Fórum Portal do Vale Tudo: Como se corta peso? - Fórum Portal do Vale Tudo

Ir para

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Como se corta peso?

#1 Visitante_Patrola_*

  • Grupo: Visitante

Postou 07 September 2010 - 02:21 AM

Taí um assunto que me intriga. Sei que deve ser um segredo de equipe, lembro-me que foi assunto de um workshop realizado por AS e Nogueiras recentemente... Com certeza alguém aqui deve ser atleta, ou pelo menos lute em campeonatos menores. Portanto queria que esse assunto fosse divulgado.

Viu um video de Rampage, na qual dizia-se que ele recuperava 42 pounds, o que são 19kg, totalizando 112kg. Difícil de agreditar que ele seja maior que a maioria dos heavyweights. Mais difícil ainda é saber exatamente como ele faz isso.

Desidratação. Obviamente esse é o mecanismo preponderante. Se o kra recupera o peso, quer dizer que algo que sumiu, voltou. E isso só pode ser a água. Laxantes também podem desidratar o kra, tirando o líquido do trato gastrointestinal, que é estimado em 9 litros. Mas acho que dificilmente essa quantidade de líquido seja mto alterada. Na verdade, nunca ouvi falar em laxantes.

Soube que existem diuréticos proibidos ao ver que Thiago Alves, suposto mestre da desidratação, foi pego no doping contra Tony de Souza no UFC 66. Isso supões que os medicamentos diuréticos são proibidos, e todo processo de desidratação se dá por exercício físico, sem a ajuda de fármacos, a não ser chás e fitoterápicos, que devem ter pouca eficácia.

No TUF, além de comentários em entrevistas, soube que os lutadores se vestem com roupas plásticas, o que nos exercícios os fariam suar mais. Este seria todo mecanismo de perda de peso? Se eu botar essa roupa e sair andar de bicicleta, quantas horas depois estarei 10kg mais leve?

Lembrando a todos usuários que a desidratação não é um processo inócuo, podendo causar insuficiência renal aguda e propiciar processos tromboembólicos. Grato.
0



#2 Visitante_Silver_Surfer_*

  • Grupo: Visitante

Postou 07 September 2010 - 01:30 PM

Não li seu post, so o titulo, mas em geral na faculdade nos usamos isso:
Imagem
Imagem
0

#3 Membro offline   RodrigoP 

  • Grupo: Membros
  • Posts: 2501
  • Cadastrado: 25-April 05

Postou 07 September 2010 - 06:38 PM

Já ouvi falar que rola uma banheira que você entra e sai alguns quilos mais magro. Agora saber o que eles colocam dentro da banheira eu não sei...

Na espera de alguém com mais conhecimento sobre o tema responder o tópico.
ANALISO AS COISAS MINUCIOSAMENTE. NUNCA ME EXALTO. NÃO ME SINTO OFENDIDO FACILMENTE. PENSO SEMPRE MUITO BEM ANTES DE AGIR. NUNCA RESPONDO PERGUNTAS QUE PODEM ME COMPROMETER. NÃO GOSTO MUITO DE CALOR. DAQUI 10 ANOS VOU LEMBRAR DE COISAS QUE VOCÊ JÁ ESQUECEU. EU NUNCA PERCO. VOCÊ ENTENDERÁ.

TU ÉS FRACO, EU SOU FORTE; O PROTOCOLO É ÓBVIO
0

#4 Membro offline   fikadiboa 

  • Grupo: Membros
  • Posts: 1134
  • Cadastrado: 31-July 07
  • Gender:Male
  • Location:brasilia

  Postou 07 September 2010 - 06:51 PM

basicamente é agua quente na banheira.bem quente.
tbm é colocado alcool e sal na maioria das vezes.
o processo é como se a agua quente+sal+alcool "puxasse" liquido do seu corpo pra fora.
nao sou especialista,digo o que vi mas nao lembro os detalhes.
0

#5 Visitante_Patrola_*

  • Grupo: Visitante

Postou 07 September 2010 - 08:25 PM

Ver postfikadiboa, em Sep 7 2010, 06:51 PM, disse:

o processo é como se a agua quente+sal+alcool "puxasse" liquido do seu corpo pra fora.


A água quente vai fazer vc suar. O álcool é famoso por suar propriedades de desidratação, seja da pele ou ingerindo-o (essa não dá!). O sal, pelo processo chamado osmose, realmente puxa a água.
0

#6 Membro offline   zagolee 

  • Grupo: Banned
  • Posts: 12181
  • Cadastrado: 26-November 07
  • Gender:Male

Postou 07 September 2010 - 11:54 PM

Perder peso em período pré-competitivo pode (como é) uma técnica perigosa, inclusive expõe o atleta à debilidades e perda ou diminuição de capacidades físicas.

