em cima do peito do parceiro...

mas assim o que eu queria mesmo, era achar passagens de guarda focada em pessoas leves e rapidas... tipo torear e passar é uma dessa que de vez enqndo funciona cmg....

pq passagem com pressão eu não consigo fazer....

Existe, mas é malandragem e tem que passar rapido. Se não podem catar sua perna e te quedar.

vc conhece o nome ou video dela? valeu!

Editado por malicia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quer uma opinião?

Essa passagem é ruim.

Vc não tem pegada, perde a base, dá omoplata, raspada E triangulo.

Era um judoca que baseava seu jogo em sua estúpida força física.

E ele não passava tanto a guarda quanto você pensa, acompanhei muitas lutas dele, a grande maioria de suas vitórias contra adversários mais conceituados (nem digo tops) vieram por 2 a 0 ou por 0 a 0 com 1 vantagem onde ele basicamente estourava a guarda do adversário e dava uma pressão para passar.

Sabe jiu jitsu? É claro que sim.

É um faixa preta respeitado? É claro que sim.

Mas seu jiu jitsu era baseado no seu judo e na força fisica e não era um exímio e consagrado passador de guarda. A técnica não é boa.

Já eu acho o contrário brother.. Essa passagem dá muita pressão, meu antigo mestre com 60 anos de idade fazia essa passagem, se engatasse até finalizar ele finalizava. Falo que no Carlson já fez muito nego gritar. Ele chamava a posição de "Saudade de Casa". Já tomei muito essa passagem, e bem feita dá maior desespero.

Quem faz ela é o Roger, inclusive fez ela no europeu de 2005 no Lovato Jr. Realmente varia de pessoa pra pessoa, mas sabendo a posição certinha você não precisa usar força não..

O Cavaca me recomendou fazer essa passagem abraçando a coxa com a mão direita ao invés de ir com o braço na gola exatamente por isso, mas eu não senti que dá a mesma segurança e pressão.

Essa passagem abraçando a perna eu já vi. Quem fazia ela era o Margarida, inclusive ensina no DVD dele.

Editado por jitsuNaja

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa do Tozi eu acho q é aquele negócio q precisa ser muito bem treinado, pra saber exatamente como posicionar o peso e tal.. O Leo Nogueira faz ela bem, e , acho q em função disso, todos os menos graduados da Alliance tão tentando fazer tb. Tem um faixa preta lá no Guigo, Allan Patrick, q faz bem essa porra... pegou terceiro no absoluto do mundial de masters esse ano, perdeu de 3 x 0 pro Saulo. Mas acho q, pelo menos na minha opinião, é um negócio pra cara pesado ou bem forte.

A do Carlson q o cara tá falando, deve ser a emborcada, os caras tão confundindo com a do Tozi. A emborcada é MUITO eficiente, já vi preta batendo em campeonato, mas tb era o Evandro Pena fazendo... Os caras da Brasa (demian, galvão) emborcam com a pegada na gola perto do quadril, ao invés de no pescoço igual a tradiconal, acho q pra o cara não abrir seu cotovelo, mas acho q perde a pressão um pouco...

A do Zé Mário é muito boa, mas o cara tem q ser pego desprevenido, ou não conhecer a posição, se ele marca ela um pouquinho, já fica bem difícil fazer... No meu primeiro mundial, de roxa em 2010, um gringo tentou fazer ela em mim quase a luta toda:

Editado por Tony Ferraz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz Tartaruga, vou tentar essa sua primeira, por que a segunda não entendi muito bem..rsrsrs.... Mas em relação a guarda fechada? O cara sair, quando o guardeiro é muito forte... qual aconselharia?

Aquilo que eu disse, posiçãozinha que se aprende na faixa branca mas que vai usar até depois de preta...

Domina manga adversária CRUZADA, com dedos para fora, levanta erguendo ele e com a mãor que sobrou empurra o joelho dele para baixo.pé

Sabe aquela posição que tem um cara de pé e o outro tá erguido fazendo guarda? Então.... a perna dele vai cansar e a pressão que você vai fazer empurrando tb vai ajudar ele a largar e abrir a guarda.

Só fique atento para a pegada cruzada, se errar e pegar a manga paralela, ele te raspa!

existe alguma boa passagem que vc pisa na perna do oponente?

Se você pisar propositalmente poderá inclusive levar advertência, mas já vi algumas malandragenzinhas contra atletas que fazem guarda sentada...

1) Uma delas é dá um pisão com a perna cuzada do lado do adversário , bem próximo ao quadril, como seu pé vai acima das pernas dele, você acabará meio que caindo com o joelho da barriga. É simplória, mas precisa do timing certo pra funcionar..

2) Outra é fazer uma firula fingindo estar interessado em pegar o antebraço adversário e posicionar bruscamente seu quadril pra frente, já caindo montado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoalmente, a segunda passagem que o Tartaruga explicou (que eu não entendi picas... :bheh: ) me lembrou a passagem que eu mais gosto de fazer, que é emborcando uma perna.

A idéia é essa:

Essa eu faço, (emborcando uma perna apenas), mas eu saio ela diferente começo a posição abrindo a guarda seja ficando em pé ou agachado mesmo e entrando com joelho ai beleza estou " tranquilo", digamos que a posição começa agora com o joelho direito levantado entre as pernas do adversário e eu sentado, posição normal etc:

O braço esquerdo mantem esquerda do adversário sobre controle e com cotovelo na altura da dobra do joelho para controlar, com o braço direito eu abraço a perna do adversário para estabilizar a posição mantendo o joelho para cima e controlando o quadril dele, nisso eu vou com joelho e com meu corpo em rumo a buscar a gola dele com a mão direita, o angulo é diagonal (a pesada também), o detalhe depois que pega a gola é continuar pesando o quadril para ele não tirar a perna, pois no meu caso eu tento a finalização, depois de pegar a gola com a mão direita e pesar não tem mais triangulo nem nada do tipo, a preocupação agora é do cara não deixar você passar, então eu vou com a mão esquerda na calça dele e levanto colocando meu cotovelo direito apontando para o chão, se não pegar e o cara conseguir tirar a perna ( eu tento evitar isso fazendo um angulo com o ombro/ cabeça) eu pelo menos já passei a guarda.

OBS: Contra caras muito mais altos que eu essa posição fica muito difícil para conseguir chegar na gola de uma maneira segura,

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa eu faço, (emborcando uma perna apenas), mas eu saio ela diferente começo a posição abrindo a guarda seja ficando em pé ou agachado mesmo e entrando com joelho ai beleza estou " tranquilo", digamos que a posição começa agora com o joelho direito levantado entre as pernas do adversário e eu sentado, posição normal etc:

O braço esquerdo mantem esquerda do adversário sobre controle e com cotovelo na altura da dobra do joelho para controlar, com o braço direito eu abraço a perna do adversário para estabilizar a posição mantendo o joelho para cima e controlando o quadril dele, nisso eu vou com joelho e com meu corpo em rumo a buscar a gola dele com a mão direita, o angulo é diagonal (a pesada também), o detalhe depois que pega a gola é continuar pesando o quadril para ele não tirar a perna, pois no meu caso eu tento a finalização, depois de pegar a gola com a mão direita e pesar não tem mais triangulo nem nada do tipo, a preocupação agora é do cara não deixar você passar, então eu vou com a mão esquerda na calça dele e levanto colocando meu cotovelo direito apontando para o chão, se não pegar e o cara conseguir tirar a perna ( eu tento evitar isso fazendo um angulo com o ombro/ cabeça) eu pelo menos já passei a guarda.

OBS: Contra caras muito mais altos que eu essa posição fica muito difícil para conseguir chegar na gola de uma maneira segura,

abraço

Boa Também, mas aparentemente a posição é a mesma até a metade.... você pelo que eu consegui entender, você está finalizando o adversário na gola, eu tava querendo falar sobre uma progressão em que você gira seu corpo para o outro lado do adversário.

Tipo voce está pesando com o braço direito, vai dar um pisão com o pé DIREITO do lado da orelha DIREITA DELE (que pra você está do lado esquerdo, ele está de frente pra você) ...... dessa forma seu pé cruza por cima da cara dele e pisa na orelha contrária e ae seu corpo acompanha.

Ta dando agonia não conseguia me expressar como gostaria. :chuva:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por falar em pisar, outro dia fizeram em um um bagulho que é aquela típica posição que se preta faz "é eficiente" e se azul faz "é grosseria". :lol:

Tava fazendo pé no bíceps com um preta, aí ele deu uma quadrilzada tirando meu pé, e ao mesmo tempo pisou ele, em pé, no meu bíceps travando meu braço no chão e puxou o braço dele onde eu tava com a pegada pra cima com tudo.

PQP, estourou fácil a pegada e pareceu que levou metade dos meus dedos junto! Bruto demais o bagulho...

ssrs

É que jogo de quadril é o típico negócio que leva anos pra aprender, um graduado chega joga o quadril , arrebenta a pegada e dá continuidade...

Um menos graduado, tenta 200 vezes,fica parecendo um cachorro no cio tentando estourar a pegada e o máximo que faz é balançar o adversário.

É que nem judoca fazendo Ashi Barai, é a coisa mais simples do mundo, mas se não tiver o timing certo da posição, vai rancar a sola de tanto esfregar no chão mas não vai derrubar...

Eu tentando nadar estilo borboleta também tenho um certo problema, parece fácil para os outros, mas eu pareço uma minhoca sendo eletrocultada :chuva::chuva: .

Algumas coisas dependem de uma coordenação que leva tempo pra adquirir, parecem simples mas não são.

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Também, mas aparentemente a posição é a mesma até a metade.... você pelo que eu consegui entender, você está finalizando o adversário na gola, eu tava querendo falar sobre uma progressão em que você gira seu corpo para o outro lado do adversário.

Tipo voce está pesando com o braço direito, vai dar um pisão com o pé DIREITO do lado da orelha DIREITA DELE (que pra você está do lado esquerdo, ele está de frente pra você) ...... dessa forma seu pé cruza por cima da cara dele e pisa na orelha contrária e ae seu corpo acompanha.

Ta dando agonia não conseguia me expressar como gostaria. :chuva:

Eu entendi, é como se fosse o giro para uma kimura quando estamos no 100kg por exemplo ne? ( similar) só que eu não entendi uma coisa, você continua com o braço direito segurando na gola direita dele??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa finalização do Sartori eu conheço como "baldinho", pq vc controla o quadril do seu adversário como se tivesse virando um balde.

Não conheço por esse nome, mas a ideia é essa mesmo, em alguns adversarios menos experientes se eles dão mole eu nao preciso nem segurar na gola cruzada par passar a guarda, eu vou segurando a perna do adversario com meu braço direito com a mao meio que no quadril mesmo e só quebro o ombro, acho que até alguem comentou que uma galera vem fazendo isso e tem menos pressão, mas em compensação o " risco" para a gente que esta tentando passar de algo dar errado é bem menor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso