Eder Jofre55

‘Jacaré’ ressalta treino inteligente para lidar com seus 38 anos: “Não posso fazer nada errado”

Recommended Posts

‘Jacaré’ ressalta treino inteligente para lidar com seus 38 anos: “Não posso fazer nada errado”

Diego Ribas

Ronaldo ‘Jacaré’ enfrenta David Branch no UFC 230, em Nova York, no dia 3 de novembro. E, até lá, ele tem uma certeza: não pode cometer erros na preparação, porque já sentiu na pele que seu corpo não reage mais da mesma maneira. Buscando treinos mais inteligentes e ainda confiante em suas capacidades, o brasileiro declarou, em entrevista exclusiva à Ag. Fight, que ainda pode cumprir as seis lutas restantes de seu contrato com o Ultimate enfrentando adversários mais novos de igual para igual.

O lutador de 38 anos analisou seu último combate, uma derrota em decisão dividida para Kelvin Gastelum, em maio. Jacaré disse estranhar ter sido apontado como o perdedor pelos juízes em todos os seus duelos equilibrados, como contra Luke Rockhold, em 2011, e Yoel Romero, em 2015. Além disso, revelou que um problema físico na etapa final do corte de peso influenciou em um desempenho “muito abaixo” do que esperava.

“Eu já tenho uma certa idade, então, toda vez que eu faço alguma coisa de errado, meu corpo demora para recuperar. Não é como antigamente. Eu tive uma perda de peso muito ruim, e isso influenciou bastante na minha luta. Mas, independentemente de qualquer coisa, acho que essa luta poderia ter ido para mim também. E é estranho, porque todas as vezes que a luta é muito apertada, muito dura, ninguém nunca me deu a vitória. Mesmo quando eu tinha vencido. Então, é estranho, mas são coisas que a gente tem de deixar de pensar e trabalhar e andar para frente”, afirmou.

“Eu estava no Rio de Janeiro para perder o peso, e a sauna do hotel era muito complicada. Era a vapor, muito quente. Então, peguei minha capa de perder peso e pulei uma corda. Vi que meu peso estava descendo bem e então continuei. Nisso de pular corda durante muito tempo, eu machuquei minhas pernas. Eu senti bastante. Após a pesagem eu estava sentindo cãibras, algo que eu nunca tinha sentido antes, então foi bem complicado para mim”, completou.

O brasileiro também avaliou quanto tempo lhe resta de carreira em alto nível. De acordo com Ronaldo, mesmo que o corpo não responda como antes, ainda lhe resta gás para manter a trajetória vitoriosa dentro do UFC. E seu passado recente mostra isso: em apenas uma de suas últimas cinco lutas Jacaré não ganhou um bônus da empresa por performance ou luta da noite.

“Eu não rendo mais como quando eu tinha 30 anos, mas eu estou me sentindo bem. Em compensação, a gente aprende a treinar de uma forma mais inteligente. E o que está me deixando ainda a fim de lutar é que eu sinto que posso fazer grandes lutas, que estou saudável. Mas é a realidade: eu estou com certa idade e não tenho mais muito tempo de carreira. Daqui a pouco eu já estou pensando em pendurar as luvas”, analisou.

Entre as metas que pretende cumprir antes de parar, está evitar um desgaste físico desnecessário — tanto no excesso de lutas quanto na perda de peso. Ao lembrar que viveu o auge físico quando ainda lutava jiu-jitsu, Jacaré afirmou estar realizado com aquilo que construiu e enumerou seus objetivos restantes na carreira.

“Terminar meu contrato com o UFC, agora, e fazer tudo certo. Eu não posso fazer nada de errado mais, lutar uma luta perto da outra, que meu corpo também… Essas coisas pesam muito para mim agora. Perder peso, lutar uma luta em cima da outra. Mas, fora isso, eu estou lutando de igual para igual com esses garotos aí”, afirmou.

Profissional desde 2003, Jacaré tem 25 vitórias, seis derrotas e um ‘no contest’. O capixaba foi campeão do extinto Strikeforce, tendo defendido seu cinturão uma vez com sucesso, antes da já citada derrota para Rockhold.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pena nunca ter disputado a cinta...meteram ele na geladeira quando merecia ter tido a chance.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O corpo vai passando por transformações. A idade chega para todos, por mais que nos esforçamos o corpo não responde. Hormônios, desgastes e muitas outras coisas vão fazendo a gente perder força, flexibilidade e etc. Agora é fazer duas lutas por ano e finalizar o contrato. Força Jaca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Caleb disse:

Nunca mereceu! Toda vez que lutou valendo o TS, perdeu.

E isso é um fato registrado pela historia do MMA, não uma opinião de hater dele(onde me encaixo).

Isto é fato

Sem falar que ele tem um péssimo gerenciamento de carreira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, Caleb disse:

Nunca mereceu! Toda vez que lutou valendo o TS, perdeu.

E isso é um fato registrado pela historia do MMA, não uma opinião de hater dele(onde me encaixo).

Perfeito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um talento fenomenal mas o corpo não irá permitir ser campeão.

Deu uma aula no Gastelum e morreu no gás, ali deu para ver que não da mais para o Jaca.

Sou muito fã.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 9/14/2018 at 7:26 PM, Milden79 disse:

Uma pena nunca ter disputado a cinta...meteram ele na geladeira quando merecia ter tido a chance.

uma parte por culpa dele que sempre dizia que não lutaria contra o AS, que eram amigos.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
53 minutos atrás, pipo disse:

uma parte por culpa dele que sempre dizia que não lutaria contra o AS, que eram amigos.......

Sempre perdeu lutas importantes na que i credenciariam a última pro Gastelum, teve totais condições aí perdeu na sua área uma posição que ninguém acharia que perderia.

Contra o Anderson naquele auge?

Esqueci dava pra ele não!!

Ali Weidman foi misto de jogo e sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

Sempre perdeu lutas importantes na que i credenciariam a última pro Gastelum, teve totais condições aí perdeu na sua área uma posição que ninguém acharia que perderia.

Contra o Anderson naquele auge?

Esqueci dava pra ele não!!

Ali Weidman foi misto de jogo e sorte.

mas teria tido a chance... falar publicamente que não lutaria com o AS foi muita burrice

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkk perdi mau o peso, sauna do hotel a vapor e muito quente, pulei corda e machuquei minha perna bla bla bla.

Se esse comentário é feito por um Weidman da vida, não ia prestar aqui nesse pvt....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, JOAO MIR JJ disse:

Kkkkkkkkk perdi mau o peso, sauna do hotel a vapor e muito quente, pulei corda e machuquei minha perna bla bla bla.

Se esse comentário é feito por um Weidman da vida, não ia prestar aqui nesse pvt....

Verdade ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 9/15/2018 at 4:00 AM, MV8 disse:

Isto é fato

Sem falar que ele tem um péssimo gerenciamento de carreira

Coisas da vida, mas sempre na hora do "vamovê" ele perdia... 
Independente disso sempre terá minha torcida... Foi um dos melhores da categoria, isso desde sempre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora