Entre para seguir isso  
Lucas 五味

Takanori Gomi: "Fui atrás de tratamento para voltar a viver"

Recommended Posts

Pessoal,

Enfim, consegui traduzir mais uma entrevista de um dos lutadores japoneses de MMA mais conhecidos no mundo. Deu um certo trabalhinho, mas terminei. Fiz isso porque essa entrevista vale a pena. Curtam aí!

Takanori-Gomi-290x160.jpg

* Hiroyuki Sawa

Após alguns meses de reclusão, entre as sessões de reabilitação em Yakushima e os treinamentos na Universidade Kokushikan, um dos lutadores mais consagrados do Japão aceitou receber a visita da KAMINOGE para uma conversa a respeito do futuro e, por que não dizer, da própria vida. Takanori Gomi dispensa maiores comentários. Ex-campeão peso leve do extinto PRIDE e um dos orgulhos do MMA japonês, ele analisa a sua carreira e conta os detalhes de um problema que quase o fez se afastar das lutas. Recuperado, ele se diz totalmente pronto para voltar a brilhar. Gomi vem de uma vitória sobre o compatriota Eiji Mitsuoka, no UFC 144, realizado em Saitama, no mês de fevereiro. O próximo desafio é o UFC on Fuel TV 6: MACAO, no dia 10 de novembro. O adversário: o americano Mac Danzig. O hiato sem lutas poderia fazer mal a qualquer lutador, mas não a Takanori Gomi. Para ele, a carreira interrompida foi a salvação. E um novo amanhã promete se abrir a um dos ícones do nosso esporte. Ganhando ou perdendo.

K: Você esteve afastado por algum tempo. O que aconteceu com você durante esse período?

TG: Eu tive problemas familiares sérios e entrei em depressão. Cheguei a desligar o meu telefone, e as pessoas próximas só sabiam notícias minhas através do meu empresário. Também perdi o apetite e a vontade de sair. A depressão é uma doença. E eu só fui descobri-la após a minha última luta (contra Mitsuoka). Essa doença precisa ser tratada. E eu fui atrás de um tratamento para voltar a viver. Por isso, fiquei 8 meses afastado.

K: E você já está recuperado?

TG: É uma luta diária. Eu tenho recebido o apoio de muitas pessoas próximas. Isso é um estímulo. Hoje eu posso dizer que estou novamente focado, no meu peso ideal e preparado para voltar a lutar profissionalmente. Os piores momentos certamente já ficaram para trás.

K: E o UFC? Como a organização reagiu ao seu problema?

TG: A minha situação com o UFC é muito simples. Eu lutarei enquanto eles me quiserem por lá. No dia em que não me quiserem, eu vou arranjar outra coisa para fazer.

K: Mas eles não se posicionaram em relação ao seu afastamento?

TG: As pessoas no UFC são muito objetivas, e eu gosto disso. Lute quando estiver pronto para lutar. Eu não poderia lutar sem condições e atrapalhar o evento. Eu já lutei sem condições em setembro do último ano, e o resultado foi ruim. Eu não disse nada na época, em respeito aos fãs. Mas eu estava com uma lesão persistente nas costas. Aquilo me prejudicou muito. Agora, eu só luto se estiver completamente saudável.

K: E você está saudável?

TG: Sim, eu estou bem. Se não estivesse, eu não me colocaria à disposição para lutar em Macau.

K: Falando sobre Macau, o que dizer do seu próximo adversário, o americano Mac Danzig?

TG: Eu já o conheço desde a época do PRIDE. É um bom grappler.

K: E como você avalia a sua carreira em 2012?

TG: Eu não me preocupo com isso. O que eu fiz, todas as pessoas sabem. Eu ganhei algumas lutas e perdi outras. Ganhei títulos e perdi títulos. Eu luto profissionalmente desde 1998. Eu gosto da carreira que construí. Não me arrependo do que fiz no MMA. Eu continuo lutando porque gosto. Apenas por isso.

gomi.jpg

K: NO UFC, você acumula 3 derrotas em 5 combates. Hoje em dia, a derrota é algo que te preocupa?

TG: Ninguém gosta de perder. Eu acho que as derrotas acontecem por algum motivo. Ultimamente, eu não tenho conseguido aquilo que preciso. Eu não estou acostumado a perder. Quando isso acontece, é hora de pensar...

K: E qual é o seu pensamento?

TG: Eu gosto do que faço e gosto da organização em que trabalho (UFC). Eu quero sempre render bem e entreter os fãs. No dia em que eu não conseguir mais isso, vou dar um tempo. Mas estou com 34 anos e me sinto bem ainda.

K: Já pensou no que vai fazer depois que parar de lutar?

TG: Pegar a minha prancha, ir para o Havaí com o meu filho e ensiná-lo a surfar.

K: Conte-nos sobre a sua relação com o seu filho...

TG: O meu filho tem 2 anos e é o motivo de eu estar aqui recuperado. Eu estive muito mal, mas nunca deixei de pensar nele em nenhum momento. Embora não possamos mais estar juntos o tempo todo, eu ainda vou tentar ser um bom pai.

K: E se ele resolver se tornar lutador, você o encorajaria?

TG: Estou lutando para que o meu filho não precise lutar. Eu acho que é uma carreira sacrificante.

K: Você ainda pensa no cinturão peso leve do UFC, ou em voltar a lutar no Japão?

TG: Eu não sei o que farei amanhã. A disputa do cinturão fica a critério da organização. Lutará pelo cinturão quem eles quiserem. Os lutadores têm de estar prontos para lutar. Apenas isso. Eu gostaria de me aposentar lutando no Japão, mas ainda não pensei muito nisso.

K: Agora que o Takanori Gomi está de volta, deixe um recado para os leitores e fãs...

TG: Eu só tenho que agradecer a todos os que me apoiaram. É muito bom saber que as pessoas estão torcendo por você. Eu me sinto um felizardo e só tenho a agradecer. Obrigado.

123921484_extra_large.jpg

FONTE: http://kaminoge.me/

Editado por Lucas 五味

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei emocionado com a entrevista, so quem vivenciou o pride sabe do que to falando FODA!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa a entevista, trajetória proxima da do Crocop, espero que retome a vontade de lutar e viver, mas sinceramente, 8 meses é muito pouco pra curar uma depressão, ainda bem que ele ta conciente disso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Torço muito pra que o Gomi volte a ter boas apresentações, o fireball kid terá sempre minha torcida pra nocautear mais uma galera ainda ppunkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns a quem traduziu ^^ entrevista muito boa mesmo, sempre fui e sempre serei fão do Gomi, espero que ele volte a lutar como na época do PRIDE!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela tradução Lucas.

Fato, aliás eu lembro que se fico puto (lucas) com a ultima apresentação do Fireball, agora ja ta mais explicado.

Se é o car, enquanto uns tem preguiça de traduzir do ingles pro port (eu me incluo nesses), se se mata pra traduzir do japones, que mesmo tendo dominio da lingua é 100x mais dificil por causa da estrutura das linguas e dos alfabetos utilizados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dos maiores peso leve de TODOS OS TEMPOS.... a patada mais forte da categoria. Esse japa tocou o terror no auge.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela tradução

gosto muito do Gomi, sempre lutando pra frente

depressão é foda...espero que ele esteja realmente se sentindo bem e que vença a proxima luta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TG: As pessoas no UFC são muito objetivas, e eu gosto disso. Lute quando estiver pronto para lutar. Eu não poderia lutar sem condições e atrapalhar o evento. Eu já lutei sem condições em setembro do último ano, e o resultado foi ruim. Eu não disse nada na época, em respeito aos fãs. Mas eu estava com uma lesão persistente nas costas. Aquilo me prejudicou muito. Agora, eu só luto se estiver completamente saudável.

Tem muito lutador brasieliro que deve pegar esse depoimento do Gomi como exemplo e largar de mimimi depois das lutas... nem vou citar nomes pra não dizerem que estou trollando, mas a galera sabe de quem eu falo. Acho que o lutador profissional NUNCA luta sem dor ou lesão.

No mais, boa sorte pro Gomi, esse cara é guerreiro demais. Queixo de titânio, fez umas das melhores lutas da história do MMA contra o Nick Diaz. Quem nunca assistiu essa luta nunca terá a idéia real do termo "guerra" no MMA

Editado por Lenny Hower

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gomi não merece as últimas apresentações que vem tendo...

Sinceramente, espero que as palavras ditas nessa entrevista não soem apenas como uma desculpa, e que o japa volte com o sangue nos olhos que lhe era característico antigamente, com a mão de pedra "leve" que derrubava até o Minotauro, hehehe!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela tradução, cara!

Já pensou no que vai fazer depois que parar de lutar?

TG: Pegar a minha prancha, ir para o Havaí com o meu filho e ensiná-lo a surfar.

Maneiríssimo! Fiquei ainda mais fã do cara.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso