Recommended Posts

Isso me interessou por causa de meus problemas na coluna e, a menos que alguém gabaritado discorde, é um bom material de leitura.

Quando falamos sobre postura, a ideia geral é que uma pessoa que fica bem reta quando está de pé tem boa postura, enquanto uma com as costas um pouco arqueadas tem uma má. Mas o que as pessoas nem sempre sabem é que a sua postura não diz respeito apenas ao modo como você para em pé.

Ter boa postura envolve treinar o seu corpo para ficar de pé, andar, sentar e deitar em posições que exijam o menor esforço possível dos músculos e ligamentos durante atividades de movimento ou carregamento de peso. Abaixo, vamos falar sobre como e por que a sua postura piorou, depois daremos alguns conselhos para melhorá-la.

A deterioração gradual da sua postura

A sua postura é resultado de anos de atividade. Com o tempo, o esforço de uma má portura pode mudar as características anatômicas da sua coluna, levando à possibilidade de veias e nervos comprimidos, assim como problemas musculares, de discos e de juntas.

Se você for uma pessoa alta, pode ter se encolhido para evitar atenção em um grupo ou sala de aula. Na situação oposta, uma pessoa baixa pode ter se esforçado demais para se esticar e parecer mais alta, resultando numa má postura. E, claro, a maioria de nós passa boa parte do tempo sentada em uma cadeira que facilita demais a negligência de uma boa postura. Em um período longo de tempo, essas coisas podem causar um impacto duradouro na sua postura. Se acostumar com bons hábitos pode ajudar muito a evitar dores crônicas associadas à má postura.

Entendendo a sua postura

O primeiríssimo passo para melhorar a sua postura é entender o que exatamente você pode estar fazendo errado, seja em pé, sentado ou caminhando. A melhor maneira de adquirir esse conhecimento é observar o seu próprio corpo enquanto você caminha. Preste atenção nos seus movimentos dos pés à cabeça.

Observe mentalmente a sua postura e suporte das costas. Isso vai te ajudar a identificar os momentos e locais que tendem a resultar em má postura. Uma boa postura é identificada por um andar gracioso e leve, enquanto uma má postura resulta em um caminhar trabalhoso e desajeitado. Se sentir dificuldade em se observar, pode pedir para outra pessoa fazer isso, ou tirar uma foto sua sentado. Parar de lado em frente a um espelho de corpo inteiro é outro modo interessante de auto-observação.

O que fazer e o que evitar para manter uma boa postura

Sentado – Para pessoas cujo trabalho envolve ficar sentado por várias horas, é imperativo cultivar bons hábitos na cadeira. A nossa coluna não foi feita para aguentar uma grande quantidade de peso concentrada em uma área em posição estática, e isso pode causar o desenvolvimento de complicações no futuro.

Quando você sentar em uma cadeira, sua região lombar (a base da coluna), deve receber o maior suporte possível. Isso ajudará a manter a boa postura e evitar dores posteriores na região.

500x_screen_shot_2011-01-12_at_3.32.44_pm_01.jpg

Sempre que possível, tente manter o topo da tela do seu monitor no nível dos seus olhos, os pulsos e braços apoiados pela cadeira e pela mesa, e a cabeça recostada.

De pé – Muitas pessoas têm o hábito de manter suas mãos nos bolsos enquanto andam ou ficam paradas. Isso leva a um gradual arqueamento das costas, já que o modo correto de ficar em pé é manter os braços ao longo do corpo.

Deixe algum espaço entre os seus pés, para que eles fiquem alinhados com os seus ombros.

Para ter uma ideia se você está fazendo certo, fique de pé de costas para uma parede. Para a maioria das pessoas, a cabeça será a única parte que não tocará na parede. Isso significa que você tem espaço para melhorias. Tente instaurar o hábito de ficar de pé com seus ombros retos, o que ajudará a cabeça a se alinhar com a coluna.

Dormindo – Usar um colchão relativamente firme é uma boa ideia, já que proporciona um bom suporte ao corpo deitado.

Dormir com a barriga para cima, em vez de dormir de lado, já que oferece suporte completo à coluna, enquanto mantém os ombros alinhados perfeitamente com o corpo.

O tipo de travesseiro é uma escolha pessoal, mas geralmente um travesseiro mais fino é recomendado se você dorme de barriga para cima, e um mais alto é melhor para quem dorme de lado. Você também pode colocar um ou dois travesseiros debaixo dos joelhos quando estiver dormindo de barriga para cima, para diminuir o esforço exigido da região lombar.

Se exercitando – Levantar da sua cadeira ou fazer um alongamento regularmente pode ajudar a aliviar a fadiga dos músculos. Pessoas que se exercitam regularmente geralmente têm uma melhor postura do que aqueles que ficam sentados por mais tempo.

Então tente incluir algo entre 15 e 30 minutos de exercícios diários na sua agenda. Exercícios para as costas e abdome dão ótimos resultados eventualmente.

Transformação total de postura

Então você não está satisfeito com a sua postura e quer tentar algo que dê resultados mais rápido? Há uma coisas que você pode fazer: usar uma fita adesiva ou algo similar para criar um X nas suas costas.

Fique de pé, bem reto, e peça para alguém passar uma fita bem forte do seu ombro direito até o lado esquerdo do quadril, e depois do outro lado, formando um X. Esta fita vai grudar nas suas costas e vai lembrá-lo sempre que você começar a se curvar. Só não é uma boa ideia para os caras com muitos pelos nas costas.

Como mencionado acima, você pode percorrer qualquer caminho para uma melhor postura — o importante é identificar os seus erros. Ir com calma e desenvolver bons hábitos aos poucos é a melhor abordagem, mas você também sempre pode tentar fazer as coisas de modo mais extremo.

Editado por Carlos F.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É basicão pq não é a área dos caras (nerds convictos hehehe) e só postei pq na real não me lembro de ter lido nada a respeito disso por aqui... Mesmo caso daquela sobre o lado psicológico e talz...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No trampo não vai dar, lá é cadeira simples, daquelas que arrastam fazendo barulhão e talz.

Qd fiz a entrevista deixei claro minha preocupação com ergonomia, mas nessa hora td mundo diz o que o outro quer ouvir - de ambos os lados.

Então nem sei se vai rolar alguma troca... :lol:

Mas valeu aí, já tô baixando!! :o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre fico preocupado com a minha postura, ainda mais por ficar bastante tempo sentado. O texto foi bom para reforçar algumas ideias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses produtos são bons para melhorar a postura?

Camiseta_Modelador_Md.jpg

3.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A de cima não sei, mas a de baixo é bem clássica... Funciona sim!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A de cima é pra pós-cirúrgico, não funciona como vc imagina. Acho que tv serve pra grávidas depois de uma cesária ou algo assim...

A de baixo serviria sim, mas eu não usaria sem aconselhamento de um ortopedista ou o risco de ficar pior pode ser mt grande.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho problema de postura, cifose, vulgo corcunda. Consegui melhorar bastante com fisioterapia e depois que comecei a cuidar, até consigo manter a postura ereta até os ombros, o problema é o meu pescoço que sempre fica forçando pra baixo.

Nesse caso o segundo produto ali não ajudaria muito, ele joga para trás os ombros mas o pescoço continuaria errado, nesse caso só aqueles coletes ou colares cervicais, credo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora