Recommended Posts

A vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis, é um transtorno que torna indivíduos obsessivos por atividades físicas como forma de obter o corpo magro e musculoso. Tal transtorno acomete principalmente homens, mas também pode ocorrer em mulheres.

O abuso de atividades físicas pode acarretar em muitos problemas físicos, como lesões musculares, insônia, desinteresse sexual, irritação, fraqueza, má alimentação, entre outros. Apesar de tais prejuízos orgânicos, os vigoréxicos também podem apresentar outros sinais como: sentimento de inferioridade, desmotivação, depressão e outros.

Considerada como um Transtorno Obsessivo Compulsivo, a vigorexia é vista em homens que mesmo estando com muita massa muscular se vêem fracos, magros e esqueléticos. Buscam eliminar completamente alimentos que contenham gorduras e consomem exageradamente proteínas.

A situação de um vigoréxico pode se agravar se buscar em anabolizantes o aumento da massa corpórea, pois esses podem provocar problemas cardiovasculares, câncer de próstata, diminuição dos testículos, etc.

A vigorexia é bastante comparada com a anorexia, pois ambos os transtornos são estimulados pela busca incessante do corpo perfeito que é pregado constantemente pela mídia e sociedade. Somente as magras e os musculosos aos olhos discriminatórios são “bonitos”. Como cada pessoa possui características físicas próprias e sua personalidade própria, não é relevante a idéia de que magreza e músculos são padrões de beleza. Existem pessoas que gostam das gordinhas e dos magrinhos, o que deveria contribuir para a diminuição da “paranóia”.

Ao identificar um vigoréxico, o psiquiatra ou psicólogo pode aplicar medidas que fazem com que o indivíduo se conscientize que a preocupação com o corpo é bem vinda, mas a demasia é prejudicial.

Por Gabriela Cabral

Equipe Brasil Escola

Digamos que tudo mundo que é viciado em academia sofre pelo menos um pouco de vigorexia, em alguns pontos todo mundo se encontra ali...rs

Edited by marcelol13

eu assumo

mas acredito que a minha vigorexia está num estágio muito baixo, de iniciante, mesmo porque eu treino a 34 meses apenas, não tenho nem 70 kgs e como o texto diz "a vigorexia é vista em homens que mesmo estando com muita massa muscular se vêem fracos".

acho que quando a musculação deixa de ser praticada com o objetivo de melhorar a saúde ou então de propiciar um melhor desempenho em alguma outra atividade, já é um indício grande da "doença".

as vezes eu chego a deixar de praticar outros esportes (como boxe, rugby etc...) pra não queimar muita massa magra ... Eu sempre gostei de dar uma corridinha e tals, mas ultimamente tenho pavor em correr pra não perder peso ...

Alguém já passou por isso?

Edited by Adalto

Uma amiga vive me chamando de vigorexico.

Assim como o Adalto eu tambem assumo que apresento uns "sintomas", mas nada preocupante. E no meu caso é mais na dieta mesmo, nao beber refrigerantes e bebidas alcolicas, evitar massas e frituras, eu "conto" as proteinas dos alimentos, enfim na alimentação sou MUITO regrado. Mas isso eu considero mais uma escolha de vida mesmo....

Nada haver! Vigorexia é doença do tipo modelos que morrem de fome ou "meus amigos bombaaaados" que metem ADE no corpo e acham que estão pequenos ainda, se olham no espelho e sentem vergonha do que vêem!

O vigoréxico não escuta o que os outros falam. Se todos falam que ele está magro e ele não vê isto [e não vê!], ele não para de fazer sua dieta e de tentar ficar cada vez mais magro, levando o indivíduo a doença e as vezes a morte.

No meu caso, nunca cheguei a usar anabolizante e não sou eu que falo que sou magro, são os outros rs...

Então deve ser verdade, não tem porque parar de treinar e tentar ficar maior e maior! :lol: :bheh:

Edited by JulianoSaddock

Nada haver! Vigorexia é doença do tipo modelos que morrem de fome ou "meus amigos bombaaaados" que metem ADE no corpo e acham que estão pequenos ainda, se olham no espelho e sentem vergonha do que vêem!

O vigoréxico não escuta o que os outros falam. Se todos falam que ele está magro e ele não vê isto [e não vê!], ele não para de fazer sua dieta e de tentar ficar cada vez mais magro, levando o indivíduo a doença e as vezes a morte.

No meu caso, nunca cheguei a usar anabolizante e não sou eu que falo que sou magro, são os outros rs...

Então deve ser verdade, não tem porque parar de treinar e tentar ficar maior e maior! :lol: :unsure:

Tá misturando vigorexia com anorexia ae

Eu não considero que tenho vigorexia, meus 75kg estão longe do que eu considero "muita massa muscular", para achar que eu sou grande quando não sou.

E outra, discordo quanto aos vigoréxicos procurarem o "corpo perfeito pregado pela mídia", geralmente o pessoal quer ficar gigante mesmo, e isso tá longe do padrão de beleza "ator malhado 34cm de braço".

Tá misturando vigorexia com anorexia ae

Eu não considero que tenho vigorexia, meus 75kg estão longe do que eu considero "muita massa muscular", para achar que eu sou grande quando não sou.

E outra, discordo quanto aos vigoréxicos procurarem o "corpo perfeito pregado pela mídia", geralmente o pessoal quer ficar gigante mesmo, e isso tá longe do padrão de beleza "ator malhado 34cm de braço".

Yts,

Nessa parte que falei tu ta equivocado.... Existe midia tb em musculação de alto nivel, veja ae o Mr Olimpia por ex. tem uma puta midia, WSM tb tem bastante, tem os HW ai do MMA do Boxe que os caras querem ter o mesmo shape.

Midia é uma palavra muito ampla não é só de novelinha da globo, TV brazuca, etc.

Por ex. tem uma galera aqui que tem o "Projeto Arona" uhahuuhahuahauha Estão batalhando pra ficar com o shape do Tiger. uhauhahuauhuhaauh

Edited by Esolf_Merrab

Eu sou frango ainda. Mas acho que tenho isso ai. Eu sou super viciado, fanatico e tal por treino, academia.

Tb sou viciado...se nao treino fico bolado...academia eh minha segunda casa eh lah q eu me sinto ambientado

P.S: Rapaz esse Adônis deve ser grande heim..

Quem tem menos de 90 kilos não pode ser considerado vigoréxico . Pra entrar pra esse seleto clube de loucos tem que ter mais que 90 kg .

Então deve ser verdade, não tem porque parar de treinar e tentar ficar maior e maior! :lol: :wub:

Isso é ANOREXIA , que não tem absolutamente NADA a ver com VIGOREXIA .

Quem tem menos de 90 kilos não pode ser considerado vigoréxico . Pra entrar pra esse seleto clube de loucos tem que ter mais que 90 kg .

Negativo....tem q levar em consideração a altura do cara tbm.

Negativo....tem q levar em consideração a altura do cara tbm.

Meu post foi 100 % irônico , caso vc não tenha percebido .

Óbviamente não precisa de 90 kilos , tem gente que tem 1,65 de altura e 85 kilos e é gigante e totalmente vigoréxico .

E não tem nada de glorioso em ser vigoréxico como o post ironicamente demonstra . Sou vigoréxico e não é que eu me orgulhe disso, pois isso me atrapalha as vezes em algumas áreas da minha vida, mas antes ser vigoréxico do que não ser e ter o shape clássico do brasileiro de 32 de braço com 105 cms de pança .

Yts,

Nessa parte que falei tu ta equivocado.... Existe midia tb em musculação de alto nivel, veja ae o Mr Olimpia por ex. tem uma puta midia, WSM tb tem bastante, tem os HW ai do MMA do Boxe que os caras querem ter o mesmo shape.

Midia é uma palavra muito ampla não é só de novelinha da globo, TV brazuca, etc.

Por ex. tem uma galera aqui que tem o "Projeto Arona" uhahuuhahuahauha Estão batalhando pra ficar com o shape do Tiger. uhauhahuauhuhaauh

Estou me baseando na grande mídia, e também no texto fala sobre sociedade. Mr Olimpia tem mídia? Tem. Mas ínfima comparada à grande mídia. 99% das pessoas acham o shape de um Olympian totalmente bizarro.

Mesmo o shape do Arona, que ainda é pouco perto dos monstrões estilo Mr O, tem muita gente que torce o nariz, diz que é feio, "pra que ficar assim", "muito grande", etc...

Eu por exemplo postei foto do Stallone com quase 65 anos, em outro fórum, dizendo que gostaria de ter esse shape com essa idade

expendables.jpg

E o pessoal me xingou adoidado...

Eu tenho um pouco...

Nem é tanto com treino mas com alimentação. Principalemente proteinas, carne e ovo. Se não tiver pra eu comer a quantidade que quero fico chateado.