João Ecco

Membros
  • Total de itens

    976
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por João Ecco


  1. Que raio é um cisto aracnóide???

    Os cistos aracnóides são coleções de líquido localizadas entre as membranas que cobrem o cérebro (e também o restante do sistema nervoso central: cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal). São 3 as membranas que cobrem o cérebro: 1 – dura-máter que é a mais superficial, espessa e aderida ao osso; 2 – a pia-mater que é a mais interna, fina e aderida ao cérebro; e 3 – a aracnóide, que forma uma rede parecida com uma teia de aranha, como o próprio nome diz. O cisto em questão é formado por membranas aracnóides. O líquido no seu interior é o próprio líquido céfalo-raquidiano ou líquor, que envolve e protege o restante do sistema nervoso central no crânio e na coluna.

    O que causa o cisto? Por que o cisto se forma?

    Os cistos aracnóides são de natureza congênita, ou seja, já estão presentes ao nascimento, e se formam devido a um defeito de válvula das membranas aracnóides que facilitam a passagem do líquor para o interior do cisto e dificultam a saída, formando a coleção.

    Quais são os sintomas? Será que eu tenho isso?

    Na grande maioria dos casos, os cistos aracnóides não causam sintomas e são descobertos de modo incidental ao se realizar uma Tomografia ou Ressonância do crânio para investigação de dor de cabeça ou tontura. Cerca de 1 a 2% das pessoas têm um cisto aracnóide e nunca vão saber, porque a maioria não causa sintomas!

    No entanto, o cisto pode aumentar de tamanho pelo mesmo mecanismo de válvula pelo qual é formado, ou então apresentar um sangramento em seu interior e, aí, os sintomas aparecem. As manifestações clínicas dependem da localização do cisto e podem ser várias: dor de cabeça, tontura, convulsão ou epilepsia, déficits neurológicos como fraqueza, formigamento, déficit visual ou auditivo, dificuldade de equilíbrio e coordenação, entre outros.

    Como saber se o cisto que eu tenho está causando os meus sintomas?

    Esta é a principal pergunta a ser feita para o seu neurocirurgião, pois o cisto aracnóide que não causa sintomas não precisa de tratamento!

    Para responder é necessário investigar a correspondência entre os sintomas e a localização do cisto, e os exames de imagem que mostram alguns sinais de aumento recente do volume do cisto. Algumas vezes, não é possível determinar com exatidão, especialmente quando os sintomas são apenas dor de cabeça ou tontura e os cistos são bem pequenos; nestes casos, repete-se o exame de imagem periodicamente para avaliar a evolução do cisto aracnóide.

    Qual o melhor tratamento para o cisto aracnóide?

    O cisto aracnóide sintomático deve ser tratado com cirurgia. A cirurgia pode ser por via aberta tradicional, por endoscopia ou pela realização de uma derivação do cisto para a cavidade peritoneal (barriga) através de um catéter passado por baixo da pele. Converse com o especialista a respeito de qual a melhor indicação para o seu caso, o procedimento escolhido depende das características do paciente (idade, variações anatômicas) e do cisto (localização, tamanho, forma).


  2. se o overeem começar a usar a estratégia que usou hoje, até pode ganhar umas...

    da pra ver claramente que ele não confia mais no próprio queixo. agora que tá na greg jackson pode ter uma vitórias.

    já o struve, deu pra ver seriamente que não voltou bem, teve uma doença cabreira... nem deveria ter voltado.. é mt pouco tempo 1 ano..