Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Árbitro quebra o silêncio sobre acusações de Colby Covington: "Recebi ameaças de morte"

Recommended Posts

Árbitro quebra o silêncio sobre acusações de Colby Covington: "Recebi ameaças de morte"

Marc Goddard, que comandou a disputa de cinturão entre o americano e Kamaru Usman, detalha os momentos finais da luta e explica o porquê de ter declarado o nocaute do desafiante

Por Combate.com 

A reação de Colby Covington após a derrota por nocaute técnico para Kamaru Usman no UFC 245, acusando o árbitro Marc Goddard de tê-lo prejudicado, trouxe sérios problemas para a vida do juiz. Em entrevista ao podcast "Listen!", que comanda com o ex-lutador e comentarista Dan Hardy, o inglês falou pela primeira vez sobre a luta e as repercussões que a atitude de Covington e a reação dos fãs do americano lhe trouxeram. Covington disse após a luta, em suas redes sociais, que a luta havia sido arranjada, que Goddard teria ignorado golpes ilegais de Usman na região genital e na parte de trás da cabeça no quinto round.

gettyimages-814611220.jpg

 

Marc Goddard revelou ter recebido ameaças de morte após a luta principal do UFC 245 — Foto: Getty Images

- A reação de Colby Covington foi totalmente inadequada, abusiva e ameaçadora. Por conta dela, eu recebi ameaças de morte e acusações de ter me beneficiado financeiramente. Resisti ao impulso de responder imediatamente, por achar que o dano à minha carreira seria maior do que a satisfação de me defender. Imagine se eu tivesse feito o mesmo que ele. Seriam 20 anos da minha vida jogados no lixo. Eu nunca mais trabalharia. A vida é assim... Uma coisa que eu sempre digo aos lutadores, não importa quem seja, é a seguinte: "Se você estiver machucado, se eu achar que você está correndo qualquer perigo na luta, eu preciso que você faça somente uma coisa: me mostre que ainda pode continuar.

Goddard deixou claro que a luta, do ponto de vista de quem estava dentro do octógono, se mostrava extremamente disputada e difícil de julgar, tanto por parte dos juízes laterais, quanto por parte do árbitro.

gettyimages-1194028966.jpg

Kamaru Usman aplica o segundo knckdown em Colby Covington no UFC 245 — Foto: Getty Images

- Aquela luta já durava 24 minutos, e Covington estava apanhando cada vez mais. Um dos juízes laterais estava marcando dois rounds para cada um. Era uma luta muito parelha. Os quatro primeiros rounds foram muito disputados, e o quinto round também começou assim. De repente Kamaru começou a dominar as ações, aplicou alguns golpes e conseguiu o primeiro knockdown, e depois o segundo. Eu estava ali em tempo real preocupado com tudo isso, e atento ao relógio. Não queria parar a luta. Queria que ela continuasse. Dois atletas de elite haviam guerreado pelo cinturão por 24 minutos. Como não respeitar ou como não entender? Mas eu vi as coisas se desenhando, com Colby sendo derrubado duas vezes rapidamente. Após 24 minutos, os danos eram muito grandes.

O árbitro aproveitou para detalhar os momentos cruciais do combate e o que passou pela sua cabeça em cada um deles.

gettyimages-1194027265.jpg

Colby Covington reclama com Goddard pela paralisação da luta — Foto: Getty Images

- Quando ele cai pela segunda vez, se coloca em posição de defesa, virado para baixo no chão. Primeiro tentando um "double leg", e depois colocando as mãos para trás. Essa é a hora em que tudo se volta para mim. Eu sou posto sob os holofotes. Tenho que tomar uma decisão, e estou pensando no que fazer enquanto as coisas acontecem, com tudo o que aconteceu antes na minha cabeça. Eu sei que ele está ferido, mas ainda está na luta. As imagens mostram que, quando ele sofre o primeiro knockdown, eu corro, mas paro ao vê-lo reagir e recuo. No segundo knockdown eu me aproximo, mas ele reage e eu recuo. Mas, quando os golpes começam a entrar, é a minha hora de agir. Eu preciso tomar uma decisão, seja ela qual for. Ali eu vejo que ele já não consegue continuar. Eu poderia ter deixado a luta prosseguir? Claro! Mas eu deveria deixar a luta continuar? Esse é o ponto. Naquele momento eu relembro de tudo o que aconteceu, vejo a posição em que ele se encontra, os dois knockdowns e ele continuar a ser golpeado. Não quero deixá-lo naquela situação. Eu tomo a decisão, porque meu trabalho é protegê-lo. Não importa o que ele se levante e diga que está bem. A luta acabou. Muita gente fala sobre a parte de trás da cabeça, mas eles não têm a menor ideia do que isso significa. O que eles pensam que é a parte de trás da cabeça, na verdade não é.

gettyimages-1194028934.jpg

Goddard afasta Covington após Usman alegar ter recebido uma dedada no olho — Foto: Getty Images

Goddard também desabafou sobre os comentários de fãs que, segundo ele, não sabem o básico sobre o papel de um árbitro em uma luta de MMA.

- Aparentemente, quando um árbitro quer falar, quando ele quer explicar as coisas, ele é acusado de querer aparecer. Não tem como vencer. Quando as pessoas falam dos árbitros, elas sempre dizem que ele interferiu na luta. É claro! Esse é o meu trabalho, idiota"

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente postura do Goddard e explicação ainda melhor. Concordo totalmente com ele.

E lamentável ver como a postura idiota do Covington pode gerar consequências tão graves para um profissional sério e competente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é..

 

Ele não entende que se árbitro não para, talvez ele tivesse que parar de atuar como lutador. 

Depois de apagado ou sem defesa, bastam 3 cotoveladas de jeito pra talvez o cara morrer ou ficar lelé.... ainda mais do touro do Usman

 

Godard evitou talvez uma cena de olho pulando pra fora da órbita.... coisa e tal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, gabriel floripa disse:

Excelente entrevista. Colby teve o restinho de integridade física salvo pelo árbitro. E esperava o que do 5/ round, tomando dois knockdown? 3-2 pra ele?

Concordo. Não dava para saber o estrago que o nigeriano ainda podia fazer ali. Sem contar que, depois daquele sprint, se o round terminasse a pontuação lógica seria 10 x 8.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, masterblaster disse:

Excelente postura do Goddard e explicação ainda melhor. Concordo totalmente com ele.

E lamentável ver como a postura idiota do Covington pode gerar consequências tão graves para um profissional sério e competente.

Lamentável mais ainda como alguém sai em defesa desse babaca ameaçando um profissional no exercício de sua função e prezando pela integridade física desse idiota...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
31 minutos atrás, Genilson Lopes disse:

Lamentável mais ainda como alguém sai em defesa desse babaca ameaçando um profissional no exercício de sua função e prezando pela integridade física desse idiota...

Verdade. Inacreditável defender isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra não correr esse tipo de risco, nas próximas lutas dele, os árbitros vão deixar rolar.

Daí vão reclamar que ele poderia ter morrido e vão fazer o mesmo que fizeram com o Yamasaki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se provadas a ameaça acho justo demitir o cara do evento. (sobre lei lá nos eu, alguém sabe se configura crime?)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

queria ter visto o usman batendo mais....não teria essa discussão toda, mas pra mim foi uma decisão acertada do juiz

tem vários casos de reviravoltas com lutadores semi-nocauteados, mas que ainda estavam tentando alguma coisa.....

como o goddard falou....se o lutador se encolhe em posição de defesa e não faz nada.....esta dando um sinal pro juiz que ele não vai continuar na luta.....como o cigano nos últimos nocautes que tomou....se encolheu, mas assim que o árbitro parou se levantou tranquilamente...pediu pra parar

e ainda saiu falando que teve infecção alimentar na semana antes da luta....

https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/ag-fight/2020/02/17/colby-revela-que-sofreu-intoxicacao-alimentar-dias-antes-de-luta-contra-usman.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, siso_ disse:

queria ter visto o usman batendo mais....não teria essa discussão toda, mas pra mim foi uma decisão acertada do juiz

tem vários casos de reviravoltas com lutadores semi-nocauteados, mas que ainda estavam tentando alguma coisa.....

como o goddard falou....se o lutador se encolhe em posição de defesa e não faz nada.....esta dando um sinal pro juiz que ele não vai continuar na luta.....como o cigano nos últimos nocautes que tomou....se encolheu, mas assim que o árbitro parou se levantou tranquilamente...pediu pra parar

e ainda saiu falando que teve infecção alimentar na semana antes da luta....

https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/ag-fight/2020/02/17/colby-revela-que-sofreu-intoxicacao-alimentar-dias-antes-de-luta-contra-usman.htm

Concordo que em lutas de cinturão deixem ir um pouco mais além mesmo após o knockdown...mas ele tava batido nessa...não tem o que reclamar...normal vindo dele esse choro...

Foram épicos os dois combates do Edgar contra o Maynard, muitos teriam parado a luta tanto no primeiro combate qdo foi empate, qto no segundo com a reviravolta do Edgar...

Na primeira se não engano foram 2 knockdowns...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essas ameaças são trotes de pivetes.  quem em sã consciencia mataria alguém em prol de defender colby convigton...devem ser os mesmos que ameaçaram o médico q parou machonha x masvidal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, masterblaster disse:

Excelente postura do Goddard e explicação ainda melhor. Concordo totalmente com ele.

E lamentável ver como a postura idiota do Covington pode gerar consequências tão graves para um profissional sério e competente.

 

17 horas atrás, gabriel floripa disse:

Excelente entrevista. Colby teve o restinho de integridade física salvo pelo árbitro. E esperava o que do 5/ round, tomando dois knockdown? 3-2 pra ele?

 

12 horas atrás, Filipovic disse:

se provadas a ameaça acho justo demitir o cara do evento. (sobre lei lá nos eu, alguém sabe se configura crime?)

muito acertada a atitude do arbitro. Inclusive gosto muito do Goddard.

E o Colby não para de se superar no quesito canalha, filho da puta da pior espécie

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso