magrao1980

Berimbolo: Jiu Jitsu moderno ou amarração?

Recommended Posts

90% das brigas de rua acabam no chão? onde tu anda vendo briga de rua? acabem no chão com alguem nocauteado só se for, isso ja foi discutido em outro topico, levar alguem pro chão em uma briga de rua é burrice, pq sempre vai vir um fdp(amigo do cara ou mesmo alguem que nao tem nada a ver com a briga) e te dar um bica um soco na cara enquanto vc estiver no chão preocupado com quem vc ta ali rolando, e ai?? Na real numa briga de rua o pior que vc pode fazer é isso, levar pro chão, é pedir pra apanhar sem ter como se defender...

Editado por Paulo Dutra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou comecar a fazer essa tecnica ae pra irritar os faixa-branca... Odeio faixa branca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que te faz pensar que o berimbolo não funcionaria em um combate real? 90% das brigas de rua, acabam indo para o chão... Duvido, que o berimbolo não funcionaria com esses leigos valentoes, que saem pra rua para brigar... Um Delariva em um leigo não funciona? Delariva com variação para chave de panturrilha em leigo então? Não vai funcionar em um lutador, mas nesses valentoes aí de rua, duvido que não funcione.. E não é por causa de uma tecnica como o berimbolo que o Jiu Jitsu não esta sendo respeitado... O Jiu Jitsu continua sendo a arte marcial mais respeitada, o que esta acontecendo, é que as pessoas estão aprendendo o Jiu Jitsu com a visibilidade que o MMA conseguiu... Nego fala que lutadores não respeitam o Jiu Jitsu, mas no UFC, quem não luta Jiu Jitsu? Olha o video da ultima luta do Toquinho? Tentou chave de perna, de calcanhar e o caralho a 4 e acabou perdendo a luta... Isso quer dizer que o Belcher não respeitou o Jiu Jitsu? Não! Isso quer dizer que o Belcher na qualidade de faixa Roxa, estudou o jogo manjado do Toquinho e soube escapar das chaves.Vc pode lutar MMA sem saber dar um soco, mas sem saber lutar jiu jitsu, sem chance de se dar bem.. Conheço lutadores de Thai muito bons na trocação, quando caem nesses Nitrix Fight, perdem as lutas, por que são quedados e finalizados... Resultado: Tão tudo de faixa branca treinando Jiu Jitsu!! Então, como o Jiu Jitsu não é respeitado se a unica maneira que um lutador tem, para derrotar o Jiu Jitsu, é aprendendo Jiu Jitsu?

Ta enganado, cara. O problema e que o Jiu Jitsu de hoje em dia tem um MONTE de praticante com o pensamento "nao preciso saber me defender de soco", sou lutador de JJ e no JJ nao vale soco", ja ouvi isso de varios quando o assunto JJ competitivo x defesa pessoal vem a tona.

Vai la tentar usar berimbolo em um leigo forte entao e depois vem aqui contar quantos dentes sobraram na tua boca.

E nao. Voce nao pode mais lutar mma sem saber dar um soco, isso e tao verdade hoje em dia quanto lutar sem saber JJ. E a mesma chance, a do trocador puro acertar golpes em pe, e a do Jiu-Jitsuka de botar pra baixo e finalizar, especialmente se o mesmo for JJ puro, sem um maior treinamento em quedas.

Quando disse que o JJ nao e respeitado, e no sentido de que, nas antigas, todo mundo temia o cara que fazia JJ...hoje em dia, vai em qualquer academia de MMA com atletas que podem ate ser faixa branca de jiu jitsu, que vai ter pelo menos um que ja venceu um preta de JJ.

E falo isso como um preta de Jiu Jitsu com 15 anos de treinamento e 3 de preta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2- Quem treina submission sabe que o Jiu Jitsu sem Kimono, perde sua eficiencia na pegada... Portanto, se criticarmos o berimbolo, por ser uma tecnica que não se pode utilizar nas ruas ( Algo que nem foi testado ), vamos então criticar, os estrangulamentos com a lapela, Ezequiel utilizando a manga, raspagens com pegada na manga, pois sem Kimono, elas tbm não funcionariam nas ruas, logo são apenas para competição, visto que ninguem fica andando de kimono na rua..

Com essa parte eu concordo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

90% das brigas de rua acabam no chão? onde tu anda vendo briga de rua? acabem no chão com alguem nocauteado só se for, isso ja foi discutido em outro topico, levar alguem pro chão em uma briga de rua é burrice, pq sempre vai vir um fdp(amigo do cara ou mesmo alguem que nao tem nada a ver com a briga) e te dar um bica um soco na cara enquanto vc estiver no chão preocupado com quem vc ta ali rolando, e ai?? Na real numa briga de rua o pior que vc pode fazer é isso, levar pro chão, é pedir pra apanhar sem ter como se defender...

Sem considerar o fator intromissao de terceiros, acho que ele ate esta certo, numa briga de rua pode muito bem acabar no chao sim...mas tentar usar berimbolo, mesmo contra um leigo - em geral valentoes leigos sao pelo menos bem fortes - e pedir pra levar porrada, tecnica ridicula que expoe completamente. Guarda de JJ em situacao real, e das duas uma, ou colado com o oponente e trabalhando pra buscar finalizacao da fechada, ou mete o pe na virilha e volta em pe pra derrubar.

Nao sei qual a graduacao do companheiro ai, mas vir me dizer que berimbolo e tecnica que pode ser usada em situacao real, e pra me fazer rir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrando que até outro dia se ouvia mto que a 50/50 era amarração e que não funcionaria no MMA/Briga de Rua.

Serginho Moraes mostrou que ela pode sim ser bem útil pra finalizar no MMA.

...deu pra ver o quanto funciona na luta do Toquinho com o Belcher tb.

isso e relativo, na luta do Serginho o cara foi muito burro na minha opiniao, entrar em jogo de chao com um cara muito superior naquela area.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas ali o Belcher estava há meses se preparando para os ataques de pé e perna.

O ADCC foi outro exemplo de que a 50 é uma ótima oportunidade pra chaves de calcanhar, e ali só tinha a nata. Eu lembro de ver pelo menos umas 4 ou 5 chaves de calcanhar de dentro da 50.

ADCC nao tem soco ne brother...ai tudo bem pode sder valido sim. Mas MMA e porradaria EU nao faria, mesmo.

Mas ainda assim 50/50 e muito melhor pra isso do que esse berimbolo que e ridiculo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...deu pra ver o quanto funciona na luta do Toquinho com o Belcher tb.

isso e relativo, na luta do Serginho o cara foi muito burro na minha opiniao, entrar em jogo de chao com um cara muito superior naquela area.

Exatamente. Nunca vi, tamanha burrice, o cara querer trocar 50/50 com o Serginho.

Agora, vai trocar 50/50 na rua, pra ver o tanto de pedalada na cara que vai sobrar em cada cidadão, não vai sobrar dente pra contar história... :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrando que até outro dia se ouvia mto que a 50/50 era amarração e que não funcionaria no MMA/Briga de Rua.

Serginho Moraes mostrou que ela pode sim ser bem útil pra finalizar no MMA.

Uma coisa é fazer na seletiva do TUF, outra é fazer contra os tops do UFC. E pergunta pro Cerrone o que ele acha dessas guardas diferentes no MMA, do bronx lembra bem.

Editado por Vitaao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cogitar dar rolamento em uma briga de rua é muito complicado.

O Berimbolo vc ainda fica com a cara exposta...até sem querer o cara te machuca dali.

Berimbolo na rua o cara vai sentar o pisão na cara, estilo Shogun.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho qeu é no Pride ou em outro evento japonês, o cara tenta ir pro heelhook de uma posição parecida com a 50/50 e toma umas 5 pedaladas na fuça, acabou nocauteado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Berimbolo na rua o cara vai sentar o pisão na cara, estilo Shogun.

Nem perdi meu tempo explicando os barbarismos que da pra fazer dali...pois ta na cara que o companheiro que postou o fez por mera tentativa de "ganhar a discussao", sem pensar direito na situacao concreta.

Lembro ao companheiro tb que ja vi muito "leigo forte" dando dura em graudado de jiu jitsu, especialmente os mais competidores que nunca treinaram defesa pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente parece que quanto mais uma arte marcial se populariza, mais ela fica "esportiva"...

É só ver judo, karate ou o jiu jitsu mesmo.

Acabam perdendo a enfase "defesa pessoal".

É chato porque de fato ainda poderiamos estar aprendendo defesa pessoal nas aulas, mas isso está esquecido. Ta certo que eu sou faixa branca e não conta mto minha experiencia, mas o fato é que se eu tiver que me envolver numa briga eu vou ficar mto perdido. Não creio que meu jiu jitsu possa me salvar com facilidade. O cerebro soh assimila aquilo que ele vive... se nunca tive nenhum treino que simulasse um ataque real é bem provavel que eu vá levar é uns bons chutes na cabeça !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Haaa man!!! Não vou ficar respondendo um por um... Resumindo: Disseram que se usar o berimbolo, vc toma bicudo na cara( Verdade ) Que tem muito leigo forte ( Verdade ), só esquecem de falar que estando com um leigo forte na guarda, vc tbm corre o risco de tomar uma chuva de pedra na cara, que ao tentar derrubar um cara com uma baiana, vc pode tomar um gancho ou uma joelhada na fuça, enfim, ha uma gama de possibilidades que pode acontecer... Se o cara for bom de porrada, vai descer Ground & Pound, coisa muito comum que os lutadores de Jiu Jitsu sofrem no MMA... Ficar cogitando: Se fizer isso, ele fará aquilo, se rolar toma bicudo, pisão na cara, os amigos dele vão entrar na briga.. Isso é apenas um se.. E o se é uma as coisas mais tristes que existe, pois o se é uma coisa que pode acontecer, mas que nem sempre acontece, então esqueça o se.. Do contrario, mesmo vcs com 15 anos de Jiu Jitsu, 50 anos de boxe e thai, se eu tiver com um 38 na mão, quem pula pra dentro? Já que é pra falar de se, entao tbm vou falar!!Eu não me preocupo com essas brigas de rua, e na maioria das vezes, os leigos vão para o chão sim..Portanto se um cara começa a querer brigar do meu lado, eu já vou para o outro lado.. Até o Bruce Lee em uma entrevista, chamou a atenção para essa questão das armas.. Por mais forte que vc seja, e por mais fraco que o leigo possa parecer, ele pode esta armado, e mesmo que não te pegue hoje, pode te pegar amanha.. vai que é um noia da vida? Ha uns 3 meses atras estava jogando bola com um colega que é marrom de jiu Jitsu, um leigão sem saber disso, queria brigar com ele de todo jeito.. E ele só dizendo: Não vou brigar com vc cara, vai pra lá.. O cara falando um monte de bosta que iria pegar ele e tudo, e ele só saindo fora.. Resultado: O cara acabou brigando com outro cara leigo, apanhou igual ladrão, e esse meu companheiro, ainda acodiu o coitado do cara, que foi embora todo sem graça, e ainda foi expulso da pelada, não vai mais ser chamado para jogar.. No caso desse meu companheiro, o Jiu Jitsu ensinou a ter auto controle, por que a arte marcial tem muito mais a ensinar do que bater nos outros... Ja pensou se ele pega esse leigo, dá nele umas porradas e fode o cara todo? Seria preso!! Motivo: Tentativa de homicidio? Sei lá!! Esqueçam essa porra de briga de rua... Se o cara é brigão, se ta de turma, se tem uma faca, garrafa, vc vai enfrentar ele pra que? Pra dar uma de fodão? Como diz o Bas Rutten: Numa situação em que o cara esta armado ou em maior numero, se vc puder correr, corra!!

O berimbolo é uma tecnica de jiu jitsu sim, se é somente para competição ha controversias..

Oss!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obs: Com relação a minha graduação, sou azul... Apesar de ter treinado MMA, razão pela qual começei a treinar Jiu jitsu, não tenho experiencia de combate como muitos aqui, mas tenho experiencia de vida... Sempre briguei na rua quando moleque, a ultima vez que apanhei na rua, eu tinha 15 anos... de lá pra cá, só levei vantagem.. É como dizia um colega meu: Pra brigar não é preciso lutar, é só ter disposição e costume... Depois que comecei a praticar artes marciais, que na epoca, era para brigar, perdi a vontade de brigar, me tornei uma pessoa bem calma, ainda mais calmo, quando meu filho nasceu!! E dou graças a Deus por isso, mesmo sendo agnostico.. Haaa esse topico já esta disvirtuado... Começou com berimbolo e foi parar na briga de rua...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora