Sign in to follow this  
Scolfield

As dez melhores lutas de 2009

Recommended Posts

As dez melhores lutas de 2009

Fernando Kallás

Escolher as melhores lutas de um ano é tarefa ingrata, não só pelas que você é obrigado a deixar de fora, como também pelo critério a ser aplicado. Boas lutas em um ano acontecem dezenas, mas aquelas que marcam a memória são as que mesclam expectativa e relevância com grandes atuações individuais. Não é a toa que das cinco melhores do ano, três são decisões de cinco rounds em grandes eventos. Mas o que seria do esporte sem aquelas onde você não espera muito, em eventos menores ou nas preliminares, e que acabam se tornando clássicos? Conheça algumas das batalhas que aconteceram em 2009, mas serão lembradas por muito tempo:

10 – Paulo Filho venceu Melvin Manhoef, finalização no 1º round (Dream 10)

A luta mais rápida da lista foi também uma das mais emocionantes e certamente a virada do ano. Cercado de tensão e expectativa, o retorno de Paulão após a derrota para Chael Sonnen e a descoberta de seu drama pessoal foi contra um oponente duríssimo, o monstro nocauteador holandês Manhoef. E o brasileiro sentiu o peso da mão do holandês, balançou, mas conseguiu a queda, montou e finalizou com sua marca registrada, o armlock.

09 – Junior PQD venceu Alan Chatubinha, decisão (Rio FC 2)

A maior prova de que eventos pequenos podem render lutas excelentes se o trabalho de casamento de lutas for bem feito. Alan Chatubinha e Junior PQD deixaram o coração no ringue, numa batalha monstruosa e muito equilibrada, que acabou com os dois literalmente desmaiados dentro do ringue, tendo que sair carregados por ambas as equipes.

08 – Hideo Tokoro venceu Abe Cullum, Finalização no 2º round (DREAM.9)

Na melhor luta do GP dos Plumas do Dream, Tokoro e Cullum fizeram um combate eletrizante, disputadíssimo no chão, onde ambos conseguiram escapadas inacreditáveis de finalizações encaixadas. No final, Tokoro conseguiu um estrangulamento relâmpago que terminou o melhor combate do Dream em 2009.

07 - Fábio Maldonado venceu Vitor Miranda, decisão (Bitetti Combat 4)

A luta que deixou o Maracanãzinho de pé no retorno do MMA a um dos templos do esporte brasileiro. Trocação franca, provocações e emoção à flor da pele dentro e fora do ringue. Quem foi ver Pedro Rizzo, Paulão, Arona e Ninja, acabou ganhando um belo bônus com essa que foi a luta da noite e a melhor do ano em solo brasileiro.

06 – Miguel Torres venceu Takeya Mizugaki, decisão (WEC 40)

Um grande exemplo da importância das lutas por título serem disputadas em 5 rounds. O pupilo de Carlson Gracie e então campeão dos galos do WEC, Miguel Torres, encontrou grande dificuldade nos primeiros dois rounds de um embate que se desenvolveu quase que totalmente em pé. Mas, a partir do 3º round, mesmo com o rosto castigado, começou a tomar o controle da luta e conseguiu uma virada fantástica, dominando o restante do combate.

05 – Lyoto Machida venceu Maurício Shogun, decisão (UFC 104)

Tensão, drama, emoção e polêmica. A melhor disputa de cinturão do UFC no ano teve todos os ingredientes de um clássico que já tinha revanche imediata confirmada minutos após o gongo final. O até então não só invencível, mas praticamente intocável campeão, Lyoto Machida, foi surpreendido por um Mauríco Shogun maduro e muito bem preparado, com uma estratégia clara e muito bem seguida até o fim. O equilíbrio foi a marca de toda a luta e o resultado foi o mais polêmico e contestado do ano, pela importância da luta. Por cinco assaltos, Lyoto e Shogun honraram aquele que é o melhor e mais competitivo peso do UFC e provaram que o Brasil tem hoje os dois melhores meio-pesados do planeta.

04 – Gilbert Melendez venceu Josh Thomson, decisão (Strikeforce: Evolution)

A poucos dias do fim do ano, o esperado retorno de Josh Thomson na revanche pelo cinturão do Strikeforce foi a última luta a entrar para a lista das melhores do ano. Disputada a 100 km/h com trocação franca e uma raça impressionante de ambos os atletas, Melendez levou a melhor em quase toda a luta, mas Thomson mostrou que mesmo depois de um longo período afastado por lesões, a inatividade pode ser superada com o coração. Partiu pra dentro, deu a cara a tapa e buscou a vitória até o fim, protagonizando alguns dos melhores momentos de trocação de 2009.

03 - Diego Sanchez venceu Clay Guida, decisão (UFC TUF 9 Finale)

Em uma luta frenética e violenta, Guida e Sanchez trocaram bombas e fizeram do 1º round dessa batalha campal o round do ano. No resto da luta, o ritmo não caiu, com Diego Sanchez castigando Guida com cotoveladas de dentro da guarda e sucessivas tentativas de finalização, vencendo uma guerra que passou uma mão de tinta vermelha no tatame do octagon.

02 - Ben Henderson venceu Donald “Cowboy” Cerrone, decisão (WEC 43)

Eles são menos famosos, divulgados e valorizados do que os “irmãos” maiores do UFC, mas, se existiu uma certeza em 2009, foi a de que eventos do WEC são garantia de espetáculo. Dalí saíram não apenas o atleta, em José Aldo Jr., como duas das 10 melhores lutas do ano, além de outras batalhas que quase entraram na lista como Scott Jorgensen x Antonio Banuelos (WEC 41), Donald Cerrone x Jamie Varner (WEC 38), Mike Brown x Urijah Faber (WEC 41), provando a teoria de que, mesmo menos valorizados do que os grandalhões, é entre os levinhos que existe a maior probabilidade de show. Seis das 10 lutas de 2009 foram entre pesos leves, plumas e galos. E Henderson e Cerrone fizeram uma das lutas mais tensas do ano, com Henderson colocando pra baixo e tentando trabalhar o ground and pound e Cerrone, da guarda e das tentativas de queda, tentando finalização atrás de finalização. Quatro delas, dois estrangulamentos fechados no 1º e 4º assaltos e duas chaves de braço no 5º, pareciam que iriam finalizar a luta, mas Henderson escapou nem ele sabe como, mostrando uma flexibilidade extraterrestre. O único ponto negativo foi a decisão dos juízes de darem a vitória para Henderson, um dos resultados mais polêmicos e contestados do ano, ao lado de Lyoto x Shogun, mostrando a incapacidade de certos árbitros americanos de entender o jogo agarrado e na guarda, quando um lutador tem controle do combate mesmo estando com as costas no chão.

01 - Rodrigo Minotauro venceu Randy Couture, decisão (UFC 104)

A luta do ano foi um embate épico que era esperado há anos, entre dois dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos. Trocação franca e aberta, duelo incansável no chão e recorde de audiência na TV com o Brasil vibrando ao lado do maior ídolo do país nesse jovem esporte. Uma luta que será lembrada como uma das mais importantes e emocionantes da história do UFC.

Menções honrosas:

Rich Franklin x Wanderlei Silva (UFC 99)

Nate Quarry x Tim Credeur (UFN 19)

Yoshihiro Akiyama x Alan Belcher (UFC 100)

Benji Radach x Scott Smith (Strikeforce: Shamrock vs. Diaz)

Mach Sakurai x Marius Zaromskis (Dream 10)

Martin Kampmann x Carlos Condit (UFN 18)

Mike Brown x Urijah Faber (WEC 41)

Scott Jorgensen x Antonio Banuelos (WEC 41)

Donald Cerrone x Jamie Varner (WEC 38)

Mac Danzig x Josh Neer (UFN 17)

Tyson Griffin x Rafael Dos Anjos, (UFN 18)

Carlos Condit x Jake Ellenberger, (UFN 19)

http://www.portaldovt.com.br/pt/?channel=2&id=1289

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu sei que ta cedo, mas esperando anciosamente para saber a opinião daqueles que metem o pau nos americanos quando escolhem eles mesmo na lista top 10.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest Saulojiujitsu

A luta do Bj e sanchez entraria nessa listafacil...

E pq nao a ultima do Cung lee??

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cadê Anderson x Forrest? nem nas menções honrosas?

Edited by Braco

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest KratosCS
Cadê Anderson x Forrest? nem nas menções honrosas?

Luta de um homen só? Não foi uma luta aonde 2 lutadores a qualquer momento poderiam definir a luta e sim uma luta humilhante.Por sinal boa lista.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Luta de um homen só? Não foi uma luta aonde 2 lutadores a qualquer momento poderiam definir a luta e sim uma luta humilhante.Por sinal boa lista.

Exato, foi humilhante. Nunca vi nada parecido dentro do octagon. Ainda mais por ser contra um ex-campeão, ou seja, um cara top de linha. Na minha humilde opinião, uma apresentação histórica.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Cadê Anderson x Forrest? nem nas menções honrosas?

Essa luta foi a que mais me surpreendeu no ano, até pelas expectativas de enfrentar um ex-campeão da categoria LHW. Foi um solo do Anderson.

Mas como o KratosCS disse, a luta foi de um homem só. As outras que o Kallas postou foram lutas muito boas, talvez incluísse aí GSP x BJ Penn, ocorrida no início do ano.

acho que faltou aí wand x lidell...

foi um bom combate...

Essa luta do Wand foi no final de 2007 :wacko:

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest King_Unnamed

Sem noção essa lista..

Acho que pesou muito alguns princípios pessoais do Kallas... explico:

Maldonato vs Vitor Miranda não foi uma grande luta... Maldonato levou varios golpes e pra justificar as boas investidas do Vitor ele ficava provocando mas parecia mais umaluta de 2 atletas amadores semgás se batendo em cima de um tablado..

Lyoto vs Shogun não entraria nem em uma listados top 30... O que vimos de tão empolgante nessa luta??? Um Shogun que todos acreditariam estar fora de forma enfrentando um cara que vinha de 2 nocautes espetaculares.. Lyoto recuava e soltava golpes desesperados sem que o Shogun se abalasse e no máximo montava uma guarda um pouco mais fechada.. Shogun então corriam no octo pra pegar o Lyoto que corria. Shogun no final decidiu se resguardar achando que játinha vencido a luta e o Lyoto sem armas ficou na dele..

Só acha essa melhor luta quem faz parte da equipe de um dos dois.

Minota vs Randy foi eleita a melhor luta pelo peso que ambos os atletas tem né??? digo que ela estaria no meu top 5 mas não em primeiro.

-------------

Pra mim, a luta do Lyoto vs Rashad foi a 2° melhor por tudo que ela levantou... Luta pelo titulo, 2 lutadores duros e invictos que vinha de vitórias por nocautes.. enfim....

Uma pessoa em sã consciencia colocaria Anderson vs Forrest em 1°.... A forma como o Anderson lutou marcou história.. nem em filme se viu algo parecido. Maior evento do mundo, contra um ex-campeao e um dos mais duros atletas da categoria... umaluta numa categoria acima da dele..

3° Aldo vs Mike Brown... pela importância, pela forma que foi...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faltou Fedor vs Rogers... :blink: ...zueira...

Lista do "carvalho"!!!!...gostei...

mas faltou msm essa última do BJ Penn vs Sanchez...lutaça!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest Shaolin B. Navigtor

eu discordo de umas 4 ou cinco lutas q nem estariam ai !!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas...

Sei que pouco participo postando, mas, leio bastante.

E o motivo de meu post, é de navegar contra a maré, (como costumo fazer no OFF).

Sinceramente, respeito que achou uma grande luta do Couture e Minotauro, mas, pra mim, foi mais uma luta coração que qualquer outra coisa.

Acho que os dois são/(foram) apenas lembranças de lutadores de outrora, maior exemplo disso foi a luta do Couture contra o Vera... ...dessa forma, entendo os votos pra essa luta, pela idolatria do ícone brasileiro, mas, não vejo essa luta toda, sei lá, talvez seja a minha mania de ir contra a maré.

Até.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this