jon jones

Khabib o lutador mais dominante da história do MMA

Recommended Posts

Apenas para esclarecimento, ser o mais dominante e ser o maior campeão são coisas completamente diferentes. Dito isso vamos lá.

O cara passou por um dos circuitos regionais mais duros do mundo que é o circuito russo, ao contrário do que alguns dizem "não pegou ninguém e aquele blablabla típico" prefiro exaltar o quão perfeito ele foi, mesmo lutando contra os caras mais durões do planeta. Os russos sempre tiveram essa fama em esportes de combate, tanto que eles são os melhores wrestlers do mundo e tem em sua arte marcial o sambô de combate praticamente um MMA com bermuda e kimono. No sambô Khabib foi bi campeão mundial e uma vez vice em 2011 se não me engano, sua última derrota em esportes de combate registrada, além de ser campeão russo na modalidade. Ou seja, Khabib desde cedo ja estava pronto para uma carreira que o consagraria a posteriori.

Ele tambem foi campeão europeu de combate corpo a corpo e pankration, artes marciais antigas e que também te preparam bem para o MMA, o próprio Demetrius Jhonson veio do pankration se não me engano. Ele se aventurou no grappling em 2012 sendo campeão do NAGA grappling, tradicional torneio americano nas regras do Bjj, onde Gilbert Burns também foi campeão no mesmo ano, só para ilustrar que não é um torneio qualquer, também foi campeão nas regras do ADCC em outro torneio no mesmo ano e ele também fez uma super luta em 2009 contra o futuro primeiro faixa preta russo de Bjj Leonid Gatovski nas regras do Bjj e perdeu por 3x0, porém no final da luta pegou gatovski em uma kimura, que se não fosse o soar do gongo possivelmente ele teria sérios riscos de ser finalizado.

Indo para o MMA, pré UFC Khabib nunca passou por apuros, vendo suas 16 lutas de lances de perigo real ele tomou apenas 1 golpe limpo no rosto, aqueles que bambeiam e 1 queda. Quem viu esse triângulo que encerrou sua carreira e que acompanha todas as lutas do russo não se surpreende, pois no circuito regional ele finalizou algumas lutas de jeitos parecidos. Enfim, ele chegaria com uma experiência mais que sólida para o maior evento do mundo. 

No UFC estreou contra Kamal Shalourus, wrestler que tentou a vaga para as olimpíadas representando a Grã Bretanha e que posteriormente disputaria o cinturão do ONE. Depois lutou contra o em números melhor wrestler ofensivo e defensivo da história dos pesos leves Gleison Tibau que já era um veterano de 16 lutas no evento, thiago tavares jiujiteiro decente e com 12 lutas no evento, Abel Trujillo 4 vezes wrestler NAIA ALL AMERICAN, Pat Healy wrestler D2 NCAA, grappler e top 10 decente a época vinha de vitoria contra o ex desafiante Jim Miller e já tinha vitórias notáveis contra Dan Hardy, Paul Daley e Carlos Condit e Rafael Dos Anjos já top 5 a época que estava em uma crescente incrivel e também seu grappling dispensa comentários, campeão mundial de jiujitsu da IBJJF. Esse recorte foi antes da lesão que o afastou por 2 anos e como se nota nessa 1 parte ele pegou caras muito mais experientes e com fortes credenciais no grappling, então onde o caminho do russo foi suavizado como alguns dizem? Onde o russo "só pegou strikers"? Nessa 1 parte da passagem dele no UFC mostra o exato oposto. Em nenhuma dessas lutas ele foi posto em perigo. 

As lesões nos impediram de vê-lo contra Donald Cerrone e Tony ferguson nesse tempo. Ele voltou contra o desconhecido Darrel Horcher, porém depois massacrou Michael Jhonson e Edson Barbosa, strikers superiores e que tinham altos índices de defesa de quedas e movimentação. Jhonson foi o 1 homem que por 3 minutos no 1 round venceu nurma, com uma movimentação incessante e uma chuva de socos a toda sorte, mas o duro é sustentar esse rítimo por 15 minutos. 

A justa oportunidade de título enfim viria, quando o UFC finalmente teve coragem para destituir Mcgregor. Ferguson seria o parceiro ideal, mas infelizmente tropeçou em cabos. Eu preferia que fosse Max Holloway o substituto, um nome pesado e que vinha tambem de impressionantes 12 vitórias, mas a comissão de NY nos fez o "favor" de impedir esse espetáculo. A bomba estourou no colo da melhor opção disponível, Ai Iaquinta, boxer decente e wrestler colegial, com defesa de quedas decente. Resultado 50x43, o que retrata outro massacre, porém com ingredientes um pouco diferentes do habitual, jabs rápidos e eficientes estouraram o nariz do americano e o Russo se deu o luxo de fazer 2 rounds em pé e vencer, mostrando clara evolução no setor.

A 1 defesa não poderia ser contra alguém melhor, o melhor striker do peso e irritante Connor Mcgregor, que foi um desafio mais decente que muitos pensam, se defendeu bem no 1 round do wrestling e domínio por cima do russo. No 2 round a subestimação da trocação do russo por parte do Connor lhe custou o 1 knockdown sofrido na carreira e um massacre no gnp, regado a dizeres nervosos do russo. Outro fato inédito, na 1 vez Khabib perdeu 1 round na carreira de maneira unânime, quando resolveu ficar de pé contra o irlandês, que apesar de já cansado, mostrou que tinha o suficiente para vencer a peleja em pe. No 4 round Khabib veio decidido a acabar com a proza e o finalizou. 

A 2 defesa contra o ascendente poirier já foi outro típico domínio do russo, porém em 2 momentos o americano o colocou em perigo. Em um pesado golpe que o Khabib se abalou um pouco e em uma guilhotina justa que fez o Khabib rebolar para sair, mostrando que suas defesas de finalização estão em dia. O 1 homem a encaixar uma justa tentativa de finalização no russo. N fim o americano foi finalizado em um te´cnico e justo mata leão, mostrando que o russo cada vez mais estava refinado tecnicamente seu grappling.

A última luta do russo, para mim sua melhor apresentação. Gaetje em 4 minutos mostrou realmente ser um grande desafio, movimentando bastante usando seus pesados leg kicks e refutando algumas aproximações de clinche do russo, mas o que ele não contava era que o russo ia devolver chumbo em pé de igualdade com o americano, que como tinha que circular o 8 e não dominou o centro, teve que percorrer mais caminho, assim se cansando mais. Era nítido que o gaetje não suportaria fazer essa estratégia por muito tempo, estando mais lento, o russo achou a distância e voou em um double leg certeiro e derrubou o wrestler D1 ALL AMERICAN. No chão sim o nível de diferença entre eles era abissal. Khabib tentou movimentos ousados como uma chave de braço bem defendida pelo americano. No 2 round Gaetje visivelmente mais lento ainda era eficiente nos low kicks, mas em um deles o russo logo em seguida derrubou, voou nas costas, variou para a montada e executou uma linda variação para o triângulo, refinada, coisa que muito faixa preta consagrado de BJJ não faz, pois é mais fácil perder a posição de superioridade. Uma linda finalização de triângulo marcou sua estreia no MMA e seu possível adeus. 

Khabib é uma lenda e de fato o LUTADOR MAIS DOMINANTE DO MMA. em 29 lutas profissionais perder 1 round unânime e 1 round dividido mostram isso, e mais, foi pouco atingido de maneira contundente, pouco derrubado e um lutador apenas conseguiu encaixar um bote de finalização nele no MMA. Isso é ser quase um lutador de MMA perfeito. como dzem, não é apenas ser um lutador invicto, é a forma como ele faz. Ele sequer sangrou em suas lutas ou apresentou marcas de batalha no rosto. O russo é o maior peso leve de todos e está entre os 10 maiores sem sombra de dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que só volta se for para cumprir o desejo do pai. Fazer 30 x 0 em uma luta com o GSP.

Do contrário, temos de agradecer por ter visto Khabib lutar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
50 minutes ago, NOCAUTE! said:

Ainda acho que o mais dominante foi o JJ .

E ainda acho que vai voltar daqui a pouco

Jon Jones é o maior campeão, mas não o lutador mais dominante. Perdeu rounds para Lyoto, Rashad, Gustafsson, Cormier, Marreta e Reyes, sendo que para o Marreta oficialmente ele perdeu a luta para um juíz e extra oficialmente muitos consideram que ele perdeu claramente a última luta, além de alguns o considerarem derrotado para Marreta e até Gustafsson no 1 encontro. Além da mítica chave de braço encaixada pelo pastor, alí Jones deve ter visto a derrota de perto, mas foi raçudo demais ao resistir e sair na grosseria daquela chave. O que quero dizer é que Jones passou por mais percalços para ser o maior campeão da história do UFC. Já Khabib não sofreu 1/3 do que o Jones sofreu para conseguir o que conseguiu. Não quero dizer, entretanto que Khabib foi melhor que Jones, o que eu acho sandice alguém considerar isso, mas ele foi mais dominante.

Editado por jon jones

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NOCAUTE! disse:

Ainda acho que o mais dominante foi o JJ .

E ainda acho que vai voltar daqui a pouco

Jones foi dominante até a chegada da USADA. Caiu no doping duas vezes, teve uma vitória transformada em NC por conta disso. Pra muitos perdeu pra Gustafsson, Reyes e Marreta, os dois últimos pós USADA 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do top5 atual khabib venceu só tres é o melhor leve de todos os tempos. Tem potencial para ser o melhor o mais dominante etc... Mas não quis temos que respeitar.

Nao venceu nem todos da sua geração quanto mais passar anos tendo o jogo estutado e se mantendo dominante.

Foi escolha dele. E acho que ele esta certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
59 minutos atrás, Lucas Timbó disse:

Jones foi dominante até a chegada da USADA. Caiu no doping duas vezes, teve uma vitória transformada em NC por conta disso. Pra muitos perdeu pra Gustafsson, Reyes e Marreta, os dois últimos pós USADA 

Exato....alem do jogo sujo..JJ nao pode ser comparado a Khabib

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
38 minutes ago, Garfield said:

Do top5 atual khabib venceu só tres é o melhor leve de todos os tempos. Tem potencial para ser o melhor o mais dominante etc... Mas não quis temos que respeitar.

Nao venceu nem todos da sua geração quanto mais passar anos tendo o jogo estutado e se mantendo dominante.

Foi escolha dele. E acho que ele esta certo.

ser dominante está na maneira como ele vence as lutas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, NOCAUTE! disse:

Ainda acho que o mais dominante foi o JJ .

E ainda acho que vai voltar daqui a pouco

vc assiste as lutas dele??? 

q dominante? quase perdeu do marreta,perdeu do Reys....reveja as lutas dele,está em queda absoluta,alem de ter sido pego 3x no dopping..... ele é o segundo e muito atras do Khabib

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, Darkknight disse:

Mas o Jon Jones é um lutador sujo como todos sabemos. E já perdeu um combate.

e varios rounds,perdeu do Reys...empatou com o marreta..... muito,muitoooo longe do Khabib ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
38 minutos atrás, Maracatu disse:

Exato....alem do jogo sujo..JJ nao pode ser comparado a Khabib

nem de longe..Khabib praticamente nunca perdeu um  round

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, NOCAUTE! disse:

Ainda acho que o mais dominante foi o JJ .

E ainda acho que vai voltar daqui a pouco

Khabib é um monstro , um ser humano aparentemente espetacular e uma história de vida linda.

Sem dúvida alguma é o maior peso leve da história.

Como homem de palavra que é, duvido que volte...O que me assusta porque o Gaethje disse que sai em mais 4 lutas, o Ferguson vai bater 38 anos em fevereiro e o Conor também não ficará muito mais tempo...Inclusive estou vendo o do Bronx e o Makhachev como os futuros Khabib e Ferguson...

Porém acredito que o fator emoção tomou conta de todos com o desabamento do Khabib pós luta.

O Jon Jones é o melhor de todos os tempos. É o Usain Bolt do MMA, será difícil alguém fazer mais do que ele.

Em segundo ficam ou Khabib ou GSP ou Fedor.

Mas o Jones tem mais lutas de título mundial que a carreira toda do Khabib no UFC....

Sobre decisões polêmicas...Lembram do Tibau? Khabib também tem as suas...

Como ser humano, não dá pra comparar...O Khabib é mais evoluído....Até o Jones disse isso. Mas no esporte, é Jon Jones em primeiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora