Junior_ThaiJitsu

Quais os requisitos exigidos para ser instrutor/treinador de boxe?

Recommended Posts

boa tarde, galera.

não há ou, pelo menos, eu desconheço (sou leigo) um sistema de graduação no boxe.

considerado dispensável por alguns, ao meu ver, seria útil. Com tantos enganadores por ai, auxiliaria na escolha de uma academia idônea para treinar. o sistema de graduação não garante que o cara seja bom, mas mostra que o cara, pelo menos, já tem alguma experiência no esporte.

estava vendo alguns cursos ministrados pela confederação ou federação brasileira de boxe que fornecem um certificado de instrutor. o que é necessário para participar e receber o certificado?

este seria uma graduação?

todos os participantes receberão ou terão que apresentar qualidades e merecimento?

quem recebe está apto à ministrar aulas de boxe?

aos conhecedores do esporte que puderem dar umas dicas, agradeço.

ps. se o tópico for repetido, me desculpem, o sistema de busca não funciona aqui no meu trampo :foimau:

Editado por Junior_ThaiJitsu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, cara. Meu professor de Jiu-Jitsu fez o curso para instrutor de boxe e pronto. Recebeu o certificado para dar aulas.

Moro no RS e ele fez o curso em SC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
boa tarde, galera.

não há ou, pelo menos, eu desconheço (sou leigo) um sistema de graduação no boxe.

considerado dispensável por alguns, ao meu ver, seria útil. Com tantos enganadores por ai, auxiliaria na escolha de uma academia idônea para treinar. o sistema de graduação não garante que o cara seja bom, mas mostra que o cara, pelo menos, já tem alguma experiência no esporte.

estava vendo alguns cursos ministrados pela confederação ou federação brasileira de boxe que fornecem um certificado de instrutor. o que é necessário para participar e receber o certificado?

este seria uma graduação?

todos os participantes receberão ou terão que apresentar qualidades e merecimento?

quem recebe está apto à ministrar aulas de boxe?

aos conhecedores do esporte que puderem dar umas dicas, agradeço.

ps. se o tópico for repetido, me desculpem, o sistema de busca não funciona aqui no meu trampo

Boa pergunta!

Espero resposta dos nossos amigos experts.

Tenho um projeto de abrir uma academia de boxe, e só de boxe.

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado amonra

O tempo faz o instrutor.Tem cada picareta por ai que meu DEUS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Junior.

Cara eu treino boxe a quase 1 ano aqui em Porto Alegre /RS e seguinte meu.

Tu tem que ver na tua federação como funciona, acredito que o curso vai t preparar para se tornar um instrutor, isso não quer dizer que você sera um.

Vou explicar meu ponto de vista.

Tendo o certificado você automaticamente pode dar aulas de boxe, agora se você esta capacitado somente a tua vivência no boxe é que vai t dar suporte para isso.

Do ponto de vista do aluno ou do caso de contratar este profissional você deve antes de mais nada buscar os seguintes pontos:

- Histórico do treinador

- Quem iníciou ele no boxe

- A quanto tempo ele treina

- A quanto tempo ele é instrutor

- Se esta em dia na federação (federado ainda).

Isso ajuda a tomar uma decisão, e estas informações muitas delas tu consegue ligando para a federação da tua região.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte ainda esqueci um ponto importante.

Não esqueça de buscar informações sobre quem é o cordenador técnico da federação da tua região.

Isso vai dizer quem é o cara que da os cursos para intrutor de boxe.

Aqui no RS é o Paulo "Cafuringa" Petinga.

Inclusive treino com ele, e não tem o que falar, o cara é fodastico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valew pelas dicas.

Tem um cara aqui que formou-se instrutor pela confederação brasileira de boxe - CBB, conhece?

o restante do histórico dele eu não tenho e fico sem jeito de perguntar.

parece que o cara é bom. vou lá dar um treino com ele pra ver qual é.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Strikeforce

por isso é interessante as graduações... no boxe, podia ser a cada 100 aulas praticadas, um certificado

tipo, 100 aulas, diploma das 100 aulas

200 aulas, diploma das 200 aulas... tudo com presença, e depois de um numero X de aula, vc faria o curso pra ser intrutor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

por isso é interessante as graduações... no boxe, podia ser a cada 100 aulas praticadas, um certificado

tipo, 100 aulas, diploma das 100 aulas

200 aulas, diploma das 200 aulas... tudo com presença, e depois de um numero X de aula, vc faria o curso pra ser intrutor

ou, poderia ser como no Jiu Jitsu. conforme o aluno vai adquirindo experiência vai se graduando.

o Muay thai brasileiro desenvolveu um método peculiar de graduação. Peculiar em relação à Tailândia, que não possui graduação (não sei se o sistema foi copiado de outro país).

No MT, se não me engano, com 5 anos de treinos ininterruptos e participação em algumas lutas, a pessoa se torna instrutora (corda azul escuro).

acho que o boxe poderia adotar, numa boa.

Editado por Junior_ThaiJitsu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Strikeforce

só no muay thai treinado no Brasil tem graduação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu nem escutaria algum "instrutor" que soh treina e nunca lutou.

pra mim lutar eh fundamental eh primordial pra alguem dar aula de boxe...

porra eh muito diferente tu treinar com um macaco velho de ringue,que te ensina ate como fechar a mao pra bater.

do que com um almofadinha que fica na teoria,ate pq treino eh treino,luta eh luta.

eu digo isso pq eu ja cansei de encontrar fanfarroes por ai,e o pior mandavam seus alunos pra competir!ave maria!o cara nao sabe porra ninhuma de porrada e joga os pobrezinhhos aos lobos!eh o famoso conselho no intervalo de round"...tu ta bem,continue assim!bate nele!acerta ele!"...e o carinha ta apanhando mais q mule de malandro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quer sinceridade?

Para ser professor, treinador, instrutor de boxe no Brasil, infelizmente QUALQUER UM pode ser...

Claro que as associações e federações são a melhor forma de se dar uma credibilidade para os profissionais, já que não existe sistema de faixas (o que é ótimo).

Mas a verdade é que qualquer um que fez duas ou três luvas (e nem isso) ou conhecem bem o esporte podem fazer um curso simples que ganharão certificados, pois a intenção dos cursos não é de formar atletas e sim treinadores. Então se vê coisas como métodos de preparação, teoria de alto rendimento, formas de treinamento por idade e categoria de peso, regras avançadas, alimentação, elaboração e planejamento de aulas e etc.

Ou então quando o cabra já tem atletas que estão em um torneio estadual, por exemplo, ele praticamente já pode receber o certificado, mais facilmente.

Mal comparando é como um treinador de futebol. Desde que seja credenciado na federação estadual e na CBF, ninguém quer saber se ele jogou futebol ou não.

Tem casos famosos aqui que quem eram os treinadores dos filhos eram os pais, que nunca colocaram um par de luvas. Mas isso é assunto pra outro post. :D

O importante é que essa autonomia democratiza o esporte, mas também banaliza demais. As pessoas reclamam que algumas artes são pouco respeitadas, mas eu duvido que tenha treinador de boxe dando faixa de jiujitsu, de TKD e de judô...

Mas eu vejo um monte de professor de jiujitsu, de TKD, de Judô e de MT dando aula de boxe e tudo... PQP!

Para não se cair na mão dos picaretas, o melhor é pesquisar. Associados e federados dão uma melhor legitimação ao treinador, assim como pesquisar sobre o mesmo junto ao diretório local mais próximo.

Existem casos de federados ruins e pessoas não federadas boas. Mas normalmente são exceções.

eu nem escutaria algum "instrutor" que soh treina e nunca lutou.

pra mim lutar eh fundamental eh primordial pra alguem dar aula de boxe...

porra eh muito diferente tu treinar com um macaco velho de ringue,que te ensina ate como fechar a mao pra bater.

do que com um almofadinha que fica na teoria,ate pq treino eh treino,luta eh luta.

eu digo isso pq eu ja cansei de encontrar fanfarroes por ai,e o pior mandavam seus alunos pra competir!ave maria!o cara nao sabe porra ninhuma de porrada e joga os pobrezinhhos aos lobos!eh o famoso conselho no intervalo de round"...tu ta bem,continue assim!bate nele!acerta ele!"...e o carinha ta apanhando mais q mule de malandro.

Aí depende muito pedro. Tem cara que nasceu pra lutar e tem cara que nasceu pra ensinar. Concordo que o cara tem que ao menos sentir o gosto do ringue, mas não precisa necessariamente ser um campeão.

Você preferia ter o Pedro Lima de treinando ou o Ulisses Pereira e o Dórea? :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valew pelas dicas, galera.

só no muay thai treinado no Brasil tem graduação?

cara, não sei te dizer. eu sei que na tailândia não tem, lá é só profissional/amador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui deveria ser também. Até concordo que as faixas, graus, cordéis incentivem os alunos a "buscar" mais e também serve de uma recordação do caminho percorrido, mas também banaliza demais a questão financeira.

O apego a graduação se faz mais forte que a evolução técnica em si.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu nem escutaria algum "instrutor" que soh treina e nunca lutou.

pra mim lutar eh fundamental eh primordial pra alguem dar aula de boxe...

porra eh muito diferente tu treinar com um macaco velho de ringue,que te ensina ate como fechar a mao pra bater.

do que com um almofadinha que fica na teoria,ate pq treino eh treino,luta eh luta.

eu digo isso pq eu ja cansei de encontrar fanfarroes por ai,e o pior mandavam seus alunos pra competir!ave maria!o cara nao sabe porra ninhuma de porrada e joga os pobrezinhhos aos lobos!eh o famoso conselho no intervalo de round"...tu ta bem,continue assim!bate nele!acerta ele!"...e o carinha ta apanhando mais q mule de malandro.

Cus D´Amato, Angelo Dundee,Enzo Calzaghe, etc, etc.....Esses caras jamais lutaram....eu entendo o q vc tá falando, mas acho q isso é mto relativo....

Steward, Eddie Futch foram somente lutadores amadores, o Futch tendo sido sparring de grandes lutadores, mas nunca realmente lutaram profissionalmente....

Fanfarrões treinadores tem de monte, q lutaram e q não lutaram....

Pode ajudar asim, mas sei lá, pode ser tbm q não tenha nada a ver....

Editado por Victor- SV

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora