1-Como, quando e por que o Jiu-Jitsu entrou na sua vida?
CC - Fui criado no Arpoador, tinha um negão que vivia batendo na molecada, e eu era sempre um deles... um amigo meu do surf, Ricardo Decachê, que treinava com Rollis Gracie, me convidou para assistir a uma aula. Gostei, me matriculei, fiquei seis meses com Rollis, depois conheci o Carlson que dividiam a academia e foi amor a primeira vista. Assim, ele me convidou para ser seu aluno, pois ouviu falar que eu levava muito jeito, desde então - 1979, passei a ser seu aluno.
2-Vc fez parte da melhor equipe de Jiu-Jitsu que já existiu, conte-nos como eram os treinos?
CC - Eram dirigidos para competição e o Carlson maestrava como ninguém. Na minha opinião, o maior mestre que já existiu na história do jiu-jitsu, me sinto privilegiado em ter sido seu aluno. Tive aulas particulares a portas fechadas com o grande mestre.
3- E o seu inicio em competições como foi?
CC - A primeira competição foi com 17 anos, juvenil, faixa azul, peso leve, contra um aluno do Chico Mansur que era seis vezes campeão carioca consecutivas. Na luta, tomei duas quedas completas e na terceira queda, peguei as costas dele e botei para dormir, desde então queria competir sempre, pedia ao Carlson para me botar em tudo, AMAVA COMPETIR.
4-O que vc lembra da época do Carlson? o q te traz mais saudades?
CC - Do ambiente familiar que era fantástico e um senso de equipe formidável... éramos muito unidos. Acho que por isso o sucesso da academia nas competições... ganhávamos tudo.
5- Como era o seu convívio com o Mestre Carlson? O que ele representou e ainda representa na sua vida?
CC - Era uma relação de pai para filho. Eu o tinha como um pai e tenho certeza que ele me tinha como seu filho. Agradeço a Deus por tê-lo conhecido.
6-Na época a rivalidade entre academias e outros estilos de luta era muito grande, conte algum fato que ocorreu nessa epoca?
CC - Ocorreram vários fatos. Toda semana chegavam vários atletas de outras modalidades... karatê, boxe, judô, etc., para nos testar. Eu era o escolhido para enfrentá-los por ser o mais preparado. Inclusive, cheguei a faixa preta dada pelas mãos do mestre Carlson em cinco anos, fato inédito dentro da academia Carlson Gracie e sem perder nenhuma luta.
7-Na Academia Carlson tinha muito casca-grossa, mas sei q havia muito figura, lembre alguma história engraçada daquela época?
CC - É verdade, tinha muito casca-grossa mesmo, como Pinduka, Peixotinho, Bulchaul, Clóvis... Num belo dia o Sérginho Malandro, aluno do Carlson, estava por lá contando umas piadas, e tinha um outro aluno do Carlson que o apelido era Poderoso que adorava ficar falando com quem cada um se parecia... aí o Malandro perguntava : com quem ele se parece???... Ele tinha uma voz rouca e meio sarcástica, e dizia vc se parece com... , dizia um nome de artista, jogador... kkkkkkk, era muito divertido, a galera ia abaixo de tanto rir... mas o Carlson sempre soltava umas engraçadíssimas também... ficávamos até onze, meia-noite na academia, ninguém ia embora... sinto muita saudade dessa época, inesquecível!!!
8-Vc era apontado e ainda é, como o melhor da academia Carlson, o q aconteceu q vc não despontou no vale-tudo como os outros atletas da academia?
CC - Agradeço o elogio como melhor da academia, mas tinha muita gente boa. Lá era um celeiro de campeões. Na minha época não havia tantos eventos de vale-tudo, quando começou o UFC em 1995, eu já estava afastado de competição.
9-O q vc anda fazendo da vida hoje em dia?
CC - Tenho uma academia em casa (Barra da Tijuca / Jardim Oceânico) onde ministro aulas particulares e coletivas, para todas as idades e também sou personal na Academia da Praia, pois sou formado em Educação Física pela Gama Filho. Nas horas vagas, gosto de surfar no Arpoador e Barra da Tijuca (cassio.cardoso@hotmail.com ou pelo orkut cassio cardoso brazilian jiu-jitsu).
10-Como vc vê o Jiu-Jitsu Hoje?
CC - Cresceu muito, é um sucesso.
11-Na sua época as lutas eram muito mais movimentadas, hoje é amarração total, essa mudança se ocorreu por que?
CC - Ah sim, na minha época os atletas procuravam mais finalização e hoje, é diferente porque as regras facilitam a amarração, onde o atleta acaba querendo ser campeão a qualquer custo, e às vezes até consegue por uma vantagem. Acho que os árbitros centrais deveriam ser mais rígidos no quesito amarração.
12-quando veremos Cassio Cardoso novamente nos tatames?
CC - Quem viu viu, quem não viu infelizmente não verá mais. Parei de competir completamente realizado. A minha última luta foi de uma hora, que pode ser vista no You tube na íntegra, contra Marcelo Behring, meu adversário mais duro.
13-Deixe um recado aos internautas?
CC - Treine bastante, fuja de briga na rua e diga não às drogas!!!
14-Gostaria de agradecer alguém?
CC - Aos meus grandes amigos Otávio Peixotinho, Redley Vígio e ao saudoso mestre Carlson Gracie.
Fonte-meiaguarda.com.br