Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Maia critica superlutas do UFC:“O show ganha, o esporte perde”

Recommended Posts

Demian Maia critica superlutas do UFC: “O show ganha, o esporte perde”

Felipe Castello Branco

Cada vez mais frequentes, as superlutas e as chamadas ‘money fights’ vêm se tornando um grande trunfo do Ultimate. Não é raro vermos atletas correndo atrás de duelos que lhe renderão uma boa bolsa ao invés de buscar uma chance de disputar um cinturão. Contudo, se por um lado o show ganha, por outro, o esporte perde. Pelo menos é dessa forma que enxerga Demian Maia, veterano da organização. Aos 38 anos de idade, o paulista, que acompanhou a evolução do MMA, sabe muito bem como funciona esse mercado. E, por isso, o atleta faz um alerta importante: se as companhias passarem a priorizar o show, o esporte não vai durar por muito mais tempo.

Em conversa com a reportagem da Ag. Fight, Demian analisou os rumos que o MMA está tomando nos últimos tempos e criticou o casamento de superlutas que visam somente o lucro financeiro. De acordo com o paulista, os combates deveriam ser estabelecidos com base em merecimento – assim como em todos os outros esportes – e não nos interesses monetários da companhia ou na vontade do público.

“Eu acho que, se o esporte quiser se tornar sustentável e o MMA continuar crescendo nos próximos 100 anos, as organizações terão que tomar o lado do esporte. Isso é histórico. Em qualquer esporte, não interessa quem joga bonito ou feio ou quem o público gosta de ver. Quem vai para a final é quem está ganhando. E o público gosta disso, os fãs querem ver o vencedor, querem ver o campeão. Acho que se começar a ir muito para o lado do show, o esporte vai durar pouco tempo e vai acabar. Não acredito que esse seja o caminho”, explicou o atual número 4 da divisão dos meio-médios (77 kg) do Ultimate.

Diferentemente de outros atletas, Demian deixou claro que dinheiro não é a sua prioridade no esporte. Segundo o paulista, o seu objetivo no UFC é conquistar o cinturão a todo custo, tanto que garantiu estar disposto a abrir mão de um gordo salário para alcançar seu objetivo.

“O meu princípio é que eu entrei nesse esporte para ser o melhor do mundo. Eu trabalho todo dia, desde moleque, para alcançar esse objetivo. Então, o meu prazer em lutar é para poder disputar o título. Para mim, o dinheiro não está em primeiro lugar. De jeito nenhum. Eu posso ganhar muito menos, mas se eu for campeão eu estarei feliz”, declarou.

Após derrotar Matt Brown em maio passado, Demian pediu, ainda dentro do octógono, por um title-shot e fez campanha para que seus fãs o ajudassem a conseguir o desafio nas redes sociais. Apesar dos apelos, o Ultimate escalou Stephen Thompson para lutar pelo cinturão e o brasileiro foi designado a enfrentar Carlos Condit. Mesmo assim, o paulista ainda não desistiu do seu objetivo e garantiu que espera conseguir o desafio em caso de vitória sobre o americano.

“Eu queria o title-shot, mas eu sei o quanto essa categoria está embolada. Não vou dizer que não fiquei frustrado, mas a partir do momento em que eles me chamaram e falaram da luta contra o Condit, eu virei a chave e me foquei no que importa agora: fazer um bom camp e ganhar essa luta. Até porque não adianta eu ficar esperando o título e chorando e reclamando se eu não passar por essa luta. Então, eu espero que passando por esse combate eu consiga a minha chance”, afirmou.

No próximo sábado (27), Demian Maia enfrentará Carlos Condit na luta principal do UFC On Fox 21, evento que será realizado em Vancouver (Canadá). Exímio lutador de jiu-jitsu com diversos títulos na carreira, o paulista coleciona um cartel com 23 vitórias e seis derrotas no MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo e admiro muito o Demian.

Mas ele segue uma lógica de galo no meio de raposas, infelizmente.

Espero que ele não mude, não perca, e seja campeã.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ninguem quer saber q opiniao do maia

amarrao , chato pra carai

demian continue ganhando merreca

vc merece

q venha conor, lesnar,nate ,nick sonnen

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há espaço pra tudo, menos pro TS do Demian, que não merece. Chato pra caralho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai tu ve a diferença!

Quem tem algum envolvimento com o esporte...vai ser contra as freak fights...

Como é bom ver um lutador inteligente...que sabe mto sobre competiçao, mostrar o caminho logico das coisas...

Simplesmente falou o obvio...enquanto lover do mc chicken tenta achar uma logica para nao defender o seu cinturao...maia responde com simplicidade.

Assim como apoiar a luta do hendo vs bispin...outra luta freak desnecessaria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demian:

“Eu acho que, se o esporte quiser se tornar sustentável e o MMA continuar crescendo nos próximos 100 anos, as organizações terão que tomar o lado do esporte. Isso é histórico. Em qualquer esporte, não interessa quem joga bonito ou feio ou quem o público gosta de ver. Quem vai para a final é quem está ganhando. E o público gosta disso, os fãs querem ver o vencedor, querem ver o campeão. Acho que se começar a ir muito para o lado do show, o esporte vai durar pouco tempo e vai acabar. Não acredito que esse seja o caminho”

Foi exatamente isso que disse aqui no fórum uns 10 meses atrás. Quando é um campeonato, ou liga, você fica torcendo para o seu atleta/time ser cabeça de chave, poder lutar pelo título. Tem a injustiça de jogar/lutar melhor no campeonato inteiro, perder no finalzinho e não ir pra final. As regras são bem definidas e você as conhece. E isso que é o legal de torcer, sofrer porque seu time/atleta não conseguiu se classificar, fazer contas, azarar o adversário. O UFC está muito qualquer coisa. Ninguém sabe exatamente como são definidas as lutas de títulos, os rankings não significam quase nada. Quase todo mundo que desistiu de acompanhar o UFC que eu conheço, desistiu porque não conseguiu enteder como a lógica da liga funciona.

Editado por antamoeba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não gosto muito das lutas do Damião, mas ele sempre se expressa muito bem.

Declaração perfeita. Qualquer um que entende um mínimo de esporte, competição de um modo geral, pensa de forma similar.

A galera fala sobre trash talking, lutas visando apenas o lado comercial...elas não precisam acabar. Connor, Lesnar, Sonnen...todos eles continuarão a ter os seus espaços no show. O evento mercenário pode continuar valorizando esses caras pra ter o seu lucro. O que não podem é deixar de lado o esporte por conta disso.

Coloquem como luta principal do evento Connor x Justin Bieber, tranquilo. Mas que a disputa de título seja entre dois lutadores de verdade, que enfileiraram os adversários da divisão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até o PVT mudou muito desde que essas lutas apelativas passaram a ser prioridade. Muito antes de conseguir me cadastrar eu já entrava no site pra ler as notícias. Sempre lia os comentários e a maioria agregava. Agora está parecendo torcida de futebol. De um lado, os fãs apaixonados do Connor, do outro, os defensores do Pride. Com os últimos é até tranquilo conviver, mas os primeiros, na grande maioria das vezes, dá vontade de deixar de lado o PVT.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo e muito com o Demian.. como venho falando também, algo parecido: se continuar desse jeito as lutas serão sempre as mesmas, pois são sempre os mesmos que fazem papagaiada e "vendem". É como se todo final de campeonato brasileiro fosse Flamengo vs. Corinthians porque têm as maiores torcidas. O esporte é resultado de esforço, mérito, superação. Esse show que se afasta do esporte também acho que é insustentável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o problema quando a empresa promotora de eventos atua ao mesmo tempo como liga. Em qualquer área, a empresa que promove eventos tem como objetivo lucrar com o espetáculo, e não tem nada de errado nisso. Mas quando uma empresa promove eventos esportivos e atua como liga ao mesmo tempo, ocorrem esses problemas que vemos. Tem que tirar o poder de atuar como liga dos promotores, criar uma entidade só pra isso e deixar os promotores unicamente com o que eles fazem bem: o espetáculo. Tendo uma entidade regulando a parte esportiva, os promotores podem fazer as loucuras deles, mas com certas limitações e sem poder envolver título em lutas sem sentido esportivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mundo dos negócios quer saber do show, nocaute, do entretenimento, público e venda de PPV...UFC é um negócio, foi luta na época do Royce, hoje é business.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não gosto muito das lutas do Damião, mas ele sempre se expressa muito bem.

Declaração perfeita. Qualquer um que entende um mínimo de esporte, competição de um modo geral, pensa de forma similar.

A galera fala sobre trash talking, lutas visando apenas o lado comercial...elas não precisam acabar. Connor, Lesnar, Sonnen...todos eles continuarão a ter os seus espaços no show. O evento mercenário pode continuar valorizando esses caras pra ter o seu lucro. O que não podem é deixar de lado o esporte por conta disso.

Coloquem como luta principal do evento Connor x Justin Bieber, tranquilo. Mas que a disputa de título seja entre dois lutadores de verdade, que enfileiraram os adversários da divisão.

Acho que você se esqueceu que o campeão do UFC é o Conor McGregor e não o Demian Maia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até o PVT mudou muito desde que essas lutas apelativas passaram a ser prioridade. Muito antes de conseguir me cadastrar eu já entrava no site pra ler as notícias. Sempre lia os comentários e a maioria agregava. Agora está parecendo torcida de futebol. De um lado, os fãs apaixonados do Connor, do outro, os defensores do Pride. Com os últimos é até tranquilo conviver, mas os primeiros, na grande maioria das vezes, dá vontade de deixar de lado o PVT.

Isso infelizmente vem dassd mulekada nova no pvt e nova no esporte...nao tem conhecimento geral do esporte... so conhecem ufc seu sistema escroto de midia para captar fans nerds...

Mas nao se engane colega...a maioria sao clones de uma pessoa só.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso