Fórum Portal do Vale Tudo: As Aventuras de Pi - Fórum Portal do Vale Tudo

Ir para

• 5 Páginas +
  • « Primeiro
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Novo tópico
  • Responder

As Aventuras de Pi Alguem ja viu

#46 Membro offline   Vinci 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 07-October 12

Postou 08 April 2013 - 05:44 PM

Ver postarmlock, em 08 April 2013 - 02:32 PM, disse:

Sim, mas acho que vai alem disso. Ha simbolismos da forma feminina da ilha, do ventre incubando e pela flor do lotus, outro simbolo feminino.. ou seja, Pi eventualmente consumiu por um tempo os restos do corpo da mae, que havia preservado consigo o maximo possivel por razoes afetivas e sem fins de consumo originalmente,... o dente o "acorda" e resolve entao abandonar a pratica e sofrer a fome devido ao que voce relata. Os meerkats (pequenos mamiferos que viviam la) seriam possivelmenbte as larvas no corpo decompondo, que ele eventualmente colheu para alguma subsistencia antes de se livrar do mesmo (sair da ilha).

Mas ha tambem diversas interpretacoes onde a ilha tem conotacoes religiosas, onde Pi em delirio e misturando os diversos conceitos religiosos a que foi exposto na juventude no inicio do filme, encontra um estado de paz, estado este ilusorio e apenas continuo se certos protocolos forem mantidos (subir nas arvores todas as noites), e onde no final, cedo ou tarde, voce nao escapa do seu destino, que eh a morte.

Excelente post armlock, vou ver essa parte da ilha hoje denovo pensando noq vc disse.
"Nenhuma mulher é tão pobre que não possa ao menos pagar um boquete."

A vida só começa aos 44 de braço.
0

#47 Membro offline   O Predestinado 

• Cadastrado: 17-January 05
  • Interests:MMA, Jiu-jitsu, Quadrinhos, Filmes, Games, Livros, Cultura Pop em Geral e Avenida Brasil.

Postou 08 April 2013 - 11:11 PM

Mestre Armlock, Júnior Baby, afiados na semiótica.

Enquanto isso, milha mulher teimando que o tigre era Jesus... ô coitada, que burra, dá zero pra ela! :lol:
Editado pela moderação: As assinaturas devem conter no máximo 08 (oito) linhas ou 712 caracteres inclusos espaços e parágrafos, e a fonte deve ser no tamanho pequeno.

Moderação editou e jogou os links fora... luto... :(
0

#48 Membro offline   Thor-bomb 

• Cadastrado: 23-April 09

Postou 09 April 2013 - 01:48 AM

Armlock deu a letra da ilha e parece bater certinho.. vou até rever o filme depois desse debate.
AVANTI PALESTRA
0

#49 Membro offline   CALBAIANO 

• Grupo: Admin
  • Cadastrado: 28-November 05

Postou 09 April 2013 - 02:34 AM

Gostei muito do filme, aliás, tive uma idéia parecida do do armlock em alguns pontos...

Não me passou em momento algum que aquilo não era uma metáfora. Só queria saber do que se tratava. Quando ele conta aquela "história" aos marinheiros, aí tudo fez sentido pra mim.

Sobre a questão da ilha, não sei se muitos perceberam, mas ela tem formato de um homem.

Imagem

Quando ele amarra o tronco da arvore tal como a namorada dele amarrou no pulso dele, dizendo que era uma forma de dizer adeus, eu percebi que aquela era alguém próximo a ele e que eu interpretei como uma contextualização do próprio Pi com as situações do barco.

Assim que ele chega na ilha, ele sabe que ela proverá tudo que ele necessita, mas depois começa a pensar que ela o matará. Eu imaginei isso como um dualismo entre a saciedade necessaria do corpo e o embate filosófico religioso que o causava. A ilha era "perfeita" enquanto o saciava (o que pode ser metaforicamente como dia, sol, e etc), mas assim que o saciava ela se "trasnformava" em algo ruim (metafora de noite, trevas) que provavelmente era a tortura moral e ética que o consumia, em coisas como matar os outros (cozinheiro), consumir carne (mãe, cozinheiro).

Acho que o dente, entra nessa situação. De que o pi está tão imerso em sua sobrevivência, provavelmente comendo restos mortais e se depara com um dente como se só assim se deu conta do que estava fazendo. Então dessa forma ele prefere até morrer e "seguir caminho" do que continuar naquilo que o mataria em seus principios (mas sabendo que aquela ação por pior que seja o salvou).

Por isso ele fala que ele (pi humano) morreria em breve na ilha, mas não o tigre. Mas é uma interpretação minha. Não que seja correta.

Mas tratando que seja dessa forma, por isso entendi a dor, o sofrimento e toda a questão existencial e filosófica em que ele passou. É muito mais uma visão irracional (surreal é melhor) do que acontecia com a primeira história.

Recapitulei todo filme e aí fica fácil entender a luta entre o pi "humano" que é benevolente, vegetariano, humanitário, que acredita na bondade alheia, e o pi "animal" que é assassino, cruel, predador, carnivoro, que pensa unicamente na sua sobreviência. Quando pi mata, sente ódio, raiva, come a própria mãe e os outros, ele sai do que considera o campo humano e passa para o campo animal.

O filme é muito tocante, pois você percebe o esforço do Pi humano em se permanecer presente ao pi animalesco. Mesmo que ele permaneça distante, ele jamais se deixa fazer presente e muitas vezes luta de forma sem igual para que não morra o lado humano e fique apenas o lado animal.

E também é interessante que ele teve chance de matar de vez o lado animal, mas sabe que não poderá fazer isso, já que é o lado animal que o mantém vivo (que metaforicamente ele transformou em bondade).

O embate é puramente filosófico, tal como a onça pintada do Scliar. Ora o lado animal está mais presente e "expulsa" o lado humano por um longo período o deixando fora do barco. Ora o lado "humano" ressurge com força total e "doma" o lado animal se fazendo presente dentro do barco... O interessante da metáfora, é a demonstração de força do lado animal, já que o lado humano fica muito longe do barco quando o animal toma conta, mas o lado humano mesmo domando o lado animal, o mesmo sempre estará ao seu lado.

O final é muito bom em dois sentidos.

O primeiro quando o tigre deixa o pi humano sem olhar para trás, demostrando a questão irracional e instintiva do ser humano e principalmente porque a meu ver, restou ao ser humano pi as únicas lembranças do seu pi selvagem e que ele teria que arcar com isso.

E segundo quando o autor fala "então você teve final feliz?" aí ele diz: A história é sua, você dá o final que quiser a ela, evidenciado a questão sobre as inúmeras "verdades" que tem o livro.
VEJA EDIR MACEDO ENSINANDO A ROUBAR

DOE SEUS ÓRGÃOS. NÃO SEJA UM EGOCÊNTRICO DEPOIS DE MORTO.
0

#50 Membro offline   armlock 

• Cadastrado: 27-December 12

Postou 09 April 2013 - 02:46 AM

Bom, ja que o pessoal se animou, vou deixar mais umas consideracoes sobre a ilha e alguns dos simbolismos que enxerguei...

1) Pi sofreu influencia religiosa Indu, Muslim e Crista desde garoto, com seus conceitos se misturando na sua formacao. Note que pouco depois do padre dizer que Deus nos amava e nos deu seu proprio filho como prova do seu amor, ele reza para Vishnu, que aparece como uma pequena estatua deitada no oceano... versao pequena da imagem abaixo, agradecendo introduzi-lo a Jesus:

Imagem

Vishnu, acima, eh visto como protetor do mundo e restaurador da ordem moral (dharma)

Agora comparem a imagem que surge da ilha na primeira noite, quando Pi comeca a sofrer o efeito "corrosivo" da sua moralidade comprometida pelo consumo do corpo de sua mae.

Imagem

2) Um significado simples da acidez corrosiva que chegava a noite seria o fato dele ter que consumir do corpo durante o dia para sobreviver, e a noite, embora saciado, sentia sua humanidade ameacada pelo efeito corrosivo do remorso e da sua consciencia.

3) Notem que pouco depois de usufruir da ilha pela primeira vez, Pi amarra seu cordao do braco numa raiz que lembra um membro (braco ou perna) humana. O cordao ja havia recebido um simbolismo de despedida, quando sua namorada amarrou o cordao quando ele ia partir. Ele amarrando o cordao a um braco ou perna do corpo de sua mae apos comecar a consumi-la ja possuia uma significancia de que estava se despedindo dela.

4) Notem que a historia dos animais coincide com a historia dos humanos, com excessao de que o corpo do orangotango nao caiu na agua e foi comido por um tubarao.. mas permaneceu no barco apos ele ter matado a hiena... Pi nunca confessou ter consumido sua propria mae.

5) Comer larvas nao eh algo incomum no oriente...pelo contrario.

6) A "flor do lotus em uma floresta" eh um simbolo sexual feminino (precisa explicar? :rolleyes: ), do qual Pi demonstra inocencia na primeira vez que conversa com sua namorada sobra a sua danca. E as meninas trocam olhares entre si... Mais um indicador de que a ilha no qual se encontrava (o corpo do qual se alimentava) era feminino...

Ok. Acho que os comentarios acima + os anteriores ja dao margem para se pensar sobre o assunto ;) Lembrando sempre que um bom diretor cria ambiguidades justamente para ser possivel sempre mais de uma explicacao. Caso contrario o filme perde a "magia". Ou seja, nao creio que exista uma explicacao certa e todas as outras sejam erradas.

ps: Vi quando salvei o acima que o Cal escreveu mais rapido e ja havia dissertado sobre algum destes aspectos.. mas mesmo repetidos, resolvi deixa-los ai..

Este post foi editado por armlock: 09 April 2013 - 02:53 AM

Men occasionally stumble over the truth, but most of them pick themselves up and hurry off as if nothing happened.
-Winston Churchill

I tell you everything that's really nothing, and nothing of what's everything...do not be fooled by what I'm saying.
Please listen carefully and try to hear what I'm not saying... -Charles Finn

All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing - Edmund Burke

0

#51 Membro offline   Vinci 

Postou 09 April 2013 - 01:44 PM

Falando em ambiguidades, sei que é old, mas alguem viu o verdadeiro sentido do filme a origem - inception.

Spoiler

0

#52 Membro offline   Bob Blue 

• Grupo: Banned
  • Cadastrado: 18-April 05

Postou 10 April 2013 - 09:23 PM

Considero as interpretações do armlock muito boas, e ele escreveu exatamente o que eu escreveria, de forma que vou tomar tudo o que ele escreveu como se eu tivesse escrito.

by O Predestinado

:bheh:
Vende-se esse espaço para anúncios!

É na queda que o rio mostra a sua força!
0

#53 Membro online   Shadow 

• Cadastrado: 05-March 09

Postou 10 April 2013 - 09:27 PM

Vi o filme e tive a impressão que se a segunda história fosse a mostrada o filme seria bem melhor :(
Aquele que abaixa muito sua cabeça tem ela pisada.

No one can handle my riddum. - Georges St Pierre

Dont be scared homie! -Nick Diaz

Well. I am 22 right now, so in three years i see myself being 25 - Rampage Jackson

Yes i would drink machidas urine, my urine is pretty gross, is full of toxines and crap, but i think machida, he probably eats pretty healthly, so i would drink his urine, not from the source it self of course -Forrest griffin

I knew i hurt him when he said AAARGH -Georges St Pierre

That little fucker hit me with a Haduken or something -Nick Diaz falando sobre gomi

Well you see, Brazilian JiuJitsu Blackbelts have a blackbelt in…… Brazilian JiuJitsuJoe Rogan

You should study Pokemon to get stronger. -Kazushi Sakuraba

I played his game for 11 minutes, and I'm still here. He played my game for 11 seconds. -Antônio Rodrigo Nogueira

Say the first things that comes to mind: James Toney? The best eva! Randy Couture? Bitch! UFC? They're all right. MMA? Sissies! - James Toney

We are throwing spinning shit now? - Nick diaz para carlos condit durante a luta.
0

#54 Membro offline   Vinci 

Postou 10 April 2013 - 11:03 PM

Ver postarmlock, em 09 April 2013 - 02:46 AM, disse:

Bom, ja que o pessoal se animou, vou deixar mais umas consideracoes sobre a ilha e alguns dos simbolismos que enxerguei...

1) Pi sofreu influencia religiosa Indu, Muslim e Crista desde garoto, com seus conceitos se misturando na sua formacao. Note que pouco depois do padre dizer que Deus nos amava e nos deu seu proprio filho como prova do seu amor, ele reza para Vishnu, que aparece como uma pequena estatua deitada no oceano... versao pequena da imagem abaixo, agradecendo introduzi-lo a Jesus:

Imagem

Vishnu, acima, eh visto como protetor do mundo e restaurador da ordem moral (dharma)

Agora comparem a imagem que surge da ilha na primeira noite, quando Pi comeca a sofrer o efeito "corrosivo" da sua moralidade comprometida pelo consumo do corpo de sua mae.

Imagem

2) Um significado simples da acidez corrosiva que chegava a noite seria o fato dele ter que consumir do corpo durante o dia para sobreviver, e a noite, embora saciado, sentia sua humanidade ameacada pelo efeito corrosivo do remorso e da sua consciencia.

3) Notem que pouco depois de usufruir da ilha pela primeira vez, Pi amarra seu cordao do braco numa raiz que lembra um membro (braco ou perna) humana. O cordao ja havia recebido um simbolismo de despedida, quando sua namorada amarrou o cordao quando ele ia partir. Ele amarrando o cordao a um braco ou perna do corpo de sua mae apos comecar a consumi-la ja possuia uma significancia de que estava se despedindo dela.

4) Notem que a historia dos animais coincide com a historia dos humanos, com excessao de que o corpo do orangotango nao caiu na agua e foi comido por um tubarao.. mas permaneceu no barco apos ele ter matado a hiena... Pi nunca confessou ter consumido sua propria mae.

5) Comer larvas nao eh algo incomum no oriente...pelo contrario.

6) A "flor do lotus em uma floresta" eh um simbolo sexual feminino (precisa explicar? :rolleyes: ), do qual Pi demonstra inocencia na primeira vez que conversa com sua namorada sobra a sua danca. E as meninas trocam olhares entre si... Mais um indicador de que a ilha no qual se encontrava (o corpo do qual se alimentava) era feminino...

Ok. Acho que os comentarios acima + os anteriores ja dao margem para se pensar sobre o assunto ;) Lembrando sempre que um bom diretor cria ambiguidades justamente para ser possivel sempre mais de uma explicacao. Caso contrario o filme perde a "magia". Ou seja, nao creio que exista uma explicacao certa e todas as outras sejam erradas.

ps: Vi quando salvei o acima que o Cal escreveu mais rapido e ja havia dissertado sobre algum destes aspectos.. mas mesmo repetidos, resolvi deixa-los ai..

Eu só acho que ele não consumiu a mãe e sim o cozinheiro, tanto é que ele diz "o cozinheiro teve o mesmo destino do marinheiro" ou seja, o cozinheiro estava comendo os restos do marinheiro e o Pi comeu os restos do cozinheiro depois de o matar, a ilha no formato de um homem é para retratar isso.

0

#55 Membro offline   Blito 

• Cadastrado: 02-July 07

Postou 11 April 2013 - 12:04 AM

Gostei e concordo com algumas ideias sobre a ilha.... mas a sensacao q tive sobre a ilha eh q de alguma forma ela representava a sua morte...
Ou seja... Pi ja estava a ponto de desistir de tentar sobreviver algumas cenas antes e encontra a ilha... q reprsenta se entregar p a morte... a sensacao de paz por tirar todo esse peso (dia), mas tb a dor e o horror do fim, morte, putrefacao e renascimento (noite e o dente). Por isso a ilha tem o formato do deus hindu.
Ali ele decide q nao vai se entregar e volta para o barco, em sua luta pela sobrevivencia

Eu achei um filme fantastico.... e o 3d ficou melhor ainda..e olha q normalmente n curto 3d.

A cena q o tigre vai embora sem olhar pra tras representa tantas coisas q nem cabe aqui... emocionante demais.

Mereceu facil o oscar de diretor... tem q ser mto bom p fazer um filme desse com praticamente um tanque dagua, um barco e um ator.
"Adoro o trabalho. Sou capaz de ficar horas simplesmente olhando para ele.".
0

#56 Membro offline   armlock 

• Cadastrado: 27-December 12

Postou 11 April 2013 - 12:23 AM

Ver postBlito, em 11 April 2013 - 12:04 AM, disse:

Gostei e concordo com algumas ideias sobre a ilha.... mas a sensacao q tive sobre a ilha eh q de alguma forma ela representava a sua morte...
Ou seja... Pi ja estava a ponto de desistir de tentar sobreviver algumas cenas antes e encontra a ilha... q reprsenta se entregar p a morte... a sensacao de paz por tirar todo esse peso (dia), mas tb a dor e o horror do fim, morte, putrefacao e renascimento (noite e o dente). Por isso a ilha tem o formato do deus hindu.
Ali ele decide q nao vai se entregar e volta para o barco, em sua luta pela sobrevivencia

Eu enxerguei o que voce disse de uma forma um pouco mais emocional e menos fisica. A saida da ilha na minha visao, foi quando Pi decidiu que ele tinha que aceitar e ter paz assumindo o que tinha feito (canibalismo). Se ficasse se remoendo de remorso e culpa, seria a morte/corrosao da sua sanidade/humanidade.

Este post foi editado por armlock: 11 April 2013 - 12:25 AM

Men occasionally stumble over the truth, but most of them pick themselves up and hurry off as if nothing happened.
-Winston Churchill

I tell you everything that's really nothing, and nothing of what's everything...do not be fooled by what I'm saying.
Please listen carefully and try to hear what I'm not saying... -Charles Finn

All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing - Edmund Burke

0

#57 Membro offline   CALBAIANO 

• Grupo: Admin
  • Cadastrado: 28-November 05

Postou 11 April 2013 - 12:42 AM

Ver postarmlock, em 11 April 2013 - 12:23 AM, disse:

Eu enxerguei o que voce disse de uma forma um pouco mais emocional e menos fisica. A saida da ilha na minha visao, foi quando Pi decidiu que ele tinha que aceitar e ter paz assumindo o que tinha feito (canibalismo). Se ficasse se remoendo de remorso e culpa, seria a morte/corrosao da sua sanidade/humanidade.

Eu também entendi isso. A ilha de fato é um entendimento da "morte" do pi humano caso ele continuasse naquelas condições.

É lá que ele encontra a percepção da coexistência do pi animal e do pi humano (e não apenas o pi humano ou animal dominantes) e da necessidade de dissociação para que o pi humano não morresse.
VEJA EDIR MACEDO ENSINANDO A ROUBAR

DOE SEUS ÓRGÃOS. NÃO SEJA UM EGOCÊNTRICO DEPOIS DE MORTO.
0

#58 Membro offline   André Bicudo 

• Grupo: Manager
  • Cadastrado: 30-April 10

Postou 11 April 2013 - 01:16 AM

Pô galera, parabéns! Assisti o filme nesse final de semana, gostei muito e fiquei refletindo sobre várias coisas, para tentar chegar a um entendimento da estória, mas os posts aqui me fizeram enxergar de uma outra forma que acabou fazendo muito mais sentido.

Só acho q a parte do filme em que aparecem aqueles peixes voadores, e acaba caindo um atum bem grande dentro do barco, meio que contradiz um pouco essa parte do "lado animal" e do "lado humano", já que quem fica com a carne naquele momento, devorando o peixe, é o Pi humano e não o tigre.

Por outro lado, pode ser também uma forma de mostrar que o lado humano tenta se impôr ao lado animal naquela hora e acaba chegando bem próximo de se tornar tão animal quanto o tigre, justamente por esse motivo.

O que vcs acharam dessa cena?
0

#59 Membro offline   ruud 

• Cadastrado: 07-March 09

Postou 12 April 2013 - 10:10 AM

vi o filme ontem. vou fazer um resumo:
Imagem
o filme é muito bom. gostei das teorias do armlock e do cal. pensei de forma parecida. não com essa profundidade, claro, mas dentro do contexto.
essa parte q o bicudo colocou tb fiquei meio perdido.
HASTA SIEMPRE DON ALFREDO DI STEFANO

Flamengo
Real Madrid
Lakers
BJ Penn
0

#60 Membro offline   Curioh 

• Cadastrado: 07-May 07

Postou 13 April 2013 - 12:31 PM

Assisti ontem esse filme de forma totalmente descompromissada, so no final q fui ter um lampejo de duvida. Ai q comecei a associar algumas poucas coisas.

Como eu sabia da existencia do topico, logo em seguida vim aqui e li tudo. Agora terei q ver o filme de novo. Rsrs
0

Compartilhar este tópico:

• 5 Páginas +
  • « Primeiro
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)