Recommended Posts

Sei lá, acredito que se deve usar como base os critérios das das Confederações e Federações, não sendo uma regra...O professor te avalia toda aula e ele melhor que ninguem para avaliar. Agora com 02 meses de treino pegar faixa roxa de instrutor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

La na academia o mestre leva em consideracao varios quesitos. Tecnica, assiduidade, respeito, pontualidade, maturidade e tantas outras coisas. Sao um conjunto de fatores que levam o aluno ser graduado.

Eu particulamente nao fico esperando muito a mudanca de faixa. Vou treinando todos os dias, assimilando novas tecnicas, melhorando meu jogo e evoluindo nos quesitos citados acima. E como confio nas escolhas do mestre, sei que quando mudar de faixa sera no momento certo.

Editado por Gustavowww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que faixa é complicado, nem só tempo vale, esse dias fui fazer um rola com um roxa de uma outra filial perguntei quanto tempo ele treinava, a resposta foi 9 anos, eu claro imaginei que o cara tinha parado por lesão, falta de tempo, X motivos e perguntei se ele tinha ficado um tempo parado.Pra minha surpresa ele disse que ficou parado no máximo 1 ou 2 meses mas que ainda estava na roxa por ter mais dificuldades que os outros para aprender , realmente o cara não tinha técnica apurada mas fiquei adimirado pois o cara não estava atrás de graduação e sim aperfeiçoamento.

E na boa já vi faixa preta que não consegue dar armlock da guarda ou mesmo uma omoplata, se enrosca todo com as pernas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E na boa já vi faixa preta que não consegue dar armlock da guarda ou mesmo uma omoplata, se enrosca todo com as pernas.

Isso não é um faixa preta. É alguém que amarrou uma faixa de cor preta na cintura, bem diferente...

Faixa preta é o cara que tem autonomia sobre a arte, ele conhece as alavancas, ele entende a mecânica do jiu-jitsu como um todo e não apenas um punhado de posições avulsas.

Você chega na academia com uma posição nova que viu não sei onde, ele olha, analisa e é capaz de criar uma saída por ele mesmo.

Ou então ele ve essa posição pela primeira vez, mas é capaz de fazer seus ajustes e aprimorar o que foi trazido para ele naquele momento.

O faixa preta é conhecido pela sua postura, sua maneira de falar e lidar com outro colegas. Só de segurar na sua lapela de maneira extremamente justa você já percebe a graduação do cara....a pegada, o ajuste do "black belt" é diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso não é um faixa preta. É alguém que amarrou uma faixa de cor preta na cintura, bem diferente...

Faixa preta é o cara que tem autonomia sobre a arte, ele conhece as alavancas, ele entende a mecânica do jiu-jitsu como um todo e não apenas um punhado de posições avulsas.

Você chega na academia com uma posição nova que viu não sei onde, ele olha, analisa e é capaz de criar uma saída por ele mesmo.

Ou então ele ve essa posição pela primeira vez, mas é capaz de fazer seus ajustes e aprimorar o que foi trazido para ele naquele momento.

O faixa preta é conhecido pela sua postura, sua maneira de falar e lidar com outro colegas. Só de segurar na sua lapela de maneira extremamente justa você já percebe a graduação do cara....a pegada, o ajuste do "black belt" é diferente.

concordo existe o fato de "ser" faixa preta e "ter" a faixa preta!!!!

Muitos dizem " eu sou faixa preta "

mas a pergunta é: o cara é faixa preta ou tem a faixa preta!!!

vendo de outro angulo, existe professores conta gotas, até gostaria de citar um aqui bem conhecido na região mas é extremamente anti ético, que alem de engessar , ele garante as medalhas da academia dele assim;

como relatei em outro tópico vi muitos alunos desse cara no Valinhos Open de Jiu Jitsu que rolou no mês de agosto, que é faixa azul e lutou na branca e faixa roxa que lutou na azul, e pior cara com 4 ou 5 anos ...de branca porque se eu treino a 3 anos e esses caras já era branca 4º graus, então faz as contas ai, esses caras estavam lutando na branca ainda!! mas pelo tempo era no minimo o cara estar competindo na azul...

sei lá sempre rola má intenção dos dois lados, quando se engessa e quando se promove rapido o aluno!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso não é um faixa preta. É alguém que amarrou uma faixa de cor preta na cintura, bem diferente...

Faixa preta é o cara que tem autonomia sobre a arte, ele conhece as alavancas, ele entende a mecânica do jiu-jitsu como um todo e não apenas um punhado de posições avulsas.

Você chega na academia com uma posição nova que viu não sei onde, ele olha, analisa e é capaz de criar uma saída por ele mesmo.

Ou então ele ve essa posição pela primeira vez, mas é capaz de fazer seus ajustes e aprimorar o que foi trazido para ele naquele momento.

O faixa preta é conhecido pela sua postura, sua maneira de falar e lidar com outro colegas. Só de segurar na sua lapela de maneira extremamente justa você já percebe a graduação do cara....a pegada, o ajuste do "black belt" é diferente.

É exatamente isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porra cobrinha, com todo o respeito... como que o cara dá o sangue em dois meses treina horas por dia sem nunca ter treinado, e não se lesiona? Isso nem existe, e pra ser bem sincero já vi esse filme antes, só que em vez de parar num templo foi pra uma ong de carbono neutro.

Não brother, também não concordo com lance de 2 meses pegar uma roxa. Digo o seguinte, se a CBJJ diz que é 1 ano e meio da branca pra azul, não custa nada graduar em 1 ano se o cara for extraordinário de bom.

O lance de trinar todo dia na academia, foi de um rapaz que conheci, que morava dentro da academia, limpava a academia, dormia no tatame e fazia todas as aulas de jiujitsu. Era super dedicado. Passou grande parte da sua vida em situação bastante difícil nessa época.

E o que deu? Ganhou um mundial faixa marrom. Hoje é preta. Mas infelizmente hoje está preso, caiu na fita errada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana o relato da galera!

sou branca e ñ tenho pressa pra pegar a azul.

em meados de 2007 mais o menos,os filhos do meu padrasto um roxa e um marron, lembro que rolava com eles direto (ñ levava a sério o jiu jitsu) rolava com eles aprendia posição, raspagens,dica.. sempre curti submission,e acompanhando video aulas, lutas de mma, fui aprendendo bastante coisa, e em 2012 exatamente to treinando jiu jitsu ha uns 4 meses, cara, que vicio einn ? por mim treinava todo santo dia, meu primeiro dia na academia o professor perguntou se eu ja treinava, eu falei q ja tinha rolado com amigos,mais por hobbie e nada muito sério, beleza, fizemos o treino fisico la, posição ( consegui executar todas sem problemas) lembrando meu primeiro dia sem kimono cabação mesmo, de short e uma camisa da element hahaha....

tava tendo os rolas la, ate que o professor me chamou e falou vc vai rolar com aquele moleque ali ( um alto e forte).

rolei com o mlk, 1 rolinhs de uns 8 minutos, ñ sabia que na branca ñ leg lock/botinha, dai ele me explicou e talls e falou " vc eh malandro ein, achei que vc ñ tivesse tanto a manha, resumindo, finalizei um azul , um armlock da montada, e o segundo rola com um armlock da guarda.... fikei feliz pa CARALEO.... por alguns minutos, o professor me chamou pra rolar com ele, iai ja sabem ne ? fui finalizado umas 3x em coisa de 10 minutos ( mas dei um caldinho foi da hora, rola bem soltinhom show D+ , a partir desse dia amigo,

jiu jitsu amor a primeira vista huauhauhaua..

ñ to me gabando pq finalizei o azul, e sim pelo fato da questão do tópico ( FAIXAS/GRADUAÇÃO).

e relatand a experiência a primeira vez na academia com a galera que tava treinando la, cheguei até atrasado esse dia, meio atrasado, n conhecia ninguem , parecia que geral era marrento e talls, hehe!

detalhe : eu era mais pesado que o azul, coisa de uns 8/10 kilos.

bom é isso ai amigos...

tópico pra ler bastante e relatar a experiência da galera!

OSSSSS !

Editado por LaioN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou deixar meu depoimento, e infelizmente ele vai ficar incompleto pois estou no trampo e gostaria de postar pra vcs a foto da minha melhor amiga.

Ela não tem nome, nem nada, mas tá na minha mochila, não sai de lá nem por decreto (junto com meu rolinho de esparadrapo, protetor bucal e potinho de BCAA).

Ela é feia demais, encardida, toda manchada de tatame (azul e vermelho), raladinha coitada ... suada, uma manchinha ou outra de sangue (que a gente lava pra tirar ... mas, as vezes fica), bem viajada, conheceu tatames em outras cidades, tem umas medalhinhas, umas frustações ... e por aí vai.

Ela tá comigo todo santo dia, a 1 ano e meio, ela tem algumas amigas ali no tatame também, algumas da mesma cor que ela, e a maioria de cores diferentes.

Poxa, as vezes me surpreendo com ela, ela as vezes leva a melhor quando pratica com outras cores, invariavelmente leva a pior, mas sabe de uma coisa ? Ela quando leva a pior pergunta o porquê disso ? Pergunta e assimila como se fosse uma de suas manchinhas, depois da esfregada, ela dá um abraço na companheira seja da mesma cor ou de oputra, e com toda sinceridade agradece por ter ganhado uma manchinha, uma ralada e sai dali sempre mais feliz.

Por baixo de tudo que eu disse, dá pra ver bem a cor original dela, e lembro de como ela era branquinha no dia que nos conhecemos.

Ela provavelmente não estará mais junto comigo, afinal, na vida tudo é cíclico, e mudanças sempre ocorrem, e é provável que eu tenha outra amiga, de outra cor.

Mas dessa, que estou junto ainda hoje, surge um carinho especial, e com certeza, para sempre será minha preferida, não sei se um dia terei uma contraparte dela da cor preta, afinal não sou mais um menino, mas caso a conquiste, será um troféu, mas não não ... a preferida nunca vai mudar.

Muito obrigado faixinha branca, por me ensinar a ser uma pessoa melhor, um marido melhor, um pai melhor, um ser humano melhor, mais saudável, mais humilde, mais calmo.

E sempre que eu olhar pra ti, me dê motivação e forças pra aprender e conhecer essa coisa, que pouco conheço e tanto amo chamada Jiu-Jitsu.

Isso aí é a graduação do Jiu Jitsu!

É preciso amadurecer e nesse processo você vai se desligando de um bocado de coisas, até que vem uma faixa nova.

Nao vejo muito sentido em graduações rápidas, bem como também nao acho justo amarrar o sujeito em uma faixa.

O fato dos exames de faixa nao serem uma unanimidade deixa o Jiu Jitsu ainda mais bacana.

Um sujeito que pega a roxa em três meses deve realmente ter uma boa noção de chão e até pode passar o carro em muitos roxas na academia, mas nao é justo ele ser graduado em tempo tão curto. O JJ prima pelo longo tempo em cada graduação, nao é mesmo?

Tem um outro sujeito que pegou roxa no primeiro treino, e hoje o camarada é um professor fantástico, segundo consta. O grande Mestre Barbosa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não brother, também não concordo com lance de 2 meses pegar uma roxa. Digo o seguinte, se a CBJJ diz que é 1 ano e meio da branca pra azul, não custa nada graduar em 1 ano se o cara for extraordinário de bom.

O lance de trinar todo dia na academia, foi de um rapaz que conheci, que morava dentro da academia, limpava a academia, dormia no tatame e fazia todas as aulas de jiujitsu. Era super dedicado. Passou grande parte da sua vida em situação bastante difícil nessa época.

E o que deu? Ganhou um mundial faixa marrom. Hoje é preta. Mas infelizmente hoje está preso, caiu na fita errada.

Cobrinha vc é do ES?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não amigo, Goiás mesmo.

OK! Valeu cara! Então estamos tendo uma boa safra se perdendo.... thumbdown

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa são os fenômenos, tipo a galera que ganha mundial na azul, no outro ano na roxa, ai já cai na marrom e leva tbm. Ai vejo sentido, mas pros meros mortais acho que não tem essa, tem que respeitar o tempo e ficar nas faixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora