Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Cientistas decifram genoma do mamute e já falam em 'ressuscitá-lo&
Fórum Portal do Vale Tudo > Discussões Gerais > Off-Topic
Páginas: 1, 2
Mena I
19/11/08 - 16h58 - Atualizado em 19/11/08 - 16h58
Cientistas decifram genoma do mamute e já falam de 'ressuscitá-lo'
Grupo estima ter lido 70% das 'letras' que compõem DNA do bicho.
Equipe acredita que seria possível reverter a extinção dessas criaturas.
Salvador Nogueira
Do G1, em São Paulo

Foto: Divulgação Amostra de pêlo de mamute usada para decifração do genoma (Foto: Divulgação)Os mamutes estão voltando, e o maior passo já dado para ressuscitar esses animais extintos durante a Era do Gelo foi comunicado nesta quarta-feira (19) por um grupo internacional de cientistas. A equipe conseguiu decifrar 70% do genoma do bicho -- as letrinhas que compõem a receita genética para recriá-lo.
O feito só pôde ser obtido graças a avanços recentes nas técnicas de leitura de DNA, que ao longo dos últimos 15 anos transformaram a decifração de genomas de missão hercúlea e bilionária a procedimento quase banal de processamento de dados.
Os resultados dão a medida exata do avanço tecnológico: as amostras de DNA de mamute estavam fortemente degradadas, tiradas do pêlo de indivíduos que morreram cerca de 20 mil anos atrás e foram preservados no gelo.
"Não havia cromossomos intactos na amostra de mamute", revelou ao G1 Stephan Schuster, da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, pesquisador que liderou o estudo, publicado na edição desta semana da revista científica britânica "Nature". "Todos os pedaços de DNA tinham apenas 100 a 150 pares de base cada um."
De grão em grão, no entanto, o mamute enche o papo. Juntando todos os pedacinhos, os cientistas "leram" mais de 4,1 bilhões de letras de DNA. Mas entraram aí também pedaços de genes que não pertenciam ao mamute, mas a contaminações de bactérias. Depois de um esforço de análise, constataram que 3,3 bilhões de letras de fato pertenciam ao genoma do mamute.
Restava colocar essas letrinhas na ordem correta. E os cientistas fizeram isso tomando por base o genoma do elefante africano, um parente próximo do animal extinto. No final, concluíram a tarefa constatando que possuíam cerca de 70% do genoma completo do mamute.
Não é batatinha. Até outro dia, ninguém acreditava que isso fosse possível. E mais: os pesquisadores vão continuar trabalhando, para atingir a meta dos 100%.

Os resultados mostram algumas curiosidades sobre a evolução dos mamutes. Aparentemente, seu genoma é muito, muito parecido com o do elefante africano -- uma diferença de apenas 0,6%. É apenas metade da diferença encontrada entre o genoma humano e o do chimpanzé.
Apesar disso, os pesquisadores acreditam que a época em que viveu o ancestral comum do elefante moderno e do mamute foi mais ou menos a mesma em que viveu o "elo perdido" entre chimpanzés e humanos. Isso, na prática, quer dizer que o ritmo de mutações do genoma da família dos elefantes é bem menor do que o dos primatas.

Foto: Divulgação Ilustração da extração do genoma do mamute a partir de animal congelado (Foto: Divulgação)Para estabelecer essas comparações, os pesquisadores colocaram lado a lado os segmentos obtidos do genoma do mamute com o genoma seqüenciado de James Watson -- o polêmico cientista americano que foi co-descobridor da estrutura do DNA, na década de 1950. "Ambos indivíduos parecem ter grandes personalidades", brinca Schuster.
Outra coisa interessante antevista pelos cientistas é a possibilidade de estudar diferenças genéticas entre dois mamutes. No atual estudo, eles trabalharam com amostras de dois animais diferentes. O grupo especula que será possível investigar até mesmo possíveis sinais genéticos que expliquem a extinção dessas criaturas.

Revertendo a extinção
A perspectiva mais empolgante, entretanto, é a de no fim das contas usar a informação genômica obtida para promover a "ressurreição" dos mamutes.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de fazer isso, Schuster se mostra otimista. "Sim, é possível, porque com nossos dados alguém pode fazer engenharia reversa num genoma de elefante, introduzindo as mudanças características do mamute. Isso depois seria introduzido num embrião, que seria implantado numa elefoa, que serviria de barriga de aluguel", afirma o cientista.
Por ora, entretanto, o grupo está focado em extrair mais informações genômicas de outros animais extintos. "Nós já provamos que isso funciona para muitas espécies", afirma Schuster. "Logo publicaremos esses novos trabalhos."
DeaTH.ANgeL
sei que no fim das contas:

"o mamute de fudeooooo..."
Nonpoint
Ai já é brincade de Deus demais!!!

Se fosse algo em prol da saúde eu seria a favor,agora ressuscitar bicho??? thumbdown.gif

Vamos ver aonde a humanidade vai parar

Falows
BobCharlton
QUOTE(Nonpoint @ Nov 19 2008, 06:09 PM) *
Ai já é brincade de Deus demais!!!

Se fosse algo em prol da saúde eu seria a favor,agora ressuscitar bicho??? thumbdown.gif

Vamos ver aonde a humanidade vai parar

Falows

tanto maluco aí no mundo matando os próprios filhos/irmãos/parentes e vc tá preocupado com cientista fazendo ciência...

eu adoraria ver uma espécie já extinta de volta a vida...
Vilela
esse negosso de ficar ressuscitando animais em extinção vai dar maior merda!
pode causar grande desequilíbrio na cadeia alimentar de muitos animais
_SPIDER
Manocú veio, nego não tem mais o que fazer.. Vai procura sobre a cura da AIDS, Cancer e coisa que realmente fará a diferença
Fyfox
Mena I
Eu também gostaria muito de ver um mamute vivo, mas confesso que gostaria muito mais de ver a cura do câncer, por exemplo...
Drew TTI
que perca de tempo .....
RAMANESS
Sabia que alguém citaria o mamute pequenino..........KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
bjj4ever
QUOTE(Drew TTI @ Nov 19 2008, 09:30 PM) *
que perca de tempo .....

daqui a uns 50 anos ou menos qnd os tigres,ursos polares baleias a porra toda entrar em extinsao, voces vao lembrar deessa materia ai
MaCeT
QUOTE(BobCharlton @ Nov 19 2008, 07:26 PM) *
tanto maluco aí no mundo matando os próprios filhos/irmãos/parentes e vc tá preocupado com cientista fazendo ciência...

eu adoraria ver uma espécie já extinta de volta a vida...

Perfeito, viva a ciência..

QUOTE(_SPIDER @ Nov 19 2008, 08:20 PM) *
Manocú veio, nego não tem mais o que fazer.. Vai procura sobre a cura da AIDS, Cancer e coisa que realmente fará a diferença

Pode ter certeza que tem muito mais pessoas atras disso do que ressucitar animais extintos..
_SPIDER
QUOTE(MaCeT @ Nov 19 2008, 11:34 PM) *
Perfeito, viva a ciência..
Pode ter certeza que tem muito mais pessoas atras disso do que ressucitar animais extintos..

Qunto será que tão investindo nisso? Pode ter certeza que muitas vidas poderiam ser salva se não investissem nisso...
claudiobandeira
Qual o problema? Vai ser bom, se der certo poderá usar em espécies com recente extinção...
_SPIDER
QUOTE(claudiobandeira @ Nov 20 2008, 01:13 AM) *
Qual o problema? Vai ser bom, se der certo poderá usar em espécies com recente extinção...

Você por um acaso sabe o tanto de espécies que vão e vem ao decorrer de um ano, uma década e até mesmo 1semana? Mais uma vez o homem brincando de ser Deus, mais uma vez gente achando que é algo em pró da tecnologia... Espécies vão e vem meu caro, não basta ao homem quere mudar esse ciclo, a história já comprovou, todas os ciclos da natureza que o homem quis dar uma de ''Deus'', a natureza se voltou, com muito mais força... Por isso tenho medo do que pode vir no futuro.
RaTaO-BH
Felizmente a vida é muito mais do que a busca pela cura das doenças, meus caros.
Se o homem não conduzisse por séculos todos os tipos de experiências com animais, certamente não existiriamos mais por aqui. E, pra mim, essa pesquisa tem grande importância. Estamos testando os limites mais avançados da ciência moderna e alguns ainda criticam e insinuam que estamos brincando de "Deus".
Nada na Terra e nem no Universo existe senão pela permissão divina, jovem. Se hoje cientistas são capazes de compreender, mesmo que muito pouco, as propriedades do DNA e de outros estudos de biologia molecular é pq papai do céu permitiu e deu a eles raciocínio e força de vontade nessa batalha.
Ínfimo é o ser que desagrega a ciência do divino...
_SPIDER
QUOTE(RaTaO-BH @ Nov 20 2008, 02:26 AM) *
Felizmente a vida é muito mais do que a busca pela cura das doenças, meus caros.
Se o homem não conduzisse por séculos todos os tipos de experiências com animais, certamente não existiriamos mais por aqui. E, pra mim, essa pesquisa tem grande importância. Estamos testando os limites mais avançados da ciência moderna e alguns ainda criticam e insinuam que estamos brincando de "Deus".
Nada na Terra e nem no Universo existe senão pela permissão divina, jovem. Se hoje cientistas são capazes de compreender, mesmo que muito pouco, as propriedades do DNA e de outros estudos de biologia molecular é pq papai do céu permitiu e deu a eles raciocínio e força de vontade nessa batalha.
Ínfimo é o ser que desagrega a ciência do divino...

Não velho, vc não compreendeu o sentido da palavra ''Deus'' nas minhas frases... O que estou querendo dizer, é que não cabe ao homem mudar os ciclos da natureza, não cabe ao homem fazer renascer uma espécie, não cabe ao homem tentar mudar o que a natureza fez... Vamos lá, ''ressuscitar'' um mamute, e ai? Vai fazer o que com esse bicho? Vai o deixar morrer? Vai criar ele dentro de um ambiente fechado? Vai usar ele com pesquisas... Tudo bem, i o próximo quem vai ser? Um dinossauro? Um homem da antiguidade? A onde está a bioética nisso tudo? O ser humano tem que parar de querer brincar com a natureza, de querer refazer o que já foi feito, e recriar o que já acabou. Tantas espécies desconhecidas, pq não tentam estudar essas? Não, mais olha o poder que é dado aos cientistas e ao homem ''VAMOS RECRIAR UMA ESPÉCIE QUE JÁ FOI EXTINTA''... E a pergunta q eu faço é ''PARA QUE?''... Provar que temos tecnologia? Hahaha, chega a ser uma piada as coisas que o ser humano quer fazer, e a onde ele quer chegar!
brazilianshiva
QUOTE(Vilela @ Nov 19 2008, 07:01 PM) *

Sem duvidas, eles vao "ressuscitar" (sick) 1 000 000 e irao distribuir em diferentes habitats. Esses cientistas irresponsaveis.

QUOTE(_SPIDER @ Nov 20 2008, 01:40 AM) *
Não velho, vc não compreendeu o sentido da palavra ''Deus'' nas minhas frases... O que estou querendo dizer, é que não cabe ao homem mudar os ciclos da natureza, não cabe ao homem fazer renascer uma espécie, não cabe ao homem tentar mudar o que a natureza fez... Vamos lá, ''ressuscitar'' um mamute, e ai? Vai fazer o que com esse bicho? Vai o deixar morrer? Vai criar ele dentro de um ambiente fechado? Vai usar ele com pesquisas... Tudo bem, i o próximo quem vai ser? Um dinossauro? Um homem da antiguidade? A onde está a bioética nisso tudo? O ser humano tem que parar de querer brincar com a natureza, de querer refazer o que já foi feito, e recriar o que já acabou. Tantas espécies desconhecidas, pq não tentam estudar essas? Não, mais olha o poder que é dado aos cientistas e ao homem ''VAMOS RECRIAR UMA ESPÉCIE QUE JÁ FOI EXTINTA''... E a pergunta q eu faço é ''PARA QUE?''... Provar que temos tecnologia? Hahaha, chega a ser uma piada as coisas que o ser humano quer fazer, e a onde ele quer chegar!

Nos somos parte da natureza e estamos mudando e sendo mudados a cada milionesimo de segundo. Sera que eh tao dificil entender isso?

QUOTE(_SPIDER @ Nov 19 2008, 11:23 PM) *
Qunto será que tão investindo nisso? Pode ter certeza que muitas vidas poderiam ser salva se não investissem nisso...

Se soubessemos um pouquinho de ciencia, iriamos entender que as coisas nao funcionam assim. O dinheiro gasto nessa pesquisa nao eh para "ressuscitar mamute", eh para entender o processo de codificacao do genoma. clonagem, etc.
claudiobandeira
QUOTE(_SPIDER @ Nov 20 2008, 03:40 AM) *

Não é todo dia que espécies vem e vão, você tá louco. Pra ocorrer evolução demoram-se milhares de anos, e a intervenção maligna do homem é que tem acelerado o desaparecimento de algumas espécies. Nao vejo mal em tentar reparar o mal causado por ele mesmo (Nao no caso do Mamute ne), essa história de "brincar de Deus" sinceramente é coisa de ignorante, nós modificamos tudo o que está a nossa volta para o mal, pq nao fazer para o bem?

Logico que ninguem vai soltar um mamute na esquina da sua casa, mas pq nao tentar uma região mais isolada, mais fria? Quem sabe eles nao conseguiriam viver e servir de alimento e estágio de outras cadeias alimentares?

Sinceramente, o ser humano surprende tanto pela inteligencia quanto pela burrice, putz...
brutality
QUOTE(Vilela @ Nov 19 2008, 08:01 PM) *

como se a gente não o fizesse neh? dry.gif
MARTOK
QUOTE(Drew TTI @ Nov 19 2008, 09:30 PM) *
que perca de tempo .....

Pensa antes de escrever.... Tu não percebe o leque de oportunidades que essa experiência pode gerar para a ciência e a medicina daqui a alguns anos ??
julianoesc
QUOTE(claudiobandeira @ Nov 20 2008, 04:18 AM) *
Não é todo dia que espécies vem e vão, você tá louco. Pra ocorrer evolução demoram-se milhares de anos, e a intervenção maligna do homem é que tem acelerado o desaparecimento de algumas espécies. Nao vejo mal em tentar reparar o mal causado por ele mesmo (Nao no caso do Mamute ne), essa história de "brincar de Deus" sinceramente é coisa de ignorante, nós modificamos tudo o que está a nossa volta para o mal, pq nao fazer para o bem?

Logico que ninguem vai soltar um mamute na esquina da sua casa, mas pq nao tentar uma região mais isolada, mais fria? Quem sabe eles nao conseguiriam viver e servir de alimento e estágio de outras cadeias alimentares?

Sinceramente, o ser humano surprende tanto pela inteligencia quanto pela burrice, putz...

MARTOK
Existem doenças atuais que no passado deixaram de existir por conta de imunidades existentes nos animais da época. Uma vez tendo exemplares para estudo, o mapeamento destas particularidades pode nos ajudar na cura de males diversos;

Recriar animais pré-históricos seria dar um sentido real à toda paleontologia existente, pois muito do que realmente pensamos seria colocado à prova, muitos hábitos e características que os cientistas atribuiram a animais extintos seriam colocados à prova;

Exercitar essa nova tecnologia com animais seria o primeiro passo para um dia lidarmos com essa tecnologia exclusivamente nos seres humanos. Ontem li sobre uma moça que recebeu uma traquéia "nova", feita a partir de células-tronco... Talvez no futuro a idéia de podermos recriar qualquer órgão ou parte do corpo avariada ou perdida se torne algo corriqueiro. Ninguém está falando de almas ou das implicações morais e religiosas do ato em si... mas de devolver movimentos à tetraplégicos, membros para amputados, rins para doentes renais, corações para cardíacos, sangue para leucêmicos, pulmões para doentes de câncer... sem risco de rejeição. Quem possui parentes nessas condições sabe do que eu estou falando e consegue imaginar a alegria que seria para tais pessoas ter sua vida plena de volta.

Deus nos deu a capacidade de evoluir a ponto de nos curar. Não é errado seguir nosso caminho, o caminho escrito por quem está acima de nós. Errado é achar que só por causa disso podemos nos tornar amorais e fazer o que bem entendermos uns aos outros, desprezando o caminho da fé e dos bons exemplos.

Imaginem a situação..

Ano de 2025...

Drew TTI pega seu Stilo Mille 2003 tunado e vai nas quebradas em direção ao novo estádio do Palmeiras... Lá ele pega sua camisa da TTI e antes de entrar no estádio é cercado pelos rivais, espancado, dilacerado e violado em todas as suas cavidades... A polícia chega e chama uma ambulância, que recolhe com uma pá os restos ainda vivos do Drew... eles tiram as camisinhas de dentro dele, mapeiam seu genoma e começam a alterar órgãos e membros de um banco de órgãos para a sua fisiologia, e um mês depois o Drew já está indo pra casa em uma cadeira de rodas, pronto pra iniciar a fisioterapia visando reabilitar o movimento de suas pernas, e em 6 meses ele está pronto pra ser novamente violado, só que agora pelos corinthianos, ehehehehe...

Não é magia... é tecnologia !!!!

Nada é feito simplesmente por fazer.... motivo: $$

Quem investe grana em pesquisa não faz por altruísmo, isso não existe em grandes corporações. O investimento é feito porque alguém os convenceu que o sucesso na empreitada vai trazer retorno no mínimo 3x maior que o valor investido... Cansei de ter projetos de pesquisa negados porque não conseguia expor argumentos que levassem a discussão pro campo financeiro, já que isso exige estudo de mercado... Assim como cansei de ver lixo ser aplaudido e receber verbas mil, só porque o mercado informava através de pesquisas que iria ser altamente receptivo ao produto... no final das contas, money rulezzz.

Acordem pra realidade capitalista de nossa comunidade científica !!!

devil.gif

De todas essas tentativas de recriar seres pré-históricos, a única que vejo com ressalvas é a recriação do homem de neanderthal, cujo genoma está quase todo mapeado... Penso que não seria nem um pouco legal ver nosso antepassado ser tratado como animal enjaulável, uma vez que os neanderthais já demonstravam capacidades mentais superiores aos dos demais animais da época, tinham sua própria comunicação e hábitos sociais.

sonic
Infelizmente é o Dinheiro que rege praticamente todos atos da Humanidade..............

Mas eu acho que se já conseguiram praticamente decifrar o genoma do Mamute, não teria a necessidade de Ressucitá-lo, pq para o estudo de doenças como o MArtok falou, acredito (não sou nenhum expert no assunto) que somente a inserção dos próprios GENES das doenças ( que foram mapeados no próprio genoma do mamute) nos genes de Elefantes ( tendo em vista a diferença de apenas 0,6% entre os genomas destes animais) já seria suficiente para entender melhor tais doenças e até traçar paralelos com doenças atuais.

Eu vejo que justamente pelo $$$$ o pessoal já pensa em tranformar descorbertas importantes em fontes rentáveis para "recuperar" o investimento e essa idéia de recriar um mamute nada mais é do que uma dessas formas.............. Imagina quanto não seria cobrado para alguem ver de perto um animal já extinto a milhares de anos???????

E esse é u mgrande problema pq se eles ja cogitam resscucitar um mamute COM CERTEZA se tiverem a oportunidade irão fazer com um ancestral humano, ou alguém dúvida disso!?!?!??! e ai que mora o perigo se já não for controlado desde o começo essa idéia de "clonagem" pode perder o objetivo principal e dai sim virar um catástofre..........

Diogo_Cwb
QUOTE(brazilianshiva @ Nov 20 2008, 04:41 AM) *
Sem duvidas, eles vao "ressuscitar" (sick) 1 000 000 e irao distribuir em diferentes habitats. Esses cientistas irresponsaveis.
Nos somos parte da natureza e estamos mudando e sendo mudados a cada milionesimo de segundo. Sera que eh tao dificil entender isso?
Se soubessemos um pouquinho de ciencia, iriamos entender que as coisas nao funcionam assim. O dinheiro gasto nessa pesquisa nao eh para "ressuscitar mamute", eh para entender o processo de codificacao do genoma. clonagem, etc.

Tava sumido hein shiva ? E já chega metendo o pé na porta e com quatro pedras nas mãos laugh.gif
Celtic L0pRaDo
QUOTE(bjj4ever @ Nov 19 2008, 10:49 PM) *
daqui a uns 50 anos ou menos qnd os tigres,ursos polares baleias a porra toda entrar em extinsao, voces vao lembrar deessa materia ai

Eis a diferença que acho que não vi ninguém comentar: Os mamutes foram extintos há cerca de 12.000 anos, e com certeza não pela ação do homem. Aliás, pode até ter havido sim uma parcela de culpa do ser humano, mas não como nesses casos que vc citou (ursos, baleias, tigres). E não venham com "ah, mas o homem matava o mamute pra comer, vestir, etc." pois a caça predatória atual nem se compara com a de 12.000 anos atrás...

Logo, acredito não ser uma boa idéia ressuscitar um animal que se foi "naturalmente".
julianoesc
QUOTE(MARTOK @ Nov 20 2008, 08:14 AM) *
Imaginem a situação..

Ano de 2025...

Drew TTI pega seu Stilo Mille 2003 tunado e vai nas quebradas em direção ao novo estádio do Palmeiras... Lá ele pega sua camisa da TTI e antes de entrar no estádio é cercado pelos rivais, espancado, dilacerado e violado em todas as suas cavidades... A polícia chega e chama uma ambulância, que recolhe com uma pá os restos ainda vivos do Drew... eles tiram as camisinhas de dentro dele, mapeiam seu genoma e começam a alterar órgãos e membros de um banco de órgãos para a sua fisiologia, e um mês depois o Drew já está indo pra casa em uma cadeira de rodas, pronto pra iniciar a fisioterapia visando reabilitar o movimento de suas pernas, e em 6 meses ele está pronto pra ser novamente violado, só que agora pelos corinthianos, ehehehehe...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

laugh.gif laugh.gif laugh.gif laugh.gif
jrlordelo
JURASSIC PARK !!!!

um dia chegamos la..
jj4life
QUOTE(_SPIDER @ Nov 20 2008, 01:40 AM) *
O ser humano tem que parar de querer brincar com a natureza, de querer refazer o que já foi feito, e recriar o que já acabou.

Então, quando o Sr. ficar doente, não tome remédios, pois está "brincando" com a natureza e querendo refazer o que já foi feito!

Isso serve rambém em casos de transfusão de sangue, transplante de órgãos, emergências médicas e afins.
Mercatelli

QUOTE(MARTOK @ Nov 20 2008, 08:42 AM) *
Pensa antes de escrever.... Tu não percebe o leque de oportunidades que essa experiência pode gerar para a ciência e a medicina daqui a alguns anos ??

Exatamente isso que o pessoal não percebe. São todos imediatistas. As vezes demora-se anos, décadas para a aplicação resultados que pareciam "inúteis", mas que geram grandes avanços para a humanidade.

O leque de oportunidades que esse tipo de experimento proporciona é formidável.
Nonpoint
O problema é que o ser humano não tem limite!!!

Já já aquele filme "a ilha" vai ser tonar realidade!!!

Falows
BobCharlton
Qdo nego começa a falar de Deus num tópico sobre ciência e cientistas a melhor coisa que se faz é ignorá-lo.
_SPIDER
QUOTE(claudiobandeira @ Nov 20 2008, 05:18 AM) *

Se você procurasse a se informar um pouco, iria saber que a cada década é mais de milhares de espécies que vão e vem... A biodiversidade chega na casa dos 5milhoes, fora o que não conhecemos (MUITO MAIS DO QUE ISSO).
Realmente as vezes surpreendem pela burrice, por exemplo, achar que o mal causado pelo homem vai ser recompensado por um MAMUTE... auheuhuehuehuehuhue, e ainda, achar que eles vão soltar o bichinho, como vc falou, em um lugar friozinho? auheuheuhuehue, acorda filho, eles vão torturar esse bichoo, revirar ele da cabeça aos pés pa tentar descobrir algo, larga de se sonhador.

Somos parte dela sim, e mudamos a cada segundo... Concordo, a diferença é que tudo isso é um ciclo natural, não cabe ao homem querer mudar isso... O mesmo de querer ressuscitar um mamute, porraaaaaa, o bicho morreu a não sei quantos anos, acabou o ciclo dele, tentar fazer com que ele viva denovo.... Pelo amor, não entendo isso

QUOTE(jj4life @ Nov 20 2008, 11:30 AM) *
Então, quando o Sr. ficar doente, não tome remédios, pois está "brincando" com a natureza e querendo refazer o que já foi feito!

Isso serve rambém em casos de transfusão de sangue, transplante de órgãos, emergências médicas e afins.

É, pensando por esse lado esse post me balançou um pouco aqui,,,, vou dar uma pensada e jah respondo aueuhuehueuehue

Já pensei aquii... Bom o que eu acho é o seguinte, uma coisa é você tomar remédios ou trasplantes e tal, outra é querer renascer depois de morto... É isso, não tem resposta melhor para sua pergunta,... Talvez se tivesse um mamute já vivo, poderiam fazer de tudo para tentar mantr assim, mais apartir do momento que morre, já era meu, ta morto, fica querendo ressuscitar o bicho agora?
claudiobandeira
QUOTE(_SPIDER @ Nov 20 2008, 03:59 PM) *
Se você procurasse a se informar um pouco, iria saber que a cada década é mais de milhares de espécies que vão e vem... A biodiversidade chega na casa dos 5milhoes, fora o que não conhecemos (MUITO MAIS DO QUE ISSO).
Realmente as vezes surpreendem pela burrice, por exemplo, achar que o mal causado pelo homem vai ser recompensado por um MAMUTE... auheuhuehuehuehuhue, e ainda, achar que eles vão soltar o bichinho, como vc falou, em um lugar friozinho? auheuheuhuehue, acorda filho, eles vão torturar esse bichoo, revirar ele da cabeça aos pés pa tentar descobrir algo, larga de se sonhador.

Mas isso é lógico, estou falando de espécies de animais de grande porte (cordados em geral, tirando os anfioxos)
Bom, quanto a sua conclusão que voce chegou a partir do que eu escrevi de que o mal vai ser recompensando por um mamute, sem comentarios ne, anta ao quadrado, você.
Rapaz, eu faço medicina, estudei ecologia pra passar no vestibular da federal, nao vem falar merda achando que todo mundo vai aceitar o que voce fala... O homem modifica e modificará a natureza sim, só digo que pode fazer isso de uma forma positiva... agora voce vem com papo de "Deus" na conversa, aí fica dificil... aliás, se voce tiver mais do que 15 anos de idade vai me surpreender pelas suas opiniões expostas. Bons estudos pra você. E mude a imagem que voce tem em relação ao estudo científico, se nao fosse por ele capaz que voce nao durasse mais que 20 anos de vida, morreria doente e esperando "a vontade de Deus".

E espécies "virem" em décadas... foi boa, deu pra rir hehehehhe
_SPIDER
QUOTE(BobCharlton @ Nov 20 2008, 01:54 PM) *
Qdo nego começa a falar de Deus num tópico sobre ciência e cientistas a melhor coisa que se faz é ignorá-lo.

Ninguem aqui misturou as coisas... A palavra ''Deus'' nas frases que usaram (inclusive eu usei) foi para dizer que o homem ta brincando com a natureza, achando que ele é o dono das coisas... Mais em nenhum momento misturamos as coisas, vc que não leu direito
claudiobandeira
Aliás você tá com maior cara de...
_SPIDER
QUOTE(claudiobandeira @ Nov 20 2008, 03:08 PM) *
Mas isso é lógico, estou falando de espécies de animais de grande porte (cordados em geral, tirando os anfioxos)
Bom, quanto a sua conclusão que voce chegou a partir do que eu escrevi de que o mal vai ser recompensando por um mamute, sem comentarios ne, anta ao quadrado, você.
Rapaz, eu faço medicina, estudei ecologia pra passar no vestibular da federal, nao vem falar merda achando que todo mundo vai aceitar o que voce fala... O homem modifica e modificará a natureza sim, só digo que pode fazer isso de uma forma positiva... agora voce vem com papo de "Deus" na conversa, aí fica dificil... aliás, se voce tiver mais do que 15 anos de idade vai me surpreender pelas suas opiniões expostas. Bons estudos pra você. E mude a imagem que voce tem em relação ao estudo científico, se nao fosse por ele capaz que voce nao durasse mais que 20 anos de vida, morreria doente e esperando "a vontade de Deus".

E espécies "virem" em décadas... foi boa, deu pra rir hehehehhe

Olha só, passou na federal, rapaizz, quer um chocolate? Aposto que vc não teve a matérias ''bioética''... E do mesmo jeito que eu interpretei errado algumas coisas q vc falou, vc interpretou errado sobre o que falei de ''Deus''... Foi o que falei, não sou contra em avanços para doenças, e etc, sou contra querer ressuscitar um animal que já morreu a muito tempo!

OBS: Fica de boa cara, a discussão é só sobre isso, não vai ficar ''puto'' cmg por causa disso, que ai já é criancice pura, vamos acalmar os ânimos, e lembrar que a discussão não é pessoal, e sarcasmo faz parte do jogo... Abraço
claudiobandeira
QUOTE(_SPIDER @ Nov 20 2008, 04:19 PM) *
Olha só, passou na federal, rapaizz, quer um chocolate? Aposto que vc não teve a matérias ''bioética''... E do mesmo jeito que eu interpretei errado algumas coisas q vc falou, vc interpretou errado sobre o que falei de ''Deus''... Foi o que falei, não sou contra em avanços para doenças, e etc, sou contra querer ressuscitar um animal que já morreu a muito tempo!

OBS: Fica de boa cara, a discussão é só sobre isso, não vai ficar ''puto'' cmg por causa disso, que ai já é criancice pura, vamos acalmar os ânimos, e lembrar que a discussão não é pessoal, e sarcasmo faz parte do jogo... Abraço

Tá bom, nao vou expor mto esse seu clone, vamo deixar ele durar mais umas duas semanas heheheheh
_SPIDER
QUOTE(claudiobandeira @ Nov 20 2008, 03:14 PM) *
Aliás você tá com maior cara de...

auheuhuehuehuaae, e vc ta com cara de criança que foi contrariada e ta revoltadinha... Cresça, ta achando o que, q eu sou clone? Quer meu msn, quer minhas fotos? Quer meu orkut?
Falei para não levar a discussão no lado pessoal, mais parece q a criancinha que passou na federal ta nervozinho... Não quero mais discutir com vc, já que vc não sabe ver opinião adversa...

QUOTE(claudiobandeira @ Nov 20 2008, 03:20 PM) *
Tá bom, nao vou expor mto esse seu clone, vamo deixar ele durar mais umas duas semanas heheheheh

Já falei, se quiser mando ateh copia do meu RG, para vc... Não tem argumentos, não sabe ver opiniões adversas e tem que ficar mudando o foco... E eu com 16anos tenho que aguentar criança de mais de 2 e poco... Mais esqueci, tenho que te respeitar, a final, vc passou na federal né?
claudiobandeira
QUOTE(_SPIDER @ Nov 20 2008, 04:28 PM) *
auheuhuehuehuaae, e vc ta com cara de criança que foi contrariada e ta revoltadinha... Cresça, ta achando o que, q eu sou clone? Quer meu msn, quer minhas fotos? Quer meu orkut?
Falei para não levar a discussão no lado pessoal, mais parece q a criancinha que passou na federal ta nervozinho... Não quero mais discutir com vc, já que vc não sabe ver opinião adversa...
Já falei, se quiser mando ateh copia do meu RG, para vc... Não tem argumentos, não sabe ver opiniões adversas e tem que ficar mudando o foco... E eu com 16anos tenho que aguentar criança de mais de 2 e poco... Mais esqueci, tenho que te respeitar, a final, vc passou na federal né?

laugh.gif

Desculpa cara, nao queria entregar mais um clone teu assim de bandeja, acontece de vez em quando hehehe.
_SPIDER
QUOTE(claudiobandeira @ Nov 20 2008, 03:38 PM) *

laugh.gif

Desculpa cara, nao queria entregar mais um clone teu assim de bandeja, acontece de vez em quando hehehe.

A parte do clone cabe a moderação ver se é ou não é, inclusive já falei, estou disposto a passar até cópia do meu RG... E vc, só não falo mais nada, pq passou na federal e tem que ser respeitados por todos, já que vc estudou muito para isso, e ta certo, não existe outras opniões alem da sua...
claudiobandeira
QUOTE(_SPIDER @ Nov 20 2008, 04:40 PM) *
A parte do clone cabe a moderação ver se é ou não é, inclusive já falei, estou disposto a passar até cópia do meu RG... E vc, só não falo mais nada, pq passou na federal e tem que ser respeitados por todos, já que vc estudou muito para isso, e ta certo, não existe outras opniões alem da sua...

Voce quer me desmerecer usando o argumento da Federal?
Logico que eu mereço reconhecimento e respeito, voce acha que é facil? Pq vc nao tenta passar em medicina na federal do seu Estado? Tem que estudar muito, neguinho... não é pra qualquer um mesmo não.
Ah... vc nao faz pq falta uns 5 anos ainda pra fazer vestibular né... esqueci. laugh.gif
E quanto às opiniões, as que são baseadas em LÓGICA a gente lê e debate, mas você que acha que espécies surgem como pipoca explodindo no microondas, como vou levar a sério?
_SPIDER
QUOTE(claudiobandeira @ Nov 20 2008, 03:44 PM) *
Voce quer me desmerecer usando o argumento da Federal?
Logico que eu mereço reconhecimento e respeito, voce acha que é facil? Pq vc nao tenta passar em medicina na federal do seu Estado? Tem que estudar muito, neguinho... não é pra qualquer um mesmo não.
Ah... vc nao faz pq falta uns 5 anos ainda pra fazer vestibular né... esqueci. laugh.gif
E quanto às opiniões, as que são baseadas em LÓGICA a gente lê e debate, mas você que acha que espécies surgem como pipoca explodindo no microondas, como vou levar a sério?

Ok, ok, já falei o que tinha para falar na mp... Agora vamo deixar o tópico correr, e pesso desculpas ao pessoal ai por ter mudado o foco
claudiobandeira
QUOTE(_SPIDER @ Nov 20 2008, 04:52 PM) *
Ok, ok, já falei o que tinha para falar na mp... Agora vamo deixar o tópico correr, e pesso desculpas ao pessoal ai por ter mudado o foco

Nem li laugh.gif
Mas concordo, deixa correr
_SPIDER
QUOTE(claudiobandeira @ Nov 20 2008, 03:54 PM) *
Nem li laugh.gif
Mas concordo, deixa correr

Olha só, superioridade, não leu... Faça sua birra bebe... hahahahaha... Deixemos correr sim
diegomallmal_JJ
Spider & Claudio wub.gif

que briguinha d vcs dois eu hein
isso td por causa de um mamute
bjj4ever
QUOTE(jj4life @ Nov 20 2008, 11:30 AM) *

boooa falou td man!!!
RaTaO-BH
Gente gente... vamo parar com a baixaria aqui no tópico do Mamute?

Bibas
claudiobandeira
QUOTE(diegomallmal_JJ @ Nov 20 2008, 04:59 PM) *
Spider & Claudio wub.gif

que briguinha d vcs dois eu hein
isso td por causa de um mamute

laugh.gif
eu tenho um chama pra clone impressionante :-o
ele pode até nao ser, mas tem todas as características de um clone
é só ver os tópicos que fez, as opinioes que dá, igualzinho alguns outros clones antigos do kanehara
ele tenta variar de clone pra clone mas como ele é burro, sempre se entrega kkkkkk
mas se vc nao for clone spider, desculpa, mas é que tá parecendo bichão
abraço
_SPIDER
QUOTE(claudiobandeira @ Nov 20 2008, 04:03 PM) *
laugh.gif
eu tenho um chama pra clone impressionante :-o
ele pode até nao ser, mas tem todas as características de um clone
é só ver os tópicos que fez, as opinioes que dá, igualzinho alguns outros clones antigos do kanehara
ele tenta variar de clone pra clone mas como ele é burro, sempre se entrega kkkkkk
mas se vc nao for clone spider, desculpa, mas é que tá parecendo bichão
abraço

Se tivesse lido a mp auheuhuehuheuehue... Não sou não, e já disse que até mando meu RG... No mais, já ta pegando mal essa nossa discussão, e tudo por causa de um maldito mamute, eu falei, esse bixo só vai trazer desgraça hahahahahaha

QUOTE(bjj4ever @ Nov 20 2008, 04:02 PM) *
boooa falou td man!!!

Uma coisa é me tratar de uma doença, com remédio e etc... A outra é eu morrer, e temtarem me ressuscitar. É o que eu falei, ongs de apoio a animais de extinção e etc tudo bem, remédios e tal tudo bem, agora outra coisa é ressuscitar um animal que morreu devido a um ciclo da natureza
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.