Recommended Posts

Seguinte galera, tenho 31 anos e tenho 1 ano (voltando e initerrupto) de Jiu.

Ando caindo pra dentro de algumas competições e consegui e segundo lugar na minha categoria do paulista da FESP, disputei o "mundial" da CBJJE, perdendo na primeira luta, infelizmente, pro cara que foi campeão.

Como se sinto inseguro em pé no Jiu, embora faça minhas graças, estou buscando um complemento.

Gosto muito de Judô, e ainda mais vendo lutas nas olimpíadas, me bateu uma vontade de treinar essa arte.

Vendo meus horários, eu consigo treinar o Judô duas vezes por semana.

Ficaria assim:

Judô: quarta e sexta

Jiu: segunda, terça(sem quimono), quinta e sábado

Alguma recomendação ?

Contra-indicação devido a carga de ambos ?

Todo conselho e comentário é válido, desde já obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conselho, o mesmo para quem inicia no JJ, deixe o ego de fora e evite amarração no treino mesmo que leve um sacode. Tu tá treinando para aprender e não para ganhar treino.

Ou seja na hora da luta em pé não fica puxando guarda ou dando queda de sacrifícío meia boca para aí puxar guarda, armlock voador, etc.

Pegue os seus golpes favoritos e estude umas combinações. http://www.youtube.com/watch?v=ySsrisRuTGU

Mandou uma queda para frente que falhou, vai numa para trás. Mas também não adianta fazer a primeira mal, que o oponente não vai reagir e estar no lugar certo para a segunda.

Depois que você estiver com um jogo razoável aí começa a tentar umas variações, menos tradicionais. Aprende técnicas de disputa de pegada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu até acho bom fazer judô. Mas achar uma academia para adultos hoje em dia é foda.

Hoje em dia os pais botam o filho para aprender disciplina no Judô, e os adultos vão todos para o JJ.

Cuidado com joelho pois machuca fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recomendo calma.

Cuide-se sempre.

Respeite seus limites.

Vai buscar seus sonhos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu até acho bom fazer judô. Mas achar uma academia para adultos hoje em dia é foda.

Hoje em dia os pais botam o filho para aprender disciplina no Judô, e os adultos vão todos para o JJ.

Cuidado com joelho pois machuca fácil.

Fato! Engraçado até...eu sou shodan de judo e n consigo mais treinar pq só tem piazada...o mais velho que tem treinando n passa de 16 anos.

Mas se vc achar um lugar com treino pra adulto é maneiro sim. Só foca seu treino pro jiu, treina bastante ashi waza e sutemi waza...te waza e koshi waza eu acho que n ajuda muito no jiu.

Outro detalhe é que eu acho que judô é uma parada que vc só consegue aprender direito se começar criança..tipo jogar bola mesmo: nunca vi um cara aprender a jogar bola com mais de 20 anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos os conselhos aqui dados são válidos.

Agora um pouco do que tenho para te dizer:

Eu comecei aos 24 e aos 35 venci o nacional de veteranos (o nivel não é o mesmo de um nacional sénior, é como se fosse uma 2ª divisão, mas pelo caminho deixei 3 tipos que começaram em miúdos, sendo que um deles é arbitro nacional)... O meu mestre, que é 5º Dan, começou também por volta dos vinte e muitos e já foi vice-campeão europeu de veteranos (isto por volta dos 50 anos).

É um facto que o ideal em qualquer desporto é começar cedo, mas isso não quer dizer que não consigas atingir um bom nível ou mesmo um nível elevado (em termos técnicos/conhecimento e até competitivo) apesar de começares tarde.

Nem tudo na vida pode e deve ser encarado como uma competição... eu não entrei no judo para competir, entrei porque queria praticar uma arte marcial e o judo estava ali. Pelo caminho fui conquistando algumas vitórias, fui conhecendo alguns países, fui fazendo grandes amizades e acima de tudo, fui crescendo enquanto indivíduo.

Aproveita o que o Judo e o JJB te podem dar, dentro e fora dos tatames.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente muito obrigado pelos conselhos.

Quanto a turma, felizmente aqui na cidade tem turma para adulto. O preço é meio salgado, mas blz. (70 reais)

Me preocupa um pouco o que disse o F.Nietzsche, também me peguei pensando nisso, que é melhor aprender desde cedo, porém me animou um pouco o amigo da terrinha, dizendo que começou aos 24.

Ontem mesmo o treino do Jiu-Jitsu foi focado em quedas, e é algo que nunca me sinto muito a vontade.

Não pretendo competir no Judo, visto que estou competindo com certa regularidade no Jiu-Jitsu.

Realmente o treino seria pra melhorar minha parte em pé, e aprender um pouco mais sobre o Judô propriamente dito.

Obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal, eu também gostaria de fazer um Judô, paralelo com o JJ. Acho mais legal assistir bons combates de Judo que algumas lutas muito amarradas de jiu jitsu... mas de amarrões o judô também não está livre, principalmente em competições de alto nível com as olimpíadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu até acho bom fazer judô. Mas achar uma academia para adultos hoje em dia é foda.

Hoje em dia os pais botam o filho para aprender disciplina no Judô, e os adultos vão todos para o JJ.

Cuidado com joelho pois machuca fácil.

Eu parei com o judô por causa disso, chegou uma hora que não tinha mais ninguém da minha idade, então me mandei pro bjj.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fato! Engraçado até...eu sou shodan de judo e n consigo mais treinar pq só tem piazada...o mais velho que tem treinando n passa de 16 anos.

Mas se vc achar um lugar com treino pra adulto é maneiro sim. Só foca seu treino pro jiu, treina bastante ashi waza e sutemi waza...te waza e koshi waza eu acho que n ajuda muito no jiu.

Outro detalhe é que eu acho que judô é uma parada que vc só consegue aprender direito se começar criança..tipo jogar bola mesmo: nunca vi um cara aprender a jogar bola com mais de 20 anos.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pow Niet no Judô Lemanczuk tem um horario adulto das 20:00 as 21:30 com uma galera Master, treinos de segunda a quinta quando estiver em Curitiba da uma passada la pra treinar com a gente. tem tambem na sociedade Morgenau treino todos os sabados só para master(acima de 30 anos) com o pessoal de varias academias de Judô esse treino é bom pra caramba porque rola uma interação com outras academias de Judô.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

FefoBubble , sabe eu treinei o Judô um bom tempo, e da uma noção de queda muito boa, mas como o NoFun disse realmente seria algo que teria que adaptar pois muitas das quedas que você aplica no Judô, ou você cai e acaba sobrando de costas ou seu braço fica exposto nas sequencias das quedas!

Eu senti isso, e consegui em algumas quedas adaptar bem para o BJJ, ex: Kataguruma, (entra legal, tenho facilidade em fazer) seoi nage (entra bem, não tanto quanto o Kataguruma) Ashi Barai (as vezes pego caras nessa quando o cara começa a luta se deslocando para o lado, manja quando o cara sempre fica se movimentando, rodando? uma hora essa entra - inclusive tem um vídeo do Jacaré ensinando uma variação dela show) Te-Guruma e Yoko-Guruma(essa ultima se você não conseguir lombar o cara nas costas no Kata-guruma, você pode puxar ele para o yoko, que ai ele vem), mas enfim são técnicas que eu treinei a repetição delas demais e fui vendo onde estava a vulnerabilidade de cada técnica e corrigindo, bem o que o NoFun disse, adaptando mesmo! Porque sobra, ou braço ou costas, por ex: o yoko-kuruma, ou você puxa na certeza ou você acaba trazendo o cara para cima de você!

O Legal de você saber quedar é que é 2 pts na tora já...e ai dependendo, você consegue manter a luta a seu favor, por falar no ultimo mundial da "CBJJE" vi cara ganhar por uma vantagem!!

Então por exemplo nesse caso da para ver que não fizeram nada a luta toda, e uma queda ai seria a diferença! Bom é minha humilde opinião!

No geral: falei falei...mas eu acho legal sim o judô como complemento do bjj e acho valido sim você puxar uns dois treinos de judô na semana, se tem essa possibilidade faça, não precisa pegar a preta, ir para as olimpíadas, mas para aprender a quedar, e isso os caras do judô fazem bem!

Obs: onde treino meu professor de Bjj ensina essas técnicas de judô entre outras que citei porque é da linhagem mesmo, ele aprendeu com o professor dele que é preta de bjj e judô e ai foi passando!

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pow Niet no Judô Lemanczuk tem um horario adulto das 20:00 as 21:30 com uma galera Master, treinos de segunda a quinta quando estiver em Curitiba da uma passada la pra treinar com a gente. tem tambem na sociedade Morgenau treino todos os sabados só para master(acima de 30 anos) com o pessoal de varias academias de Judô esse treino é bom pra caramba porque rola uma interação com outras academias de Judô.

Po, demorou!!Com certeza eu vou.E quero ver se pego algum wrestling tb!!To só esperando abrir algum curso de especialização do CB pra subir prai de novo...Altas dicas show, hein dudu???

Pro nosso gajo amigo, cara, serio mesmo, fico feliz com o que vc contou, desse judo sendo iniciado por um pessoal ja mais velho. Aqui, sinceramente, não vejo isso em lugar nenhum. Até tem uns adultos que treinam em alguns lugares, mas não conheci nenhum que não tenha começado piá...Acho que acabou meio que virando um lance que os pais que treinaram levam os filhos, pelos beneficios.

Esse lance que eu falei de achar dificil aprendizado adulto é até pela dificuldade que vc encontra em ensinar quedas mais tecnicas nas aulas de bjj, em detrimento do ensino do solo, que é mais sossegado. Aliás, até onde sei, isso se dava no Japão, pré 29, sendo inclusive o motivo maior do Sensei Kano ter dado aquela mexida nas regras, privilegiando o tachi waza: A galera tava priorizando o ne waza nas universidades por sem mais facil de aprender e, com o ne waza, tavam ganhando geral.

Mas realmente foi legal ouvir seu relato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia

É a primeira vez que ouço relatos quanto à idade dos participantes de Judô. Acho que varia de cidade para cidade. Sou de Osasco e comecei no Judô com 13 anos, naquela época (1998) a faixa etária era bem variada, sempre tendo pessoas de minha idade, mais novos e mais velhos.

Voltei no ano passado a fazer Judô em outra academia e novamente a mesma coisa. Por dia tem uns quatro mais novos, uns cinco ou seis de minha idade (para quem não fez a conta, tenho 27) e uns três ou quatro de 35 ou mais.

A dica fica em procurar horários de Judô mais à noite, pois apenas a criançada consegue ir em horários de tarde e os adultos estão trabalhando.

Mas como disse antes, deve variar de cidade para cidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Treinei judo até pegar a faixa verde, poderia fazer exame pra roxa mas "não me sentia faixa roxa", a dica que eu tenho é a seguinte: para tentar excluir eventuais vícios nas técnicas é melhor, principalmente agora no começo, esquecer um pouco a intensidade e velocidade dos golpes. È melhor vc fazer as repetições (benditos uchikomis) de forma mais perfeita possível, fazer com precisão todas as etapas da técnica.

O que aconteceu comigo: negligenciei em alguns golpes essa parte e acho que de forma inconsciente fiquei condicionado a fazer o movimento "errado", eu "entrei no automático" mas o movimento não sai perfeito. Parece um detalhe bobo ou um exagero de minúcia, mas uma pegada errada, ou detalhe pequeno pode ser a diferença entre a projeção correta e uma meia boca.

Isso se aplica no uso do Judô no BJJ, considero que mesmo as técnicos de quadril (koshiwaza) e braço (Tewaza) em que vc inicia o golpe dando as costas pro oponente podem ser utilizadas no Jiu-Jitsu, desde que vc as faça de maneira perfeita, tem mto cara bom de queda no jiu-jitsu aplicando seoi-nage, ippon seoi-nage, morote seoi-nage, harai-goshi, etc e se dando mto bem. Mas tem que ter mta segurança e certeza pra fazer!

Tem alguns professores que mto cedo falam pra vc adaptar a técnica clássica ao seu corpo, ou a aquilo que vc consegue fazer, eu acho um erro, acho que a técnica deve ser a mais clássica possível, só depois disso vc pode adaptar uma pegada diferente aqui ou movimento diferente aqui, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora