Entre para seguir isso  
beta

Empresário conta a história da Rip Dorey

Recommended Posts

Empresário conta a história da Rip Dorey

*Foto: Divulgação

O empresário João Luiz Costa Barbuto, conhecido no mercado das lutas como “Joãozinho da Rip Dorey”, criou sua marca há mais de dez anos, e se tornou uma das principais referencias no ramo de fightwear no Brasil. Além de apoiar diversos atletas, Joãozinho investe também nos eventos, contribuindo para o crescimento do esporte no país. Em entrevista ao Portal do Vale Tudo, o empresário contou um pouco de sua história.

Como começou a idéia da marca Rip Dorey?

Por volta de 1998, eu treinava jiu-jitsu na academia do Prof. Chico Melo, e como minha mãe possuía uma pequena confecção, resolvi fazer algumas camisetas artesanalmente com escritos de jiu-jitsu, e vendia somente para os amigos da academia. Começaram a surgir novos interessados, fiz trabalhos para alguns professores e donos de academia, sempre artesanalmente. Quando o negócio começou a engrenar, resolvi criar uma marca para identificar minhas camisetas, e daí surgiu a Rip Dorey.

De onde surgiu o nome da marca?

Inventamos o nome na academia, após os treinos. Na época treinava comigo o Leonardo Peçanha e éramos faixa azul. Era um nome pior que o outro que nem convém citar. Até que cheguei a Rip Dorey, que é um nome que tem boa dicção e um significado derivado do idioma francês. O legal é que a Rip Dorey, desde sua origem, nunca foi sistemática ou seguiu padrões, sempre foi bem alternativa.

Como se deu o seu envolvimento com a luta? Você ainda treina?

Manter uma empresa sólida no mercado, ainda mais um mercado ainda em formação, que é o de fightwear, requer muito trabalho e dedicação. Sou faixa marrom do Prof. Chico Melo, mas pra ser sincero, ultimamente não consigo mais arrumar aquele tempo sagrado pra treinar. Pretendo mudar isso em breve.

Hoje sua marca é mais voltada para o público do JJ, Surf ou MMA?

A propaganda é a alma do negócio, e por isso vamos atrás dela o tempo todo. Como a mídia focou intensamente no MMA, estamos aplicando nossas ações de marketing quase que 100% nessa modalidade.

Quantos atletas você apóia atualmente? Existe um número exato?

Diversos atletas, não sei quantos ao certo. Alguns estão conosco há mais de 10 anos, como é o caso do Leonardo Peçanha, Arlisson Kiki (quatro vezes campeão mundial de jiu-jitsu), e o Baixinho. O Luis Beição está a sete anos na empresa. Tenho muito a agradecer a eles, que fizeram a marca chegar onde está. Às vezes me surpreendo com atitudes de alguns deles ao defender os interesses da Rip Dorey como se fosse sua religião. Gostam da marca e têm orgulho de representá-la. Isso me deixa muito feliz, a gratidão desses atletas pelo apoio que a empresa sempre deu a eles.

Quantos eventos vocês já patrocinaram até hoje? Tem uma idéia?

Se for falar de todos, vamos ficar aqui até amanhã (risos). Posso garantir que estamos apoiando eventos em diversos estados brasileiros e ajudando o MMA a crescer cada vez mais.

Em que estados a Rip Dorey está presente? São quantos ao todo?

Em quase todos, porém com mais pontos de venda no Rio de janeiro, Amazonas, Maranhão, Minas gerais, Ceará, Pará, Bahia, Espírito Santo, Roraima.

Como anda o crescimento das vendas via internet?

Muito bom, é o futuro do comércio. Reúne muitas vantagens para o cliente, entre elas comodidade de comprar sem sair de casa e pagar com cartão de crédito. Estamos pesquisando diariamente novas ferramentas de e-commerce para oferecer cada vez mais vantagens aos nossos clientes da internet.

A Rip Dorey está presente hoje no mercado internacional?

Estamos com representantes exclusivos na Suécia, Suíça, e revendedores em países diversos como EUA, Japão, Itália, Espanha, Portugal, França, etc.

Quem é seu ídolo na luta atualmente?

Gosto muito do GSP pela simplicidade de pessoa que é, muito gente boa mesmo. Meus ídolos são meus amigos, entre eles GSP, Ximú "Canela de Ferro", Baixinho, Beição. Gosto muito da agressividade do Beição e acho que ele tem lugar garantido no UFC.

Quais são os seus planos para o futuro? Tem alguma novidade?

Quero que daqui a alguns anos seja impossível falar em MMA sem lembrar-se da Rip Dorey. Quero que a marca seja vista mais que uma empresa fightwear, mas uma instituição que ajudou bastante o esporte a chegar onde acredito que vai chegar. Se parar pra analisar, é difícil você encontrar um atleta de MMA aqui no Rio que nunca lutou de Rip Dorey. Certamente vamos entrar pra história da luta no Brasil.

A quem você dedica o sucesso da marca?

Gostaria de agradecer minha família e meus amigos. Sem eles nada teria acontecido. E especialmente aos atletas de todo o Brasil que usam e honram a marca Rip Dorey nos ringues e octógonos. Sou muito grato a vocês que sempre me deram essa força em divulgar a Rip Dorey. Abraço especial pra equipe do Portal do Vale Tudo que tem sido nosso principal parceiro de marketing em 2010

fonte www.portaldovt.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado lipe_iori

Nem sei pronunciar isso, acho que é ripi dôrei...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Junto com a NO GI é a maior marca de fightwear do Brasil.

Só acho que deveria entrar logo no e-commerce e procurar uma identidade visual mais original , já que o símbolo é praticamente identico ao da TapouT.

Eu lembro que no ultimo Primetime na luta contra o Dan Hardy , o GSP tava usando uma mochila da RipDorey quando foi treinar em NY com o Renzo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Junto com a NO GI é a maior marca de fightwear do Brasil.

Só acho que deveria entrar logo no e-commerce e procurar uma identidade visual mais original , já que o símbolo é praticamente identico ao da TapouT.

Eu lembro que no ultimo Primetime na luta contra o Dan Hardy , o GSP tava usando uma mochila da RipDorey quando foi treinar em NY com o Renzo.

BAD BOY nao é marca brasileira?

se for acho BadBoy mas famosa q NO GI e Rip Dorey ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
BAD BOY nao é marca brasileira?

se for acho BadBoy mas famosa q NO GI e Rip Dorey ..

não , a Badboy é americana www.badboymma.com

tem a Koral tbm que chegou a patrocinar alguns atletas de MMA não sei se agora esta voltada só pro JJ

edit: agora eu vi que eles tbm tem um site no brasil e fiquei confuso , mas acho que é só uma divisão da marca mesmo , já que desde o começo dos anos 90 eles estão aqui.

edit2: a marca é americana mesmo , o que faz confundir é que a big blue licenciou ela desde o fim dos 80 , profit.

Editado por Hope_MMA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a loja não ta de todo ruim mesmo , mas poderia ser bem melhor

poderia fazer um e-shop bacana , abandonar esses botões em flash que tão um ar muito de site amador ,

e principalmente ter um identidade propria , tem umas camisas ali que tão muito chupinhadas da Tapout e uma bermuda que é praticamente plágio da que o BJ usa feita pela RVCA, não é dificil nem caro contratar um designer bom pra fazer esse tipo de estampa pra fightwear, pode fazer signature series dos atletas patrocinados , de atletas-acamedias antigas , fazer uma série com brasões , mas ao invés de fazer do Brasil poderia adaptar aos estados expoentes no mma , uma pro Pará , outra pra Curitiba e uma pro RJ, enfim ja dei mta ideia de graça

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

joão, queria q vc contasse a história das suas modelos também! Sou apaixonado pelas suas ring girls!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso roupas da Rip Dorey ja tem um tempo, gosto da marca, sempre estão inovando as Bermudas e camisas, Paranéns a Rip Dorey!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
BAD BOY nao é marca brasileira?

se for acho BadBoy mas famosa q NO GI e Rip Dorey ..

Bad Boy, Venum, Vulkan, Koral, Red Nose...

não , a Badboy é americana www.badboymma.com

tem a Koral tbm que chegou a patrocinar alguns atletas de MMA não sei se agora esta voltada só pro JJ

edit: agora eu vi que eles tbm tem um site no brasil e fiquei confuso , mas acho que é só uma divisão da marca mesmo , já que desde o começo dos anos 90 eles estão aqui.

edit2: a marca é americana mesmo , o que faz confundir é que a big blue licenciou ela desde o fim dos 80 , profit.

Americana é o Grupo Lifes a Beach, aqui é Bad Boy, somente no Brasil, basta observar o Team da Bad Boy....Lyoto, Maia, Cigano, Shogun....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bad Boy, Venum, Vulkan, Koral, Red Nose...

Americana é o Grupo Lifes a Beach, aqui é Bad Boy, somente no Brasil, basta observar o Team da Bad Boy....Lyoto, Maia, Cigano, Shogun....

tirado do site da empresa:

A Big Blue Licenses começou sua trajetória nos anos 80 com uma pequena loja de

surf em Maresias. No começo dos anos 90 trouxe a marca Bad Boy para o Brasil .

A Badboy é gringa mesmo , a dúvida vem do fato dela ser mto forte no mercado aqui e ter sido a primeira marca de fightwear a fazer mto sucesso , além disso a divisão brasileira da marca patrocina alguns eventos de mma , como o último Bittetti Combat

Os atletas patrocinados tem brasileiro ,mas tbm tem o Roger Huerta , Diego Sanchez

Eu lembro do Demian falar tbm que todos os patrocinadores dele eram gringos , então é isso mesmo.

Agora nem sabia que essa Venum era brasileira e ainda tem 4 anos só.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tirado do site da empresa:

A Big Blue Licenses começou sua trajetória nos anos 80 com uma pequena loja de

surf em Maresias. No começo dos anos 90 trouxe a marca Bad Boy para o Brasil .

A Badboy é gringa mesmo , a dúvida vem do fato dela ser mto forte no mercado aqui e ter sido a primeira marca de fightwear a fazer mto sucesso , além disso a divisão brasileira da marca patrocina alguns eventos de mma , como o último Bittetti Combat

Os atletas patrocinados tem brasileiro ,mas tbm tem o Roger Huerta , Diego Sanchez

Eu lembro do Demian falar tbm que todos os patrocinadores dele eram gringos , então é isso mesmo.

Agora nem sabia que essa Venum era brasileira e ainda tem 4 anos só.

Eu sempre tive essa dúvida a respeito da Bad Boy......

A Venum é Brasileira sim, poren inicio forte no mercado externo, agora que vai chegar forte no Brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso