Kadio

Rorion: "Não aconselho nenhum Gracie a lutar MMA hoje"

Recommended Posts

Eu entendi o q foi dito na reportagem...galera não se esqueçam dessas palavras "briga de verdade"...elas definem exatamente o q foi o Vale Tudo e o q é o MMA, q tem sua versão mais controlada e com regras no UFC.

O UFC foi criado por ele como um negócio meio MAD MAX (o filme Mad Max além da cúpula do trovão) onde entram dois numa jaula e só sai um. Esse modelo foi um dos mais próximos de uma briga verdade q se tem notícia e o BJJ dos Gracie reinou com o Royce e se mostrou pro o mundo. É impressionante como vc hoje acha uma academia de BJJ em todo o lugar (no Brasil e nos EUA q eu conheço). Um belo trabalho.

Filosofando sobre "briga de verdade" lembro a primeira vez q ouvi falar de BJJ, um moleque Bad Boy do Bairro maior q todos lutava BJJ em 1988 por aí e no meio de uma pelada resolveu bater num neguinho do shape do Robinho q deu um chapéu nele. Viamos o medo na cara do neguinho q já de cara foi derrubado e viu o Bad Boy ir pras costas e armar um mata-leão. Mas antes de encaixar o golpe o neguinho deu uma dentada no braço do Bad Boy q arrancou um pedaço, terminando o combate!!...aquilo foi uma briga de verdade. Ainda acho q uma arte marcial ajuda numa briga de verdade, mas é fundamental o instinto de sobrevivencia.(foi mal galera mas viajei no tempo agora)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, qualquer um que tenha um pouco de conhecimento de dinâmica de combate sabe que ele esta certo. Mas nao adianta falar daqui a pouco já aparecem as infantilidades como foto de cotovelo fudido e o escambau.

Pois é, nego já vem com quatro pedras na mão, o Rorion não depreciou o MMA, ele só não vê no UFC atual aquilo que ele idealizou em 93, pois o vale tudo deixou de ser uma briga(com o intuito de mostrar qual é a melhor arte marcial) pra se tornar um esporte, se foi bom ou ruim, vai da opinião de cada um.

Editado por café c/ leite

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MMA é bem diferente de Vale-Tudo.

Mas, se valesse tudo, acredito que o esporte não cresceria tanto, era violento demais... quedas e cotoveladas na cervical, iriam acabar proibindo isso aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o GRACIE antigamente era sinônimo de jiu jitsu, hoje em dia ser um GRACIE nao o torna especial, não há nenhuma técnica extraordinário ou que os outros não conheçam... portanto, é um atleta comum... concorrendo em igualdade com todos no mundo das lutas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ele tem razão. Taí o Roger p justificar sua fala.

é o melhor lutador da familia na atualidade e não passou por um lutador mediocre como o KingMo.

apesar de ser despeito qdo ele fala q queria educar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um assunto muito polêmico!

Pra mim é o MMA atual é simplesmente uma evolução do esporte que eles mesmo criaram, num tem jeito, o MUNDO como um todo evolui, e não foi diferente para o esporte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

“Não recomendo que nenhum Gracie lute com as regras atuais. Temos mais a perder do que a ganhar. O campeão do UFC pode ser um grande atleta, mas, na minha opinião, não é o melhor lutador do mundo”.

Não concordo com essa parte, fica parecendo que só vale lutar se tiver a certeza que irá ganhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruce Lee se tivesse vivo mostraria facil facil como dominar a arte da luta dentro do octagno.

Perfeito.

Bruce Lee verdadeiramente sempre acreditou na união de estilos, na movimentação, no jogo elusivo, na imprevisibilidade... Bruce Lee é o pai do MMA!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pura dor de cotovelo, com todo o respeito ao Mestre Rorion;

Não há nenhum Gracie que seja top hj no cenário mundial do MMA. Daí, menosprezar o MMA atual é a saída;

Interessante que o próprio Rickson começou a desvalorizar o bjj praticado atualmente, querendo preconizar uma "volta às raízes do esporte" etc e tal. Lógico: há somente 2 Gracies tops no bjj competitivo: Roger e a Kyra;

E se as técnicas de luta se resumem basicamente a 3 tipos, trocação, wrestling e submissão, fica mto claro pra mim q o Lawal, por exemplo, é melhor lutador sim que o Roger Gracie, visto q o 1o tem a trocação e o wrestling bem melhores q o Gracie, enquanto q o brazuca apenas o bjj;

E na época que o Royce ganhou, neguzim não sabia nada, nem trocar, nem wrestling, nem submissão. Daí o franzino etc etc, enfim, aquela papagaiada toda.

Evidentemente, com todo o respeito ao Mestre Royce Gracie, que foi o precursor do esporte; mas vale tb lembrar q ele foi tratorizado anos atrás pelo Hughes exatamente onde se imaginava melhor: no chão!

Enfim, este tipo de declaração do Mestre Rorion me passa isso. Dor de cotovelo. E desculpem-me a sinceridade.

Editado por Cezão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como poderemos acreditar num cara que vendeu o próprio evento e agora o desdenha?

Como poderemos acreditar em suas palavras se todos os praticantes de MMA treinam jiu-jitsu e este está difundido como essencial para o MMA, e em contra-partida diz para sua própria família não lutar MMA nos dias atuais?

Como um tio não assiste a luta de MMA do próprio sobrinho que hoje representa o maior nome da luta de solo?

Por que dizer tudo isso negativamente quando o maior evento do mundo está em alta?

Se o jiu-jitsu é superior porque os atletas de jiu-jitsu não vencem todas sempre?

Todos os gracies pensam assim?

Porquê?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perfeito.

Bruce Lee verdadeiramente sempre acreditou na união de estilos, na movimentação, no jogo elusivo, na imprevisibilidade... Bruce Lee é o pai do MMA!

Eu trocaria MMA por cross-trainning de artes marciais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho meio sem sentido querer comparar a uma briga de verdade, em briga pelo instito usa-se o que estiver na frente, já vi usarem cadeira, facas e etc.

Logo o próprio Rorion comparar isto é meio idiotisse, sendo que nem no início algo assim valeria, e estaria muito mais ligado a selvageria.

Hoje é realmente um esporte de contato e é esta a intenção, são atletas ali, preparados tanto fisicamente como mentalmente.

Dizer que um campeão no UFC não pode ser considerado o melhor lutador de certa forma também é idiotisse, eles lutam com as regras, no entanto isto não tira o fato de que provavelmente eles também sabem lutar sem ela.

Os Gracie fizeram seu nome quando ninguém mais sabia jiu-jitsu. Hoje qualquer atleta tem um certo nível de conhecimentp que serviria para anular boa parte dos gracies. E tendo ainda menos regras eles levariam a pior ainda, vide pisões, tiros de meta e etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As regras de hoje em dia são uma merda e deveria ter somente umas 3 categorias. Como falaram, os caras lutam com as regras em baixo do braço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu trocaria MMA por cross-trainning de artes marciais.

MMA é a evolução das artes marciais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora