Pelekoteco

Rickson Gracie " MMA moderno: ‘não tem nada de interessante’&quot

Recommended Posts

eu tambem acho que é sem graça,que todos treinam a mesma coisa,que o fator regras excesivas,interferencias excessivas e rounds de 5 minutos diminuem em muito a capacidade de saber quem realmente é o melhor

o mma hoje nao nos mostra quem é o melhor e sim que é o melhor dentro daquelas regras

o vale tudo antigo era mais interessante neste aspectos

em compensação o rickson viaja porque no vale tudo antigo o nivel tecnico era muito mais baixo e a maioria nao sabia absolutamente nada de chao

quanto ao que ele falou do minota eu hja venho comentando desde a epoca do pride

Todo esporte tem regras,se o MMA fosse sempre vale tudo provavelmente a carreira dos lutadores seriam bem reduzidas... as regras foram feitas para preservarem os lutadores...

ah cara o rickson foi dentro da academia do onde geral da luta livre treinava e desafiou qualquer um pra sair na mao na hora

o ruas devia ter aceitado ali,a nao ser que a contusao fose tao grave que ee nao pudesse lutar mas acho que nao era porque ele tava treinando

po o cara foi intimado dentro de casa,nao aceitou,depois vai reclmar do que??

porque que ele nao fez o contrario entao e foi na academia do rickson??

Vamos ver em outro ponto de vista, o Rickson ta treinando q nem um maluco e aparece na academia do cara,despreparado e chama pra porrada, o cara pede tempo para treinar e aceita,ai o Rickson afina,quem é o amarelão?

cara nao sei de onde vc tirou que lutas a portas fechadas tinha favorecimentos,vide eugenio tadeu x royler

o hugo era tao bom quanto o ruas e tomou 2 paus com facilidade,nao sei o que de tao diferente o ruas faria

O q o Hugo ganhou no MMA? :rolleyes:

Agora o Ruas foi CAMPEÃO DO UFC.

São iguais, ta bom então.

Todo esporte tem regras,se o MMA fosse sempre vale tudo provavelmente a carreira dos lutadores seriam bem reduzidas... as regras foram feitas para preservarem os lutadores...

Vamos ver em outro ponto de vista, o Rickson ta treinando q nem um maluco e aparece na academia do cara,despreparado e chama pra porrada, o cara pede tempo para treinar e aceita,ai o Rickson afina,quem é o amarelão?

Perfeito seus comentários.

O q o Hugo ganhou no MMA? :rolleyes:

Agora o Ruas foi CAMPEÃO DO UFC.

São iguais, ta bom então.

Perfeito seus comentários.

ganhar o ufc nao quer dizer muita coisa nao

qual foi o grande adversario que ruas venceu?

Guest Shaolin B. Navigtor

Com todo respeito ao JJ, mas o Rickson não foi nada no MMA.

acho um monte de pessoa ja falou....pegou meia duzia de frangos no MMA.

Essa não é a primeira vez ele ja falou mal do minotauro outras vezes...

Rickson lenda no JJ

Minotauro lenda no MMA (aplicando seu JJ)

ganhar o ufc nao quer dizer muita coisa nao

qual foi o grande adversario que ruas venceu?

Ganhar o UFC não é muita coisa? Tá bom então... :rolleyes:

Ele venceu um GP la.

Venceu o Goodridge. Good

Rickson pode ter sido um fenômeno do jiu-jitsu, o melhor de todos os tempos.

Mas penso que é irritante essa postura dele de se colocar como sempre como um mestre da filosofia e da sabedoria, inventando conceitos e doutrinas pueris e dando a elas roupagem de profundidade. Ainda mais temperando tudo isso com arrogancia.

Pode ter sido um lutador fantástico, mas de filosofia e sabedoria não sabe mais que o homem médio (detalhe para os incautos, desde já: eu também não). Não domina Aristóteles, não domina Socrates, não domina Spinoza, não domina Kant e tutti quanti (e eu também não, mas me julgo um felizardo por perceber que de sábio o grande campeão e jiu-jiteiro de primeira qualidade Rickson não tem nada).

Então não me venha como esses papinhos pseudofilosóficos de sabedoria zen, pois, pra mim, tangenciam o embuste (ou não, já que talvez seja não intencional, talvez ele mesmo acredite no que fala, aliás é bem provável) e só encantam adolescentes e iletrados. Infelizmente, figuras não incomuns no público para o qual Rickson dirige seus aforismos sobre sabedoria de vida: o de fanáticos que acham que só porque ele foi ótimo em uma coisa tem autoridade pra falar com superioridade de assuntos que não domina.

Um desses assuntos que ele parece não dominar mais (embora certamente já tenha dominado) é o MMA. Porque de duas uma: ou ele não está mais se informando a respeito e não poderia, portanto, ficar dando opiniões públicas e cheias de superioridade, ou ele não está sendo honesto consigo mesmo.

Porque só essas hipóteses podem explicar os comentários a respeito do Minotauro (algum recalque também, será?) e a falta de percepção quanto ao fato de que, como muitos já disseram, era fácil lutar com japonesinhos de 1.70m e 70 kg e sair com a cara limpa. Lembro-me da luta contra o Yuki Nakai, que valeu título (bons tempos heim, title fight com o Yuki!!!).

Lembro-me ainda de que um certo japonês também pequeno de corpo, nada super atletico, chamado Sakuraba, bateu em todos os representantes da família Gracie que estavam ativos e lutando na época e que o grande campeão do clã não se dignou a enfrentá-lo. Na época em que poderia tê-lo feito tinha menos idade que Randy Couture no ano passado, quando este ainda estava topando pegar monstros da categoria dos pesados.

Quem acabou com o japa sugestivamente apelidado de "Gracie Hunter" foi Wanderlei Silva, este sim!!!

E uma última incoerencia já apontada: ganhar a luta somente depois de 30, 40, 50 minutos, e só quando o adversário já bufou, não é algo diretamente ligado ao preparo físico e ao atleticismo?

Enfim, muito respeito pelo jiu jitsu de Rickson Gracie. E basicamente.

Achei bem interessante as observações do Rickson, parece que o atleticismo têm substituído a técnica pura em todos os esportes, e isso de certa forma ajuda a nivelar os competidores.

Esse argumento ad hominem pra mim não cola, se o Rickson não está gabaritado a criticar lutadores supostamente melhores, ninguém aqui no fórum está gabaritado pra criticar o Rickson. O que vale é a argumentação.

ficou aquela de q correu. mas temos q ver todos os lados.

Ruas ainda era muito cru no chão não queria ser pego nessa arapuca. minha visão.

e registro o grande exemplo da "filosofia" q o Rickson dava invadindo academia, saindo na porrada na praia querendo aparecer a todo custo. Liderança, humildade, segurança, equilíbrio etc. Por essas e por outras q implico um pouco c ele. Ainda mais qdo vem dizer q o nivel é baixo no mma, pregar a "filosofia"...

Tem muito conhecimento e talento (maior de todos os tempos) na arte suave. Mas bota muita banca.

mas concordo com ele qdo fala do minotauro. é isso mesmo.

Edited by Loucutor

Mas penso que é irritante essa postura dele de se colocar como sempre como um mestre da filosofia e da sabedoria, inventando conceitos e doutrinas pueris e dando a elas roupagem de profundidade. Ainda mais temperando tudo isso com arrogancia.

Pode ter sido um lutador fantástico, mas de filosofia e sabedoria não sabe mais que o homem médio (detalhe para os incautos, desde já: eu também não). Não domina Aristóteles, não domina Socrates, não domina Spinoza, não domina Kant e tutti quanti (e eu também não, mas me julgo um felizardo por perceber que de sábio o grande campeão e jiu-jiteiro de primeira qualidade Rickson não tem nada).

Então não me venha como esses papinhos pseudofilosóficos de sabedoria zen, pois, pra mim, tangenciam o embuste (ou não, já que talvez seja não intencional, talvez ele mesmo acredite no que fala, aliás é bem provável) e só encantam adolescentes e iletrados. Infelizmente, figuras não incomuns no público para o qual Rickson dirige seus aforismos sobre sabedoria de vida: o de fanáticos que acham que só porque ele foi ótimo em uma coisa tem autoridade pra falar com superioridade de assuntos que não domina.

Um desses assuntos que ele parece não dominar mais (embora certamente já tenha dominado) é o MMA. Porque de duas uma: ou ele não está mais se informando a respeito e não poderia, portanto, ficar dando opiniões públicas e cheias de superioridade, ou ele não está sendo honesto consigo mesmo.

Porque só essas hipóteses podem explicar os comentários a respeito do Minotauro (algum recalque também, será?) e a falta de percepção quanto ao fato de que, como muitos já disseram, era fácil lutar com japonesinhos de 1.70m e 70 kg e sair com a cara limpa. Lembro-me da luta contra o Yuki Nakai, que valeu título (bons tempos heim, title fight com o Yuki!!!).

Lembro-me ainda de que um certo japonês também pequeno de corpo, nada super atletico, chamado Sakuraba, bateu em todos os representantes da família Gracie que estavam ativos e lutando na época e que o grande campeão do clã não se dignou a enfrentá-lo. Na época em que poderia tê-lo feito tinha menos idade que Randy Couture no ano passado, quando este ainda estava topando pegar monstros da categoria dos pesados.

Quem acabou com o japa sugestivamente apelidado de "Gracie Hunter" foi Wanderlei Silva, este sim!!!

E uma última incoerencia já apontada: ganhar a luta somente depois de 30, 40, 50 minutos, e só quando o adversário já bufou, não é algo diretamente ligado ao preparo físico e ao atleticismo?

Perfeito.

Pode fechar o tópico.

Abraços

essa é p EMPLASTIFICAR!

rs

vamos dizer q em termos de MMA o Rickson não é assim tão gabaritado pra falar qualquer coisa... mas enfim... ele precisa de mídia, pq senão ninguém lembra dele.

Agora vc falou besteira brother...o que nao condiz com o nivel geral dos teus comentarios.

O Rickson nao precisa de midia, cara. Ele disse o que ele acha e olha, a galera ta tendo um pouco de problema em interpretar...acho que tudo o que ele falou faz sentido, a maior de todas as mudanas que vimos no UFC no decorrer dos anos ocorreu la no longinquo ano de 1995. A introducao do limite de tempo. Isso mudou toda a premissa basica. Mais ainda do que o lance de arte marcial x arte marcial. Acho que, ainda hoje em dia, com todo o cross training e etc, veriamos resultados bastante diferentes, e em geral pendendo pro lado do Jiu Jitsu, caso nao houvesse limite de tempo.

Discordo com ele quando diz que nao tem "nada de interessante", pois amo o esporte, e quem vier me dizer que nao vibrou com pelo menos meia duzia de lutas a cada ano nos ultimos sei la, 3, 4 anos, pra mim e viuva do Pride.

Como posso dar credibilidade pra um cara que critica o Minotauro?

Se jiu-jitsu puro vence qualquer luta porque ele socava os japoneses na nuca se poderia tê-los finalizado rapidamente como fala?

Se MMA atual é desinteressante porque o critica?

Para sanarmos quaisquer dúvidas uma luta agora entre Rickson X Ruas seria bem interessante... Topas?

Quer dizer que se criticar o Minotauro voce nem presta atencao no resto?

Ta bom entao.

Guest carlosbrasilia

Algumas poucas coisas fazem sentido, mas de um modo geral a declaração de Rickson se resume em uma palavra: DESPEITO!

Mada o Roger com todo o JiuJitsu que tem com limite ou não de tempo enfrentar o Brock Lesnar que ele sai de maca....

100+

Temos que entender as declarações sob o olhar do próprio Rickson.

Ele acha o nível do MMA atual baixo. Normal, ele só olha o JJ, só defende a bandeira do JJ. É claro que em geral o nível de JJ do MMA será sempre mais baixo que de um mestre da arte suave como ele, assim como o nível de boxe geral será inferior ao de um mestre boxer específico, e assim por diante, afinal, hoje os lutadores têm que se diversificar, não dá pra treinar uma coisa só e esquecer o resto. Agora, se o nível dos lutadores do MMA hoje está baixo, na época em que ele lutava, cheio de unidimensionais ingênuos e muitos frangos inexperientes, estava o quê? Poucos salvavam.

O MMA atual é desinteressante pra ele. Claro (sem ironias). Mais que previsível que ele ache isso. Atualmente não há mais como defender uma bandeira só, e é justamente isso que o Rickson sempre quis fazer, lembremos que ele é um Gracie, sempre lutou para provar uma superioridade do JJ sobre as demais artes. Hoje isso não funciona mais, por isso o Rickson perdeu grande parte de seu interesse. Óbvio e ululante. Para ele, MMA não é confronto de lutadores, mas sim de estilos, ou pelo menos deveria ser. Confesso que me empolgava muito com os confrontos de estilos. Por outro lado, de uma forma ou de outra o MMA caminharia para o que é hoje.

Quanto aos tops da época, acho meio arriscado afirmar que ele teve medo em enfrentá-los. Prefiro dizer que ele não fez questão nenhuma de se provar contra eles. No fundo todo homem tem seus dilemas, e o Rickson não é diferente de qualquer ser humano. Ele deve saber bem porque não enfrentou os maiores.

Minha opinião pessoal: o Rickson dos tempos do auge, hoje em dia seria um bom lutador, mas não seria campeão de MMA em grande evento. O motivo? Unidimensional no sentido mais literal da palavra.