quio

Membros
  • Content Count

    11
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by quio


  1. E aí? No que deu? Fotos, imagens, vídeos youtube? Algum texto gerado?

    Fórum derruba mitos em torno do Gracie jiu-jitsu

    Fim dos mitos

    Aconteceu em Abril em Igaratá-Sp o Fórum sobre História do Jiu Jitsu e Vale Tudo no Brasil. Apesar de aparentemente ser um tema amplamente conhecido, o encontro foi proposto pelo pesquisador Fabio Quio Takao devido à grande quantidade de novas descobertas que, se não muda por completo a história do Jiu Jitsu e Vale Tudo, derruba vários mitos, trazem a tona vários nomes omitidos revelando atitudes questionáveis de alguns heróis consagrados.

    O Fórum contou com palestras de Luiz Otavio Laydner, Marcial Serrano e Takao, que estão entre os principais pesquisadores da atualidade. Segundo Takao: “O objetivo do Fórum foi compartilhar e disseminar as novas descobertas para os Mestres e professores, que farão o papel de multiplicadores entre suas equipes. As principais fontes de pesquisa da internet, como sites das federações e de grandes equipes, contam uma história um tanto incorreta e recheada de mitos desde a saída do Conde Koma do Japão até a criação e popularização do Vale Tudo no Brasil.”

    O mais importante é frisar que a análise fria e imparcial dos fatos não diminuiu em momento algum o pioneirismo e o valor dos envolvidos, ao contrário, traça um perfil mais verossímil de Maeda, Carlos e Hélio, dentre outros, dando identidade, sentimentos e imperfeições humanas para esses personagens. Além disso, nomes que foram omitidos, passam a fazer parte dessa epopéia que foi a criação e consolidação do Vale Tudo e posteriormente o MMA.

    Os pesquisadores, todos faixas pretas de Jiu Jitsu, deixam claro que, acima de tudo, são admiradores da arte que praticam e dos protagonistas que pesquisam. O próprio Serrano, que adota um tom mais polêmico e crítico, acrescenta: “Para mim foi uma surpresa, quando pesquisando alguns personagens para inclui-los na obra que há mais de sete anos venho elaborando, o “Gênesis do Jiu-Jítsu”, consegui reunir de forma cronológica diversos artigos sobre Géo Omori, Carlos Gracie, George Gracie, Hélio Gracie Yassuiti Ono, Naoiti Ono, Takeo Yano e outros que totalizaram aproximadamente 1.500 reportagens da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (considerada pela “UNESCO”, como a sétima maior do mundo em acervos históricos) e que davam a dimensão exata de como tudo se passou.”

    Ainda segundo Serrano: “Enfim, o que fazer com todas essas pesquisas que modificavam radicalmente a história contada pelos Gracie e que resgataria definitivamente outros protagonistas e coadjuvantes mais importantes na história da arte, tanto ou até mais do que os próprios Gracie? Cabe agora revelarmos as fontes das pesquisas, os pesquisadores e historiadores e recontarmos a História que é o testemunho do passado e a advertência para o futuro.”

    As pesquisas derrubam a versão criacionista mais conhecida atualmente, que é relativamente recente e data de poucos anos antes do UFC1, atribuindo unicamente à Hélio Gracie a criação do jiu jitsu brasileiro. Nessa versão, vemos a tentativa de substituir a versão anterior de que os Gracie haviam preservado o antigo Jiu Jitsu japonês que foi transmitido à Carlos pelo Conde Koma. Ambas as versões são incorretas.

    Parte da “mítica” dessas histórias começou a ruir a partir de 2008 pelas páginas do livro de Reila Gracie, filha de Carlos Gracie. Apesar de esclarecer vários pontos, Reila ainda manteve vários equívocos, principalmente em relação à iniciação de Carlos Gracie na arte, afirmando que Carlos aprendera um Jiu Jitsu em extinção e que era reservado somente para os japoneses.

    No livro, Reila conseguiu, acima de tudo, fazer justiça mostrando o papel fundamental de Carlos na estruturação das diretrizes que guiariam a família por décadas.

    Para grande maioria dos praticantes que acreditam nos dogmas como: o Conde Koma foi o invencível homem das 1000 lutas, ou que a Academia Gracie foi fundada em 1925 ou que Hélio Gracie aprendeu Jiu Jitsu observando os irmãos, terão uma surpresa.

    Segundo Laydner: “A história do Jiu Jitsu brasileiro foi transmitida durante décadas por via de tradição oral, e diversos fatos chave se perderam ou foram distorcidos ao longo dos anos, como é comum nesses casos. Só recentemente com a pesquisa documental ganhando ímpeto é que os detalhes dessa história começam a se revelar.”

    O Fórum contou com participantes ilustres de vários estados, dentre eles: Mestre Orlando Saraiva (Faixa Vermelha 9º grau), Jairo Moura (Faixa Coral 7º grau de Jiu Jitsu e faixa preta de Judo), Mestre José Gomes (Faixa Vermelha de Jiu Jitsu Estilo Ivan Gomes), Mestre Moisés Muradi (Faixa coral 7º grau de Jiu Jitsu), Mestre Paulo Pirondi (Faixa coral 8º grau de Jiu Jitsu) e Mestre Edson Franco Penteado (Faixa coral 7º grau de Jiu Jitsu).

    Segundo Takao, o grupo de pesquisadores já tem recebido convites para ministrar palestras em diversas equipes, principalmente em grupos de professores, que reconhecem a necessidade de se aprofundar mais no aspecto histórico do Jiu Jitsu.

    O resultado do encontro foi um texto com observações mais relevantes e que contam com documentação da época garantindo a consistência da pesquisa. Esse resumo, que deverá ser divulgado logo mais, contém os tópicos onde os três pesquisadores convergem, reforçando ainda mais a imparcialidade das abordagens esclarecendo cada vez mais a verdadeira história do Jiu Jitsu e Vale Tudo.


  2. FORUM - A verdadeira História do Jiu Jitsu / Judo / Vale Tudo

    A reunião abordará novas informações sobre como se formou o Vale Tudo brasileiro.

    Mitos e distorções que ainda veiculam na mídia especializada.

    Quem foram Conde Koma, Jigoro Kano, Carlos Gracie, Hélio Gracie e qual foi o REAL papel de cada um na formação do Vale Tudo.

    Luta Livre, Wrestling, Catch as Catch Can, Judo e outras modalidades que foram fundamentais para formação do ‘Jiu Jitsu Gracie’ e ‘Vale Tudo’.

    Geo Omori, Takeo Yano, George Gracie e outros nomes omitidos.

    Presença de pesquisadores, professores e Mestres de SP, RJ, PE e SE.

    Convidamos todos pesquisadores, professores, federações e mestres interessados na VERDADEIRA história da arte que praticam.

    Data : 05 de Abril de 2014 – Igaratá -SP

    Informações : fabio.quio@ig.com.br (016) 9 9105-4853


  3. Ótima oportunidade para quem quer saber a verdadeira história do Jiu Jitsu.

    FORUM

    A verdadeira História do Jiu Jitsu / Judo / Vale Tudo

    A reunião abordará novas informações sobre como se formou o Vale Tudo brasileiro.

    Mitos e distorções que ainda veiculam na mídia especializada.

    Quem foram Conde Koma, Jigoro Kano, Carlos Gracie, Hélio Gracie e qual foi o REAL papel de cada um na formação do Vale Tudo.

    Luta Livre, Wrestling, Catch as Catch Can, Judo e outras modalidades que foram fundamentais para formação do ‘Jiu Jitsu Gracie’ e ‘Vale Tudo’.

    Geo Omori, Takeo Yano, George Gracie e outros nomes omitidos.

    Presença de pesquisadores, professores e Mestres de SP, RJ, PE e SE.

    Convidamos todos pesquisadores, professores, federações e mestres interessados na VERDADEIRA história da arte que praticam.

    Data : 05 de Abril de 2014 – Igaratá -SP

    Informações : fabio.quio@ig.com.br (016) 9 9105-4853


  4. 15. PROPAGANDA

    E proibido postar qualquer tipo de propaganda no fórum, exceto do Portal do Vale Tudo ou de seus patrocinadores.

    Os créditos / fontes de notícias ou vídeos devem ser postadas de forma simples (Fonte: UOL, ou www.uol.com.br). Links, fontes grandes ou coloridas, slogans ou comentários que induzam à publicidade serão consideradas propagandas, não permitidas pelas regras sendo o autor passível de banimento.


  5. MITSUYO MAEDA – O CONDE KOMA – INTRODUTOR DO JIU JITSU E JUDO NO BRASIL

    PALESTRANTE: JOSÉ TUFY CAIRUS

    JOSÉ TUFY CAIRUS É PESQUISADOR DA HISTÓRIA DO JIU JITSU E JUDO NO BRASIL E ESPECIALISTA SOBRE A TRAJETÓRIA DO CONDE KOMA.

    A PALESTRA IRÁ MOSTRAR A SAGA DESSE GUERREIRO JAPONÊS QUE PROVOU SUA TÉCNICA ENFRENTANDO CENTENAS DE DESAFIOS AO REDOR DO MUNDO E ENSINOU CARLOS GRACIE.

    DATA: 27/06/2009 as 15:00h

    LOCAL: RUA CARLOS ESCOBAR, 254 SANTANA

    SÃO PAULO –SP

    VALOR: R$ 10,00

    INFORMAÇÕES: (011)2972-4828

    http://www.cbjje.com.br/dados_noticia.php?id=231


  6. Faleceu hoje no Rio o professor Hulo Melo,Hugo tinha 84 anos e faleceu depois de lutar vários meses contra problemas relativos a um AVC que ele teve.Professor Hugo deixa esposa e 2 filhos e uma academia de Judo que formou muitos campeões,localizada na rua do Catete a academia e seu mestre foi responsável por várias gerações de pequenos judocas.Professor Hugo foi lutador de luta livre participando de várias lutas de vale-tudo nos seus primórdios,faixa vermelha sétimo dan de judo,eu tinha nele um mestre,amigo e um verdadeiro arquivo vivo do mundo da luta nos seus últimos sessenta anos,descanse em paz professor.

    Meus pesames à família,

    ALM

    ALM

    Aguardo seu e-mail

    abraço

    Fabio


  7. Hugo Melo foi um grande atleta,na década de 40 ele pertencia a equipe de luta livre do Flamengo,o clube era localizado na Praia do Flamengo atual número 66.Ali era a garagem de remo do clube e toda a sede social do clube era ali e na sede do morro da Viúva(Rui Barbosa).Hugo era um cara bem nascido e bem relacionado fez diversas lutas nesta década de 40 contra caras duros da capoeira e boxe,ele me relatava suas lutas e os diversos lugares que ele lutou,era levantador de pesos não havia musculação naquela época e ele era franzino e fazia pesos para adquirir força.Treinou judo e pegou sua faixa preta em São Paulo com os japoneses,foi um dos últimos de sua geração a ser graduado por japoneses.Hugo treinava com o Cordeiro e Hemany,Hermany era um dos seus melhores amigos,Hugo fez o córner de Passarito em suas 2 lutas com Carlson,posteriormente ele montou sua academia no catete e fez vários campeões inclusive seu filho Carlos Alberto que foi campeão carioca e brasileiro de judo.Tenho muitas fotos e descrições de suas lutas que Hugo me deu,ele mantém um precioso acervo original de documentos,reportagens e fotos,além de diversas publicações em revistas e livros,tive acesso a muitos deles e sua viúva dona Marlene pode me disponibilizar este arquivo para eu selecionar e publicar os mais interessantes para todos nós.

    Caro ALM

    Gostaria de fazer uma matéria sobre o mestre Hugo Melo. Gostaria do seu contato.

    grato