Sign in to follow this  
Scolfield

As dez melhores lutas de 2009

Recommended Posts

As dez melhores lutas de 2009

Fernando Kallás

Escolher as melhores lutas de um ano é tarefa ingrata, não só pelas que você é obrigado a deixar de fora, como também pelo critério a ser aplicado. Boas lutas em um ano acontecem dezenas, mas aquelas que marcam a memória são as que mesclam expectativa e relevância com grandes atuações individuais. Não é a toa que das cinco melhores do ano, três são decisões de cinco rounds em grandes eventos. Mas o que seria do esporte sem aquelas onde você não espera muito, em eventos menores ou nas preliminares, e que acabam se tornando clássicos? Conheça algumas das batalhas que aconteceram em 2009, mas serão lembradas por muito tempo:

10 – Paulo Filho venceu Melvin Manhoef, finalização no 1º round (Dream 10)

A luta mais rápida da lista foi também uma das mais emocionantes e certamente a virada do ano. Cercado de tensão e expectativa, o retorno de Paulão após a derrota para Chael Sonnen e a descoberta de seu drama pessoal foi contra um oponente duríssimo, o monstro nocauteador holandês Manhoef. E o brasileiro sentiu o peso da mão do holandês, balançou, mas conseguiu a queda, montou e finalizou com sua marca registrada, o armlock.

09 – Junior PQD venceu Alan Chatubinha, decisão (Rio FC 2)

A maior prova de que eventos pequenos podem render lutas excelentes se o trabalho de casamento de lutas for bem feito. Alan Chatubinha e Junior PQD deixaram o coração no ringue, numa batalha monstruosa e muito equilibrada, que acabou com os dois literalmente desmaiados dentro do ringue, tendo que sair carregados por ambas as equipes.

08 – Hideo Tokoro venceu Abe Cullum, Finalização no 2º round (DREAM.9)

Na melhor luta do GP dos Plumas do Dream, Tokoro e Cullum fizeram um combate eletrizante, disputadíssimo no chão, onde ambos conseguiram escapadas inacreditáveis de finalizações encaixadas. No final, Tokoro conseguiu um estrangulamento relâmpago que terminou o melhor combate do Dream em 2009.

07 - Fábio Maldonado venceu Vitor Miranda, decisão (Bitetti Combat 4)

A luta que deixou o Maracanãzinho de pé no retorno do MMA a um dos templos do esporte brasileiro. Trocação franca, provocações e emoção à flor da pele dentro e fora do ringue. Quem foi ver Pedro Rizzo, Paulão, Arona e Ninja, acabou ganhando um belo bônus com essa que foi a luta da noite e a melhor do ano em solo brasileiro.

06 – Miguel Torres venceu Takeya Mizugaki, decisão (WEC 40)

Um grande exemplo da importância das lutas por título serem disputadas em 5 rounds. O pupilo de Carlson Gracie e então campeão dos galos do WEC, Miguel Torres, encontrou grande dificuldade nos primeiros dois rounds de um embate que se desenvolveu quase que totalmente em pé. Mas, a partir do 3º round, mesmo com o rosto castigado, começou a tomar o controle da luta e conseguiu uma virada fantástica, dominando o restante do combate.

05 – Lyoto Machida venceu Maurício Shogun, decisão (UFC 104)

Tensão, drama, emoção e polêmica. A melhor disputa de cinturão do UFC no ano teve todos os ingredientes de um clássico que já tinha revanche imediata confirmada minutos após o gongo final. O até então não só invencível, mas praticamente intocável campeão, Lyoto Machida, foi surpreendido por um Mauríco Shogun maduro e muito bem preparado, com uma estratégia clara e muito bem seguida até o fim. O equilíbrio foi a marca de toda a luta e o resultado foi o mais polêmico e contestado do ano, pela importância da luta. Por cinco assaltos, Lyoto e Shogun honraram aquele que é o melhor e mais competitivo peso do UFC e provaram que o Brasil tem hoje os dois melhores meio-pesados do planeta.

04 – Gilbert Melendez venceu Josh Thomson, decisão (Strikeforce: Evolution)

A poucos dias do fim do ano, o esperado retorno de Josh Thomson na revanche pelo cinturão do Strikeforce foi a última luta a entrar para a lista das melhores do ano. Disputada a 100 km/h com trocação franca e uma raça impressionante de ambos os atletas, Melendez levou a melhor em quase toda a luta, mas Thomson mostrou que mesmo depois de um longo período afastado por lesões, a inatividade pode ser superada com o coração. Partiu pra dentro, deu a cara a tapa e buscou a vitória até o fim, protagonizando alguns dos melhores momentos de trocação de 2009.

03 - Diego Sanchez venceu Clay Guida, decisão (UFC TUF 9 Finale)

Em uma luta frenética e violenta, Guida e Sanchez trocaram bombas e fizeram do 1º round dessa batalha campal o round do ano. No resto da luta, o ritmo não caiu, com Diego Sanchez castigando Guida com cotoveladas de dentro da guarda e sucessivas tentativas de finalização, vencendo uma guerra que passou uma mão de tinta vermelha no tatame do octagon.

02 - Ben Henderson venceu Donald “Cowboy” Cerrone, decisão (WEC 43)

Eles são menos famosos, divulgados e valorizados do que os “irmãos” maiores do UFC, mas, se existiu uma certeza em 2009, foi a de que eventos do WEC são garantia de espetáculo. Dalí saíram não apenas o atleta, em José Aldo Jr., como duas das 10 melhores lutas do ano, além de outras batalhas que quase entraram na lista como Scott Jorgensen x Antonio Banuelos (WEC 41), Donald Cerrone x Jamie Varner (WEC 38), Mike Brown x Urijah Faber (WEC 41), provando a teoria de que, mesmo menos valorizados do que os grandalhões, é entre os levinhos que existe a maior probabilidade de show. Seis das 10 lutas de 2009 foram entre pesos leves, plumas e galos. E Henderson e Cerrone fizeram uma das lutas mais tensas do ano, com Henderson colocando pra baixo e tentando trabalhar o ground and pound e Cerrone, da guarda e das tentativas de queda, tentando finalização atrás de finalização. Quatro delas, dois estrangulamentos fechados no 1º e 4º assaltos e duas chaves de braço no 5º, pareciam que iriam finalizar a luta, mas Henderson escapou nem ele sabe como, mostrando uma flexibilidade extraterrestre. O único ponto negativo foi a decisão dos juízes de darem a vitória para Henderson, um dos resultados mais polêmicos e contestados do ano, ao lado de Lyoto x Shogun, mostrando a incapacidade de certos árbitros americanos de entender o jogo agarrado e na guarda, quando um lutador tem controle do combate mesmo estando com as costas no chão.

01 - Rodrigo Minotauro venceu Randy Couture, decisão (UFC 104)

A luta do ano foi um embate épico que era esperado há anos, entre dois dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos. Trocação franca e aberta, duelo incansável no chão e recorde de audiência na TV com o Brasil vibrando ao lado do maior ídolo do país nesse jovem esporte. Uma luta que será lembrada como uma das mais importantes e emocionantes da história do UFC.

Menções honrosas:

Rich Franklin x Wanderlei Silva (UFC 99)

Nate Quarry x Tim Credeur (UFN 19)

Yoshihiro Akiyama x Alan Belcher (UFC 100)

Benji Radach x Scott Smith (Strikeforce: Shamrock vs. Diaz)

Mach Sakurai x Marius Zaromskis (Dream 10)

Martin Kampmann x Carlos Condit (UFN 18)

Mike Brown x Urijah Faber (WEC 41)

Scott Jorgensen x Antonio Banuelos (WEC 41)

Donald Cerrone x Jamie Varner (WEC 38)

Mac Danzig x Josh Neer (UFN 17)

Tyson Griffin x Rafael Dos Anjos, (UFN 18)

Carlos Condit x Jake Ellenberger, (UFN 19)

http://www.portaldovt.com.br/pt/?channel=2&id=1289

Eu sei que ta cedo, mas esperando anciosamente para saber a opinião daqueles que metem o pau nos americanos quando escolhem eles mesmo na lista top 10.

Guest Saulojiujitsu

A luta do Bj e sanchez entraria nessa listafacil...

E pq nao a ultima do Cung lee??

Cadê Anderson x Forrest? nem nas menções honrosas?

Edited by Braco

Guest KratosCS

Luta de um homen só? Não foi uma luta aonde 2 lutadores a qualquer momento poderiam definir a luta e sim uma luta humilhante.Por sinal boa lista.

Luta de um homen só? Não foi uma luta aonde 2 lutadores a qualquer momento poderiam definir a luta e sim uma luta humilhante.Por sinal boa lista.

Exato, foi humilhante. Nunca vi nada parecido dentro do octagon. Ainda mais por ser contra um ex-campeão, ou seja, um cara top de linha. Na minha humilde opinião, uma apresentação histórica.

Essa luta foi a que mais me surpreendeu no ano, até pelas expectativas de enfrentar um ex-campeão da categoria LHW. Foi um solo do Anderson.

Mas como o KratosCS disse, a luta foi de um homem só. As outras que o Kallas postou foram lutas muito boas, talvez incluísse aí GSP x BJ Penn, ocorrida no início do ano.

acho que faltou aí wand x lidell...

foi um bom combate...

Essa luta do Wand foi no final de 2007 :wacko:

Guest King_Unnamed

Sem noção essa lista..

Acho que pesou muito alguns princípios pessoais do Kallas... explico:

Maldonato vs Vitor Miranda não foi uma grande luta... Maldonato levou varios golpes e pra justificar as boas investidas do Vitor ele ficava provocando mas parecia mais umaluta de 2 atletas amadores semgás se batendo em cima de um tablado..

Lyoto vs Shogun não entraria nem em uma listados top 30... O que vimos de tão empolgante nessa luta??? Um Shogun que todos acreditariam estar fora de forma enfrentando um cara que vinha de 2 nocautes espetaculares.. Lyoto recuava e soltava golpes desesperados sem que o Shogun se abalasse e no máximo montava uma guarda um pouco mais fechada.. Shogun então corriam no octo pra pegar o Lyoto que corria. Shogun no final decidiu se resguardar achando que játinha vencido a luta e o Lyoto sem armas ficou na dele..

Só acha essa melhor luta quem faz parte da equipe de um dos dois.

Minota vs Randy foi eleita a melhor luta pelo peso que ambos os atletas tem né??? digo que ela estaria no meu top 5 mas não em primeiro.

-------------

Pra mim, a luta do Lyoto vs Rashad foi a 2° melhor por tudo que ela levantou... Luta pelo titulo, 2 lutadores duros e invictos que vinha de vitórias por nocautes.. enfim....

Uma pessoa em sã consciencia colocaria Anderson vs Forrest em 1°.... A forma como o Anderson lutou marcou história.. nem em filme se viu algo parecido. Maior evento do mundo, contra um ex-campeao e um dos mais duros atletas da categoria... umaluta numa categoria acima da dele..

3° Aldo vs Mike Brown... pela importância, pela forma que foi...

Faltou Fedor vs Rogers... :blink: ...zueira...

Lista do "carvalho"!!!!...gostei...

mas faltou msm essa última do BJ Penn vs Sanchez...lutaça!!!

Guest Shaolin B. Navigtor

eu discordo de umas 4 ou cinco lutas q nem estariam ai !!!!

Boas...

Sei que pouco participo postando, mas, leio bastante.

E o motivo de meu post, é de navegar contra a maré, (como costumo fazer no OFF).

Sinceramente, respeito que achou uma grande luta do Couture e Minotauro, mas, pra mim, foi mais uma luta coração que qualquer outra coisa.

Acho que os dois são/(foram) apenas lembranças de lutadores de outrora, maior exemplo disso foi a luta do Couture contra o Vera... ...dessa forma, entendo os votos pra essa luta, pela idolatria do ícone brasileiro, mas, não vejo essa luta toda, sei lá, talvez seja a minha mania de ir contra a maré.

Até.