jcnt

Treinos de Jiu Jitsu para crianças

Recommended Posts

Estou precisando da ajuda de vocês, meus amigos e parceiros de PVT, eu tou querendo implementar, um treino para crianças de (5 a 12) anos, só que eu não tenho experiência, com crianças.... alguém sabe onde que eu posso achar textos ou livros que falam sobre o assunto...

Agente até tem alguns alunos criança, mais eu queria abrir uma turma só de crianças, então eu tenho que fazer um treino especifico pra eles....

Muito Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De Jiu Jitsu vai ser mais difícil encontrar, mas tem alguns livros que tratam de Judô infantil. Tem esse aqui:

http://www.phorte.com.br/livro-judo-infantil-uma-brincadeira-seria-398

Não li, achei no google, mas as referências do autor são interessantes, pois, além de judoca faixa preta, é graduado em educação física e pós-graduado em educação infantil. Acho que dá pra pegar bastante coisa da parte de didática, como lidar com a molecada etc.

Editado por RicardoBJJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Digitando "Educação Fisica para crianças e adolescentes" no Google. Aparecera uma porção de artigos acadêmicos e matérias sobre o assunto. Com base nisso tu consegue adaptar para o jiu-jitsu. O ideal é a partir de 8 anos, que é a idade que a maioria dos pediatras aconselham a fazer arte-marcial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Velho, eu odeio criança! E já dei aulas de JJ para crianças. Foi do caralho! Legal pra caramba. Não li porra nenhuma. Mas eu era estilo militar. kkkkk Molecada vacilava, era pagando flexão. :lol: Rapidinho eles entravam no esquema! E todo mundo adorava a aula, pq eu fazia coisas divertidas, que quando eu era criança, e treinava, eu gostava.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado pela ajuda de vcs...

Eu vou dar uma procurada...

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, quando eu era criança e treinava

o treino tinha as brincadeiras, a que eu mais curtia era tipo uma queimada, mas com "espaguetes" que tinha que jogar tipo um dardo no outro e o outro desviar, com um time para cada lado do tatame e também tinha as técnicas, dai era passado como para adulto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha principal duvida é como passar alguma coisa de tecnica pra eles...

E vcs que treinam desde pequeno, me fala que brincadeiras q vcs mais gostavam e como que era....

Muito Obrigado pela ajuda de vcs...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, tem um menino de 10 anos que treina com nós

ele aprende a técnica normal, claro que é o mestre que faz nele, mas ele aprende, e faz em nós bem de boa

ele é o único pequeno que treina la...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico maneiro, tava querendo ajudar em alguns projetos sociais pra criança mas não tenho muita noção não. Quando eu era pequena eu me amarrava quando o professor fazia Bulldog, que a criança tem que passa correndo. Tinha um outro tb, que o professor destacava uma parte do tatame e botava em cima do tatame, ficando um relevo. Ele botava 2 crianças ali, e uma tinha que empurra a outra pra fora, como se fosse um barco. Era maneiro, dava uma base boa de joelho. Tem a que vc bota duas faixas perto uma da outra e vai aumentando a distancia e a criança tem que pular por cima! Além do aquecimento as vezes ser futebol de meia. Eu me amarrava nas aulas infantis. Na academia que eu treinava já mais velho a aula infantil não tinha tanta brincadeira, tinha uma que as criancas faziam uma rodinha e cada uma dava um rolamento e o professor dava nota.. Não era bem uma brincadeira, mas a criançada se empolgava quando ganhava um 10.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha principal duvida é como passar alguma coisa de tecnica pra eles...

E vcs que treinam desde pequeno, me fala que brincadeiras q vcs mais gostavam e como que era....

Muito Obrigado pela ajuda de vcs...

É muito bom trabalhar com crianças, a dica pra vc JCNT é

iniciar as aulas com uma brincadeira pra preparar-los para a

o treino,começe trabalhando a base tanto de pé quanto de

chão não se prenda a técnicas de chave e estrangulamento

agora , pois nem é bom trabalhar isso com crianças muito

novas, começe dando pra eles uma boa base de pegadas

mostranto todas as possibilidades de uma pegada e treinando

bastante briga de pegadas no trabalho de chão começe por

técnicas de imobilização e técnicas de raspagem dando a eles

essa possibilidade de se virar estando por baixo ou por

cima e tambem passe algumas técinas de judô.

termine a aula tambem com uma atividade tipo cabo de guerra

individual ou duplas , salto em distancia, corrida do flecha

,chefinho mandou , agua e fogo e tantas mais .

conforme a evolução da turma vc coloca algumas chaves nada

de estrangulamento.

Editado por duduceolim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comecei criança 11 anos e depois dei aula para crianças. Tinha pelo menos sempre, 25 crianças no tatame.

Tudo vai varias do espaço disponivel e quantidade de crianças. Mas ja digo que é dificil manter o foco de todas elas, então seja enérgico.

Algumas dicas de brincadeiras:

Ao invés de pedir para elas correrem em volta do tatame toda aula. Faça uma brincadeira que force elas a correr. Por exemplo: eu amarrava alguma coisa (um pano, camiseta, meia, qualquer coisa) na faixa delas e dizia que tinham que correr e tentar pegar a "coisa" do seu colega da frente! Quem pegava colocava na sua faixa e assim por diante.

Fazia brincadeiras com esportes, jogar futebol ou futebol americano com uma bola de meia.

Eu ficava no centro do tatame e dizia que as crianças tinham que passar de um lado para o outro e eu tentava pegar elas. Quem eu ia pegando ficava me ajudando a pegar os outros.

Usava uma medicine ball e ia jogando até encostar nelas, elas todas correndo no tatame. Em quem a bola pegava, ficava parado. Para este voltar a correr o colega tinha que passar por debaixo da pernas para "descongelar".

Pular corda com a faixa.

Dicas de posições:

Foque em poucas posições, são crianças lembre-se disso! Uma ou duas posições por aula está excelente. Não foque em detalhes técnicos, mostra a essencia da posição, mas nao foque no detalhe. O detalhe eles vão pegar quando ficarem mais velhos e decidirem se realmente gostam daquilo. Lembre que a maioria das crianças vão pq são forçadas pelos pais. Posições simples: Osotogari, raspagem tesourinha, passagem de guarda abraçando as duas pernas e jogando pro lado, kimura da quarda, raspagem "pegando na faixa", transição do cem kg para a montada, barrigada, estragulamento com as duas mãos na gola, arm lock da montada.

Esqueça 50/50, de lariva, berimbolo e qualquer outra esquisitice. Meia guarda eles demoram a aprender, mas é importante mostrar posições básicas.

Dicas para lecionar:

Esqueça a competição entre os alunos e não queira formar campeões. O treino tem que ser uma "grande brincadeira". Ganhe os alunos, seja divertido e sempre sorrindo. No rola não deixe as posições irem até o "talo". Interrompa quando achar necessário ou existir o risco de lesão. Um rola para criança deve ter entre 3 ou 4 minutos. Acima disso é exagero.

Case você os pares de treino. Evite por alunos para "rolar" com mais velhos ou aqueles que sempre amassam o outro. Não é importante ganhar nesta fase da vida.

Se forem muitas crianças, tenha alguem te ajudando. Normalmente um aluno graduado "candidato" a professor.

Dicas muito importantes:

Evite apelidos pejorativos.

Tenha cuidado em como se portar diante das crianças. Evite palavrões e gírias. As crianças repetem tudo que você fala e nenhum pai gostaria de ouvir a criança falando besteira que aprendeu com voce.

O contato físico deve ser pequeno ou quase inexistente. Se for rolar com a criança, evite posições que podem deixar os pais perplexos ou desconfiados. Nos Estados Unidos, por exemplo, alguns pais podem achar ofensivo e até mesmo considerar abuso (existem casos de policia).

Aprenda a ser psicólogo ou pedagogo. rs. Crianças choram constantemente.

Lembre-se que são crianças, portanto não cobre respostas, atitudes, postura e o desenvolvimento como adultos.

Vefique a sugestão da CBJJ quanto as faixas. No Brasil ainda é utilizado apenas Amarela, Laranja e Verda. É muito pouco para criança, elas gostam de ser reconhecidas e essa é a forma de motiva-las. Um incremento no número de faixas é importante, para você ter espaço e tempo suficiente para graduar todas e mantê-las sempre felizes.

Sinta-se a vontade de me questionar. Treino JJ há 13 anos e dei aula para crianças por 3 anos. Optei por parar de dar aulas em 2008, mas ainda lembro de muita coisa rs rs.

Ps. desculpe o texto gigante!

Editado por Horse

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa-se a faixa cinza, tambem, antes da amarela. No site da CBJJ tem a ordem das faixas e o minimo de idade para elas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa-se a faixa cinza, tambem, antes da amarela. No site da CBJJ tem a ordem das faixas e o minimo de idade para elas.

Sim, eu sei da faixa cinza. Entretanto no Brasil quase não é usada e se voce ver os resultados dos campeonatos brasileiros sempre começam a partir da amarela.

O que deve ser usado são as faixas com listras que é uma nova recomendação da CBJJ.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora