Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Ketlen Vieira mira luta no fim do ano, desabafa sobre recuperação e revela dificuldade financeira

Recommended Posts

Ketlen Vieira mira luta no fim do ano, desabafa sobre recuperação e revela dificuldade financeira

Sem atuar desde março de 2018, manauara, recuperada de cirurgia no joelho direito, esperar retornar em dezembro e analisa campeã Amanda Nunes: "Tenho um jogo que embaça para ela"

Por Marcelo Barone e Pedro Veríssimo

 whatsapp-image-2019-09-18-at-19.22.17.jp

Quando Ketlen Vieira começa a falar sobre o rompimento dos ligamentos do joelho direito - responsável por deixá-la sem lutar desde março de 2018 - os olhos, automaticamente, ficam marejados. A manauara - invicta na carreira em dez combates de MMA - não chega a chorar, porém, se emociona ao lembrar de tudo que passou: do corte do UFC São Paulo, em agosto do ano passado, à cirurgia que a afastou tanto tempo do octógono, passando pelos altos e baixos da recuperação e pelo drama da dificuldade financeira.

 

Liberada oficialmente para voltar a lutar na semana passada, a "Fenômeno" desabou em um vídeo publicado em sua conta no Instagram. E, em entrevista exclusiva ao Combate.com, declarou que o choro foi um misto de emoções - alívio à esperança. A falta de dinheiro por estar há um ano e seis meses sem atuar também pesou, afinal, os atletas do Ultimate não recebem salário, apenas bolsa quando se apresentam no cage.

- Fiquei muito emocionada, lembrei de tudo que passei. Frustração... Aconteceu uma série de coisas, não foi só ficar sem lutar. A gente que é atleta do UFC só recebe quando luta. Se estou sem lutar, estou desempregada. Estar desempregada em pleno Rio de Janeiro, que é uma cidade cara, tudo isso é um peso. Eu não tinha apoio, patrocínio, plano de saúde. Se não fosse o mestre Dedé (Pederneiras, líder da academia Nova União) pagar a minha cirurgia, eu estava até hoje sem ter feito. Foi um desabafo por tudo que passei, de ter ficado sem dinheiro, de não conseguir treinar, de não poder fazer tudo. Eu preciso estar bem para poder lutar. Como vou ganhar dinheiro se eu não lutar? O UFC só paga se eu lutar, fiquei um ano e meio desempregada, contando com a ajuda dos meus professores, da minha família, das pessoas que realmente gostam de mim. Foi um desabafo por tudo que passei.

Contratada pelo Ultimate após anotar seis vitórias seguidas no cenário nacional, Ketlen Vieira estava em ascensão na companhia: superou Kelly Faszholz, Ashlee Evans-Smith, Sara McMann e a experiente Cat Zingano. A próxima da fila era Tonya Evinger - até que a lesão no joelho direito, provocada ao aplicar uma queda durante um treinamento, atrasou a sua caminhada.

- Eu me machuquei em uma quinta-feira e fiquei de molho. Na segunda-feira fui treinar sentindo dor. Fiz preparação física, jiu-jítsu e à noite treinei boxe. O mestre Dedé estava com uma folha na mão me esperando e disse: "Preciso conversar com você". Eu até falei: "Fala tudo para mim, só não fala que vai me tirar da luta". Ele me chamou para conversar e disse: "Você está em um momento muito bom da carreira, não vai perder o emprego.

 

- Não posso colocar a sua carreira em risco, lutar dessa forma. O médico disse que você não tem condições, que rompeu totalmente o ligamento cruzado anterior, o menisco, e não tem como lutar". Caí em desespero, chorei bastante, fiquei mal para caramba, mas me concentrei em voltar logo e em fazer a cirurgia.

 

O astral de Ketlen Vieira, atualmente, é outro. A manauara revela que deverá integrar o mesmo card que a campeã de sua divisão, Amanda Nunes, no UFC 245 , dia 14 de dezembro, em Las Vegas (EUA).

- O UFC quer que eu lute há um tempo, queriam outubro, agosto... Eles que mandaram para o Dedé, que além de meu treinador e empresário, para o dia 14. Estamos esperando o contrato e a adversária, porque estou com a cabeça que vou lutar dia 14. Quero enfrentar quem colocarem para mim. Tenho certeza que vão colocar uma atleta dura. Quem vier eu estarei 100% preparada, só quero aquele tempinho antes para o camp.

Confira a entrevista completa:

Do que lembra do dia que se machucou?

Estava em um ritmo muito bom de luta. Tinha lutado em março, ia lutar em setembro do ano passado no UFC SP. Eu nunca tinha lutado no Brasil (pelo UFC), estava animada de lutar em casa. Estava praticamente no fim do camp, defendi uma queda, meu pé travou no chão e rompi o ligamento do joelho. Estava na esperança de conseguir lutar, fiz a ressonância. O mestre Dedé, com o maior cuidado do mundo, me levou a um especialista, que disse para me tirar da luta. A notícia foi bastante triste, chorei muito, mas no fim é tudo por um bem maior.

Como ficou a sua cabeça naquele momento?

Fiquei bastante triste, já tinha uma cirurgia no joelho esquerdo, desta vez foi no direito. A hora de mostrar que eu tinha fé era naquele momento. Aconteceu no treino, poderia ter acontecido na luta.

kv.jpg

Ketlen Vieira foi operada em setembro de 2018 — Foto: reprodução/Instagram

E a fisioterapia?

Fiz uma cirurgia só, que durou entre 5h e 6h, reconstruí o ligamento e o menisco. Recebi alta no mesmo dia, voltei para casa. Tive o acompanhamento da minha fisioterapeuta, que fez atendimento em casa. Eu fazia todo dia na piscina até ganhar ângulo, foi um processo demorado para ganhar massa muscular na perna. Sempre fui forte no tronco por causa do judô, mas estava com dificuldade, por isso demorou mais tempo que o normal para eu conseguir.

Quais foram as dificuldades durante esse período?

Eu fiquei muito frustrada, fiz cinco testes. Antes de operar, fiz teste de força no joelho para, quando voltasse, igualar o jeito que estava antes da cirurgia. Eu ia esperançosa achando que teria o resultado e não conseguia. Isso mexia comigo, tive que ter a cabeça forte. Quando eu via todo mundo treinando e não podia. Eu via categoria se movimentando, todo mundo indo para cima, disputando cinturão e eu não podia falar, me manifestar. Como eu iria pedir uma luta se eu não tinha condições de lutar? Eu tive que ter a cabeça forte nesse momento. Quando eu ia lá, fazia o máximo de força possível e parecia que não mudava nada. Nessa parte tive que ter a cabeça muito boa.

whatsapp-image-2019-09-18-at-19.22.16.jp

Ketlen Vieira está recuperada da cirurgia no joelho direito — Foto: Marcelo Barone

Teve algum dia que marcou pela dificuldade?

A penúltima vez que eu fiz o teste, estava muito confiante, achei que iria conseguir e não consegui. O médico falou que eu estava com o mesmo nível de força da última vez, de quase dois meses atrás. Isso mexeu muito comigo, estava ficando sem esperança... Quando vou voltar a lutar? Quando vou alcançar isso? A penúltima vez mexeu muito comigo.

Quando sentiu a melhora?

Eu comecei a sentir no treino, fazendo jiu-jítsu, senti mais confiança, que conseguia fazer mais posições, brigar mais. Quando eu ia treinar boxe, conseguia me locomover melhor, estava mais rápida. O médico falava para mim: "Quando você fortalecer a sua perna, você vai sentir confiança naquilo que estiver fazendo". Fiquei bastante animada. Nesse último teste... eu acho que vou conseguir dessa vez.

E conseguiu?

Eu consegui, nem acreditei quando me falaram. Vocês estão mentindo! Eu comecei a chorar, lembrei de tudo que passei. Não foi um choro de lamentação, foi de felicidade, saiu um peso das costas.

Acredita que esses tempo parado tenha feito você dar mais valor às coisas?

Eu melhorei muito como atleta e como pessoa. A gente valoriza, vê quem está do nosso lado. Quando está tudo bem, quando a gente tem dinheiro e está lá em cima lutando, todo mundo bate no ombro e é nosso amigo. Nesse momento eu vi quem realmente veste a nossa camisa. Tudo que acontece na minha vida eu agradeço, essa fase... mostrou quem está do meu lado e quem não está.

2018-03-04-photo-00008887.jpg

Ketlen Vieira posa entre os treinadores Dedé Pederneiras e Márcio Pontes — Foto: Ana Hissa

Como está sendo retornar aos treinos?

Estou chutando bem há um tempo, o que eu não estava fazendo ainda era queda, porque envolve tração, não depende só de mim. Tem uma pessoa que está lutando contra mim. Isso é uma questão psicológica. A partir do momento que o médico fala "está liberada", sua cabeça muda, você tem que confiar no trabalho do profissional. Ele me segurou esse tempo todo porque achava... clinicamente estava perfeita, mas precisava ganhar aumento de massa para não ter risco. Quando ele falou "está show", eu disse: "Vou meter bronca que eu sei que está firme". Ele me segurou, teve todo o cuidado do mundo.

Você disse que via a movimentação no peso-galo. Como enxerga a categoria atualmente?

Até isso vejo que foi uma coisa boa. Antes da lesão, tinha muita gente na minha frente. Eu ia ter que fazer umas três lutas para sonhar com o cinturão. Se eu pegar o ranking, teoricamente, sou a segunda. A primeira é a Germaine, que disputa o cinturão contra a Amanda, então, fazendo mais uma luta e ganhando bem, me vejo como a próxima desafiante. Tinha muita gente na minha frente, tinha a Holly Holm, a Aspen Ladd chegando... Graças a Deus tudo isso foi bom, estou quase ali na cara do gol.

A Amanda Nunes, neste tempo que você ficou afastada, defendeu o cinturão, conquistou o título dos penas ao nocautear a Cris Cyborg... Ela é a maior de todos os tempos?

Ela é a melhor de todos os tempos, venceu todas as lutas dela. A gente não costuma ver muita mulher nocauteando, é mais no masculino, então uma mulher que tem poder de nocaute é diferenciada. Ela batalhou muito por isso, vem evoluindo bastante... Sempre quis lutar contras as melhores. Ela é a melhor. Quero me testar, lutar contra ela. É uma lutadora incrível, tem uma história bonita, temos que estar sempre respeitando. Ela está lutando pelo pão dela, estou lutando pelo meu. Não gosto muito de lutar contra brasileiras, mas é a dona do cinturão. Meu sonho é ser campeã, ninguém pode ser maior do que meu sonho.

 

Se um dia a gente se encontrar, vou ficar bem feliz de lutar contra uma mulher do calibre dela, que chegou lá, brigou, batalhou... Se eu passar pela minha próxima luta. Quero fazer uma luta antes até para sentir aquela adrenalina de estar me testando, para chegar 100% para enfrentar ela ou a Germaine. Teoria não vence luta. Quando fecha a portinha, é 50 a 50.

 

O que te fazer ter certeza de que será campeã do UFC?

Eu acredito muito na minha equipe. Tenho um treinador com uma visão incrível. Se a Amanda continuar como campeã, acho que tenho um jogo que embaça para ela. Se a gente for olhar as estatísticas, ela tem quatro derrotas, todas no chão, a minha área. Ela é muito perigosa, tem um primeiro round muito forte. Se você aguentar, cozinhar entre o primeiro e o segundo, vamos crescer mais do que ela. Acredito na minha equipe, no dia, na benção de Deus, a estrela de quem Ele escolhe para brilhar naquele dia é quem vence.

Como analisa a luta entre a Amanda Nunes e a Germaine de Randamie, dia 14 de dezembro?

Se ela (Amanda) for inteligente como é, vai manter o cinturão. Ela ganhou uma vez da Germaine, sabe o caminho que tem que fazer. Ela vai começar trocando um pouquinho, depois vai levar para o chão, para a zona de conforto. Ela é campeã há um tempinho, tem essa maturidade de não ter que provar nada a ninguém. Tem que entrar ali e manter o cinturão, fazer o jogo dela.

O UFC quer colocar a sua luta no mesmo card. Se algo der errado na luta principal, pode ser que apareça uma chance para você...

Estarei lá preparada para tudo, a oportunidade só bate uma vez na porta.

 
 
 
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto muito dessa  garota, muito humilde e simpática. Gostaria de um dia poder conhecê-la.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei como ela vai voltar depois desse tempo, mas sempre achei essa menina muito dura. Tem uma estrutura física boa e muita força. Vejo-a como uma real desafiante de risco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tempo parado sempre traz algum prejuízo no instinto de luta...mas não é nada que um ou dois combates não tragam de volta.  Moça é muito dura e tem chance de se destacar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todas sabem como ganhar  da Amanda,só  não conseguem por em prática, tem que focar no seu retorno e ganhar bem pra entrar no radar outra vez ,vinha muito bem antes da lesão, tomara que não sinta o tempo parado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso