Entre para seguir isso  
Nildo

O que seria "Jiu-Jitsu Lifestyle"...

Recommended Posts

Ou em português "Estilo de Vida Jiu-Jitsu" para você?

Vejo muita gente falando no estilo de vida do jiu-jitsu, o que isso significa?

Eu sei que cada um tem a sua resposta, eu até tenho a minha, mas queria ouvir a de vocês! hehe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, como você falou, eu acho que cada um tem sua própria definição.

Quando comecei Jiu Jitsu eu tinha 17 anos e morava (ainda moro) em Little Rock, Arkansas, EUA. É a 7° cidade mais perigosa do EUA (mas eu realmente não sinto isso) com a população de um pouco menos de 200 mil habitantes. Isso é a cidade capital do estado, pra saber.

Eu não conhecia nada fora do meu mundo pequeno, um lugar de uma cultura bem fechada e quando mostrei curiosidade em uma outra cultura muitos responderam "por que?" Sem competições no estado a gente tinha que dirigir pra caralho pra chegar em qualquer campeonato. Mas, por paixão para Jiu Jitsu, vi que pelo menos dá pra brigar pelo seus sonhos, e fiquei conhecendo o mundo. Fiquei juntando grana sendo babá, treinando e cuidando dos cavalos, fazendo desenho e pinturas, limpando apartamentos, e levando os filhos de um cirurgião pra jogar golf. Cheguei a ver California e lutar o Pan, depois nunca olhei pra trás.

Se não fosse por causa do Jiu Jitsu, eu nunca ia aprender português, nunca tinha ido pro Brasil (ou vários outros países), não ia conhecer meu melhor amigo hoje em dia, não ia conhecer meus mestres (que são meus mentores e meus ídolos), nada. Eu nunca moraria num país estrangeiro depois de aprender a língua no Orkut sem saber o que eu estava fazendo--mas as lições, bons e ruins, que aprendi faz quem sou eu agora. Eu arrumei um estágio no Brasil (pelo contato de um faixa preta de Jiu/neurocirurgião) que fez uma grande diferença que até acredito que minha experiência aí me ajudou ganhar a bolsa que ganhei dos próximos 4 anos (era a 3° maior do facul e sei que minhas notas não eram a 3°). Eu já tinha a oportunidade de dar seminários no Brasil e para puder passar minha paixão para a cultura que nós demos essa luta incrível; uma coisa tão emocionante pra mim que tinha que me focar pra não chorar. Até hoje eu não acredito minha sorte nisso tudo.

Posso continuar por várias páginas em como Jiu mudou minha vida, mas vou parar que é chato. É o seguinte: Eu não consigo imaginar minha vida sem Jiu Jitsu. Simplesmente não consigo. E acho que assim é o Jiu Jitsu lifestyle.

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, ja dei. Estou fechando um outro la agora, eu acho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É fantástico o papel que o desporto (qualquer um) pode ter no desenvolvimento do indivíduo...

É sempre bom ouvir testemunhos positivos e exemplares como o teu Hillary!

Godspeed :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que essa era uma definição que se aplicava muito mais até o começo da década de 90, quando os praticantes tinham um estilo/personalidade muito mais homogêneo(a).

Hj em dia tem gente de todo tipo pisando no tatame, do cara que só quer saber de balada e farra e tá treinando porque o UFC tá na moda ao cara que nem se liga muito em artes marciais mas treinou uma vez gostou e tá aí dando uma raça para se destacar nos campeonatos e quem sabe algum dia chegar em algum lugar. Tem o atleta que dobra treino 5x/semana, e o outro que vai por hobby no 2x/semana quando dá, não tá muito cansado do trabalho ou não tem prova no dia seguinte.

Foi-se o tempo de "jj lifestyle", hj isso é falácia, ou vc ouve de quem gosta de nadar, mas não é competidor: "swimming lifestyle"?

Talvez o que se possa chamar de "jj lifestyle" seja o esteriótipo criado principalmente ao longo da década de 90, do boladinho de cabeça raspada e orelha estourada que curti açaí e pitbull.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desde o primeiro dia que eu pisei em um tatame minha vida mudou de maneira irreversivel e sei que nunca mais voltara a ser como antes. A coisa mais importante na minha vida tirando meus pais é o jiu jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desde o primeiro dia que eu pisei em um tatame minha vida mudou de maneira irreversivel e sei que nunca mais voltara a ser como antes. A coisa mais importante na minha vida tirando meus pais é o jiu jitsu.

não sei se é a segunda coisa mais importante da minha vida, mas com certeza tem um peso fudido... conheci o bjj em uma fase complicada da vida, e era saber que 4, 5x/semana eu teria um tempo dando uma raça no tatame que me fazia não perder o foco e continuar concentrado... hj cheguei no ponto máximo que a fase da minha vida me permite, infelizmente dei uma afastada, mas estou voltando aos poucos, pq sei que em 2 anos precisarei muuuito dele novamente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso