Recommended Posts

Eu to começando no Jiu Jitsu, nunca tinha feito nenhuma arte marcial antes, e pra mim e novidade essa hierarquia que existe no tatame, aos poucos e que vamos aprendendo.

Eu tenho uns 3 meses de treino, mas, eu sou dedicado, sempre que tenho tempo eu pesquiso sobre posições, sempre que eu caio em alguma posição que eu não consigo sair, ou erra alguma coisa no treino eu procuro vídeos com as saídas, com dicas sobre as posições, etc... Dai eu to tendo uma evolução boa.

Um dia fui treinar com um faixa azul que só treina de vez em quando, era no final do treino, e eu não tenho ainda esse gas todo, mas, eu finalizei o azul bem rápido, e o cara ficou meio puto e veio pra cima com tudo, eu segurei, deixei ele dar a pressão dele e num vacilo dele eu raspei ele e pedi pra parar pq tava mortoooooo.

O cara ficou puto...

Hoje eu não peco mais pra parar o rola antes de terminar o tempo estipulado.

Acho que todo mundo já teve suas gafes no tatame.

Tem que ter paciência quem e mais graduado e humildade de quem ta começando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em 2007 eu dava aula nos EUA.. faixa marrom na cinta e eu puxando um treino. Quando chega um Faixa Marrom peso Pluma de uma academia do norte do país, perguntando se podia treinar. Falei que era so pagar 25 dolares.. que ele tava dentro. Primeiro treino ele vai e amassa um azul peso pena.

Segundo ele vai e amassa um outro azul... E me fala que queria o dinheiro de volta, pq nao tinha treino duro naquele dia. Respondi " Nao sabia que voce queria treino duro, estou a sua disposicao. Podemos rolar por 25 minutos direto?" Ele prontamente concordou. Antes de comecar o rola ele me avisa que tinha medalhado no Panamericano anterior. Eu falei, desculpe nunca ganhei nada.

5 minutos de rola, eu ja tinha finalizado ele 9 vezes. Ele pediu pra parar, saiu me xingando para a recepcionista e foi embora. Tive que mandar um email chamando ele pra porrada na proxima vez que ele fosse visitar minha cidade.

Na segunda.. tinha acabado de chegar nos EUA e meu professor me deu a faixa marrom ao chegar la. Detalhe treino com o mesmo professor faz 11 anos. Um faixa marrom dele vira e fala, po o cara mal chegou e ganhou faixa.. que festa eh essa? Conversei com meu mestre e falei, posso dar um pau nele? Ele falou vai la...

30 segundos eu peguei na chave de joelho. 2 minutos mais um triangulo.. Ele vira pro meu professor e fala, po ele eh grosso hein? Ai meu professor... grosso? Eh pra voce aprender a nao falar merda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Silver_Surfer
O que seriam helicopteros parceiro?

Tu ta em pe, o cara domina tuas mangas, mete os pes no teu quadril te levanta e te joga no chao com toda a força dando um arm lock que pelo proprio movimento, desde o primeiro instante jah fica no pau.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu to começando no Jiu Jitsu, nunca tinha feito nenhuma arte marcial antes, e pra mim e novidade essa hierarquia que existe no tatame, aos poucos e que vamos aprendendo.

Eu tenho uns 3 meses de treino, mas, eu sou dedicado, sempre que tenho tempo eu pesquiso sobre posições, sempre que eu caio em alguma posição que eu não consigo sair, ou erra alguma coisa no treino eu procuro vídeos com as saídas, com dicas sobre as posições, etc... Dai eu to tendo uma evolução boa.

Um dia fui treinar com um faixa azul que só treina de vez em quando, era no final do treino, e eu não tenho ainda esse gas todo, mas, eu finalizei o azul bem rápido, e o cara ficou meio puto e veio pra cima com tudo, eu segurei, deixei ele dar a pressão dele e num vacilo dele eu raspei ele e pedi pra parar pq tava mortoooooo.

O cara ficou puto...

Hoje eu não peco mais pra parar o rola antes de terminar o tempo estipulado.

Acho que todo mundo já teve suas gafes no tatame.

Tem que ter paciência quem e mais graduado e humildade de quem ta começando.

essa hierarquia vc vai com o tempo perceber que vai muito mais de com quem vc está lidando dentro do tatame do que faixa mesmo, depois de um tempo de treino e de perguntar aos meus professores e mais graduados como era o lance de chamar alguém mais graduado para rolar depois do treino, algo inadimissível no caratê, recebi carta branca para fazer isso sempre que eu quisesse, pois se alguém mais graduado não pudesse treinar um extra apenas falaria que não pode ou não quer, e isso não necessariamente é um desafio... resultado fiquei muito tempo a mais no tatame lutando com faixa-preta depois ou antes do treino e aprendendo pra caramba, com o tempo vc vai ganhando o feeling de quem na academia vc pode chamar pra teinar e quem não pode.

Pedir para parar treino no meio pq tá cansado realmente é foda, mas qdo já está no extras é normal. por mais de uma vez marcava de lutar até pegar depois do treino e no meio um olhava pra cara do outro e desistia. Porém mais uma vez depende de com quem vc está treinando, eu mesmo por mais de uma vez ao lutar com amigos que estavam treinando apenas esporadicamente perguntava no meio do treino se estava sussa, se queria descansar, mas eram amigos de antes de começar a lutar jj e que eu sabia que tinha essa liberdade, coisa que jamais fiz em outros lugares ou com outras pessoas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma coisa é o novato ter vontade, raça, outra coisa é o cara por não saber lutar direito apelar pra maldade, dar cabeçada, cotovelada etc...Ja vi nego morder a perna do outro tomando armlock....

Sempre aprendi o seguinte, se faz bater vale!!! sempre treinei com o intuito de defesa pessoal...essa conversa de q chave de pe eh coisa de grosso, chave de perna nao vale, mao de vaca é grosseria, é conversa de nego q so se preocupa com pontinho...Sempre rolei valendo todas essas chaves, lógico, q sempre tentando preservar seu colega de treino...não vai arrochar numa chave cervical, pq vai machucar, mas se der mole, tem q pegar e fazer bater...Como ja disse antes, tem muito faixa preta hj em dia q não sabe nada de defesa pessoal, so sabe fazer posiçãozinha e pontinho, mas na hora do vamo ver não segura porrada com ninguem....tem muito faixa Roxa, Marrom das antigas, caras que começaram a treinar a 15 anos, mas não pegam faixa, nao conseguem manter ritmo de treino, não correm campeonatos, mas pegaram uma epoca do jiu-jitsu de verdade (não o de pontinho), qu se colocar pra rolar a vera, valendo porrada, com muitos faixas pretas campeoes, arrebentam....

Cara, eu penso do mesmo jeito que você.

Eu acho muito mais grosseria o cara que tenta dar um armlock da montada, gira errado, permitindo que o cara de baixo escape e ainda assim tenta envergar o braço do cara de qq jeito ou o peão que tenta te estrangular pegando maxilar ao invés de pescoço e do que o cara que pega uma chave pé pé limpa ou uma mão de vaca e faz o oponente bater.

Mas sempre tenho a preocupação de não machucar o parceiro de treino, isso é fundamental... já aconteceu de eu pegar nego em chave de pé ou mão de vaca e não continuar o golpe por receio de machucar o orgulhoso oponente que não batia de jeito nenhum... já me machuquei feio treinando e é uma coisa que eu não desejo pra ninguem.

Agora se nego acha ruim ser finalizado por mão de vaca ou chave de pé, vai treinar a defesa pra não ser pego ou então nem rola comigo, pq se eu ver a chance de pegar eu vou...

Essa de morder a perna no armlock é tensa hein ! :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, mão de vaca é algo que deixa o cabloco fudido por bastante tempo, mas enfim...

Se treino não se comenta, por que todo mundo aqui está comentando? :unsure:

Já me fodi muito por conta dessas coisas também. O que eu acho mais foda é quando o mestre estabelece um tempo de luta, digamos 7 minutos. Ai você vai rolar com o cara mais ogro [forte] da academia e ele te pega em 3min num estrangulamento que nem ele sabe como encaixou. Ai voltam a rolar e quando você vai dar o revés no viadinho ele vai e diz "chega, tô cansado pakas, não dá mais". Fico fudido da cara!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Questão de ponto de vista e visão da arte, onde eu treino não é proibido e todo mundo aplica essas técnicas todas, mas quando eu iniciei no jiu-jitsu em 1990 esses tipos de golpe eram mal vistos, era coisa de "suburbano", então realmente nunca tive costume de usar, mas a saída óbvio que era obrigatório saber, mesmo pq quando vc ia rolar com alguém da luta livre a maioria dos atletas eram exímios pegadores de chave de pé, calcanhar e etc....hoje com o submission ficou mais comum e corriqueiro essas técnicas.

Também nunca vi isso de antes do rola nego falar isso vale, isso não vale,a partir do momento que vc pisa dentro do tatame qualquer coisa pode acontecer, de bom e de ruim. :unsure: tem que entrar lá como se entra num ambiente hostil.

Editado por Stallone Kobra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
não

hehe eu sei, falei brincando só, como se fosse o trouxa do seu post

bom eu comecei a treinar ha 4 meses... ja varias vezes eu morri no meio do rola, mas daí entre parar porque ta morto e pedir pra parar, nao vejo muita diferença.

nao sou de pedir pra parar, mas o cara percebe que eu morri porque eu fico igual mosca morta embaixo dele ne, sem força nenhuma hahaiuaha

eu não sei o que é mão de vaca... mas em relação a mão no rosto ser grosseria... cara, eu não metia mão no rosto de ninguém, até que um graduado chegou e falou 'mete a mão na minha cara e me empurra, tenta repor', e depois vi video de gente colocando a mão na cara pra não deixar que o cara fique 'cruzado' em cima de voce, amassando. então eu faço isso. nunca vi ninguém reclamando, e ponho a mão na cara basicamente pra empurrar o cara. não sei se isso é a mesma coisa que vcs tão falando aí.

sei que ontem rolei com um cara que devia ter entre 90 e 100kg (não lembro qual era a altura dele hehe, mas ele parecia ser meio baixo e bem entroncado), porra o cara parecia de pedra. eu tenho 70-72kg e 1,78, o cara era então de 20 a 30kg mais pesado que eu, ficou me amassando com o cotovelo no nariz, foi foda. uma hora ele apoiou o peso no cotovelo pra fazer um outro movimento la e deu um estralo no pescoço, até deu um susto

mas também não sei até que ponto isso é grosseria.. acho que faz parte do treino. nao senti ma intenção no cara

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Com tempo de treino vc vai percebendo que a linha que separa a grosseria da técnica é tênue.

Mão no rosto é normal e válida para abrir espaço qdo vc está por baixo na meia guarda, ou nos 100kg, ou ainda pra tentar evitar a passagem por exemplo. Ainda assim, acho mais correto vc utilizar o antebraço no pescoço pra fazer esse movimento, o que vai te dar mais força e controle. Mas daí a ficar colocando a mão no rosto do adversário de dentro da guarda, só pra irritar, tem uma diferença grande. O mesmo vale pro cotovelo. Serve mtas vezes pra vc incomodar o adversário e forçar ele a abrir a guarda, ou algo parecido. Mas apoiar o cotovelo no nariz do colega sem visar nenhuma posição especificamente, já é grosseria. Tudo depende da finalidade com que vc usa o movimento.

E Mão de vaca e uma finalização que alguns dizem grosseira por não exigir mta técnica e "machucar" o adversário assim que vc aplica. Existem várias formas de plicar, mas no geral, vc aplica qdo tem o braço do seu adversário preso e a mão dele disponível. Por exemplo, vc aplicou um omoplata, o cara conseguiu defender girando. Então vc ficou sentado, com o braço dele preso entre sua pernas. Aí vc pega a mão dele e dobra para frente ou para trás, forçando o pulso dele.

Eu particularmente aplico mto a mão de vaca qdo em pé ou de joelhos o cabaço do adversário faz uma pegada firme na minha gola, na altura do peito, pra travar a luta e evitar ser quedado. Aí é moleza. Domino a manga dele, vou buscar e cotovelo e puxo na direção do meu peito.

Só dá tempo de gritar.

Quando no meu post eu me referi a mão no rosto e uso de cotovelos como grosseria estava me referindo ao mau uso desses artificios, obvio que usar mão no rosto para repor guarda ou para conseguir a esgrima na meia guarda é normal..o que eu queria dizer é que fazer uso da mão no rosto com imprudencia, enfiando dedo no olho, dando tapas que é grosseria.

Ja cansei de ver supercilio aberto em treino por causa de cotovelos, ja vi tapas barulhentos por causa de mão no rosto e o que eu acho pior e mais perigoso, já vi gente sair do treino em enxergar com medo de algo mais sério por causa da mal no rosto.

Sobre as finalizações eu acho todas validas, obvio que uma cervical ou chave de tornozelo/joelho tem que ser aplicadads com um pouco mais de cuidado.

Obs.: Me refiro a treino heim pessoal, em campeonato vale tudo que ta na regra..reclamar de ogrissse em campeonato é bichisse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu não sei o que é mão de vaca... mas em relação a mão no rosto ser grosseria... cara, eu não metia mão no rosto de ninguém, até que um graduado chegou e falou 'mete a mão na minha cara e me empurra, tenta repor', e depois vi video de gente colocando a mão na cara pra não deixar que o cara fique 'cruzado' em cima de voce, amassando. então eu faço isso. nunca vi ninguém reclamando, e ponho a mão na cara basicamente pra empurrar o cara. não sei se isso é a mesma coisa que vcs tão falando aí.

Eu tinha um grande pudor em colocar a mão no rosto do oponente quando era azul. Sempre achava que o meu oponente iria ficar puto, se sentir ofendido...

Daí um dia rolado com um marrom ele me disse: "tu prefere empurrar o rosto do cara ou ter a guarda passada ?". Aí entendi o espírito da coisa. Pra quem joga de guarda aberta que nem eu, tem hora que salva...

Muita gente diz que mão de vaca e chave de pé são golpes de grosso. Eu já acho que para boa execução destes golpes o cara tem que ter um nível técnico, um feeling excelente.

Se tu pegar o pé do cara sem ter a chave encaixada, vai gastar energia à toa, se pegar certo e puxar de uma vez, vai machucar o oponente... talvez por todo o estigma envolvendo o golpe, tem pouquissima gente no JJ que sabe dar uma chave de pé da forma correta...

Mao de vaca então, nem precisa fazer muita força, se pegar errado fazendo muita força machuca o cara na hora.

Editado por Industrialyzer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente esse tipo existe em toda academia...

não foi uma nem duas..foram varias vezes que onde treino apareceram pessoas como essa...

e eu faço questão de por a pessoa no lugar dela...eu faço exatamente a mesma coisa que disse o gardenal...

deixo a pessoa fazer de tudo...pra ver que não arruma nada mesmo...e só dps começo a rolar serio...pra mostar tipo "agora vou lutar" e passo o carro legal...

não vou mentir se eu pego um braço e o cara não bater eu estico legal...se estalou e o cara não bateu ai eu largo...porem dps do treino eu falo que poderia ter quebrado por ele tentar resistir!

sobre o lance de cotovelos etc...uma coisa que faço bem é antebraço no pescoço do cara pra ficar incomodando...mão na cabeça tb...isso abre bastante espaço para passagens e etc!

Editado por Felipe L

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Clássico. No thai eu sempre preferi treinar com os q já tem um bom tempo de treino ----mesmo os q pegam pesado. Pq pelo menos o cara sabe bater, tu vai sair é com uma coxa roxa, rosto um pouco inchado, costela doída. Já o novato chega batendo feito ataque epíléptico, corre o risco d realmente machucar. kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aonde eu treino a galera é sangue bom demais. Se alguém passa um pouco dos limites, o mestre chama pra rolar e dá aquele amasso... nego fica mansinho, mansinho...

Quanto aos golpes, no treino vale tudo, azul pode começar a treinar chave de pé americana etc etc... tem q aprender antes de chegar na faixa pq senão complica mais na frente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também tô achando vocês muito frescos.... hehehe

Dou mão de vaca, botinha, chave de pé, se o cara abaixar o queixo no estrangulamento eu estrangulo o queixo mesmo... hehehe

Mas nunca utilizo golpes que são proibidos para o cara que estou treinando... Tipo se treino com um azul ou roxa não entro em chave de pé....

Sobre refinar mais os golpes mais complicados e deixar os mais basico para o sufoco eu acho valido. Americana, ezequiel e varias estrangulamentos raramente uso. Prefiro refinar os outros.

Cara, mas veja bem, o maior competidor da história do Jiu, refina os golpes básicos....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nego folgado é foda.. tinha um garotão na academia q já tinha feito judô (acho q uns 3 anos) e ninguém sabia, e eu tava com um ano de treino, durinho já, o garotão fortinho vai rolar e na hora de começar vira e fala: Bicho, devagar q tô começando, blza? Sangue bom q sou fui bem devagarzinho, né q o satanás me pegou e passou o carro. Mudaram as duplas e ele pega outro branca com mesmo tempo q eu e fala a mesma coisa, passou o carro tb... o fi da peste dando uma de coitado. Agora no outro treino qdo todo mundo já sabia ele se fudeu, tomou amasso de todo mundo..

Como comentaram acho foda tb graduado q passa o carro e não explica porra nenhuma, o cara toma atraso e nem a placa do caminhão anota, é foda, tomei mto assim, gostava de rolar com azul e roxa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora