Entre para seguir isso  
Tony Stark

MMA - uma Regra ou Modalidade?

Recommended Posts

Boa tarde Galera!!!

Gostaria de entrar numa questão que muitos colegas de treino comentam e meu ver seria legal ter a opinião dos membros do fórum!

Muitos questionam o MMA dizendo que se trata de uma regra e não de uma modalidade, uma vez que você sabendo algo de luta de chão e uma luta em pé , você esta apto vamos dizer assim para ser um lutador de MMA, e outros dizem que só isso não basta, que as aulas de MMA em academias ajuda na hora de lutar num evento desse porte! Ou seja não basta saber apenas um Jiu e um Thai, tem que treinar o MMA também,

A Duvida é: o MMA é uma modalidade ou uma regra que você compete usando as artes que aprendeu? Acreditam que um cara leigo que nunca treinou nada se treinar o MMA nas academias ele pode ser um cara bem sucedido no cage?

Eu acredito ser apenas um conjunto de regras, onde aplicamos nossa técnica de diversas artes que aprendemos! E que só o MMA não basta!! e ai Galera o que vocês acham?

Abraços a todos!!!

OSS!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu acho q tem de ficar claro é que o MMA é um esporte, um conjunto de regras esportivas.

Arte Marcial vai muito além da parte esportiva. Acho uma pena que as coisas estão se misturando e perdendo as definições corretas. MMA não é uma arte marcial.

Para o cara ser bom no esporte ele tem q estar focado nas regras desse esporte. O atleta aprende Jiu e Thai e não aprende as adaptações para outro conjunto de regras esportivas( no caso o MMA) vai ter resultados insatisfatórios. No passado funcionava, mas agora não mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tinha pensado nisso. Mas se pensar bem fica claro que é apenas uma regra que reune varias modalidades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que este seria um tópico pra segundona mas vou deixar minha opinião.

Pra mim o MMA é sim um esporte, inclusive com regras claras( que muitas vezes são distorcidas, ma esse é outro assunto).

Também acredito que o futuro do esporte deverá vir de lutadores que já iniciam com foco no MMA, sem antes se dedicar ou competir em apenas uma arte marcial. E acredito que aqueles que já iniciem no crosstraining devam começar a se sobresair sobre aqueles atletas que são oriundos de uma artes específica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso cai naquela velha discussão sobre o MMA ser uma arte marcial ou não... já teve até uma matéria que não lembro onde saiu e foi discutida aqui no fórum.

No mais, acho que esse tópico é pra segundona não é?

Abrasss....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Vale-Tudo é um agregador de modalidades marciais.

Adiciona tudo que é legal.

É unanimidade golpes apelativo que encurtam a duração da lutas, como chute nos genitais, mordidas, dedos nos olhos, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu entender existem ambos os casos. Depende do lutador. A maioria ainda tem raiz em um esporte e treina os demais como forma de aperfeiçoamento para o MMA. Tenha como exemplo, dentre milhares, o Junior Cigano que luta MMA baseado nas técnica de boxe. Ele deve entender o MMA como uma regra.

Por outro lado, existem os que já comecem seus treinos com vistas ao MMA. O renomando treinador americano Greg Jackson chegou até a criar uma arte que combina vários aspectos de luta em pé, chão e transição que ele denomiou de Gaidojutsu. E existem ainda os lutadores que treinam de tudo, fazendo oque se convencionou chamar de crosstrainning. Por certo estes atletas devem pensar no MMA como uma modalidade. Neste particular temos o Jon Jones e GSP dentre muitos outros.

Imagino que com o desenvolvimento e mídia do esporte, cada vez mais as pessoas vãopensar nele como sendo uma modalidade. Os caras que estão começando já no crosstraining com certeza terão essa mentalidade.

Porém, no meu entender, o próprio nome da modelidade já exclui a ideia dela ser uma técnica própria. Se é uma mistura de artes marciais, quer dizer que toma emprestado técnicas destas dentro um conjunto próprio de regras.

Mas, como a muitas das técnicas podem ou precisam ser modificadas para ser melhor usadas no MMA, respeito inteiramente a opinão de quem pensa que este seja uma modalidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa ....e ai galera!!

Não acho tópico para segundona! rs!

Na boa...levantei essa questão porque muitas pessoas que conheço e até mesmo parceiros de treino de Thai e Jiu...ou até mesmo Boxe e Taekwondo que são as modalidades que pratico e disputo campeonatos tem essa ideia de que eles estão perdendo tempo, em se dedicar a uma arte sendo que o MMA ensina "tudo" , bem a meu ver vejo como um conjunto de regras e apoio a ideia de que devemos adaptar nossa técnica ou arte que somos oriundos para MMA, mas não achar que o MMA é uma arte marcial! Pois como foi bem colocado ai, o que acontece aqui em Campinas é que algumas academias estão inserindo alunos sem noção nenhuma de arte alguma e muitos deles se machucando para valer nas aulas de MMA, porque academias sérias mesmo aqui da cidade sempre questiona se você já treinou alguma coisa ou se tem noção de luta enfim, existem os oportunistas sim! Mas falando a nível profissional, pergunto numa boa...é uma regra? ou Modalidade?

Não acham que para a pratica do MMA deveria existir um compromisso com alguma entidade oficial do Estado e do Pais onde as academias seriam filiadas, filtrando mais os alunos, e praticantes? talvez até mesmo exigindo uma graduação em alguma arte para evitar machucados e lesões em leigos?

Levantei essa bola ai, porque vejo bastante comentário de colegas de trabalho que estão se dando mal em encarar o MMA sem noção de luta alguma!

Um exemplo...eu faço Thai e Boxe, estou acostumado a levar umas pancadas no rosto, socos, ou chutes as vezes entra como no Taekwondo, e isso porque treinamos com luvas de 16 oz ou 14 oz agora imagina um leigo com uma luva de MMA de sei lá...7 oz ou 4 oz trocando socos? como diria o capitão nascimento....comandante, vai dar mer... isso ai!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A mesma pergunta que você fez ao final do tópico, faça ao Randy Couture, Mark Coleman, Mark Kerr, Kevin Randleman, Don Fry entre tantos outros... nenhum deles é praticante de artes marciais, entretanto foram bem sucedidos nos dois maiores eventos de MMA do mundo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A mesma pergunta que você fez ao final do tópico, faça ao Randy Couture, Mark Coleman, Mark Kerr, Kevin Randleman, Don Fry entre tantos outros... nenhum deles é praticante de artes marciais, entretanto foram bem sucedidos nos dois maiores eventos de MMA do mundo.

Pelo que sei todos sao wrestling. Mark Kerr, Randy Couture, Mark Coleman com certeza! E eram primeira linha americana!!!

Eu acho q eh importante vc ter uma Arte Base. No treino de MMA, se vc nao for um talento eh dificil ficar excelente em alguma coisa, vc ficara bom em tudo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O oportunismo de amadores que se infiltram em qualquer modalidade dá merda!!! Acredito que o MMA é a evolução dos esportes de contato, onde no futuro teremos competidores com formação em MMA, como o Greg já afirma ter criado! Ele reformulou os treinos para iniciantes baseado nas regras atuais do UFC e condiciona os seus atletas em cima desse ideal. Agora seria injusto se falar que os atletas de alto nível em modalidades distintas que migram pro MMA levarão desvantagem em algo. Acredito que uma base sólida em uma determinada modalidade dá até mais confiança para o atleta no desenrolar das lutas! Acredito que o MMA é um esporte com um conjunto de regras definidas, mas não consigo ver o MMA um esporte olímpico como muitos sonham em ver!!! Existem competidores de todas as nacionalidades no UFC que estão ali lutando em prol dos organizadores!!!! São atletas depedentes do interesse da organização!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que MMA é uma regra, o próprio nome ja diz, mistura de artes marciais, pra você ser um "lutador" de MMA, você tem que saber no mínimo duas ou mais artes marciais. O que a maioria dos profissionais hoje treinam, é o MMA, eles misturam tudo, um pouco de boxe, um pouco de Thai, um pouco de wrestling, de jiu, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A mesma pergunta que você fez ao final do tópico, faça ao Randy Couture, Mark Coleman, Mark Kerr, Kevin Randleman, Don Fry entre tantos outros... nenhum deles é praticante de artes marciais, entretanto foram bem sucedidos nos dois maiores eventos de MMA do mundo.

Não são? certeza? e wrestling é o que? E ainda tem um detalhe o Randy começou no wrestling , depois veio a treinar ainda Luta Greco-romana, Boxe e Jiu-Jitsu! Acho que ele treinava não uma mas varias artes né? Já o Kerr é wrestler e ganhou varios adcc!!

Mas obrigado pela sua opinião!

TKS ppunkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso