Entre para seguir isso  
marionetoo

Entrevista com Braulio Estima

Recommended Posts

É com muita satisfação que o Fight2Live traz uma entrevista com o nome mais comentado do mundo do Grappling no ano de 2009, trata-se de Braulio Estima. Campeão do ADCC 2009, a fera da Gracie Barra relembra o seu início no Jiu-Jitsu, planos para 2010, MMA, Família e muito mais.

Confira a entrevista exclusiva.

Braulio nos conte como começou a sua relação com o Jiu-Jitsu? Lembra do primeiro dia em que vestiu um Kimono?

Aos 9 anos de idade eu comecei a praticar Judô, infelizmente meu professor Alex faleceu em um acidente de moto, então fiquei um pouco frustrado e parei com os treinos. Em 1996, aos 16 anos aconteceu a minha primeira relação com o Jiu-Jitsu através de um amigo, o Fernando Cavalcanti, o qual era parceiro de treino no Judô.

Me lembro muito bem que peguei emprestado um kimono usado de um outro amigo que terminei pagando o equivalente a 30 reais pela parte de cima (risos), parecia um molambo, até quando o meu avô me deu o meu primeiro kimono.

O que o Jiu-Jitsu te ensinou como homem?

Na minha opinião, o seu temperamento e caráter reflete no seu jiu jitsu, e assim você se redescobre e um ajuda o outro na jornada da vida.

Você pode notar bem se o cara é um cara paciente ou não, ou quando o cara se desespera em uma situação inesperada. Muito engraçado isso, mas se você parar pra notar, a forma de lutar o jiu jitsu pode te dar uma grande lição de vida.

Nunca abandonar uma posição segura sem estar certo de que onde você esta indo é melhor ou tão seguro quanto, se está em uma situação ruim não se desesperar, tentar se acalmar e tentar não deixar a situação ficar pior. A pressa é a inimiga da perfeição. Errar é muito importante para você se outro descobrir,,, e assim vai. Jiu-jitsu pra mim é um estilo de vida. Meus melhores amigos conheci no tatame e me ensinaram muitas coisas como pessoa.

Como você espera que o nome Braulio Estima seja lembrado no Jiu-jitsu?

Como um exemplo de que determinação e disciplina. São coisas fundamentais pra conquista de qualquer objetivo. Quando comecei jiu-jitsu o faixa preta mais próximo morava no rio. O meu professor e amigo José Radiola era faixa azul e ele tem um grande mérito nisso também , e foi ele que me mostrou a importância da determinação.

Braulio Estima se espelha em alguém? Tem algum ídolo no Jiu-Jitsu? E no MMA?

Eu me espelho nos melhores lutadores de jiu-jitsu, em geral procuro sempre adaptar posições as quais eles fazem de melhor. Embora muitos lutadores me inspiram, Deus é o meu ídolo.

O caminho natural para quem vive da luta, hoje, está em torno do MMA. Você tem vontade de lutar MMA? Tivemos agora há pouco tempo o caso do Marcelinho que migrou para o MMA, fez uma luta e acabou parando, sentiu que não era a "praia" dele...

Sim, lógico. Vejo o MMA como um desafio de pôr a minha arte em prática. Muitos se dão bem, outros não. Isso é normal. Com certeza eu vou experimentar e ver no que vai dar. O que eu amo é Jiu-Jitsu, treino onde estiver, até em férias se tiver uma academia eu pinto por lá, sou viciado. Já o MMA vai ser um desafio que quero ter.

Falando em MMA, você já teve algum contato com eventos que promovem o MMA?

Sim, todo mês recebo ligações, mas tenho um empresário que esta tomando conta disso. A hora certa vai chegar, mas tem que ser paciente e estar preparado para o dia D.

Hoje em dia, o foco do MMA está nos EUA, mas lá eles ainda estão começando a entender como que funciona um lutador de jiu-jitsu que migra para o MMA. Seria mais interessante você ir lutar no Japão, como fez o Marcelinho e o Roger Gracie?

Lutarei onde a relação entre eu e o evento for melhor.

Quem foi o maior campeão absoluto da história do Jiu-Jitsu?

Roger Gracie, sem dúvidas.

Fernando Tererê, um dos nomes mais importantes da história do Jiu-Jitsu, está passando pelo adversário mais difícil da carreira dele, as drogas. Qual mensagem de apoio você deixaria para ele?

Você acha que a imprensa especializada está fazendo a parte dela? Por tudo que o Tererê fez pelo jiu-jitsu, você acha que eles estão correspondendo hoje?

Cara, o Tererê é um fenômeno , infelizmente um grande desperdício pro mundo da luta.

Acho que a imprensa, atletas e amigos estão fazendo a parte deles, agora é só esperar que o Tererê faça a dele. Nao é fácil, mas não adianta o mundo inteiro querer ajudar se o Tererê não estiver disposto a sair dessa.

Torço pra ele dar a volta por cima. O Tererê pra mim está entre os 10 melhores lutadores de todos os tempos.

Como é o seu treinamento? Seu dia–a-dia.

Sempre estou treinando jiu-jitsu, todos os dias. E quando tem competições eu foco na preparação física e aumento o ritmo de treinos.

Você já passou por algum momento de dificuldade no jiu-jitsu?

Sim, vários. O principal foi a minha cirurgia no joelho, em fevereiro de 2008. Mas graças a Deus estou de volta.

Qual a diferença entre você perder ou seu irmão perder uma luta?

Em termos de tristeza é o equivalente. Em termos de raiva, quando eu perco. Mas antes e durante a luta eu fico mais nervoso quando estou assistindo o meu irmão lutar.

Vi em uma entrevista que você se declarou preguiçoso em relação aos treinamentos. O que você costuma pensar em momentos de preguiça? De onde vem o estímulo?

Isso foi um exagero meu (risos). Na hora saiu isso. O que eu quis foi passar uma mensagem de que mesmo sem estar a fim de treinar, ou quando estamos todo dolorido do dia anterior, temos que levantar e ir à forca, pois depois seremos recompensados.

Eu sempre treino bastante antes das competições, mas temos que ter um sistema, uma agenda, uma estrutura, e seguir a risca tipo um trabalho qualquer. Se o expediente começa as sete da manha, as sete da manha temos que estar lá. Pra me estimular, fora a minha cabeça, procuro ter um personal trainer sempre me puxando ao máximo.

Em relação ao ADCC, você foi campeão do peso (88kg) e absoluto. Como foi a sensação de ser campeão do evento de grappling mais famoso do mundo? A ficha já caiu? Valeu à pena superar a preguiça?

A sensação foi inacreditável! Não tão diferente das outras grandes competições que fiz, mas pelo fato de como decorreu, sem levar nenhum ponto e finalizando todas as finais. Foi muito gratificante e com certeza os meus personal trainers foram fundamentais para isso, para me tirar da cama as 6:30 da manhã.

A ficha só cai quando eu falo sobre o evento. Sou um cara muito pé no chão, quem vive de passado é museu (risos), estou ligado no que vem pela frente. O mundial de jj vai ser o bicho, não vejo a hora... Vem surpresa por aí.

Agora no próximo ADCC você lutará com o Jacaré, que foi o campeão da super luta derrotando o Robert Drysdale, Vai se satisfazer lutando só a super luta?

Como falei antes, eu acho um pouco injusto isso. Eu amo lutar, e lutando só uma vez não temos a chance de mostrar o nosso jiu-jitsu contra oponentes diferentes. O dinheiro não é o mais importante pra mim. Com certeza vou ficar me mordendo pra lutar contra os outros. O Jacaré não teve a chance de lutar contra Xande, Marcelinho, André Galvão, Vinicius Magalhaes, Rafael Lovato...

Como é o Braulio pai? Curtindo muito o filho?

Muito! Ele é muito fofinho, sorridente... Vai ser um cara de alto astral. Ser pai é uma sensação inexplicável, só sendo pra saber. Isso faz eu apreciar tudo o que os meus paz fizeram por mim.

Como foi realizar o British Open e o NO-GI British open?

Foi um desafio e uma responsabilidade que botei a minha frente. As competições aqui no Inglaterra eram muito desorganizadas, muita gente pensando em fazer dinheiro e não se preocupando com os atletas. Poucas áreas, poucos árbitros e nenhum coordenador de área. Muito ruim para o desenvolvimento do campeonato, assim muitos atletas que esperavam lutar às 11 da manhã terminavam indo pra casa às 5 da tarde sem ser chamado ainda. Pra se fazer um bom campeonato tem que se gastar, então não me preocupei com retorno financeiro e fiz um campeonato no nível da confederação, e hoje se tornou um marco na historia do jiu-jitsu no reino unido.

Braulio, naquele mundial de jiu-jitsu nos Emirados, a final contra o Tarsys Humphreys foi cheio de polêmicas. Nos conte exatamente como você viu aquela luta?

Bem o que ocorreu foi que o juiz era muito verde e despreparado. Foi comentado antes que teriam três árbitros nas finais, mas o que realmente aconteceu foi que ninguém do evento sabia que já era a final (risos). Já eram 2 da manhã, então o árbitro que era pra ser o Zé Marcelo, cara que é experiente, nem sabia que era a final então é isso. Com o Fábio Gurgel gritando do lado, quando você não sabe muito o que esta se passando, termina sendo influenciado. O que aconteceu é que eu raspei o Tarsys, daí comecei a tentar a passar, mas ele ficou em posição defensiva, então não pude desenvolver o jogo e o Fábio gritando do lado fez com que o juiz me desse punição, me forçando a abrir o jogo nos últimos 30 segundos. Sem opção, tive que soltar as pegadas pra mostrar que ele é quem tava amarrando, e ele aplicou um raspagem a qual deveria ser segura por 3 segundos. Mesmo eu batendo e voltando na mesma hora o juiz marcou os pontos fazendo com que o Tarsys ganhasse por uma vantagem.

Mas é isso. Passado é passado, Na próxima vez não vou depender dos juízes.

Quais seu planos para 2010?

Fazer um tour pelos Estados Unidos de seminários e lutar tudo.

Um bate bola

Jiu-Jitsu: estilo de vida

Braulio Estima: perseverança

Vitor Estima: melhor amigo

Roger Gracie: grande amigo e o melhor lutador de jiu -itsu do mundo

Finalização mais bonita: arm-lock helicóptero

Ainda na faixa-marrom, Braulio finaliza Ryan Gregg com sua finalização favorita no pan americano de 2003

Fãs: gratificante e inspiradores

Deixe um recado para galera do Fight2Live e para os fãs.

Queria agradecer a oportunidade da entrevista e que tenham um excelente natal e um ano novo de muito sucesso

Se você tem altos e baixos nos treinos, vá se acostumando, pois eles não desaparecem. Isso faz parte da evolução no jiu-jitsu.

Valeeeeeeu.

Fonte: http://www.fight2live.net/home/index.php?o...p;Itemid=100002

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

show de bola, a luta contra o tarsys foi foda, tive a impressao q foi vencida no grito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na minha opinião, o seu temperamento e caráter reflete no seu jiu jitsu, e assim você se redescobre e um ajuda o outro na jornada da vida.

isso é verdade

Nunca abandonar uma posição segura sem estar certo de que onde você esta indo é melhor ou tão seguro quanto, se está em uma situação ruim não se desesperar, tentar se acalmar e tentar não deixar a situação ficar pior. A pressa é a inimiga da perfeição. Errar é muito importante para você se outro descobrir,,, e assim vai. Jiu-jitsu pra mim é um estilo de vida. Meus melhores amigos conheci no tatame e me ensinaram muitas coisas como pessoa.

2

Bem o que ocorreu foi que o juiz era muito verde e despreparado. Foi comentado antes que teriam três árbitros nas finais, mas o que realmente aconteceu foi que ninguém do evento sabia que já era a final (risos). Já eram 2 da manhã, então o árbitro que era pra ser o Zé Marcelo, cara que é experiente, nem sabia que era a final então é isso. Com o Fábio Gurgel gritando do lado, quando você não sabe muito o que esta se passando, termina sendo influenciado. O que aconteceu é que eu raspei o Tarsys, daí comecei a tentar a passar, mas ele ficou em posição defensiva, então não pude desenvolver o jogo e o Fábio gritando do lado fez com que o juiz me desse punição, me forçando a abrir o jogo nos últimos 30 segundos. Sem opção, tive que soltar as pegadas pra mostrar que ele é quem tava amarrando, e ele aplicou um raspagem a qual deveria ser segura por 3 segundos. Mesmo eu batendo e voltando na mesma hora o juiz marcou os pontos fazendo com que o Tarsys ganhasse por uma vantagem.

:rolleyes:

boa sorte GB-filial Bahia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PARABÉNS BRAULIO

Editado por PMCD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado TONY VIEIRA

Congratulations carcará Gracie Barra!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso