ACERTOS
1o tenho que dar os parabéns pelo livro, claro, pois o que tem de podre ali, há de se ter muita coragem mesmo para trazer à tona, coragem essa que falta a certos membros da familia.
2o, excelente estilo literário, uma leitura curiosa, agradável, e antes de tudo, reveladora e informativa Tb.
3o, confirma o que já foi dito incansavelmente, na internet, embora os fanáticos neguem: O CARLSON foi mesmo derrotado pelo EUCLIDES PEREIRA, MAS, ao contrário do que o livro diz, o contrato nao só NAO foi alterado de ultima hora, como quem o preparou foram justamente os GRACIES.
4o, como diz na página 69, HELIO nunca aprendeu JJ apenas vendo, como sendo declarou, e sim sendo treinado pelo Carlos, Oswaldo e George.
5º, Na página 264 diz que na preliminar de HELIO X KATO, Carlson empatou com Sakai, campeão paulista. Ou seja, o Carlson, além de ter uma derrota pro Euclides, tem 2 empates no JJ, a com o P. Hemeterio e a com o Sakai. Nunca foi invicto portanto, como muitos achavam.
QUESTIONAMENTOS:
Na página 166 diz que HELIO lutou com um tal de EUGENIO KAHN ? Nunca soube disso, alguem sabe ai quem é esse cara ? ? ? ?
ESCLARECIMENTOS
- Na página 242/3, diz diz que em outubro de 1950, Carlson empata no 1º campeonato carioca de JJ e na final Tb, ai o HEMETÉRIO deu a vitória pra ele, em consideração, vide revista TATAME numero 108, de 2005, mas só esclarecendo mais ainda, na realidade, ELES EMPATARAM
- Na página198, Reila cita o Juan Esteves Dulin, ponto pra Reila, mas ai na pagina 199 ela diz que o pai elaborou uma tabela. Pergunto, que tabela ? já que a que conheço é igual ao do DULIN ? complicado, complicado. e detalhe, a tabela conhecida como sendo GRACIE é um resumo da do DULIN.
ERROS:
- Após a página 290, há um bloco de fotos ( o 1º de 2 blocos ) , logo na 2ª página desse bloco, lá embaixo há uma foto de grandes mestres do JUDO, com a presença inclusive do JIGORO KANO, mas o livro diz que o CONDE KOMA se encontra tb na foto, eu juro que dou um carro zero KM para quem encontrar o KOMA nessa foto. A foto a que me refiro é a mesma que vcs poderão ver nesse link, se trata da 1ª foto, de baixo pra cima. http://judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com/
- na página 311 diz que HELIO VIGIO finalizou Rene, ERRADISSIMO, ambos empataram, e detalhe, VIGIO levou a pior na luta toda.
- na página 316, o certo é SEVERIANO, nao Severino
- na página 340 diz que o Carlson foi o 1º a invadir o ringue, qdo na verdade foi o Armando Wriedt, faz sentido, até pq Helio caiu, depois de arremessado pelo WALDEMAR, no canto em que o Armando se encontrava.
- Na página 429, na minha opinião, o pior erro, diz que o CARLSON teve piedade de Waldemar e não o finalizou em BRASILIA, vencendo a luta por pontos. O que é que é isso, meu Deus do céu ? ???? a luta foi empate, EM-PATE. A revista GRACIE MAGAZINE, número 109, acertadamente diz que realmente que foi empate, na página 33, em sua edição histórica, e notem, justamente a edição em homenagem ao CARLSON, após o mesmo ter falecido.
- na página 478 diz que Rickson tinha 21 anos, qdo na verdade tinha 20 anos e meio. E pasmem, o Waldemar nunca poderia ter dito ao telefone, “ aqui não tem mais adversário pra ele “, se referindo ao ZULU, A razão ? simples, ora, ora. Em 79, EUCLIDES PEREIRA, 11 anos após vencer Carlson na BAHIA, finalizou o REI ZULU, em BRASILIA, e o WALDEMAR sabia muito bem disso, pois era o empresário ( e idolo ) de ZULU, e o HELIO Tb conhecia ZULU, sabem por quê ? adivinhem quem foi o juiz da luta entre ZULU e EUCLIDES em 79 em BRASILIA ? ele mesmo, HELIO GRACIE
- na página 538 diz que Rickson em 94 finalizou os adversários no JAPAN OPEN 1, qdo, na verdade, só finalizou a 1ª das 3 lutas. Desistência por nocaute técnico não é finalização.