Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Erros e Acertos do Livro " Carlos Gracie "
Fórum Portal do Vale Tudo > Vale Tudo > Jiu-Jitsu, Muay Thai, Boxe, Wrestling e Submission
Páginas: 1, 2, 3
OBSERVADOR
ACERTOS

1o tenho que dar os parabéns pelo livro, claro, pois o que tem de podre ali, há de se ter muita coragem mesmo para trazer à tona, coragem essa que falta a certos membros da familia.

2o, excelente estilo literário, uma leitura curiosa, agradável, e antes de tudo, reveladora e informativa Tb.

3o, confirma o que já foi dito incansavelmente, na internet, embora os fanáticos neguem: O CARLSON foi mesmo derrotado pelo EUCLIDES PEREIRA, MAS, ao contrário do que o livro diz, o contrato nao só NAO foi alterado de ultima hora, como quem o preparou foram justamente os GRACIES.

4o, como diz na página 69, HELIO nunca aprendeu JJ apenas vendo, como sendo declarou, e sim sendo treinado pelo Carlos, Oswaldo e George.

5º, Na página 264 diz que na preliminar de HELIO X KATO, Carlson empatou com Sakai, campeão paulista. Ou seja, o Carlson, além de ter uma derrota pro Euclides, tem 2 empates no JJ, a com o P. Hemeterio e a com o Sakai. Nunca foi invicto portanto, como muitos achavam.

QUESTIONAMENTOS:

Na página 166 diz que HELIO lutou com um tal de EUGENIO KAHN ? Nunca soube disso, alguem sabe ai quem é esse cara ? ? ? ?

ESCLARECIMENTOS

- Na página 242/3, diz diz que em outubro de 1950, Carlson empata no 1º campeonato carioca de JJ e na final Tb, ai o HEMETÉRIO deu a vitória pra ele, em consideração, vide revista TATAME numero 108, de 2005, mas só esclarecendo mais ainda, na realidade, ELES EMPATARAM

- Na página198, Reila cita o Juan Esteves Dulin, ponto pra Reila, mas ai na pagina 199 ela diz que o pai elaborou uma tabela. Pergunto, que tabela ? já que a que conheço é igual ao do DULIN ? complicado, complicado. e detalhe, a tabela conhecida como sendo GRACIE é um resumo da do DULIN.

ERROS:

- Após a página 290, há um bloco de fotos ( o 1º de 2 blocos ) , logo na 2ª página desse bloco, lá embaixo há uma foto de grandes mestres do JUDO, com a presença inclusive do JIGORO KANO, mas o livro diz que o CONDE KOMA se encontra tb na foto, eu juro que dou um carro zero KM para quem encontrar o KOMA nessa foto. A foto a que me refiro é a mesma que vcs poderão ver nesse link, se trata da 1ª foto, de baixo pra cima. http://judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com/

- na página 311 diz que HELIO VIGIO finalizou Rene, ERRADISSIMO, ambos empataram, e detalhe, VIGIO levou a pior na luta toda.

- na página 316, o certo é SEVERIANO, nao Severino

- na página 340 diz que o Carlson foi o 1º a invadir o ringue, qdo na verdade foi o Armando Wriedt, faz sentido, até pq Helio caiu, depois de arremessado pelo WALDEMAR, no canto em que o Armando se encontrava.

- Na página 429, na minha opinião, o pior erro, diz que o CARLSON teve piedade de Waldemar e não o finalizou em BRASILIA, vencendo a luta por pontos. O que é que é isso, meu Deus do céu ? ???? a luta foi empate, EM-PATE. A revista GRACIE MAGAZINE, número 109, acertadamente diz que realmente que foi empate, na página 33, em sua edição histórica, e notem, justamente a edição em homenagem ao CARLSON, após o mesmo ter falecido.

- na página 478 diz que Rickson tinha 21 anos, qdo na verdade tinha 20 anos e meio. E pasmem, o Waldemar nunca poderia ter dito ao telefone, “ aqui não tem mais adversário pra ele “, se referindo ao ZULU, A razão ? simples, ora, ora. Em 79, EUCLIDES PEREIRA, 11 anos após vencer Carlson na BAHIA, finalizou o REI ZULU, em BRASILIA, e o WALDEMAR sabia muito bem disso, pois era o empresário ( e idolo ) de ZULU, e o HELIO Tb conhecia ZULU, sabem por quê ? adivinhem quem foi o juiz da luta entre ZULU e EUCLIDES em 79 em BRASILIA ? ele mesmo, HELIO GRACIE

- na página 538 diz que Rickson em 94 finalizou os adversários no JAPAN OPEN 1, qdo, na verdade, só finalizou a 1ª das 3 lutas. Desistência por nocaute técnico não é finalização.
Caetano
Cara,eu não entendo uma coisa,nas lutas do Hélio com o Kimura ou mesmo o Kato,era vale tudo ou jiu jitsu?valiam golpes traumáticos?
OBSERVADOR
nas 2 com o KATO ( empate e vitoria do HELIO ) e com o KIMURA nao foram vale tudo nao
DORMIU
Legal Observador. Agora, sinceramente, eu acho voce um punhetinha. Nao tem mais nada pra fazer nao? Vai treinar, em vez de ficar repetindo o que te dizem e botando banca de testemunha ocular. Fico surpreso que voce nao leve em consideracao o ditado "tudo sao versoes". E tem mais: ha alguns outros erros no livro - o simples fato de voce ter passado batido por eles me mostra que na verdade voce nao tem intimidade nenhuma com a familia.

No geral, gostava das tuas opinioes, mas de uns tempos pra ca eu nem perco meu tempo lendo. Quanto aos seus videos, sao excelentes e espero que voce nunca pare de posta-los, pois eu (e muitos outros, tenho certeza) os aprecio muito.

Abs!
Tony Fla
QUOTE(DORMIU @ Nov 6 2008, 06:02 AM) *
No geral, gostava das tuas opinioes, mas de uns tempos pra ca eu nem perco meu tempo lendo. Quanto aos seus videos, sao excelentes e espero que voce nunca pare de posta-los, pois eu (e muitos outros, tenho certeza) os aprecio muito.

Abs!

_____________X_______________
OBSERVADOR
DORMIU, com certeza devem haver outros erros, eu postei os encontrados por mim. Como nao sou da familia, claro que nao reconhecerei os mais internos, se vc os reconheçe, azar o seu. A minha lista dos erros é exemplificativa, nao terminativa. Ontem me mandaram um email dizendo que o livro parece mais uma ficção, eu já acho que mesmo com erros, o livro tem o seu papel.

Eu faço mais coisas do que vc imagina.

Para vc me chamar de punhetinha, vc nao gostou nada do que eu escrevi, ou seja, em algum lugar doeu, ou seja, o resultado do meu texto foi atingido. Rugas de preocupação inclusive

Mesmo nos erros, uns e outros vão sempre continuar a bater palmas pros Gracies, fanatismo cego, eu faço é rir.
MMA-vinny
Bela analise , parabéns !!
Augustoqm5
Estou terminando de ler o livro. Realmente muito bom. Não sabia que a história era daquele jeito.
Acertos e erros de lado, é interessante esse tópico para a gente comentar sobre o livro.
Marlokko
Eu já lir o livro e achei muito interessante.
Uma das varia coisas que eu realmente não sabia, era que o George Gracie tinha toda uma estoria grandiosa tambem.
Augustoqm5
Eu tb não sabia. Será que o estilo dos alunos do George ficou diferente do estilo dos alunos do Hélio? Alguém sabe algo sobre isso?
Matheus Aquino
QUOTE(OBSERVADOR @ Nov 6 2008, 12:48 AM) *
5º, Na página 264 diz que na preliminar de HELIO X KATO, Carlson empatou com Sakai, campeão paulista. Ou seja, o Carlson, além de ter uma derrota pro Euclides, tem 2 empates no JJ, a com o P. Hemeterio e a com o Sakai. Nunca foi invicto portanto, como muitos achavam.

Vc dizer que ele não era invicto pela derrota é uma coisa, agora pelos empates tb? Invicto é quem não foi derrotado. Empate não é derrota.
Stevenson
Legal Observador. Agora, sinceramente, eu acho voce um punhetinha.

kkkkkkkkkkkkkk
gardenalmack
Pra q ler o livro galera? o observador sabe de TUDO, é só perguntar pra opinião parcial dele.

"Vc dizer que ele não era invicto pela derrota é uma coisa, agora pelos empates tb? Invicto é quem não foi derrotado. Empate não é derrota."

Concordo Matheus, qd ler alguma coisa q o observador escreve recomendo q leia o q ta citado de O Predestinado em minha assinatura
abs
OBSERVADOR
MATHEUS, claro que empate nao é derrota, mas muito divulgou-se que o CARLSON nunca tinha perdido, simples

O EUCLIDES por exemplo, ele nao venceu tudo, mas nunca perdeu, pq teve vários empates, eu nunca vou chegar aqui é dizer que o EUCLIDES venceu tudo, pq seria uma mentira enorme

Bernardofh
Alem de excelente histórias, esse livro me trouxe mesmo foi um grande repúdio a pessoa Hélio Gracie. Claro, reconheço tudo o que fez, mas a pessoa Hélio Gracie não me serve de exemplo em quase nada.
OBSERVADOR
concordo, cheguei a pensar em postar tb o numero de certas páginas, mas leiam o livro

O HELIO caiu no meu conceito, e o GEORGE subiu, e muito, o cara que quase nunca foi citado, no livro, teve bastante espaço, fora que na GRACIE MAGAZINE desse mes há uma entrevista com um aluno dele, MESTRE ROMEU, leiam !
(RVMS)
Não vou ler o livro da Reila Gracie, estou no aguardo do livro do OBSERVADOR e/ou do livro do amigo dele pesquisador de artes marciais que vai dizer que o JJ existia no Brasil antes dos Gracie. Vejam bem, o Jiu-JItsu existia no Brasil antes dos Gracie.

Abraços
Caetano
QUOTE(OBSERVADOR @ Nov 6 2008, 05:31 PM) *
O EUCLIDES por exemplo, ele nao venceu tudo, mas nunca perdeu, pq teve vários empates, eu nunca vou chegar aqui é dizer que o EUCLIDES venceu tudo, pq seria uma mentira enorme

Mas eu nunca vi dizerem que o Carlson tinha vencido tudo.Via gente dizendo que ele era invicto,se ele perdeu mesmo,é uma mentira,mas o empate nada tem a ver com isso.

O Euclides é invicto então,não ganhou de todo mundo pois já empatou,mas nunca perdeu,isso é ser invicto.A relação que você fez do fato do Carlson já ter empatado desmerecendo a sua suposta condição de invicto que não tem sentido nenhum.

QUOTE(OBSERVADOR @ Nov 6 2008, 03:21 AM) *
nas 2 com o KATO ( empate e vitoria do HELIO ) e com o KIMURA nao foram vale tudo nao

Valeu.

Mas qnts vale tudo ele fez?Contra o Waldemar era vale tudo,né?
Tony Fla
QUOTE((RVMS) @ Nov 6 2008, 06:43 PM) *
Não vou ler o livro da Reila Gracie, estou no aguardo do livro do OBSERVADOR e/ou do livro do amigo dele pesquisador de artes marciais que vai dizer que o JJ existia no Brasil antes dos Gracie. Vejam bem, o Jiu-JItsu existia no Brasil antes dos Gracie.

Abraços

Será best-seller biggrin.gif
OBSERVADOR
RVMS, um dia sai esse livro, pena que vai demorar ainda, por vários motivos, uma pena, se pudesse, ajudaria mais do que já ajudo pro livro sair semana que vem, por exemplo

TONY, venderá muito bem, no BRASIL e no mundo, escreva isso que eu digo, e pode me cobrar daqui há alguns anos

CAETANO, com o WALDEMAR foi vale tudo sim:

eis o cartel do HELIO, cara:

* 1932: Submitted Antonio Portugal ( BOXE ) by armlock

19xx: DUDU ( LL ) - BRIGA DE RUA

* 1932: Draw with Takashi Namiki ( JUDO )

* 1932: Draw with Fred Ebert ( LL )

* 1934: Draw with Wladek Zbyszko ( LL )

* 1934: Submitted Taro Miyake ( JJ ) by choke

* 1935: Draw with Yassuiti Ono ( JJ E JUDO )

* 1936: Draw with Takeo Yano ( JJ E JUDO )

* 1936: Submitted Massagoichi ( SUMO ) by armlock

* 1936: Draw with Yassuiti Ono ( JJ E JUDO )

* 1937: Submitted Erwin Klausner ( BOXE ) by armlock

* 1937: Submitted Espingarda ( LL )

* 1950: Submitted Landulfo Caribe ( LL ) by choke

* 1950: Submitted Azevedo Maia by choke. CHAMARAM O MAIA PRA ELE APARECER NA REDAÇÃO DE UM JORNAL CARIOCA, E DE SURPRESA, ARMARAM UMA LUTA/BRIGA ALI MESMO, SEM AVISAR PREVIAMENTE O CAMARADA, TAL QUAL O RICKSON FEZ COM O HUGO NA PRAIA

* 1951: Draw with Kato

* 1951: Submitted Kato by choke

* 1951: Defeated by Masahiko Kimura by armlock

* 1955: Defeated by Waldemar Santana by KO ( QUEDÃO E CHUTE NA CARA ) (fight duration 3h 45min)

ESSE É O CARTEL DO SR. HELIO GRACIE, UM CARTEL DE RESPEITO, DIGA-SE DE PASSAGEM, MAS AINDA ASSIM AQUÉM AO DO GEORGE. TODAS FORAM LUTAS DE VALE TUDO, EXCETO AS 2 COM O KATO E COM O KIMURA

DEI MOLE, LI O LIVRO E NAO FUI LISTANDO AS LUTAS DO GEORGE, E MESMO ASSIM NAO ESTÃO TODAS LÁ, DUVIDO

gardenalmack
vai la observador, mete mais pau no helio ou nos filhos dele, as lutas q ele venceu foram de mentira n foram?

eu tb n vou ler este livrinho meia boca nao, vou ler o livro do observador!!!
Bíblia, Harry Potter e Sr. dos Aneis q se segurem pq este livro sera o livro mais vendido de toda historia!
demolidor.jiujitsu
A mulher passa metade da vida pesquisando p escrever o livro e vem um cara e mete o pau no trabalho dela!
Escreve o seu!
gracie12
Legal Observador. Agora, sinceramente, eu acho voce um punhetinha. Nao tem mais nada pra fazer nao? Vai treinar, em vez de ficar repetindo o que te dizem e botando banca de testemunha ocular. Fico surpreso que voce nao leve em consideracao o ditado "tudo sao versoes". E tem mais: ha alguns outros erros no livro - o simples fato de voce ter passado batido por eles me mostra que na verdade voce nao tem intimidade nenhuma com a familia.

Abs!

falou tudo
Augustoqm5
Voltando ao livro:
Ainda bem que a filosofia de "fazer sexo somente para ter filho" não pegou...
Jerônimo
QUOTE(Augustoqm5 @ Nov 7 2008, 10:58 AM) *
Voltando ao livro:
Ainda bem que a filosofia de "fazer sexo somente para ter filho" não pegou...

Verdade... Essa daí eu não aceito nao! hahahaa
Matheus Aquino
QUOTE(Bernardofh @ Nov 6 2008, 05:11 PM) *
Alem de excelente histórias, esse livro me trouxe mesmo foi um grande repúdio a pessoa Hélio Gracie. Claro, reconheço tudo o que fez, mas a pessoa Hélio Gracie não me serve de exemplo em quase nada.

QUOTE(OBSERVADOR @ Nov 6 2008, 05:34 PM) *
concordo, cheguei a pensar em postar tb o numero de certas páginas, mas leiam o livro

O HELIO caiu no meu conceito, e o GEORGE subiu, e muito, o cara que quase nunca foi citado, no livro, teve bastante espaço, fora que na GRACIE MAGAZINE desse mes há uma entrevista com um aluno dele, MESTRE ROMEU, leiam !

Pq?
Bernardofh
QUOTE(Matheus Aquino @ Nov 7 2008, 12:41 PM) *
Pq?

Cara, acho embassado te falar aqui o porquê, até porque tem uma galera aqui que num leu o livro ainda..

Isso sem falar nos fanáticos. Mas se a galera que num leu, achar que não tem erro, eu escrevo aqui.
Matheus Aquino
Rapaz, quem entra aqui já deveria estar preparado para saber spoilers do livro. Mas se n se sentir bem falando aqui, manda mp que eu fiquei curioso auhauhauha.
Caetano
Pow escreve aí msm.
rambo1
QUOTE(gardenalmack @ Nov 6 2008, 11:17 PM) *
vai la observador, mete mais pau no helio ou nos filhos dele, as lutas q ele venceu foram de mentira n foram?

eu tb n vou ler este livrinho meia boca nao, vou ler o livro do observador!!!
Bíblia, Harry Potter e Sr. dos Aneis q se segurem pq este livro sera o livro mais vendido de toda historia!

sempre vc se doendo por seus maxos, compre uma galinha e vah mora com os gracies, acredite numa historia perfeita criado por eles, foram grandes lutadores, estão na historia mais naum são deuses como vc acha
Bernardofh
QUOTE(Matheus Aquino @ Nov 7 2008, 01:53 PM) *
Rapaz, quem entra aqui já deveria estar preparado para saber spoilers do livro. Mas se n se sentir bem falando aqui, manda mp que eu fiquei curioso auhauhauha.

Sem falar no que já foi dito, o fato dele nunca ter aprendido jiu-jitsu sozinho, "de olho", vou citar aqui dois fatos que eu considero de muito baixo caráter:

Primeiro: Logo que Rolls morreu, começou uma "discussão" sobre quem ia poder ficar com a academia dele, o Hélio queria ficar com a academia, mas a Angela - esposa do Rolls - decidiu deixar o Carlinhos, que ja vinha administrando em conjunto.

Não se sabe se foi por raiva, mas ele começou a falar mal do Rolls - que tinha sido criado por ele, e o Rolls chamava de pai - pra todo mundo.. um dia tava geral em casa e ele começou a falar na cozinha pro Crólin: "Quem era ele, Crólin? O que ele fez demais? Era um professorzinho...Qual foi a grande luta que ele fez? Fez alguma no maracanã?.. A esposa do Rolls ouviu e começou a xingar ele, falou tudo e soltou a frase no final:

-Agora que o sol se apagou, as estrelinhas vão poder brilhar.

A outra foi - uma das muitas, na minha opinião - "eu posto em breve com novidades.." hueashuuaeh.. to zuando, é que vou pegar e ler o fragmento com calma pra não fazer injustiça.
Joli
As pessoas tem o direito de gostar de jiu-jitsu sem idolatrar a família Gracie.
rambo1
QUOTE(Bernardofh @ Nov 7 2008, 05:33 PM) *
Sem falar no que já foi dito, o fato dele nunca ter aprendido jiu-jitsu sozinho, "de olho", vou citar aqui dois fatos que eu considero de muito baixo caráter:

Primeiro: Logo que Rolls morreu, começou uma "discussão" sobre quem ia poder ficar com a academia dele, o Hélio queria ficar com a academia, mas a Angela - esposa do Rolls - decidiu deixar o Carlinhos, que ja vinha administrando em conjunto.

Não se sabe se foi por raiva, mas ele começou a falar mal do Rolls - que tinha sido criado por ele, e o Rolls chamava de pai - pra todo mundo.. um dia tava geral em casa e ele começou a falar na cozinha pro Crólin: "Quem era ele, Crólin? O que ele fez demais? Era um professorzinho...Qual foi a grande luta que ele fez? Fez alguma no maracanã?.. A esposa do Rolls ouviu e começou a xingar ele, falou tudo e soltou a frase no final:

-Agora que o sol se apagou, as estrelinhas vão poder brilhar.

A outra foi - uma das muitas, na minha opinião - "eu posto em breve com novidades.." hueashuuaeh.. to zuando, é que vou pegar e ler o fragmento com calma pra não fazer injustiça.

rpz se isso for verdade
ele ta abaixo de cachorro para mim
Bernardofh
QUOTE(rambo1 @ Nov 7 2008, 08:18 PM) *
rpz se isso for verdade
ele ta abaixo de cachorro para mim

Cara, sem querer pixar alguem aqui, mas dentre muitas..

A outra que to procurando aqui, eu considero a pior de todas. Repugnante demais a história...
Augustoqm5
Porque o meu post foi apagado??
Qual regra do forum eu desrespeitei?
gardenalmack
meu post tb foi apagado
cala boca rambo1 seu pivete de merda, e continua me provocando q logologo eu aceito sua proposta pra lutar com vc um vt ai na bahia(com vc me bancando lembra?) pra arrancar seus 2 braços fora e qbrar todos seus dentes com a regra q vc quiser.
curandeiro
unsure.gif
rduplessis
Varios post's sumiram nas quedas do fórum

Postem mais coisas aí do livro fazendo o favor
OBSERVADOR
acho que muita gente nem leu o livro ainda, AINDA
(RVMS)
É louvável a iniciativa da Reila, mas temos de ver que o enfoque nunca será completamente imparcial. Se fosse um filho do Hélio escrevendo, teríamos outras "verdades". O biógrafo teria de ser de fora da família pro negócio ficar correto mesmo, por isso, aguardemos o livro do amigo pesquisador do Observador (embora, pelo que ele já antecipou, esse ainda estará longe de ser definitivo).

Abraços
jonasfabri
Não querendo comparar, mas um livro feito por alguem tão envolvido assim parece até o livro da Carla Dualib falando das sujeiras no Corinthians, ela defendendo o avô e etc.

Claro que tem inúmeras coisas boas (maioria) que os gracies fizeram e fazem, mas tem muita coisa podre tb, não foram as mil maravilhas que os seus alunos pregam (até acho correto a lealdade, porem não concordo com não respeitarem certas verdades).
Josef Borges
Eu achei que esse livro iria dar mais o que falar. O Hélio tem aquele jeito dele mesmo, mas muita coisa ai desse livro não passa de suposição. O Hélio criou seu próprio estilo, por causa de sua fragilidade física, talvez dizer que ele criou o Jiu Jitsu sozinho seja um tanto quanto exagero, mas sem duvida foi o responsável maior por este êxito. Hélio ensinou o Carlson que também criou seu proprio estilo,e este foi passado aos seus discípulos, tanto Zé Mário como Murilo crias do Carlson possuem estilos "diferentes". Engraçado ler a resposta do Hélio sobre este livro kkkk.
Azulzinho
Estou na espera dos spoilers biggrin.gif
(RVMS)
QUOTE(Josef Borges @ Nov 12 2008, 06:42 PM) *
Eu achei que esse livro iria dar mais o que falar. O Hélio tem aquele jeito dele mesmo, mas muita coisa ai desse livro não passa de suposição. O Hélio criou seu próprio estilo, por causa de sua fragilidade física, talvez dizer que ele criou o Jiu Jitsu sozinho seja um tanto quanto exagero, mas sem duvida foi o responsável maior por este êxito. Hélio ensinou o Carlson que também criou seu proprio estilo,e este foi passado aos seus discípulos, tanto Zé Mário como Murilo crias do Carlson possuem estilos "diferentes". Engraçado ler a resposta do Hélio sobre este livro kkkk.

Qual foi a resposta do Hélio Gracie sobre o livro?

Abraços
gardenalmack
QUOTE(Josef Borges @ Nov 12 2008, 06:42 PM) *

Eu axo isso natural, voce adaptar o jiu-jitsu ao seu corpo. Aluno Carlson sempre teve fama de passador de guarda, ms vc pega o De La Riva q eh aluno do Carlson e até criou um jeito diferente de se jogar na guarda. Axo q isso eh natural da pessoa, cada um tem o "seu jiu-jitsu", n da pra vc ter um jj identico ao do seu professor.
Bernardofh
Qual a resposta do Hélio?
OBSERVADOR
o mundo tb quer saber, principalmente qto a 2 coisas:

o comentário dele logo após a morte do ROLLS e tb sobre o ocorrido com o CARLEY
Dienekes
ganhei o livro hoje, de presente

lerei cool.gif
RAMANESS
Li o livro todo. Bonzinho, nada além disso. E totalmente parcial p/ Carlos e seus filhos.
OBSERVADOR
oh yeah
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.