Fernando Justin

Roger: 'Se não mudar o jeito de lutar, vou perder novamente'

Recommended Posts

Dez vezes campeão mundial de jiu-jítsu, Roger Gracie estreou no MMA no fim de 2006 com o peso nas costas de ser o principal representante tanto do seu esporte quanto de sua família, pioneira nas artes marciais mistas. O Gracie de 30 anos e 1,94m começou bem, venceu sua primeira luta e depois mais três. Mas em 2011, veio o primeiro revés. Pela frente, o ex-campeão meio-pesado do Strikeforce, King Mo Lawal, e um soco de direita deixou Roger estirado no chão após um nocaute. Chegou, então, a hora de rever os conceitos.

- Estou mudando o meu jogo. Durante toda a minha carreira na faixa-preta, eu me habituei a começar as lutas em um ritmo lento e tranquilo. Nunca tinha visto necessidade em partir para cima dos adversários nos dois primeiros minutos de um combate, já que uma luta dura dez minutos. Sempre comecei lento e intensifiquei o ritmo progressivamente, chegando ao máximo da intensidade nos instantes finais. Porém, depois da minha primeira derrota no MMA (para “King Mo” Lawal), a ficha caiu. Se eu não mudar essa maneira de lutar, vou perder novamente - disse Roger ao site da revista "Gracie Mag".

kingmo_rogergracie_sitestrikeforce_62.jpg

Um dos momentos que fizeram Roger Gracie repensar a maneira de lutar foi a sensação que a derrota para King Mo levou a ele quando foi encontrar seu filho. Ele chegou a ficar com os olhos marejados ao comentar o assunto.

- Não quero sentir aquela sensação novamente, meu filho é muito importante para mim, quero ser o melhor exemplo possível para ele. Não posso chegar em casa derrotado - declarou o lutador do Strikeforce.

O Gracie também disse que está completamente concentrado em sua carreira no MMA e que o jiu-jítsu vai ficar em segundo plano. Em 2012, por exemplo, ele só deve participar do mundial da arte suave e nada mais.

Atualmente, Roger tem contrato com o Strikeforce. O doping de King Mo pode abrir espaço para um caminho mais curto rumo à disputa do cinturão meio-pesado do evento, vago desde que Dan Henderson foi para o UFC.

http://globoesporte.globo.com/sportv/eventos/combate/noticia/2012/01/roger-gracie-se-nao-mudar-o-jeito-de-lutar-vou-perder-novamente.html

Se não foi, deveria.

Agora, não entendo como ele pretende mudar seu jogo.

Seria tentar levar a luta pro chão o mais rápido possível?

A luta dele com o Mo passou a ser NC ou não?

Não, o Mo foi pego no antidopping só na luta com o Larkin, que aliás desceu de peso.

Se vc tá perguntando se foi pela cabeçada, que eu saiba nenhuma comissão parou pra analisar isso.

Realmente, tem que ter um boxe bom, pra se manter vivo em pé, mas o mais importante é o wrestling ofensivo. Se ele quiser mesmo fazer uma carreira boa no mma isso é fundamental...

puta lutador mas me pareceu fraco psicologicamente...vai ser um lutador extremamente irregular se for assim! no jj é outra história, mas falando de MMA me pareceu assim,

Quando o Roger perdeu para o Mo (o que era de certa forma esperado) teve muita gente aqui que caiu matando, ironizando e ridicularizando o cara.

E respeito e respeito muito.

Está entre o maior de todos os tempos (se não for o maior!) no JJ.

Mais que isso: trata-se de um cara que vive o VERDADEIRO espírito das artes-marciais e do jiu jitsu.

Fala pouco e luta muito. Respeita a todos e é respeitado. É sujeito homem.

Mas o fato é que ainda é um INICIANTE no mundo do MMA.

Hora que esse cara pegar uma base de boxe e kick boxe e aprender a jogar com a envergadura que tem, vai melhorar MUITO.

E a hora que ele conseguir embolar e cair no chão (pode até ser por baixo) contra os wrestlers, vai ficar embassado para MUITA gente.

O cara é um competidor nato.

Se envergonhou ao olhar para o filho após uma derrota.

Luta porque ama lutar. Não precisa do dinheiro pq a academia dele em LONDRES vai muito bem obrigado.

Eu ainda espero grandes coisas do Roger!

Torço e vou acompanhá-lo de perto.

E digo mais: Joe Rogan compartilha da mesma opinião.

Deixa ele emplacar uma sequencia de 2 ou 3 vitórias, que o veremos no UFC.

War Roger, vc é o cara!

Bom o Roger ter esse pensamento de que tem que haver mudança no seu jeito de lutar. Ele é um fenômeno no BJJ, mas Jiu-Jitsu não é MMA, por isso ele tem que dar um gás nas outras modalidades, principalmente no wrestling, que é o meio mais "simples" dele poder levar a luta para a sua área. Tem que mudar o jogo não somente na atitude dentro da luta, mas também potencializar as variações dentro dela.

Pensei que ia investir mais no wrestling e thai lol Ele tem boa envergadura, acho que com nego respeitando o jogo de chão da para aproveitar bem o jogo de clinch com quedas e joelhadas

o Roger tem que treinar em um Camp de MMA, MMA de verdade, Kings, Extreme Culture, Greg Jackson... Ou fazer como o Lyoto, e levar e pessoal todo pra treinar com ele. Ficar emulando MMA em academia de Jiu Jitsu, e achar que vai bater de frente com outros que tem treino bem mais animal é bobagem...

Mas o fato é que ainda é um INICIANTE no mundo do MMA.

Hora que esse cara pegar uma base de boxe e kick boxe e aprender a jogar com a envergadura que tem, vai melhorar MUITO.

E a hora que ele conseguir embolar e cair no chão (pode até ser por baixo) contra os wrestlers, vai ficar embassado para MUITA gente.

Compartilho da mesma opinião, pra mim ele pegou o King Mo Lawall, que é TOP da categoria, muito cedo. Deveria ter enfrentado outros caras medianos primeiro.

Acho o Roger muito obstinado, e também não tenho dúvida que ele irá melhorar muito seu jogo.

Também espero vê-lo em breve no UFC, após ganhar algumas boas lutas.

PS: No BJJ é um super lutador, e com certeza será no MMA.