Entre para seguir isso  
pipo

Por que Holly Holm deve vencer Ketlen Vieira

Recommended Posts

 

 
 
ufc-fight-night-206-breakdown-holm-vs-vieira.jpg?w=1000&h=600&crop=1
Dan Tom 
 
19 de maio de 2022 09:40 ET
 
 
 
 

Dan Tom, analista do MMA Junkie, detalha as principais lutas do UFC. Hoje, olhamos para o evento principal do UFC Fight Night 206 .

O UFC Fight Night 206 acontece neste sábado, no UFC Apex, em Las Vegas. O cartão é transmitido na ESPN+.

Holly Holm (14-5 MMA, 7-5 UFC)

holly-holm-ufc-on-espn-16-weigh-ins.jpg

Informações do grampo:

  • Altura: 5'8″ Idade: 40 Peso: 135 lbs. Alcance: 69″
  • Última luta: vitória por decisão sobre Irene Aldana (3 de outubro de 2020)
  • Camp: Jackson-Wink MMA (Novo México)
  • Postura/estilo de ataque: canhoto/kickboxing
  • Gerenciamento de risco: Bom

Informações complementares:

+ Ex-campeã peso galo feminino do UFC
+ Experiência de boxe profissional (registro de 33-2-3)
+ Múltiplos elogios de boxe e kickboxing
+ 6 vitórias por nocaute
+ 5 finalizações no segundo round
+ Movimento e footwork disciplinado
^ Excelente gerenciamento de distância
+ Cross ativo e preciso
^ Coming para a frente ou fora do contra- ataque +
arsenal de chutes diversificados
+ enganosamente forte dentro do clinch
^ Funciona bem nos ganchos por cima e por baixo
+ Sensibilidades consistentes para vencer as rodadas

 

Ketlen Vieira (12-2 MMA, 6-2 UFC)

Ketlen-ufc-fight-night-198-weigh-in.jpg

Informações do grampo:

  • Altura: 5'8″ Idade: 30 Peso: 135 lbs. Alcance: 68″
  • Última luta: vitória por decisão sobre Miesha Tate (20 de novembro de 2021)
  • Camp: Nova Uniao (Brazil)
  • Postura/estilo de ataque: ortodoxo/kickboxing
  • Gerenciamento de risco: Bom

Informações complementares:

+ Faixa-preta de jiu-jitsu brasileiro + Faixa-preta de
Judô
+ Distinções de wrestling regional
+ 2 vitórias por nocaute
+ 4 vitórias por finalização
+ 3 finalizações no primeiro round
+ Habilidade de trocação aprimorada
^ Favorece retornos de gancho/cruz-uppercut
+ Forte dentro do clinch
^ Parece transformar erros em quedas
+ Bom grappling de transição
^ Funciona bem do topside
+/- 1-0 contra canhotos no nível do UFC

Ponto de interesse: Golpeando com um canhoto

holly-holm-irene-aldana-ufc-on-espn-16-2

Holly Holm

O evento principal em Las Vegas apresenta uma batalha entre os pesos-galos classificados, Holly Holm e Ketlen Vieira .

Apesar de vir de uma base de grappling, Vieira, o lutador de postura ortodoxa, desenvolveu alguns fundamentos sólidos de trocação nos pés.

Contra-lutador inerente, Vieira mantém cruzamentos de direita e gancho de esquerda retorna em um gatilho. Semelhante aos seus companheiros de estábulo da Nova União, Vieira normalmente se sai bem ao tentar desviar jabs ortodoxos de sua mão traseira, anexando o ocasional tiro no corpo após seu contra-ataque inicial.

Quando Vieira lutou com um canhoto em Cat Zingano, o brasileiro parecia ter dificuldades com a leitura de tiros no corpo, já que isso abriu muito para o ex-veterano do UFC. Meisha Tate também teve muito sucesso no corpo de Vieira, mas os retornos aprimorados do uppercut da jogadora de 30 anos provavelmente a ajudaram a não ser superada por quaisquer ataques de mudança de nível que a ex-campeã estivesse jogando em seu caminho.

Dito isto, Vieira enfrentará um desafio muito diferente em Holm.

Uma estilista de pau e movimento de coração, Holm demonstra o trabalho de pés disciplinado e o gerenciamento de distância necessários para jogar em sua zona de conforto, fora do alcance. Utilizando o movimento lateral até encontrar uma abertura ao seu gosto, Holm se envolverá em corridas de strafing, lançando uma variedade de combinações pré-programadas como uma máquina afinada.

Uma consistência de padrões que ela herdou do boxe, Holm geralmente circula para a esquerda para redefinir e se move para a direita ao tentar alcançar ângulos de ataque e contadores. Holm tem tentado ficar mais agressiva em distâncias mais curtas ultimamente, bem como incorporar chutes de perna mais tradicionais no repertório para complementar os “pôneis” que Mike Winkeljohn está constantemente chamando de seu canto.

No entanto, não tenho certeza de quantos chutes baixos Holm estará tentando, já que seu oponente estará procurando qualquer desculpa para derrubá-la.

 

Ponto de interesse: possíveis ameaças de agarramento

ketlen-vieira-ufc-215-3.jpg

9 de setembro de 2017; Edmonton, Alberta, Canadá; Sara McMann (luvas vermelhas) luta contra Ketlen Vieira (luvas azuis) durante o UFC 215 no Rogers Place. Crédito obrigatório: Perry Nelson-USA TODAY Sports

Considerando onde estão as vantagens de Vieira no papel, ninguém deve ficar chocado se o brasileiro procurar as quedas cedo e com frequência.

Não só Vieira vem de uma base de judô e jiu-jitsu, mas ela também competiu no wrestling, ganhando elogios regionais e um campeonato no Brasil em 2009. De fato, em lutas mais recentes, Vieira fez um trabalho melhor quando se trata de para mudar seu nível para pernas duplas ou arrebatar o single ocasional.

Dito isso, Vieira ainda pontua e tenta a maioria de suas quedas no clinche. Esteja ela procurando vagamente por um golpe externo com a perna ou procurando por travas de corpo fora de ganchos, Vieira – para melhor ou para pior – normalmente espera que seus oponentes cometam erros antes de se tornar agressivo com alguma coisa.

Mas considerando que Holm tem abraçado sua sensibilidade de marcar pontos dentro de quadras fechadas ultimamente, estarei curioso para ver como as trocas de clinche se desenrolam entre esses dois.

Enganosamente forte no clinch, Holm trabalha bem nos ganchos e ganchos, emoldurando com os antebraços enquanto tenta escapar (algo que se mostrou eficaz contra adversários judocas do passado, como Ronda Rousey).

Contra lutadoras como Cris Cyborg e Raquel Pennington, Holm mostrou que ela tem mais do que apenas enquadramento defensivo e consciência de gancho, engajando e controlando clinches em seus termos ao longo da competição. E contra Irene Aldana, Holm exibiu sequências de queda aprimoradas e um trabalho sensato de cima, mostrando o conhecimento e os meios para fazer a transição entre as fases.

Ainda assim, não tenho certeza se ela vai querer lutar com um faixa-preta de jiu-jitsu brasileiro como Vieira – pelo menos cedo.

Embora ela não seja a lutadora mais cheia de ação no chão, Vieira mostra fundamentos sólidos de topside que vão desde pressões persuasivas no ombro a passes que envolvem ameaças sutis de finalização. Caso a Vieira consiga uma boa posição nesta luta, ficarei curioso para ver se ela intensifica sua agressividade, considerando como seu grappling foi classificado no passado.

 

Ponto de interesse: probabilidades e opiniões

Os apostadores e o público estão do lado do americano, listando Holm -250 e Vieira +190 via Tipico Sportsbook .

Embora eu tenha sido cético em relação a Holm no passado, não discordo da propagação aqui.

Eu sei que uma diferença de idade de 10 anos é uma bandeira vermelha automática para muitos jogadores de MMA, mas o MMA feminino tende ironicamente a igualar a divisão dos pesos pesados tanto na volatilidade dos resultados quanto no potencial de longevidade do lutador.

Mais importante, Holm é uma atleta legítima que tem alguma força real para acompanhar suas habilidades técnicas. No entanto, Holm não está isenta de pontos fracos, já que o contra-direito de Vieira será a principal arma a ser observada em seus pés.

Desde sua primeira luta com Pennington até suas derrotas nas mãos de Valentina Shevchenko, Germaine de Randamie e Amanda Nunes, a contra-direita tem sido a kriptonita bem conhecida de Holm tanto no boxe quanto no MMA.

Dito isso, não tenho certeza de que Vieira – apesar de mostrar melhorias e arremessar com mais confiança – tenha pop suficiente em seus chutes para tirar Holm de seu jogo.

Na verdade, também acho que a falta de explosão atlética e iniciativa agressiva de Vieira também podem lhe custar o departamento de quedas. Como mencionado na seção anterior, já vimos as defesas de luta de Holm testadas contra ameaças mais tecnicamente proficientes e atléticas como Rousey, deixando-me pouco entusiasmo pelo oportunismo negligente de Vieira.

Eu sei que isso tem “Holm por decisão” escrito por toda parte, mas acredito que podemos estar reservados para um final raro neste fim de semana.

Independentemente da postura do adversário, Vieira parece ter mais dificuldade tanto na defesa quanto nos chutes de esquerda. Por essa razão, suspeito que uma variação sólida de um ataque duplo de canhoto de Holm poderia ser suficiente para recriar outra derrota por nocaute para Vieira.

A gaiola menor pode encorajar mais grappling, mas vou ficar com minha leitura inicial de um nocaute com um chute na cabeça para Holm nos rounds do meio para o final, pois acredito que seu grappling e footwork serão bons o suficiente para ditar as trocas. o estiramento.

Previsão: Holm dentro da distância

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso