Entre para seguir isso  
-Andy-

Exemplo de periodização

Recommended Posts

Opa! Tava montando o acervo ontem e lembro que fiquei de falar um pouco sobre periodização, montagem de treinos e afins quando sobrasse tempo/oportunidade/paciencia.

Bom, tamo em dezembro, hora de planejar nosso ano... Por que não os treinos também?

Sei que 99% da maromba vai montando os treinos de acordo com o feeling e isso não é errado, desde que o cara conheça muito bem seu corpo e suas necessidades.

Para os engraçadinhos que vão falar que isso é balela eu já deixo de antemão minha resposta: VÁ ESTUDAR.

E antes de falar que periodização é besteira, lembre-se que mesmo os grandes Tops (deveria dizer: PRINCIPALMENTE ELES) têm periodos onde trabalham com mais peso focando a força, períodos onde trabalham em alto volume, alta intensidade, períodos de baixo volume (geralmente em Cut), épocas em que primam pela execução perfeita, enfim... há uma infinidade de detalhes a serem pensados e planejados para quem deseja realmente levar seus treinos e seu corpo ao limite.

Não vou entrar em méritos de resultados, qual método é melhor ou pior. Não estou aqui pra vender nada, apenas para EXEMPLIFICAR (essa ressalva é para os que gostam de falar de diploma, que não se deve prescrever nada pra ninguem e afins). Essa é a minha POSSÍVEL periodização para o ano de 2011 com algumas explicações que talvez esclarecerão algumas duvidas.

Criticas, sugestões e duvidas, desde que bem estruturadas serão respondidas, com prazer.

Sem mais delongas, vamos lá:

Janeiro

Hipertrofia

3x6~8

Aqui, continuarei o trabalho que venho fazendo esse ano desde outubro, acho.

Fevereiro

Cutting

3x6~8

ABC baixo vol e alta intensidade

Em fevereiro farei um período de aproximadamente 20 dias ou 1 mês para Cut, ou definição se preferir. Dieta restritiva em carbo, aditivado com EC e AEJ. Como em Cut as reservas de energia são baixas e meu metabolismo é aceleradásso por natureza, preciso de um treino que estimule a hipertrofia, mas que não tenha um gasto calórico muito grande. Para tal, utilizarei um ABC de baixo volume e com intensidade alta, provavelmente aos moldes "2 exercicios para musculos grandes e 1 para os pequenos".

Março

Hipertrofia

3x6~8

Aqui em março aumentarei novamente o volume dos treinos, tal como funciona pra mim. Mais uma vez com dieta hipercalórica visando novamente Bulk.

Abril

Hipertrofia

4x8~10

Este é um treino ainda voltado para a hipertrofia, porém, de caráter transitório. Transitório porque, como podem reparar, ele já terá 4 séries ao invés de 3, e as repetições serão em torno de 8 a 10, o que será algo essencial para o próximo macrociclo

Maio

RML

12/15/18/21

Reparem que aqui as repetições estão mais altas. Cada numero é referente a uma semana. Em cada semana usarei o numero de repetições indicados. Começando por 12. "Por que 12 e não logo 21?" - Simples: Porque aqui tentarei manter o peso do treino anterior (10 repetições) para 12, na próxima semana 15, 18 e finalmente 21 repetições. Reparem que o peso utilizado em 8 a 10 repetições será relativamente elevado, imaginem tentar mantê-lo por 21 repetições? Conseguir isso ou ao menos aproximar-se disso é um passo muito grande no desenvolvimento de Resistência e consequentemente força muscular

Junho

Hipertrofia

6/8/10/12

Aqui darei um UP nos treinos com os resultados dos treinos anteriores somados, com certeza. Começará em baixas repetições e novamente o peso deverá ser mantido até 12 repetições, conforme passarem as semanas. Hipertrofia na mais pura forma.

De Julho a setembro (3 meses)

Terei o objetivo de força e hipertrofia, para isso, usarei novamente o treino de Charlebois (já postei a respeito aqui, caso alguém tenha interesse procure no mega acervo o nome "Charlebois") o qual me foi muito satisfatório quando o fiz

De outubro a dezembro, pra finalizar o ano, será hipertrofia. Novamente 3 séries de 6 a 8 repetições, Treino de alto volume e intensidade.

Bom, Basicamente é isso. Tenho certeza que ainda faltam muitos detalhes, mas estes irei resolvendo mais pra frente. Espero que ajude alguém, por que me deu um trabalhao danado :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É basicamente a mesma coisa. Com a diferença que no meu post me refiro a uma periodização livre de preocupações com competições, apenas para saber como montar meus treinos de forma coerentes durante o ano, conforme meus objetivos. (Ou seja... :rolleyes: )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, competição seria a sua meta. Os micros em vermelho seriam os picos do seu treino, o seu alvo principal. Os mesos seriam os meios com que você chegaria neste ponto. As cargas ali seriam as ondulações do trabalho de forma menos subjetiva. É claro que mostrei uma periodização de futebol que não teria muito haver com o seu treino, mas não deixa de ser um padrão aonde tudo se é adaptável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ouvi dizer que uma boa periodização deve ter um periodo de ZERO treino, alguns dizem 10 dias, 15 dias e até 1 mês.

É como as "férias" que normalmente os lutadores tiram depois de suas lutas. Muitos nao se machucam, mas respeitam o periodo de descanso que foi definido meses antes.

Para praticantes de musculação/força, ouvi dizer que ficar parado de 4 a 6 dias a cada 2 meses é muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu ouvi dizer que uma boa periodização deve ter um periodo de ZERO treino, alguns dizem 10 dias, 15 dias e até 1 mês.

É como as "férias" que normalmente os lutadores tiram depois de suas lutas. Muitos nao se machucam, mas respeitam o periodo de descanso que foi definido meses antes.

Para praticantes de musculação/força, ouvi dizer que ficar parado de 4 a 6 dias a cada 2 meses é muito bom.

O que geralmente ocorre nesse " periodo zero de treino" é um período de transição, que favorece um descanso ativo visando uma recuperação dos desgastes gerados pelo treino e tmb se for o caso de competiçoes , a intensidade diminui bastante nessa fase ... aí depois disso é iniciar o treino pra valer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso