Amazinggoldenboy 0 Posted August 9, 2010 (edited) Não fui eu que escreveu isso, mas concordo em grande parte, então decidi colocar aqui. Brasileiros pagam o preço da falta de humildade Todos sabemos que o Brasil é o país do jiu-jitsu. Mas se ele quiser se tornar também o país do MMA, ficando à frente dos demais, principalmente à frente dos EUA, seu principal concorrente no esporte, terá de superar a falta de humildade. E a falta de humildade, no caso, seria justamente deixar de usar o jiu-jitsu, quando não se deve usar. Os exemplos são inúmeros, mas recentemente presenciamos dois casos desastrosos. Um deles foi com o lutador Patricio Pitbull, que possuía um boxe muito superior ao do seu oponente Joe Warren. No entanto, ao ser derrubado, o Brasileiro se limitou a fechar a guarda e ficar tentando as mesmas finalizações, mesmo elas se mostrando completamente ineficazes contra o adversário. Isso se repetiu por toda a luta, e Patricio acabou perdendo. Pra quem viu o confronto ficou claro que, se ele tivesse buscado se levantar, suas chances de vencer seriam grandes. Algo semelhante se pode dizer da luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen. O brasileiro, ao invés de tentar se levantar, também fechou a guarda e por muito pouco não perdeu o combate. Muito tem se falado sobre os méritos do jiu-jitsu de Anderson, que, é claro, não podem ser negados. Mas o fato é que, caso ele fosse capaz de se levantar, a luta não seria tão complicada. Enfim, se numa determinada luta, as finalizações de dentro da guarda fechada claramente não estão funcionando, ou se as chances de vitória são muito maiores em pé, não faz sentido insistir cegamente em uma guarda fechada. No passado, o grande problema dos lutadores brasileiros era a pouca habilidade em derrubar e defender quedas. Hoje em dia, parece claro que o problema é aprender a se levantar. Arrastar-se rapidamente em direção à grade e usá-la como apoio; usar os pés nos quadris e empurrar o adversário; fugir o quadril enquanto se empurra a cabeça do oponente; ir para a meia guarda e usar o braço do adversário como apoio para se erguer... Essas são apenas algumas técnicas com alta taxa de sucesso que vemos os americanos usando contra eles próprios. E, se eles podem, nós também podemos. Ninguém duvida da importância do jiu-jitsu para o MMA Brasileiro, desde o sucesso do programa Heróis dos Ringues ao longo de toda a década de 60, até os dias de hoje. No entanto, é apenas uma questão de bom-senso: mais importante do que uma técnica em si (como a guarda fechada) é saber usá-la de modo adequado. (Não consegui descobrir quem é o autor.) (Os negritos aí em cima fui eu que pus.) Achei a luta Patricio Pitbull vs Joe Warren: http://www.megaupload.com/?d=WCUERTU1 AGB Edited August 10, 2010 by Amazinggoldenboy Share this post Link to post Share on other sites
Guest Shaolin B. Navigtor Posted August 9, 2010 cara...desculpe o autor, mas querer justificar o comportamento do AS como falta de humildade pq ele naum "quis" levantar !!! A pessoa provavelmente nem sabe o que aconteceu dentro do 8 ou quais as condições do AS e Sonnen... Pra mim agora ficou claro pq o AS naum tentou levantar, pq estava contundido e não conseguia fazer todos os movimentos livremente.... A luta do Patricio Pitbull não assisti. Share this post Link to post Share on other sites
Monkey_King 0 Posted August 10, 2010 Que me desculpe o autor, mas ele foi muito infeliz ao citar o AS. Quis chamar ibope pra esse artigo fraco dele. Tem um bom tema, mas tá mal desenvolvido. Tem muitos outros exemplos que ele poderia ter citado se tivesse pesquisado mais. Share this post Link to post Share on other sites
glickson 0 Posted August 10, 2010 Eh muita ignorância de quem escreveu um artigo desses, o cara tava com 2 costelas fissurada ( fonte segura ), entrou sem foco na luta, e foi sobrevivendo, sobrou o braço faltando 2 min para acabar a luta, o AS aproveitou a oportunidade. Qual é a DIFICULDADE de se entender algo tão simples, se o AS estivesse em condições de trocar porrada, tomar chute ou soco na costela, ficar trocando wrestling com o Sonnen a luta toda, garanto que ele iria prefirir do que ficar tomando soco e cotovelada no chão... Para ser campeão não basta apenas ser fodão, tem que ter estrela, e o cara mostrou que tem ! Quer dizer que os americanos é que são humildes, pqp... A grande vantagem deles sobre nós e mtas outras nações, é que eles amam a bandeira deles, e defendem o país com arrogância e tudo mais, mas defendem. Agora no Brasil, o povo bundão consegue torcer contra um representante seja ele como for, e torcer a favor dos caras que dizem que aqui só tem ladrão, macaco na rua e por ai vai.... Share this post Link to post Share on other sites
Legionário 0 Posted August 10, 2010 Misturou tudo. O que tem a ver jj com falta de humildade? Texto pífio e sem criatividade alguma :( Share this post Link to post Share on other sites
Dudu show 0 Posted August 10, 2010 Segundona ???? :( Share this post Link to post Share on other sites
Julio1918 0 Posted August 10, 2010 Bobagem das grandes, cada um define um estilo de luta, não existe a receita perfeita da vitŕoria se o minota fazer guarda, mesmo que fechada, ganharia as lutas que perdeu, cada luta tem seus acontecimentos, o Anderson, arriscou fechar a guarda e deu certo, cansou o Sonnen, que perdeu a postura e tomou o triangulo com chave de braço.... Nada a ver essa falta de humildade... Share this post Link to post Share on other sites
mmataque 0 Posted August 10, 2010 em parte ,concordo... qndo eu vi o anderson entrando de kimono, já imaginava que ele ia querer finalizar mas qando ele estava atras no placar, nao entendia pq ele estava se expondo tanto às quedas, pois se ele trocasse socos com o sonnen, certamente nocaitearia(ta certo que ele levou um direto perdido ali, mas depois ate deixou o sonnen bater) teve momento em que o anderson deveria se levantar , assim como fez com o demian, chamar a luta para a trcação, mas preferiu insistir no chao no fim deu tudo certo e o anderson continua o campeao Share this post Link to post Share on other sites
zagolee 0 Posted August 10, 2010 Nada haver o texto... Se bate em cima é porque não sabe usar o jiu e quando finaliza é porque não sabe lutar em cima... rs! Admitam a derrota que é mais fácil! Share this post Link to post Share on other sites
Zé Gonçalves 0 Posted August 10, 2010 O autor tem razão em alguns aspectos sim. Principalmente no que pertine a técnicas para se levantar após ser derrubado (uso da grade, etc). Os brasileiros se mostram mais ineficientes neste quesito. Em relação a falta de humildade, acho que equivocou-se. A questão tem mais haver com o estudo de técncias e inteligência na hora da luta. Quanto à luta do Anderson, também foi infeliz na comparação. A do Patrício Pitbull não assisti. Share this post Link to post Share on other sites
curandeiro 0 Posted August 10, 2010 Meu Deus, há tempos não lia tanta besteira. Autor desconhecido ainda... terceirona. Share this post Link to post Share on other sites
Mark Twain 0 Posted August 10, 2010 A unica coisa que posso concordar eh que a nova geracao de lutadores norte americanos esta cada vez mais se aperfeicoando na arte do Jiu-Jitsu, contratando professores tops vindo direto do Brasil..etc. Os Brasileiros por sua vez estao ficando muito pra tras na parte de wrestling. Share this post Link to post Share on other sites
Guest zÉmaluco Posted August 10, 2010 defecou pelo teclado (zueira cara, invista na carreira de escritor de textos de mma) Share this post Link to post Share on other sites
Mike-LA 0 Posted August 10, 2010 Também não sei quem é o autor, mas pela argumentação altamente teórica, uma coisa me parece clara: nunca colocou um quimono na vida, não tem a menor idéia do que significa um treino com a costela trincada e muito menos lutar cinco rounds de MMA com um wrestler olímpico fazendo chover pedras em cima de você. O detalhe é que a pessoa com a costela contundida, tem dificuldades até para respirar, não é a toa que o Wanderlei, nosso maior guerreiro, com toda razão, optou por não lutar no UFC 116. O autor poderia até chamar o Anderson de louco, irresponsável mas não arrogante, pelo menos nesta luta. Share this post Link to post Share on other sites
bruno.rodrigues 0 Posted August 10, 2010 Essa foi uma das coisas mais idiotas que já li no Pvt. Estratégia de luta agora tem a ver com humildade ? Papel em branco é foda, voce pode escrever qualquer coisa nele. Share this post Link to post Share on other sites