Todos métodos conhecidos para perca de peso rápida promovem mudanças metabólicas, morfológicas e hormonais.

Nestas mudanças, na minha humilde opinião, as respostas da força são diminuidas (tudo aquilo que um lutador não quer na hora da luta).


O melhor a fazer é elaborar uma estratégia de treinamento para manutenção do peso na categoria, concomitantemente a manutenção da força, se houver queda na força a estratégia do treinamento deve ser revista.



Abraços.
"Eu acho que fiz melhor que o Nick Diaz fez contra o Carlos Condit. Mas eu fiz o meu melhor, foi uma luta muito difícil. Desta vez, no octógono, tive muita diversão. Mesmo quando ele me acertou, me diverti. Não tenho o poder de nocaute do Rampage Jackson, ou o a força atlética do Jon Jones, ou a precisão do Anderson Silva, ou o wrestling do Chael Sonnen, mas uso minhas habilidades para dar o meu melhor e luto pelos meus fãs." - George Saint-Pierre.

"Instrutores que não treinam com seus alunos são uma fraude. Muitas vezes eles o fazem por medo de serem finalizados na frente de toda a turma. O dia em que eu tiver medo de ser finalizado eu paro de dar aulas. E olha, eu detesto dar os três tapinhas! Não por me achar pior caso eu viesse a perder uma luta ou um treino. E sim porque eu sou um perfeccionista, e realmente me incomoda cometer erros técnicos. Ser um faixa-preta não tem nada a ver com invencibilidade, mas com a arte de lapidar o que fazemos e perseverar na adversidade." - Ricardo Almeida Cachorrão.

"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável!" -
Mahatma Gandhi. "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário." - Albert Einstein. "Somebody may beat me, but they are going to have to bleed to do it." - Steve Prefontaine.

"O sábio pode mudar de opinião. O idiota nunca!" - Kant.
"Determinação e dedicação, este é o meu segredo!" - Bruce Lee.

"Não sou a favor e nem contra, pelo contrário, então, me incluam fora dessa, pq todo mundo sabe, o difícil não é fácil, eu estava à beira do precipício, mas tomei uma decisão, dei um passo a diante e minha vida girou 360 graus!" - Notável desconhecido.

"Verdadeiramente não há limites para os sonhos... Quem diz o contrário já é uma pessoa limitada!" - zagolee "Entre dois lutadores de muita técnica o mais forte vencerá!" - zagolee
0

#7 Visitante_Patrola_*

  • Grupo: Visitante

Postou 08 September 2010 - 12:41 AM

O Duffee lutou contra Hague com 113kg, foi a primeira coisa que me veio a cabeça qdo vi a reidratação de Rampage e seu suposto peso.

Ouvi uma conversa que há atletas que tiram o sangue, guardam, e então transfundem.
0

#8 Membro online   NoFunAtAll 

  • Grupo: Membros
  • Posts: 24480
  • Cadastrado: 25-November 05
  • Gender:Male
  • Location:Santos/SP

Postou 08 September 2010 - 10:21 AM

A principal forma é se hiper-hidratar uma semana antes do combate.

Vc toma até 7 litros de água por dia, junto com tabletes de sódio, até alguns dias antes da luta. Isso vai programar seu corpo para não reter água, pois tem sempre bastante agua entrando.

Então, dois ou três dias antes da luta, vc corta totalmente a água e o sódio. Nesse período, seu corpo vai continuar programado paraliberar bastante agua, e vai demorar um pouco pra perceber que vc parou de se hidratar. Então, vc começa a perder peso.

Junto com isso, vc realiza exercícios aeróbicos, com bastante casacos e sacos plásticos, para forçar o suor. Pode-se usar tbm uma sauna ou uma banheira ou chuveiro quente.

Diuréticos e laxantes tbm podem ser usados, mas não são recomendáveis sem auxílio de um profissional. Um camarada meu precisou cortar peso em um torneio de JJ, usou um laxante por supositório (ou seja, virou piada na academia), lutou fraco e se cagou durante a luta (se eternizou como piada na academia).

Agora se VC estiver pensando em cortar peso para um campeonato, esquece. Ou pelo menos, não pense em cortar mais do que 1kg, 1,5kg.

Isso pq em campeonatos amadores e esportivos, a pesagem acontece minutos antes da luta, então se vc ficar fazendo exercicio, suando, etc, vc vai chegar fraco e cansado na luta, e sem tempo de recuperar tudo que vc perdeu (minerais, nutrientes, etc).

Nos eventos grandes, a pesagem é 24 horas antes da luta, o que te dá bastante tempo de tomar mto gatorade, mtos carboidratos e comer bem devagar, para não passar mal.
UFC Rio: EU FUI! Vi história sendo feita. E ajudei a fazer história.

Vai pra cima deles Santos! Vai com determinação! Tu que és o Glorioso! Visto seu manto com amor e emoção!!!

Mitsuyo Maeda > Carlos Gracie > Carlson Gracie > Élcio Figueiredo > Rodrigo Cavaca > Eu
███████████████████████████████████████████████████████
Faixa Roxa recebida das mãos do vendedor da loja que eu comprei!
0

#9 Visitante_Patrola_*

  • Grupo: Visitante

Postou 08 September 2010 - 12:22 PM

Ver postNoFunAtAll, em Sep 8 2010, 10:21 AM, disse:



Hum... não, não vou lutar nenhum campeonato :lol:

Interessante essa de hiperhidratar, nunca tinha ouvido falar.. Mas a restrição do sódio com certeza, os fisiculturistas o fazem antes do campeonato para parecerem mais definidos.

Mas ainda desconfio da idéia da banheiro q o amigo falou ali em cima. Se vc fica mto tempo numa piscina, há mto cloro, então por osmose vc perde água. Suas mãos ficam enrugadas, basta tomar um banho demorado que isso acontece.. Mas nda de perder mais que 100g, aparentemente!

Além do mais a questão do álcool. Imagina o kra dentro duma banheira com 20litros.. Tem de por uma placa na porta "cuidado, inflamável". Sem contar que o kra vai aspirar mto, já que é bem volátil.

Além do mais, uma perda de peso superior ou igual a 10% do peso corporal é classificada como choque hipovolêmico, causando queda de pressão, letargia.. Como isso é uma média entre as pessoas em geral, que tem menos músculo e mais gordura, pode ser um cálculo superestimado.

Supomos que o atleto tenha bf de 5%, e alguem norma, 20%. supomos o peso de 100kg. Desse modo, um atleta terá 15kg a mais de músculo. Num cálculo grosseiro do meu tio, que carneia bovinos, a carne para venda corresponde a cerca de 50% do peso bruto. Supomos que no ser humano seja semelhante, considerando ossos, vísceras e pele, além da banha. Enquanto que no kra normal, tería-se 50kg de musculo, no atleta, teria-se 65kg, 30% a mais. Dessa forma, podemos ajustar o cálcuo de 10% da desitratação para 13%, ou seja, é ínfima a diferença. Em vez do kra poder perder 10kg antes de chocar, poderia chegar a 13kg. Talvez um pouco mais, pois não somente nos músculos há água, mas em tudo, como no subcutâneo, logo, consideremos 15kg.

A equipe do Shogun estimou o peso de Forrest Griffin em 102kg, portanto 9kg a mais que limite. Considerando o cálculo, é possível, mesmo que debilitante. Já no maldido video que vi de Rampage, dizia-se em 19kg. Daí fica meio impossível. Sem contar que, do lado do Velasquez, que tem menos de 112kg, ele parece um frango.
0

#10 Membro offline   PitBull 

  • Grupo: Membros
  • Posts: 3667
  • Cadastrado: 09-November 03
  • Gender:Male

Postou 08 September 2010 - 02:12 PM

por mim, a pesagem seria 1hora antes da luta


toda hora tem atleta que perde 20% da bolsa, não bate o peso e fica esse trambique de peso pra sair na vantagem...


coloca a pesagem uma hora antes que acaba esse "esquema" e todo mundo luta no peso certo
"Ser um lutador não é ostentação ou escolha. É um estilo de vida, para quem nasceu com isso no sangue. É simples assim."
Mestre Lawyer
0

#11 Visitante_Patrola_*

  • Grupo: Visitante

Postou 08 September 2010 - 03:55 PM

Ver postPitBull, em Sep 8 2010, 02:12 PM, disse:

por mim, a pesagem seria 1hora antes da luta



Anderson Silva defendeu o cinturão 7 vezes. Contudo, após ter tomado a cinta de Rich Frankling, lutou contra Travis Lutter, "sem valer o cinturão", na medida em que este estava alguns pounds mais pesado.

O mesmo aconteceu com Chael Sonnen e Paulão, só que desta vez o campeão não batera o peso. Mesmo "sem vale a cinta" ele entregou-a.

O irmão de Jason Guida, no TUF Mir vs Minota, não bateu o peso e foi mandado embora da casa. Estava tão debilitado que sai da mesma de ambulância, com soro no braço. Faltava pouco mais de 1 pound.
0

#12 Membro offline   Gus77 

  • Grupo: Membros
  • Posts: 3162
  • Cadastrado: 05-May 08
  • Gender:Male

Postou 17 September 2010 - 03:50 PM

Ver postPatrola, em Sep 8 2010, 01:41 AM, disse:

Ouvi uma conversa que há atletas que tiram o sangue, guardam, e então transfundem.


Isso daí se chama dope sanguíneo, alguns meses antes para não atrapalhar o treinamento o cara tira uma quantidade de sangue e guarda. Na hora de fazer a transfusão de volta colocam o sangue numa centrífuga de laboratório e pegam só a parte pesada dos glóbulos vermelhos, que são responsáveis pelo transporte do oxigênio. Isso aumenta muito o fôlego do atleta com um efeito semelhante a treinar em altitudes elevadas. Como é o próprio sangue não vai ter rejeição, no laboratório dá para ver uma contagem de glóbulos maior, mas não tem como dizer como que aumentou, não tem nenhuma substânca ilegal. Mas o sangue fica mais grosso e se o cara exagerar pode entupir tudo e ter um enfarte.
"Mas o Lula não dá cheque em branco pra ninguém. Não é da natureza dele. Pelo contrário, ele delega, mas controla, cobra. Ele é um presidente da República que tem controle sobre tudo o que está acontecendo. ... E, quem acha o contrário, ótimo, porque vai subestimar o Lula e vai nos subestimar." Dirceu - 2006
0

#13 Membro offline   Izzy Jew 

  • Grupo: Membros
  • Posts: 762
  • Cadastrado: 17-September 10
  • Gender:Male
  • Location:Sin City

Postou 22 September 2010 - 01:05 PM

Ver postPatrola, em Sep 7 2010, 08:25 PM, disse:

A água quente vai fazer vc suar. O álcool é famoso por suar propriedades de desidratação, seja da pele ou ingerindo-o (essa não dá!). O sal, pelo processo chamado osmose, realmente puxa a água.


Sim, depois o cara vira um charque, carne de sol, bacalhau.... kkkk

Eles fazem isso... o negócio é suar mesmo, aeróbico, roupa de plástico (pessoal com menor recurso usa sacola preta de lixo mesmo, faz uma calça e camiseta e usa debaixo da roupa e vai pedalar, correr)... também a sauna é muito usada...
0

#14 Membro offline   MarcosJ 

  • Grupo: Membros
  • Posts: 2336
  • Cadastrado: 23-June 10
  • Gender:Male

Postou 29 September 2010 - 09:58 AM

Eu nunca gostei da ideia de corte de peso, axo que inclusive isso tira a credibilidade, atleta com baixa estatura que pesa 90 kilos, nao vai no meio pesado pq nao aguenta, corta pra 77 e luta lá....atleta tal alcance com tal tecnica...

Acho ridiculo, mas nao da pra mudar, eu acharia legal se acontecer um dia de serem 2 pesagens ai eu quero ver...

O hiper hidratação foi uma explicação extremamente interessante parabens ao amigo....
fé em DEUS!

Meus Mestres, Meus Amigos!

Jiu jitsu os anos mais dolorosos e felizes da minha vida!

"Obrigado meu DEUS pelo meu dom de lutar jiu jitsu"
0

#15 Membro offline   Denis_Simões 

  • Grupo: Manager
  • Posts: 251
  • Cadastrado: 20-September 09
  • Gender:Male
  • Location:São Paulo

Postou 29 September 2010 - 02:56 PM

O pessoal que corta peso costuma usar Albolene e vestir a roupa termica ou sauna. Só assim se vai uns 4 Kg fácil.

Eu qdo preciso dar uma suada e não tenho como ir na sauna, passo albolene no corpo inteiro e visto a roupa termica. Parece que fui na sauna.

Mas albolene e sauna é o canal !
Cutman Denis Simões

NEXTEL ID 82*5779

deniscsimoes@hotmail.com

O primeiro Cutman de MMA do Brasil !!!

Cada luta tem um vencedor e um perdedor, e entre eles há uma brecha que só um cutman pode fechar.
0

Compartilhar este tópico:


Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)