Convidado Patrola

Grand Slam de judô

Recommended Posts

Pra mim a regra (exclusão da caterna de perna) é ridícula, querem um judo mais bonito e plastico façam um campeonato de seoi nague e uchimata, vai ficar lindo, mas não será judô!

As demais regras eu gostei, o fim do "koka" é um avanço significativo.

Por essa lógica quando retiraram o Kani Basami deixou de ser também judo, ou só porque não são permitidas as chaves às pernas também deixa de ser judo...

As coisas não podem ser vistas dessa forma... os desportos evoluem como tudo na vida e temos de aceitar isso...

Abraço

Eliminaros ataques às pernas limita ainda mais a arte, e a torna bem menos apta a ser utilizada como defesa pessoal do atleta.

Jazz,

Estás-te a referir a defesa pessoal no sentido de defesa em situações de luta na rua?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

JudoPitbull, que queda é essa do teu avatar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jazz, eu enquanto praticante da arte marcial já te disse que também me custa ver retiradas essas técnicas da competição, no entanto enquanto atleta, compreendo o porquê e aceito-o.

A grande diferença nestas alterações prende-se sobretudo na retirada do Kata guruma, porque em termos do morote gari, este ultimo não é muito frequente ver em competição, o mesmo já não acontece com o kata guruma.

A Telma Monteira e o João Pina tinham o seu judo assente no kataguruma e tiveram por exemplo de mudar toda a sua estratégia de combate... ninguém no judo mundial tinha como técnica base o morote gari.

Em termos de defesa pessoal o kata guruma é impensavel (para mim) realizar numa situação de luta de rua (arrebentam-se os joelhos todos)... já o morote gari é outra história, embora não fosse a minha primeira opção visto o risco de bater com a cabeça no solo ser relativamente elevado.

P.S.

Estas técnicas, volto a dizer, não foram totalmente proibidas... apenas estão proibidas como ataques directos, podendo ser usadas como contra-ataque... o Te Guruma que é das técnicas mais espectaculares, senão a mais visualmente, sai muito facilmente sem situações de contra-ataque.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A pergunta não foi pra mim, mas isso também me chamou a atenção. Parece um kata guruma muito bem aplicado. És tu na foto, Judopitbull?

Nopes, infelizmente a maldição dos fotografos é nunca terem boas fotos suas :lol:

A foto foi tirada por mim no Campeonato Nacional Universitário de 2007.

Fica aqui o link para o meu site onde podem ver a foto original: http://www.nunogoncalvesphotography.com/p8...e4293#h300e4293

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Apenas eu não gosto desse "novo judô" que estão, na prática, criando, ao invés de restaurar a beleza do esporte. É o que eu acho, e me reservo o direito de não perder meu tempo praticando, porque ainda que se queira treinar as técnicas que não são válidas, os outros atletas têm o foco na competição, e dificilmente vão querer treinar assim.

Essa é que é a grande verdade... quem treina a sério não vai treinar essas técnicas.

O melhor exemplo disso é o taekwondo que devido à competição é uma arte marcial amputada... no judo isso não acontece, nem de perto nem de longe, continuamos a ter muitas técnicas para projectar a malta ao chão :lol:

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Axo realmente uma pena, golpes serem tirados de uma luta porque ela não vende para a televisão. Onde já se viu, Olimpíadas, jogos q existem a mile anos, consumidos pela mídia, deixando toda honra da luta de fora... lamentável.

Qt ao Fedor contra o Yoshida, compreendo e acredito que ele quase tenha ido às olimpíadas e que o titular de sua equipe foi bronze, porém o Yoshida foi top demais no judo, o kra foi campeao olímpico e mundial, e acredito eu, que tenha uma grande diferença de nível entre ambos. O Judo eh uma luta que tem um top por esquina, sendo japones entao, lutador totular da seleção japonesa, nao eh mesmo pra qualquer um.

Editado por gardenalmack

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não precisava ser tão radical.

As catadas de perna poderiam ser mantidas, mas o lutador teria que demonstrar efetividade nelas. Entrar e derrubar. Entrou uma, entrou duas e não conseguia nada, seria punida como uma forma de anti-jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu acho que não precisava ser tão radical.

As catadas de perna poderiam ser mantidas, mas o lutador teria que demonstrar efetividade nelas. Entrar e derrubar. Entrou uma, entrou duas e não conseguia nada, seria punida como uma forma de anti-jogo.

Álvaro,

Isso era o que verificava anteriormente.

O problema aqui não é moroté gari ou o te guruma, mas sim o kata guruma que era uma técnica base para muitos atletas, como era o caso da Telma Monteiro, que apesar de ser diversas vezes campeã da europa, vice-campeã do mundo e ter vencido vários torneios série A, era considerada como uma das judocas com o judo mais feio de sempre! Há quem diga até, nos corredores do mundo do judo, que ela (a forma como lutava e ser uma das forças dominantes do judo actual) foi um dos motivos que mais motivou esta mudança.

Eu pessoalmente também não gostava muito de ver aqueles kata gurumas em que os atletas entram quase deitados e depois se enrolavam todos, tornando até para quem percebe de judo perceber o que se tinha passado... imaginemos agora um leigo.

O kata guruma clássico é lindo de se ver, mas em competição ninguém o faz daquela forma, é praticamente impossivel.

Gardenalmack,

Hoje em dia a visibilidade é extremamante importante... porque é que achas que no MMA passaram a haver limites de tempo, proibição de certos golpes e outras alterações que não haviam originalmente no UFC e por ai fora?

Não nos podemos esquecer que o judo é recomendado pela UNESCO e que o facto de ser olimpico contribui muito para isso. Não é por serem retiradas parcialmente (em competição) de certas técnicas que o judo se desvirtou... o judo é bem mais do que uma ou duas técnicas... o judo deixou de ser o que é quando lhe retiraram o kani basami da competição?

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Proibiram a catada de pernas como ataque mas é permitida como contra ataque. È so questão de se adaptar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rio de Janeiro Grand Slam - gold for the crowd!

Twenty one out of 42 countries won medal in the Rio de Janeiro Grand Slam, where 355 athletes met this week-end for another exiting IJF World Circuit Event.

The enthusiastic Brazilian crowd which packed the Maracanazinho Hall – eight thousand people each day – was an extra motivation for the home team: Brazil won six medals (one gold, one silver, four bronze) and finished third in the medals table, behind Japan (8 out of 14 possible gold medals) and Russia (one gold, two silver, two bronze). All hosts of the IJF Grand Slams were on the top of the medals table once France was fourth in Rio (one gold, one silver, two bronze). The Rio de Janeiro Grand Slam offered US$ 150.000 prize money to the medalists. The next prime event will be the Moscow Grand Slam in the week-end of 3-4 July.

-81 kg:

1. Tomislav Marijanovic, CRO

The 12-time Croatian national champion had a brilliant performance to win his first World Circuit medal. On his way to the victory, he beat the Athens 2004 bronze medalist Flavio Canto in front of his home crowd, the Pan-American champion Travis Stevens (USA) and also Dutch Guillaume Elmont, world champion 2005.

2. Guillaume Elmont, NED

3. Flavio Canto, BRA

3. Leandro Guilheiro, BRA

5. Laszlo Csoknyai, HUN

5. David Kevkhishvili, GEO

5. Takahiro Nakai, JPN

5. Masahiro Takamatsu, JPN

-90 kg:

1. Hugo Pessanha, BRA

Hugo Pessanha won the only gold medal for Brazil. He met Russian Kirill Denisov (2 in the WRL) in the final, repeating the decision of the Rio de Janeiro Grand Slam 2009 when Denisov won. Pessanha is a two-time Pan-American champion and also took part in the Brazilian team which got silver medal in the World Teams Championships in Beijing 2007 and bronze in Tokyo 2008.

“It is a kind of revanche because he beat me last year in front of my people. I wanted very much to win”, saiys Pessanha.

2. Kirill Denisov, RUS

3. Varlam Liparteliani, GEO

3. Daiki Nishiyama, JPN

5. Tiago Camilo, BRA

5. Dominique Hischier, SUI

5. Ilias Iliadis, GRE

5. Marcus Nyman, SWE

-100 kg:

1. Elco Van Der Geest, BEL

It is Elco Van Der Geest second consecutive win in the Rio de Janeiro Grand Slam. In 2009, under the Dutch flag, Van Der Geest beat Brazilian Luciano Correa (world champion 2007) for gold. This time he was the protagonist of another astonishing moment by defeating Japanese star Takamasa Anai by ippon in less than 15 seconds of combat. At the age of 31, experienced Van de Geest won also the Paris Grand Slam earlier this year and is the current European Champion (Vienna 2010).

2. Takamasa Anai, JPN

3. Ramadan Darwish, EGY

3. Levan Zhorzholiani, GEO

5. Luciano Correa, BRA

5. Leite Leonardo, BRA

5. Cyrille Maret, FRA

5. Dimitri Peters, GER

+100 kg:

1. Kazuhiko Takahashi, JPN

To get his place in the final, Kazuhiko Takahashi had to beat his fellow countrymen and Olympic champion Kenji Suzuki in the semifinal in a very balanced match. Takahashi is the 2010 Japanese national champion and was bronze medalist in the IJF Suwon Masters 2010.

2. Andreas Toelzer, GER

3. Islam El Shehaby, EGY

3. Keiji Suzuki, JPN

5. Barna Bor, HUN

5. Daniel Hernandes, BRA

5. Vladut Simionescu, ROU

5. Janusz Wojnarowicz, POL

-70 kg:

1. Lucie Decosse, FRA

After a brilliant 2009 season, when she only failed to be on the podium at the World Championships, Lucie Decosse seems to be again on her “golden way”. The number 1 in the WRL won her second consecutive title in the Rio de Janeiro Grand Slam. Olympic silver medalist in 2008, world champion in 2005 and silver world medalist in 2007, Decosse has in her records also a bronze medal in the IJF Suwon Masters 2010.

“It is more easy to win at home”, she admits reminding her six titles in the Paris tournament. “Although I seem cool for most people, inside me I am very nervous. But I am always confident in my judo. I practice every day and I love competing”, Decosse says.

2. Edith Bosch, NED

3. Yoriko Kunihara, JPN

3. Rasa Sraka, SLO

5. Erica Barbieri, ITA

5. Maria Portela, BRA

5. Juliane Robra, SUI

5. Tomoe Ueno, JPN

-78 kg:

1. Ruika Sato, JPN

The 2008 world junior bronze medalist is starting her career in the senior level. Ruika Sato won bronze in the Grand Slam Tokyo 2009 and could be seen on the podium in the World Cup Sofia (solver), Budapest (bronze) and Düsseldorf Grand Prix (bronze).

“I had a very difficult day with lots of goods opponents. I was very concentrated to win”, Sato says.

2. Akari Ogata, JPN

3. Mayra Aguiar, BRA

3. Audrey Tcheumeo, FRA

5. Kayla Harrison, USA

5. Celine Lebrun, FRA

5. Luise Malzahn, GER

5. Heide Wollert, GER

+78 kg:

1. Lucija Polavder, SLO

The Rio de Janeiro Grand Slam is the third consecutive event in a row with Lucija Polavder on the top of the podium as she won the European Championships and Tunis Grand Prix. Bronze in Beijing Olympic Games and silver in the Rio de Janeiro World Championhips 2007, Polavder is the number one in the world ranking list.

2. Maria Suelen Althamam, BRA

3. Idalis Ortiz, CUB

3. Urszula Sadkowska, POL

5. Qian Qin, CHN

5. Mika Sugimoto, JPN

5. Carola Uilenhoed, NED

5. Vanessa Zambotti, MEX

Reported by Manoela Penna, IJF Media Director

Fonte : www.intjudo.eu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora