Entre para seguir isso  
pipo

PFL encerra temporada nesta sexta com brasileira na disputa por 1 milhão de dólares

Recommended Posts

 

Taila Santos encara Dakota Ditcheva pelo cinturão do peso-mosca. Evento na Arábia Saudita ainda tem os brasileiros Gabriel Braga e João Dantas no card preliminar. Combate mostra tudo ao vivo

No dia 4 de abril, a PFL começava sua temporada regular em San Antonio (EUA), e nesta sexta-feira, em Riad, na Arábia Saudita, encerra seu ano para conhecer os campeões de suas seis categorias, além de premiar cada um deles com US$ 1 milhão, cerca de R$ 6 milhões na cotação atual. Para além das seis finais da temporada, o evento contará com as finais do braço árabe PFL Mena e de outras lutas preliminares.

O card preliminar começa às 9h15 (de Brasília) com transmissão exclusiva no YouTube do Combate. Na sequência, a partir de 11h30 (de Brasília), cinco lutas da PFL Mena começam no Combate, quatro delas com disputas de títulos. Por fim, a partir de 15h (de Brasília), seis lutas em sequência definem os campeões da PFL de 2024.

 

  •  
Taila Santos é o Brasil nas finais Dakota Ditcheva e Taila Santos decidem título dos moscas na PFL — Foto: PFL

Dakota Ditcheva e Taila Santos decidem título dos moscas na PFL — Foto: PFL

Depois de algumas temporadas com diversos representantes nas finais, o Brasil chega em 2024 com apenas uma finalista. Taila Santos foi a única a garantir vaga numa das seis decisões, e nesta sexta-feira ela disputa o título peso-mosca (até 56,7kg) com a inglesa Dakota Ditcheva, em confronto que será a co-luta principal do dia.

Taila, que foi dispensada pelo UFC no ano passado - mesmo depois de entregar até ali a luta mais difícil à campeã Valentina Shevchenko -, chegou à decisão após três vitórias. Ela finalizou a também brasileira Ilara Joanne logo na estreia, com um mata-leão já no primeiro round. Na rodada seguinte, venceu a americana Jena Bishop numa decisão dividida. E nas semifinais bateu a ex-campeã do Bellator Liz Carmouche na decisão unânime.

Taila Santos venceu Liz Carmouche na decisão dos juízes — Foto: PFL

Taila Santos venceu Liz Carmouche na decisão dos juízes — Foto: PFL

Do outro lado, Dakota Ditcheva surgiu nesta temporada como potencial estrela do MMA. Invicta com 13 vitórias, a inglesa venceu 11 delas por nocaute, além de somar uma finalização e apenas uma vitória nos pontos. Ela bateu Lisa Mauldin, Chelsea Hackett e Jena Bishop, nesta ordem, com nocautes no primeiro round. Foram pouco mais de 11 minutos no cage no total das três lutas. Nas casas de apostas, Dakota é favorita contra Taila.

 

Presença maciça dos russos

 

Além da inglesa Dakota e da brasileira Taila, as finais contam com domínio total dos russos. Eles são seis entre os 12 finalistas: Timur Khizriev (pena), Shamil Musaev (meio-médio) x Magomed Umatulov (meio-médio), Gadzhi Rabadanov (leve), Denis Goltsov (pesado) e Oleg Popov (pesado).

A Inglaterra ainda tem Brendan Loughnane (pena), enquanto os EUA chegam à decisão com Impa Kasanganay (meio-pesado) e Brent Primos (leve). E Dovletdzhan Yagshimuradov representará o Turcomenistão nas finais.

 

Gabriel Braga e João Dantas em ação 
 

Gabriel Braga entrou de última hora no duelo com Jeremy Kennedy — Foto: PFL

Nas lutas do card preliminar, dois brasileiros se apresentarão. Na primeira luta em Riad, o peso-médio (até 84,4kg) João Dantas, campeão no Jungle Fight, faz sua estreia internacional. Com sete vitórias e uma derrota em seu cartel, o brasileiro enfrentará o holandês Costello van Steenis (15-3).

Duas lutas depois, o finalista peso-pena (até 66,2kg) de 2023 Gabriel Braga (14-2) volta a lutar pela quarta vez nesta temporada. Ele chegou a ir às semifinais da temporada regular, mas ficou fora da decisão após perder numa decisão dividida para Timur Khizriev. Dessa vez ele viajou como reserva para Riad e, nesta última sexta-feira, se pesou para substituir Jesus Pinedo no duelo com Jeremy Kennedy (19-4).

 

PFL Mena

 

Nesta sexta-feira também serão conhecidos os primeiros campeões da PFL Mena, braço da organização criado para desenvolver lutadores da região do Oriente Médio. Eles fizeram uma rodada antes dos playoffs, e na sequência os finalistas foram definidos. Serão duelos no peso-pena, meio-médio, peso-galo e peso-leve.

PFL 10 + PFL Mena 4
29 de novembro, às 11h30 (de Brasília), em Riad (Arábia Saudita)
CARD PRINCIPAL (a partir de 15h de Brasília):
Peso-pena: Timur Khizriev x Brendan Loughnane
Peso-mosca: Dakota Ditcheva x Taila Santos
Peso-meio-pesado: Impa Kasanganay x Dovletdzhan Yagshimuradov
Peso-meio-médio: Shamil Musaev x Magomed Umatulov
Peso-leve: Brent Primus x Gadzhi Rabadanov
Peso-pesado: Denis Goltsov x Oleg Popov
CARD PFL MENA (a partir de 11h30 de Brasília):
Peso-pena: Maraoune Bellagouit x Abdullah Al-Qahtani
Peso-meio-médio: Mohammad Alaqraa x Omar El Dafrawy
Peso-combinado até 49,4kg: Hattan Alsaif x Lilia Osmani
Peso-galo: Ali Taleb x Rachid El Hazoume
Peso-leve: Mohsen Mohammadseifi x Georges Eid
CARD PRELIMINAR (a partir de 9h15 de Brasília no Youtube do Combate):
Peso-leve: Mansour Barnaoui x Alfie Davis
Peso-pesado: Slim Trabelsi x Abraham Bably
Peso-pena: Gabriel Braga x Jeremy Kennedy
Peso-pena: Asael Adjoud x José Perez
Peso-médio: Costello van Steenis x João Dantas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso