Entre para seguir isso  
Fabri

Raiz do MMA destaca a influência de Carlson Gracie na formação de Vitor Belfort

Recommended Posts

 

No novo quadro do PVT “Raiz do MMA Marcelo Alonso vai relembrar, com o auxílio de fotografias exclusivas e vídeos da época, bastidores de suas coberturas e homenagens a grandes ícones do esporte. 

Neste primeiro episódio, Alonso destaca a importância de Carlson Gracie na formação de Vitor Belfort, que por pouco não foi rebatizado de Vitor Gracie. Com um vasto repertório de imagens, Alonso resgata desde os primeiros passos de Vitor, ainda na faixa-azul de Jiu-Jitsu, até a consagração no UFC.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara não se agora que tô ficar velho mais nunca notei essa cara de garoto no Vitor kkk, quando ele era moleque, peste era uma criança eu não notava.

Eu tinha 16 anos e falava pô Vitor fez eu posso fazer.

Daqui a pouco vem nego esculhambando o Belfort o cara é lenda foi campeão do UFC , mudou seu estilo várias vezes 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
36 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Cara não se agora que tô ficar velho mais nunca notei essa cara de garoto no Vitor kkk, quando ele era moleque, peste era uma criança eu não notava.

Eu tinha 16 anos e falava pô Vitor fez eu posso fazer.

Daqui a pouco vem nego esculhambando o Belfort o cara é lenda foi campeão do UFC , mudou seu estilo várias vezes 

Cara, muitos lutadores treinavam já diversas modalidades no vale-tudo. Mas no UFC, Marco Ruas foi o primeira a declarar que não tinha um estilo único... até pq o UFC nasceu pra provar que o jiu-jítsu era a melhor arte, logo, a intenção era arte vs arte. Após o jiu-jítsu dominar o UFC com um magrinho chamado Royce, o objetivo foi cumprido e era um caminho natural que isso ocorresse. Até pq pessoal já corria atrás do jiu-jítsu  mas não falavam.

Já o Belfort, pra mim, fez algo tão importante quanto. Quebrou essa regra de treinar até a morte na mesma academia, que se sair era traidor, creonte como Carlson diz. Mostrou que dá pra sair numa boa, fazer um intercambio maneiro. Absorver novas técnicas.

Com 19 anos ele já era top mundial e campeão, temido por todos. Qeem mais fez isso tão precocemente. Apelido de fenômeno é justo. É um cara habilidoso em todas as áreas, mas como todos sabem a sua cabeça manda muito na sua fase. 

Quando a cabeça está boa, ele vai bem. E mesmo assim se ele pega uma pedreira e o jogo começa a não dar certo, ele nunca foi aquele de virar a luta na raça. Ele acaba sucumbido. Agora, quando as coisas começam a dar certo é difícil segurar o cara.

Maior prova da sua habilidade, foi quando ele começou a usar muito os joelhos e depois mais coroa os chutes. E usava de maneira muuuuito top. No começo era aquele boxe avassalador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, Axiotis disse:

Cara, muitos lutadores treinavam já diversas modalidades no vale-tudo. Mas no UFC, Marco Ruas foi o primeira a declarar que não tinha um estilo único... até pq o UFC nasceu pra provar que o jiu-jítsu era a melhor arte, logo, a intenção era arte vs arte. Após o jiu-jítsu dominar o UFC com um magrinho chamado Royce, o objetivo foi cumprido e era um caminho natural que isso ocorresse. Até pq pessoal já corria atrás do jiu-jítsu  mas não falavam.

Já o Belfort, pra mim, fez algo tão importante quanto. Quebrou essa regra de treinar até a morte na mesma academia, que se sair era traidor, creonte como Carlson diz. Mostrou que dá pra sair numa boa, fazer um intercambio maneiro. Absorver novas técnicas.

Com 19 anos ele já era top mundial e campeão, temido por todos. Qeem mais fez isso tão precocemente. Apelido de fenômeno é justo. É um cara habilidoso em todas as áreas, mas como todos sabem a sua cabeça manda muito na sua fase. 

Quando a cabeça está boa, ele vai bem. E mesmo assim se ele pega uma pedreira e o jogo começa a não dar certo, ele nunca foi aquele de virar a luta na raça. Ele acaba sucumbido. Agora, quando as coisas começam a dar certo é difícil segurar o cara.

Maior prova da sua habilidade, foi quando ele começou a usar muito os joelhos e depois mais coroa os chutes. E usava de maneira muuuuito top. No começo era aquele boxe avassalador.

Venha 10 rounds feitos de boxe ou thai/kick com kettbell .

Veja faça aí botei pregador luo lembrando dos meus heróis .

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, NEGO DÁGUA said:

Cara não se agora que tô ficar velho mais nunca notei essa cara de garoto no Vitor kkk, quando ele era moleque, peste era uma criança eu não notava.

Eu tinha 16 anos e falava pô Vitor fez eu posso fazer.

Daqui a pouco vem nego esculhambando o Belfort o cara é lenda foi campeão do UFC , mudou seu estilo várias vezes 

Inegavelmente é uma lenda! Acho que esse hate da galera com ele é que por mais que tenha feito uma carreira extraordinária, muitos consideram que tinha potencial pra mais ainda.

Dizem que nos treinos ele absurdo, aprendia tudo muito rápido, que dava show na academia sempre... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, hvalentim disse:

Inegavelmente é uma lenda! Acho que esse hate da galera com ele é que por mais que tenha feito uma carreira extraordinária, muitos consideram que tinha potencial pra mais ainda.

Dizem que nos treinos ele absurdo, aprendia tudo muito rápido, que dava show na academia sempre... 

Só Vinício Anthony queimou ele dizendo que ficou com medo do borrachinha ele foi bom de PNC falando monte de besteira do cara.

Café disciplina marcial etc e tal do karatê.

Artes de kimono japonesa não agradam

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Carlson se tivesse vivido mais um pouco ia ter que ver seu ex pupilo virar um galo mutuca...admiro ele, teve uma boa carreira, deu muita visibilidade pro esporte mas em todos os momentos que precisou demonstrar coração nao o fez...numa possível luta com o Wanderlei agora acho que isto poderia fazer a diferença a favor do curitibano. Ambos em final de carreira, sem a explosão que os fizeram famosos, o coração do Wand que é infinitamente maior seria um diferencial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, João P disse:

O Carlson se tivesse vivido mais um pouco ia ter que ver seu ex pupilo virar um galo mutuca...admiro ele, teve uma boa carreira, deu muita visibilidade pro esporte mas em todos os momentos que precisou demonstrar coração nao o fez...numa possível luta com o Wanderlei agora acho que isto poderia fazer a diferença a favor do curitibano. Ambos em final de carreira, sem a explosão que os fizeram famosos, o coração do Wand que é infinitamente maior seria um diferencial.

Carlson se foi em 2006,viu o Vitor perdendo dando umas agregadas, Alistair,Sakuraba,Randy...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, afterforever disse:

Carlson se foi em 2006,viu o Vitor perdendo dando umas agregadas, Alistair,Sakuraba,Randy...

Sim eu sei...mas depois vieram muitas outras no UFC, algumas feias, como a contra o Weidman (esta deu vergonha alheia, tava torcendo muito pra ele) e contra o Jacaré. Pelas histórias que a gente escuta do Carlson uma coisa que ele abominava era o que ele chamava de mutuca e nestas lutas aí o Belfort demonstrou muita falta de coração. Ver isto de um ex aluno que ele chegou a considerar como filho, a ponto de querer até colocar o sobrenome, não seria nada fácil, ainda mais ele, que como lutador foi um dos mais destemidos da história, defendendo a honra da família sempre que era chamado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Cesar_Rasec disse:

Realmente é impressionante como ele tem haters.

Logico que tem defeitos como lutador, não tinha coração, o gás era horrível... também acho ele muito chato (cada entrevista é uma palestra). 

Mas parece que o destaque sempre vem pro lado negativo e carregado de ranço.

Eu curto pra caramba ele como lutador... era empolgante, uma das mãos mais rápidas que já vi... oscilou altos e baixos na carreira, mas sempre enfrentou as pedreiras e até pouco tempo atrás ainda era parada dura pra qualquer um. Mesmo com essa carreira irregular como uma “montanha russa”, passou duas décadas lutando em alto nível e conseguiu aprimorar e adquirir mais técnicas (parte de pernas) mesmo depois de velho.

Também é bom lembrar que o Vitor passou mais da metade da carreira lutando sem controle antidoping. Ou seja, da mesma forma que ele usava esteroides (e nitidamente é dependente deles para desempenhar), os seus adversários também usavam o que bem entendiam. Então era um combate justo. 

Pra mim, o Vitor é lenda do esporte e acho que algum dia constará no hall da fama do UFC. 

Sem duvidas ele tem o seu valor na historia, principalmente aqui no Brasil, ele foi o cara que colocou o UFC na TV aberta (SBT, logo depois dele sair da Casa dos Artistas) entre outros feitos. Tbm n vejo demérito nos venenos pelo mesmo motivo do colega acima mas não podemos negar as "arregadas" que ele deu em algumas lutas que já foram citadas e sempre esperamos de um lutador, campeão, que ele tenha coração, saia de situações adversas, vire lutas e isto o VB nunca demonstrou, muito pelo contrário e por isto acredito que ele tenha tanta opinião contra. O fato de querer palestrar quando fala é chato mas admissível mas o ponto acima, vindo de um lutador que é um ídolo os fãs não admitem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
26 minutos atrás, Cesar_Rasec disse:

Eu já acho que são dois motivos principais: Ter treta com o Wand (que sempre foi um lutador bastante querido no Brasil). E pela chatice (Tanto em entrevistas, quanto em todos os momentos que resolveu abrir a boca pra falar). 

Esse lance de não ter coração não é exclusividade dele. Overeem, Cerrone, McGregor, são caras que entregam a paçoca facilmente e tem uma boa base de fãs. O Cerrone é um dos atletas mais elogiados pelos amantes do MMA. Conor deve ser o que tem mais fãs ao redor do mundo. Overeem é um dos mais exaltados pela técnica refinada (inclusive aqui no PVT). Então acredito que esse não seja o fator preponderante para o ranço que muita gente tem dele.

Sim, é uma série de fatores e obviamente cada pessoa reage de uma forma diferente. Eu sou fã do Wand tbm, já troquei ideia com ele e é um cara extremamente educado, atencioso com os fãs, inclusive no auge quando ganhou do Sakuraba mas no meu caso, não só em relação ao VB mas de todos estes que voce citou eu passo a admirar bem menos o lutador. Acredito que vários pensam assim tbm senão lutadores que fazem o contrário, como Minotauro por exemplo, não teriam tantos fãs, são reconhecidos pela sua bravura e isto é uma historia que cativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 7/7/2020 at 7:34 AM, fninja disse:

Eu acho o Vitor chato e sem noção muitas vezes, mas com certeza tem seu valor no MMA. Teve grandes momentos na sua carreira, um pouco manchada na minha opinião pela clara dependência dos venenos. Mesmo assim considero o Vitor um grande lutador, só nunca entendi muito bem como um pupilo de Carlson Gracie fez tão pouco chão na sua carreira. 

Essa afirmação é verdade...qse não se criava no chão...talvez o maior feito dele tenha sido aquela "quase" finalização no JJ...de resto é só ir pro chão que ele entrega...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem querer ser polêmico mas já sendo rss, sempre achei essa faixa preta do Belfort no JJ fake!

Nunca vi grandes glórias dele no JJ, pelo contrário, qdo ele teve que usar contra o Jon Jones pipocou ao quebrar o braço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Contestar a faixa preta do Belfort é meio viagem. Uma coisa é ele nunca ter adaptado seu jiu-jitsu pro MMA como outros fizeram, mas no jiu-jitsu em si o cara sempre teve ótimo nível, basta ver a luta duríssima que ele deu pro Arona no ADCC, fora que o pessoal da Carlson sempre dizia que ele era diferenciado no pano tbm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso