Fórum Portal do Vale Tudo: Filmes baseados em histórias reais - Fórum Portal do Vale Tudo

Ir para

• 6 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último »
  • Novo tópico
  • Responder

Filmes baseados em histórias reais Foco nas histórias reais

#1 Membro offline   lucas mariano 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 24-October 12
  • Interests:MMA
    Off-Topic

Postou 26 September 2013 - 02:57 PM

Atenção ... em spoiler vcs encontrarão textos longos (até demais) ... pra quem curte o assunto, é um prato cheio.

Bom, o título já fala do que se trata. Em todo caso abri o tópico principalmente por ter assistido ontem ao “Invocação do Mal” … filmaço. Porém contribuam com outros filmes que não sejam apenas do gênero terror; tipo, será que algum dos 007 é baseado em algum tipo de fato real?

Vamos lá, algumas considerações antes de chegar no dito cujo de ontem:

O filme exorcista marcou época e transcendeu épocas batendo vários filmes de terror após seu lançamento. A fórmula usada no filme (a de dizer que foi baseada em fatos reais) era o que ligava o terror na cabeça das pessoas; tipo: "Putz, aconteceu com essa menininha na vida real, então pode acontecer comigo também...". Fora todo esse negócio de mostrar uma vida tranquila, uma menininha bonitinha, burguesa e mesmo assim aconteceu com ela.

Se procurar pela net vcs encontrarão que a "verdadeira" história aconteceu com um garoto, Robbie, há muito tempo atrás.

O Exorcista e Sua Verdadeira História
Spoiler

Cheguei a ler o livro, onde os diálogos com o “Pazuzu” são maiores e bem mais interessantes, porém, no geral, o filme é bem fiel ao livro. Depois desse filme, me tornei um fã e um cagão ao mesmo tempo (cago de medo dessa porra até hoje); porém vivia a espera de um filme a altura. “A profecia” eu não curti muito; “Poltergeist” também não; “O Iluminado” não consegui assistir (igual A Profecia) por achar ruim, porém o livro é demais, muito bom mesmo, Stephen King detona … eu me assustava sozinho imaginando as cenas; “Rose Red” também baseada em obra do King (ou onde ele foi roteirista, sei lá) é legalzinho mas nada que me deixasse aterrorizado igual ao “Pazuzu”.

Então, finalmente, em 2005 vem “O Exorcismo de Emily Rose”. Além de toda a trama envolvendo possessão, médicos, exorcismo tinha também uma disputa de tribunal (curto filmes desse tipo); e claro, baseado em fatos reais, a história de Anneliese Michel.

A Verdadeira História de Emily Rose
Spoiler

Beleza … passou 2005 e veio um outro hiato a espera de um filme bom do gênero (claro, dentro dos meus gostos e tal). OBS.: Cara, como pude esquecer do filme “As Bruxas de Blair” … um dos melhores ao lado do “Pazuzu” … a partir do “Blair” eu descobri que eu curto filme que mexe com minha imaginação e me faz imaginar toda a cena sem mostrar absolutamente nada na tela … só o terror com misto de suspense … e eu viajo na maionese e me coloco na condição de cagão … curto muito (por isso curti tanto o próximo que vou citar).

Finalmente em 2009 vem uma jóia e um outro interessantíssimo, respectivamente:
- Atividade Paranormal: Cara … a sensação de ser um reality show; tirar aquela idéia de que só o porão ou o sótão são mal assombrados e criar a idéia de que o seu quarto, a sua cama é o lugar ruim, o habitat pro demônio … fora que mexeu com um medo fantasioso da nossa infância, a questão do “puxar o pé” … cara, foi demais, simplesmente demais pro cagão aqui.
- Contatos de 4º Grau: Curti muito pois sou muito interessado nesses assuntos.

No pré-lançamento dos filmes rolou muita coisa sobre serem histórias verídicas e não apenas baseados em histórias reais; inclusive o Contatos investiu nisso, simulando durante o filme imagens reais ao lado das interpretações dos atores … com o tempo tudo foi revelado como estórias e nada mais. Mesmo assim, pra mim, marcou. Das continuações do Atividade eu só não gostei do último; o restante foi bom.

Enfim chegamos onde eu queria … o filme de 2013. Bom, de 2009 até ontem eu assisti: “O último exorcismo”, que eu gostei mas achei um pouco fraco … ainda não vi o 2º; assisti a outros que não tiveram tanta expressão pra mim; assisti o tal do “Mama” que se não fosse pelo final eu teria curtido muito (sem contar que assim, não gosto muito dessa coisa de mostrar um monstro tão deformado, é muita fantasia distante da “realidade”, digamos assim, mas gostei) …

E finalmente “Invocação do Mal” … cara, que filme bom.

Direto da Wikipedia:
“The Conjuring (no Brasil, Invocação do Mal) é um filme do gênero terror dirigido por James Wan. Estrelado por Vera Farmiga e Patrick Wilson, a produção centra-se em dois demonologistas mundialmente conhecidos, que foram contratados para investigar fenômenos sobrenaturais que assombram a família Perron, residentes da pequena cidade de Harrisville. Os dois profissionais só não esperavam encontrar uma entidade demoníaca poderosa, que se tornaria na maior ameaça de suas carreiras.2 É baseado em fatos reais.”

O que mais me chamou atenção foi o final do filme, nos créditos enquanto subiam as letrinhas apareciam fotos reais tiradas pelos dois demonologistas … sem querer contar o filme; mas eles utilizavam técnicas consideradas avançadas na época para detectar espíritos / fantasmas … desde áudio até fotografias … e sim, haviam “fotografias dos fantasmas” … é coisa de louco o negócio.

Vou colocar spoilers de informações a respeito das histórias reais e não do filme em si:

Harrisville: A História Real do Filme “Invocação do Mal”
Spoiler

Entrevista: Família que inspirou filme "Invocação do Mal": "Vivíamos entre duas dimensões"
Spoiler

Ed e Lorraine Warren
Spoiler

Então … só de ter esse rótulo de ser baseado em fatos reais minha mente já começa a imaginar um monte de coisas que pra filme de terror é um prato cheio pra eu ficar lá me borrano mas curtindo o filme.

Enfim … contribuam com outros filmes aê, certeza que vai aparecer coisa boa e surpresas.

PS.: Não deu pra colocar todas as fotos pois excedeu o limite, vou postando em outros posts.

Este post foi editado por lucas mariano: 26 September 2013 - 03:05 PM

- "In these bodies we will live; In these bodies we will die; Where you invest your love ... you invest your life." (Mumford and Sons Awake My Soul)

Tradução livre - "Nestes corpos nós viveremos; Nestes corpos nós morreremos; Aonde você investe seu amor ... você investe sua vida."
0

#2 Membro offline   lucas mariano 

Off-Topic

Postou 26 September 2013 - 02:58 PM

Anneliese Michel (Emily Rose) - Fotos reais ... Em spoiler para não poluir demais
Spoiler

Este post foi editado por lucas mariano: 26 September 2013 - 04:52 PM

- "In these bodies we will live; In these bodies we will die; Where you invest your love ... you invest your life." (Mumford and Sons Awake My Soul)

Tradução livre - "Nestes corpos nós viveremos; Nestes corpos nós morreremos; Aonde você investe seu amor ... você investe sua vida."
0

#3 Membro offline   lucas mariano 

Off-Topic

Postou 26 September 2013 - 03:00 PM

Fotos reais relacionadas à história por trás de "Invocação do Mal" ... Em spoiler para não poluir demais
Spoiler

Este post foi editado por lucas mariano: 26 September 2013 - 04:52 PM

0

#4 Membro offline   O Predestinado 

• Cadastrado: 17-January 05
  • Interests:MMA, Jiu-jitsu, Quadrinhos, Filmes, Games, Livros, Cultura Pop em Geral e Avenida Brasil.

Postou 26 September 2013 - 03:06 PM

Eu assisti O Exorcista e O Exorcismo de Emily Rose.

O filme A Invocação do Mal é bom? É no memso sentido? Melhor ou pior que os dois citados?

Editado pela moderação: As assinaturas devem conter no máximo 08 (oito) linhas ou 712 caracteres inclusos espaços e parágrafos, e a fonte deve ser no tamanho pequeno.

Moderação editou e jogou os links fora... luto... :(
0

#5 Membro offline   lucas mariano 

Off-Topic

Postou 26 September 2013 - 03:17 PM

Ver postO Predestinado, em 26 September 2013 - 03:06 PM, disse:

O filme A Invocação do Mal é bom? É no memso sentido? Melhor ou pior que os dois citados?

Cara, eu empolguei demais com o filme.

É no mesmo sentido dos dois ... foi meio que uma mistura de Exorcista com Atividade Paranormal

Tem exorcismo, tem todo um aparato pra tentar captar movimento de fantasma com uso de tecnologia da época etc e tal.

Eu gostei muito.

Pra mim o mais foda foi todo esse arsenal de documentos sobre a história real por trás do filme ... to doido aqui lendo essas coisas!

Este post foi editado por lucas mariano: 26 September 2013 - 03:18 PM

0

#6 Membro offline   Pedro Biruta 

• Cadastrado: 27-April 10
  • Interests:Muay Thai / MMA / UFC / WEC / Jiu Jitsu

Postou 26 September 2013 - 04:04 PM

Thor é baseado em fatos reais
confirma isso produção?
Anderson Silva - O Mito Maior do UFC !
Fedor - A lenda ... incomparável !
Jon Jones - Wanderlei Silva - Crazy Horse - Minota - Jose Aldo

A Arte Marcial não é violência ou dinheiro, e sim a beleza do movimento em relação a defesa e o ataque

Discite iustitiam moniti et non temnere divos

Participante da Associação Internacional do Verdadeiro Muay Thai Não Praticado no Brasil Mas Que Um Dia Será Praticado (A.I.D.V.M.T.N.P.N.B.M.Q.U.D.S.P)
0

#7 Membro offline   lucas mariano 

Off-Topic

Postou 26 September 2013 - 04:15 PM

Ver postPedro Biruta, em 26 September 2013 - 04:04 PM, disse:

Thor é baseado em fatos reais
confirma isso produção?

Existe uma certa semelhança entre o Martelo de Thor e a Excalibur né?

:bheh:

Este post foi editado por lucas mariano: 26 September 2013 - 04:16 PM

0

#8 Membro online   alexvozao 

• Cadastrado: 10-November 09

Postou 26 September 2013 - 04:20 PM

tudo fake, :)

Imagem

Este post foi editado por alexvozao: 26 September 2013 - 04:22 PM

"Deus é uma explicação por defeito para todas as dúvidas, uma boia para todos os naufrágios, um arrimo para todos os medos, especialmente, para a mãe de todos os medos, o medo da morte."
0

#9 Membro online   .FaEL 

• Cadastrado: 22-September 09

Postou 26 September 2013 - 04:27 PM

Eu nao acredito em assombracao, mas que existe, existe.
0

#10 Membro offline   lucas mariano 

Off-Topic

Postou 26 September 2013 - 04:29 PM

Ver postalexvozao, em 26 September 2013 - 04:20 PM, disse:

tudo fake, :)

Cara, eu tenho uma tendência a acreditar só pq acho tudo muito "fantástico" ... mas sei lá ... no fim das contas tudo parece ser somente problemas psicológicos. Sei lá.

Já fiquei sabendo de coisas de amigos próximos, já visitei centro de macumba, esses filmes e essas histórias, gente q jura de pé junto ... alguma coisa nisso tudo deve ser verdade. :ph34r:

0

#11 Membro offline   chico707 

• Cadastrado: 02-January 10

Postou 26 September 2013 - 05:19 PM

A maioria eu nem do moral.. ainda mais essas histórias de filmes de terror

mas conheço um cara que acredita em espiritismo (o que não tem nada a ver com exorcismo ou essas baboseiras ai)e ele não tenta ficar convencendo ngm que isso existe, mas pelo que fala da até pra levar a sério esse lance de umbanda, etc.
0

#12 Membro offline   Dano Cardoso 

• Cadastrado: 25-May 05

Postou 26 September 2013 - 05:25 PM

Umas das maiores histórias da humanidade!!!!

Imagem
0

#13 Membro offline   Germer 

• Cadastrado: 11-October 08

Postou 26 September 2013 - 06:05 PM

Li recentemente o livro "O Iluminado" e também vi o filme (só que faz um bom tempo, uns 3,4 anos) e também achei o livro muito, mas muuuuuito superior ao filme, mas também eu precisava ver o filme hoje pra ter uma comparação mais justa.

No caso do Exorcista, o livro é melhor? O que tu achou, Lucas? Já ouvi falar que o livro é muito foda.
"Você é um COCÔ".

Stallone Cobra.

MARACANAZO É PASSADO
0

#14 Membro offline   Frangão 

• Cadastrado: 08-April 08

Postou 26 September 2013 - 07:22 PM

Meu irmão me obrigou a assistir A Invocação do Mal, deu um medinho sim :bheh:

PS: Tb, comecei a assistir a 1 da manhã, sozinho no quarto tudo escuro com o som do Home Theater bem alto, e escutando cachorros latindo na rua sem ninguem passando e mó frio de madrugada fearww blow
"Ao invés de tentar controlar a situação, controle sua reação a ela e a situação mudará."
0

#15 Membro offline   Fox Murder 

• Cadastrado: 02-February 08

Postou 26 September 2013 - 07:25 PM

Ver postO Predestinado, em 26 September 2013 - 03:06 PM, disse:

Eu achei péssimo. Clichê e sem graça no último grau. Nenhum momento deu algo perto de medo... :P

O Exorcista original é bem melhor, mas talvez neste esquema só este eu curta... O resto parece tudo muito previsível.

Emily Rose ainda não vi.

Este post foi editado por Fox Murder: 26 September 2013 - 07:27 PM

Sempre torcendo para (Seguinda a ordem de preferência):
Minota (Rocky Balboa, Guerreiro Imortal!)
Fedor (Deus do MMA, se aposentando ou não será sempre O MAIOR)
Lyoto (Dê a volta por cima q vc é o cara!)
Shogun (Volta 100% pro 8 que este cinturão pode ser teu de novo!)
Crocop (o cara que me fez ver MMA)
Wand (Guerreiro sempre, na vitória ou na derrota)
GSP (Semi-deus do MMA atual)
Anderson Silva (Muito Marrento, mas Muito Mito)

"Viva uma boa vida. Se deus existir e ele for justo, então ele não se importará o quão devoto você tem sido, mas o aceitará baseado nas virtudes pelas quais você viveu. Se existir deus, mas for injusto, então você não deverá querer adorá-lo. Se não existir deus, você desaparecerá depois da morte, mas terá vivido uma vida nobre e viverá na memória dos seus entes queridos." — Marcus Aurelius

Corrija o Sábio, e o fará mais Sábio... Corrija o Tolo, e o fará o teu Inimigo.
0

Compartilhar este tópico:

• 6 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último »
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)