Entre para seguir isso  
Scolfield

O Desafio do Jiu-Jitsu contra a Luta-Livre em 1991 - final

Recommended Posts

Em 1991, um desafio feito por Wallid Ismail em um jornal no Rio de Janeiro deu origem a um dos capítulos mais marcantes do vale tudo brasileiro: o Desafio do Jiu-Jitsu contra a Luta-Livre.

No “Causos & Histórias” desta semana contamos como terminou essa história, com depoimentos de todos os participantes do desafio, além de outras personalidades importantes daquele momento, cujo ápice foi o evento realizado no Rio de Janeiro em 31 de agosto de 1991, e que teve transmissão ao vivo da Rede Globo para todo o Brasil.

Primeira parte

No primeiro episódio sobre o Vale-Tudo do Grajaú, Wallid Ismail, Eugênio Tadeu, Fábio Gurgel, Murilo Bustamante, Hugo Duarte, Marco Ruas, Sylvio Behring, Mario Sperry e João Alberto Barreto (árbitro das lutas) relembram como foi o desafio feito por Wallid num jornal, os detalhes da histórica chegada dos líderes da Luta-Livre na Copa Nastra de Jiu-Jitsu para aceitar o desafio e como foi feita a escolha dos times e o treinamento das duas equipes.

Clique aqui e confira.

A história do vale tudo nacional

Nos últimos meses, o “Causos & Histórias” esmiuçou em cinco capítulos toda a complexa história da rivalidade entre Luta-Livre e Jiu-Jitsu. Desde a briga entre membros da família Gracie e Mario Dumar (Cunhado de Flávio Molina) no Carnaval de Teresópolis em 1981, passando pela invasão da Academia Naja, o Vale-Tudo de 1984; o desafio feito por Rickson no templo da Luta-Livre; a briga na praia do Pepê; até chegar a histórica Invasão da Academia Gracie pela Luta-Livre.

Relembre a ordem cronológica da Rivalidade entre Jiu-Jitsu e Luta-Livre, da invasão da Academia Naja até este evento de 1991:

– A Invasão da Academia Naja

– Vale- Tudo do Maracanãzinho 1984 – (Parte 1 – O desafio)

– Vale-Tudo de 1984 (Parte 2 – As Lutas)

– Rickson e o desafio no templo da Luta-Livre

– A briga no Pepê e a Invasão da Academia Gracie

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente vídeo.

Detalhe: esqueçam Conor McGregor, Chael Sonnen e Michael Bisping. O primeiro e único mestre do trash talking chama-se Wallid Ismail!!!

Editado por Raphael Rezende

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade Rezende. Ainda era faixa marrom e foi nos jornais criar toda esta polêmica. Mas as declarações do Eugênio na minha opinião são as mais engraçadas, tanto nesta parte final, quanto na 1o parte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso