Federal
Mar 9 2006, 12:49 PM
Colegas do PVT,
Comecei a treinar jiu-jitsu agora e estou bem animado em aprender as técnicas da "Arte Suave". Gostaria de receber dicas de vocês sobre livros (didáticos e históricos), vídeos, DVDs, pois pretendo, na medida do possível, acelerar meu aprendizado, complementando as aulas da academia com outros recursos.
Um abraço a todos!
budo spirit
Mar 9 2006, 12:53 PM
Amigo, lá no Mercado Livre tem muita gente que vende.
Tem dois sites também q. já comprei e não tive problemas em receber o produto :
centraldaluta e casadaluta
Abçs.
Federal
Mar 9 2006, 12:56 PM
| QUOTE |
Amigo, lá no Mercado Livre tem muita gente que vende.
Tem dois sites também q. já comprei e não tive problemas em receber o produto :
centraldaluta e casadaluta
Abçs. |
Obrigado pela pronta resposta. Vou pesquisar. Vc me recomenda que material que tenha gostado?
Jiu_Jiteiro_Trocador
Mar 9 2006, 01:07 PM
mas tem q dar sorte tb,pq comprei um dvd dessa central da luta bem tosco....
Federal
Mar 9 2006, 01:18 PM
| QUOTE |
| mas tem q dar sorte tb,pq comprei um dvd dessa central da luta bem tosco.... |
Esse é o risco que eu não quero correr...
eu--
Mar 9 2006, 01:34 PM
Amigo,
Existe uma colecção de 13 DVDs do Graig Kukuc na loja da sherdog que acho que são muito bons. Esses eu comprei e chegaram sem problemas.
Existem outras colecções lá mas que eu não conheço.
Um abraço e boas compras
Jerônimo
Mar 9 2006, 06:54 PM
Federal, é interessante sua vontade de evoluir no jiu jitsu, uma arte que principalmente no ínicio aparenta ser um tanto quanto complexa. Entretanto, o passar do tempo faz com os movimentos se tornem o mais naturais possíveis.
Entretanto, acredito que você deve ir devagar com relação à videos instrucionais, revistas que ensinem posições... Materiais que falem da história do Jiu Jitsu, que tragam informações genéricas são sempre bem vindos, ao meu entender, principalmente pelo fato de considerar que você deve ter consciência de tudo que faz, inclusive saber a história do seu esporte. Só que os materiais que trazem posições, movimentações podem atrapalhar o ínicio do treinamento, normalmente seu professor tem um plano de aulas que pode ser comprometido com essas interferencias extras.
Por isso, indico a você que inicialmente, não faça uso de muitas informações sobre posições. Busque aperfeiçoar as posições básicas, aprender bons movimentos de aquecimento, exercícios de alogamento, e na medida do possível, estude sobre a arte suave. Com um tempo maior de treino, busque as posições mais complexas, e evolua nesta busca de acordo com sua evolução nos tatames. Acredito que assim o seu aprendizado será otimizado e bastante satisfatório.
Abraços
Zarbon Tubarão
Mar 9 2006, 07:21 PM
Vai treinar, vagabundo!!
Na boa, esses vídeos ajudam sim. Eu aprendi algumas dicas com revistas e livros, imagina com vídeo! Lembro que quando comecei a treinar, lutava de igual contra caras que já tinham até 2 meses de treinos diários, só observando as lutas do Royce (via em camera lenta suas lutas e ensaiava nas almofadas - as vezes na mana, tadinha)
Dica se for treinar: fassa um treino dinâmico - exemplo: no treino de arm-lock os caras tem mania de dar chave num braço e passar a vez pro outro. Isso é monótono! O interessante é montar, dar um tiro no braço esquerdo, em seguida montar de novo rapidamente e dar outro tiro no braço direito.
...
Zarbon,
aquele que está doido pra voltar a treinar (maldito tornozelo torcido)
viniciusjjsa
Mar 20 2006, 04:11 PM
| QUOTE |
Vai treinar, vagabundo!!
Na boa, esses vídeos ajudam sim. Eu aprendi algumas dicas com revistas e livros, imagina com vídeo! Lembro que quando comecei a treinar, lutava de igual contra caras que já tinham até 2 meses de treinos diários, só observando as lutas do Royce (via em camera lenta suas lutas e ensaiava nas almofadas - as vezes na mana, tadinha)
Dica se for treinar: fassa um treino dinâmico - exemplo: no treino de arm-lock os caras tem mania de dar chave num braço e passar a vez pro outro. Isso é monótono! O interessante é montar, dar um tiro no braço esquerdo, em seguida montar de novo rapidamente e dar outro tiro no braço direito.
... Zarbon, aquele que está doido pra voltar a treinar (maldito tornozelo torcido)
|
e quando vc via filme da silvia saint, vc tbm treinava na almofada?
Marcos Lamenha
Mar 21 2006, 03:55 AM
Olha, por experiencia propria eu digo... esses videos instrucionais são bons pra quem tá na faixa azul, ou roxa recem-graduado no maximo. Se for branca, ou se for de marrom pra cima, não adiantam nada, vou explicar o porquê.
Se você é branca, e principalmente um branca com menos de 3 meses de treino, você ainda tá no começo da longa caminhada até a faixa preta. Portanto acho que seria de pouca valia videos instrucionais, pelo simples motivo: o que esses videos ensinam, qualquer professor ensina ao seu aluno. Geralmente esses videos dividem-se em capitulos, pro exemplo: capitulos 1 e 2 (raspagens), capitulos 3 e 4 (passagens de guarda), capitulos 5 e 6 (finalizações partindo da guarda), e assim por diante... cada capitulo desse com 10 ou 15 posições, a depender do video e do professor que ta dando a aula.
Portanto se o cara é branca e pega um video desses, chega na academia e vai treinar essas posições, ele só tá antecipando o que ele vai aprender com seu proprio professor nos proximos meses... aí eu pergunto: será que é bom antecipar, será que é bom aprender certas posições antes da hora? Na minha opinião não!
É bom o faixa branca ir aprendendo o basico, pouco a pouco, pra depois ir evoluindo na dificuldade das posições que aprende.
Nas vezes que eu ja puxei treino pra faixa branca iniciante, eu deixava o cara umas 3 aulas só treinando movimentação basica por cima... cem quilos, gravata lateral, 69, montada... essas coisas bem basicas mesmo.
Quando eu notava que o cara tava fazendo essas movimentações muito bem, aí eu passava a ensinar alguma finalização ou passagem de guarda, pois não adiantava nada eu ensinar, por exemplo, um arm-lock na montada, se o cara não sabe como chegar na montada corretamente.
Quanto aos faixas marrom e preta, dos videos que conheço que estão no mercado, não existem posições que sejam grande novidade pra nenhum lutador de jiu-jitsu dessa graduação... no maximo pode ter alguma variação de posição, ou algum detalhe diferente, mas copisa nova mesmo é muito dificil.
E quanto ao faixa azul, ou roxa recem-graduado, aí pode valer a pena... pois o cara já domina o básico e vai ter condição de assimilar aquelas posições que está vendo no video instrucional de maneria correta... diferente de um branca, que mal sabe o basico e já vai querer fazer posições que nao tem nem ideia de como são.
Mas ainda assim repito, os videos disponiveis no mercado geralmente nao apresentam nada de novo, eu tive experiencia disso... quando eu era roxa, assisti varios videos do Fabio Gurgel e do Renzo Gracie.
Os do Fabio até que eram bons, ele explicava bem as posições, porém dos 2 videos que eu vi de raspagens (cada um com 10, totallizando 20), eu conhecia 19 das 20 raspagens apresentadas... e a unica que eu nao conhecia era apenas uma variação de uma posição que meu professor ja tinha me ensinado tempos atrás.
Já os do Renzo achei uma porcaria, a maioria das posições eram de faixa branca, coisa basica... e o basico tem que ser aprendido dentro da academia, com supervisão do professor, principalmente pra corrigir os erros, pois se voce aprende o basico com erros, é muito dificil de corrigir lá na frente, quando você já tá na roxa ou marrom.
Tambem teve uma epoca que tinha uns videos do Royce que eram vendidos nas bancas de jornal, acho que em 99, 2000 mais ou menos... tambem tudo posição que voce aprende na faixa branca.
Hoje em dia tem esses videos que a Tatame vende, mas esses confesso que nao tenho informação nenhuma a respeito.
caipira
Mar 21 2006, 09:42 AM
Ao invés de comprar vídeos de posições que vc vai aprender.......compra de campeonatos ( Brasileiros e Estaduais )....muito mais produtivos.......se vc ainda assim quiser comprar de posições minha indicação são os do Rorion e Royce.......na parte básica são os mais honestos......posições avançadas tem pra todo gosto.......mas é ai que tá o lance.......se vc tiver características de guardeiro vc vai dar preferência por lutadores com esta característica e se gostar de jogar por cima, passando, amassando, também irá procurar vídeos com estas caraterísticas.......pra começar procure vídeos de campeonatos tenho certeza que te acrescentará muito mais.......se preocupe neste início em rolar muito......perder a timidez e pegar gáz........o resto vem naturalmente com os treinos.
[]s
Marcio Brabo JJ
Mar 21 2006, 11:17 AM
| QUOTE (Marcos Lamenha @ Mar 21 2006, 03:55 AM) |
Olha, por experiencia propria eu digo... esses videos instrucionais são bons pra quem tá na faixa azul, ou roxa recem-graduado no maximo. Se for branca, ou se for de marrom pra cima, não adiantam nada, vou explicar o porquê.
Se você é branca, e principalmente um branca com menos de 3 meses de treino, você ainda tá no começo da longa caminhada até a faixa preta. Portanto acho que seria de pouca valia videos instrucionais, pelo simples motivo: o que esses videos ensinam, qualquer professor ensina ao seu aluno. Geralmente esses videos dividem-se em capitulos, pro exemplo: capitulos 1 e 2 (raspagens), capitulos 3 e 4 (passagens de guarda), capitulos 5 e 6 (finalizações partindo da guarda), e assim por diante... cada capitulo desse com 10 ou 15 posições, a depender do video e do professor que ta dando a aula.
Portanto se o cara é branca e pega um video desses, chega na academia e vai treinar essas posições, ele só tá antecipando o que ele vai aprender com seu proprio professor nos proximos meses... aí eu pergunto: será que é bom antecipar, será que é bom aprender certas posições antes da hora? Na minha opinião não! É bom o faixa branca ir aprendendo o basico, pouco a pouco, pra depois ir evoluindo na dificuldade das posições que aprende. Nas vezes que eu ja puxei treino pra faixa branca iniciante, eu deixava o cara umas 3 aulas só treinando movimentação basica por cima... cem quilos, gravata lateral, 69, montada... essas coisas bem basicas mesmo. Quando eu notava que o cara tava fazendo essas movimentações muito bem, aí eu passava a ensinar alguma finalização ou passagem de guarda, pois não adiantava nada eu ensinar, por exemplo, um arm-lock na montada, se o cara não sabe como chegar na montada corretamente.
Quanto aos faixas marrom e preta, dos videos que conheço que estão no mercado, não existem posições que sejam grande novidade pra nenhum lutador de jiu-jitsu dessa graduação... no maximo pode ter alguma variação de posição, ou algum detalhe diferente, mas copisa nova mesmo é muito dificil.
E quanto ao faixa azul, ou roxa recem-graduado, aí pode valer a pena... pois o cara já domina o básico e vai ter condição de assimilar aquelas posições que está vendo no video instrucional de maneria correta... diferente de um branca, que mal sabe o basico e já vai querer fazer posições que nao tem nem ideia de como são.
Mas ainda assim repito, os videos disponiveis no mercado geralmente nao apresentam nada de novo, eu tive experiencia disso... quando eu era roxa, assisti varios videos do Fabio Gurgel e do Renzo Gracie.
Os do Fabio até que eram bons, ele explicava bem as posições, porém dos 2 videos que eu vi de raspagens (cada um com 10, totallizando 20), eu conhecia 19 das 20 raspagens apresentadas... e a unica que eu nao conhecia era apenas uma variação de uma posição que meu professor ja tinha me ensinado tempos atrás.
Já os do Renzo achei uma porcaria, a maioria das posições eram de faixa branca, coisa basica... e o basico tem que ser aprendido dentro da academia, com supervisão do professor, principalmente pra corrigir os erros, pois se voce aprende o basico com erros, é muito dificil de corrigir lá na frente, quando você já tá na roxa ou marrom.
Tambem teve uma epoca que tinha uns videos do Royce que eram vendidos nas bancas de jornal, acho que em 99, 2000 mais ou menos... tambem tudo posição que voce aprende na faixa branca.
Hoje em dia tem esses videos que a Tatame vende, mas esses confesso que nao tenho informação nenhuma a respeito. |
Po Lamenha,
Vou te falar.. eu sou fanatico por video aula. TO sempre tentando baixar as novas q a galera diz q é boa. As antigas como as do Gurgel e as do Renzo realmente não tinham muito segredo não. EU peguei na epoca q eu tinha acabado de ganhar a roxa. Peguei algumas posicoes mas nao vi nada de magico. Depois arrumei uma do Margarida. Achei fraquissima tb. Coisa pra faixa branca.
Mas como de uns tempos pra ca ficou tudo igual, os caras pra poderem vender comecaram a colocar coisas novas.
Um ex é a do Saulo. Ele explica o JJ todo de branca mas com uns detalhes que são perfeitos. Vale a pena ver. E tb baixei a do Marcelinho e a do Jaca novas. São cheias de posicoes novas. Eu tava querendo postar pra galera, mas são grandes pra caramba. E eu não sei diminuir o tamanho delas pra upar. So a do saulo q eu tenho são 3 giga de tamanho.
Mas ta valendo assistir as novas sim. Tem varias posicoes interessantes.
p.s: sou marrom!
south_Pitbull
Mar 22 2006, 02:07 AM
o video do roberto gordo de meia guarda eh sinistro...
e o de la riva tb...
pq eles ensinam tecnicas desenvolvidas por eles.. e nao coisas convencionais... como algumas raspadas de la riva... ou as famosas raspadas de meia do gordo..
Marcos Lamenha
Mar 22 2006, 03:36 AM
O "problema" dos videos do De La Riva é que hoje ele grava um video, mostrando a posição de um jeito... aí daqui a 6 meses ele mesmo inventa outra maneira melhor ainda de fazer aquela mesma posição, hehehe. O cara é foda, não pára nunca de evoluir.
Federal
Mar 22 2006, 06:31 PM
Amigos,
Obrigado pelos comentários e dicas!
Um abraço a todos do PVT!
capistranojj
Nov 17 2006, 02:53 AM
Eu gosto muito e aprendi muita posição com pesquisas feitas em cima de lutas e video aulas.
Hapkido_Taekwondo
Nov 21 2006, 07:57 PM
aqui na minha cidade naum tem jj pra treina...entaum qual o melhor video aula, pra mim que vou treina com um amigo meu e sem professor.
qual o melhor video-aula pra mim começar??????????????????????
naum sei nadica de nada
MulaMbo
Nov 30 2006, 09:00 PM
o unico jeito é comprar a toca do gugu e morara na academia
Vo indicar um pra galera que quer aew! Manual do Jiu Jitsu de Fábio Gurgel. Eu gostei. Tem uma video aula tbm do Saulo Ribeiro que pode ser util.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.