Entre para seguir isso  
MMA2015

Entrevista com o grande Rorion Gracie

Recommended Posts

Rorion Gracie um dos maiores nomes da história das artes marciais no mundo, contou ao site MMA DEBATE um pouco de sua história, sua visão sobre o lendário primo/irmão Rolls, sobre os grandes Gracies da história para ele, a importância da dieta Gracie e muito mais. Imperdível para os fãs da luta.

Link: http://mmadebate.com.br/entrevista-com-a-lenda-rorion-gracie/

Confiram mais entrevistas do site MMA DEBATE em nosso canal do youtube, curtam a nossa page e assistam outras entrevistas: https://www.youtube.com/channel/UCaShXUPMEodI48qxdgqLJYA

Olá mestre Rorion Gracie, prazer para nós do site MMA DEBATE estarmos falando com você. Mestre Rorion, conte um pouco com foi sua ligação com o grande mestre Hélio seu pai e como era passar os finais de semana naquela casa que parecia um hotel em Teresópolis?

RG- Foram tempos inesquecíveis, a grande quantidade de crianças fazia do local como se fosse uma colônia de ferias! O “Tio Helio” como era chamado o papai pela garotada, era muito querido por todos pois estava sempre brincando com a turma toda.

Com qual idade você atingiu a faixa preta? E sei que o grande ator Ed O´Neil é seu faixa preta, há quanto tempo ele treina?

RG- Ganhei a preta aos 18 anos. O Ed treina comigo há quase 20 anos.

Todo mundo que viu ele lutar fala maravilhas dele como lutador, você foi contemporâneo dele no BJJ, mas ele infelizmente faleceu muito jovem, como você definiria o estilo do seu primo/irmão Rolls no jiu-jitsu e qual importância dele para o jiu-jitsu que se pratica hoje em dia?

RG- O Rolls era uma pessoa excepcional, dedicado ao jiu-jitsu ele foi um grande, um grande atleta, mais do que qualquer coisa ele tinha um bom caráter.

Porque você decidiu colocar o Royce no UFC, que era o menos experientes da família naquela ocasião e você já tinha nomes como Rickson, Renzo que já tinham boa experiência em combates de vale-tudo e até mesmo o aluno do Rickson, Marcelo Behring que vinha se destacando, porque o Royce foi sua escolha final para representar o BJJ da família?

RG- Achei que o Royce, por ser mais leve, e mais franzino, seria um exemplo mais convincente da eficiência do nosso jiu-jitsu.

Sabemos que sua família tem grandes talentos no BJJ e fazer uma lista não é fácil, até porque sempre vão surgir novos nomes, fora os do passado, agora se você pudesse colocar na hierarquia, dos que você viu, qual o Gracie que tinham o BJJ que mais enchia os seus olhos?

RG- O papai tinha um jiu-jitsu muito singular, depois dele tem muita gente talentosa do passado e no presente.

Você de fato foi o responsável por levar o nome Gracie para os Estados Unidos e com isso abrir portas para que o BJJ fosse conhecido no mundo todo, você em algum momento teve medo de não conseguir o grande êxito que teve?

RG- Nem por um segundo! Sempre tive certeza que iria ser bem sucedido.

A família é a grande responsável por ter colocado o BJJ como talvez a arte marcial mais importante do mundo e mais efetiva dentro da história do mma, você acha que com essas regras atuais , que são bem diferentes das regras que você criou para o UFC, uma pessoa que basicamente tem somente o BJJ como carro chefe dificilmente teria o êxito que vocês tiveram, ou seja hoje em dia, além do bjj, o lutador tem que ser bom em pé e no werstling também, além do tempo ser bem menor para as lutas, ou seja um Gracie que pratica somente o BJJ você aconselharia ele a praticar o MMA atual?

RG -Acho que os Gracie nao precisam provar mais nada. Como estilo individual de luta, o jiu-jitsu continua sendo a mais eficiente das lutas, porém com as regras atuais, fica muito difícil para um lutador só de jiu-jitsu ter sucesso.

Você nos anos 80 junto com alguns de seus irmãos e muitas vezes sozinho ia nas academias de outras artes e tinha que demonstrar a eficiência do jiu-jitsu para os alunos dessas artes e com isso desafiava e sempre finalizava o mestre dessa arte, lembro de uma ocasião em que você finalizou 3 vezes em mestre de Tae Kwon Do para ele ver que não tinha chance contra o seu bjj, fale um pouco dessa época do desbravamento dos Gracies nessas academias de outras artes marciais.

RG- Eu participei de centenas de desafios quando comecei a dar aulas na Califórnia, pois o jiu-jitsu Brasileiro era novidade e o pessoal não tinha como imaginar as nossas possibilidades. Com o jiu-jitsu eu não precisava dar porrada em ninguém, era tudo feito de forma muito humana e eficiente.

Seu pai é a lenda maior do Bjj no mundo e talvez o grande nome das artes marciais da história do nosso país, conte um pouco como era o método de treinamento e também de filosofia que ele passava para os seus alunos e o que você carrega do método dele no seu método de lecionar?

RG- A metodologia de ensino desenvolvida por ele, foi para mim a sua maior contribuição. Como transformar uma pessoa fraca num gigante, requer nao somente um conhecimento técnico profundo por parte do professor, mas também um cuidado em encorajar e apoiar o aluno física e psicologicamente.

Mestre, lembramos de você jogando a toalha na luta entre Sakuraba vs Royce no Pride, porque você teve aquela decisão, realmente o Royce estava muito cansado naquele momento?

RG- Ele teve uma fratura no pé, resultado de um chute do Sakuraba. Achei que não seria inteligente deixá-lo continuar lutando. Seria como pilotar uma Ferrari com um pneu furado!

Gostaria que você colocasse em ordem de importância, quais os 6 maiores Gracies da história. Não só pela parte técnica e sim por ter levado o nome, exemplo Carlson por ter vencido o Waldemar e ter mantido o nome da família no topo, Carlinhos Gracie pela parte de federação, você por ter levado o nome da família para o resto do mundo, enfim, os 6 maiores e o legado que eles deixaram.

RG- Acho que os mais conhecidos são o grande mestre Hélio pelo desenvolvimento da arte e as lutas sensacionais das décadas 30/40/50; Carlson por tem continuado a tradição de lutador quando o papai se aposentou; Rolls apesar de um grande lutador, não teve tempo de mostrar todo seu talento; Rickson por ter sido um lutador excepcional, Royce pela popularidade alcançada através do UFC. No entanto modéstia a parte, acho que o trabalho mais importante foi o meu, de vir para a América há quase 40 anos, ter passado dificuldades (cheguei a pedir esmolas) ter enfrentado centenas de desafios de vale-tudo, ter dado aulas na minha garagem durante 10 anos, até que criei o UFC onde provamos a superioridade do jiu-jitsu Brasileiro. Hoje o exército americano todo pratica nossa arte, FBI, Marines, Navy SEALS, etc. A nossa www.gracieuniversity.com tem mais de 120.000 associados e esta em 196 países, mais ate do que a ONU!

Agora vamos falar da dieta, uma vez li uma declaração sua mestre, em que você dizia que entre o bjj e a dieta, você ficaria com a dieta, conte um pouco o porque dessa declaração?

RG- A dieta para mim representa boa saúde! Não adianta eu conseguir estrangular um monte de gente e ter um ataque de coração aos 60 anos!

Agora mestre gostaria de uma dica sua, para as pessoas que tem seus 30, 50 anos e estão há anos acostumadas a comer carne de porco, sorvetes, massas e outros alimentos que não seriam muito bem vindos na dieta, qual o melhor método para essas pessoas começarem a fazer a dieta Gracie da maneira correta? Já que dificilmente elas vão se livrar tão rapidamente desses hábitos.

RG- Mudar os hábitos alimentares e muito difícil, porém as consequências dos maus hábitos alimentares são perigosíssimas! E preciso mudar a sua percepção de comida. “Comer para viver e não viver para comer!” Leiam o livro “A Dieta Gracie” (Saraiva) e sigam as combinações ali sugeridas por duas semanas e vão notar uma diferença tremenda. Azia, Gastrite, dores de cabeça, excesso de peso, irregularidade intestinal, são apenas alguns dos problemas comuns que deixarão de existir. Você tem tudo a ganhar e nada a perder!

Mestre, qual sua visão sobre o atual bjj, muitos da velha guarda não veem com bons olhos posições como 50/50 e berimbolo, o seu pai mesmo que via o BJJ como uma defesa pessoal, o que você acha que ele diria sobre esse bjj que é praticado em competições de jiu-jitsu?

RG- O jiu-jitsu é uma arte de defesa pessoal e deve permanecer assim.

Mestre você já viveu muitas coisas no mundo da luta, na parte pessoal, na parte de business, se você pudesse colocar quais as grandes emoções que você viveu em sua vida até hoje?

RG- Aprendi que quando você quer realmente uma coisa mesmo que pareça impossível, a providência ajuda a acontecer.

Mestre seu tio Carlos estudou 65 anos sobre a dieta, os estudos sobre ela ainda existem ou tudo que existe na dieta foi aquilo formulado pelo seu genial tio?

RG- Não modifiquei nada. O livro “A Dieta Gracie” é todo baseado no que aprendi com o Tio Carlos, e na minha experiência como professor e pai.

Se você pudesse colocar, dentro dos grupos de alimentos em que a dieta é dividida, quais as combinações que você não vive sem?

RG- Eu como o que está na época! Não há nada que eu não viva sem. Todas as combinações são maravilhosas! O livro tem várias sugestões.

Mestre sua história de vida é bem rica de detalhes e situações vitoriosas, você foi para os Estados Unidos sem nada, foi roubado, chegou a pedir esmolas e hoje mais de 30 anos depois você é muito bem sucedido e cada vez mais sua marca é bem sucedida, qual o recado você deixa para aqueles que tem alguma dúvida na carreira, na vida profissional seja ela de qualquer área?

RG- Descubra o que você REALMENTE gosta de fazer e ache uma maneira de fazer dinheiro com isso. Tudo e possível!

Mestre você é faixa vermelha nono dan, e a pergunta que fica, alguém do seu nível e da sua graduação no jiu-jitsu ainda tem alguma coisa a aprender?

RG- Agora é que estou começando a entender as coisas, tenho muito que aprender!

Mestre deixa aqui seu recado final para os seus fãs de BH e do Brasil todo e nos conte onde encontramos o seu livro sobre a dieta para comprar e como entrar em contato com a Gracie University. Forte abraço mestre e fique com Deus!!!

RG- Leia o livro “A Dieta Gracie” e mude sua vida para melhor. Tirem a dúvidas sobre a dieta escrevendo para minha página no Facebook ou www.dietagracie.com.br. Saúde pessoal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro, parabéns pela iniciativa! Sempre bom ler uma entrevista do Rorion.

Agora se me permite uma crítica construtiva, em muitos momentos ficou parecendo que o entrevistador queria falar mais que o entrevistado! Isso é ruim! Diante de alguém como o Rorion você não fica tentando mostrar que conhece o Rolls, a dieta e etc. Você apenas pede: - Mestre, por favor conte sua história!

Daí você se cala e escuta com atenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro, parabéns pela iniciativa! Sempre bom ler uma entrevista do Rorion.

Agora se me permite uma crítica construtiva, em muitos momentos ficou parecendo que o entrevistador queria falar mais que o entrevistado! Isso é ruim! Diante de alguém como o Rorion você não fica tentando mostrar que conhece o Rolls, a dieta e etc. Você apenas pede: - Mestre, por favor conte sua história!

Daí você se cala e escuta com atenção!

Bem, nem todos que leem entrevistas sabem quem foi Rolls, ou que Carlinhos Gracie teve grande importância na parte de federação ou que Carlson enfrentou o Waldemar Santana e por ai vai, então fazer perguntas não é algo direcionado somente ao entrevistado e sim a possíveis pessoas que não sabem exatamente quem essas pessoas são, um bom entrevistador não se preocupa somente com o entrevistado e também com o leitor final. Essa entrevista não é somente para fãs da luta, 95% das pessoas aqui sabem quem foi Rolls, sabem que Carlson lutou contra o Waldemar Santana e por ai vai. Mas existe outros canais em que as pessoas não sabem de quem se trata e muitas vezes formular uma boa pergunta dá trabalho, é a primeira vez que vejo ele falando do Rolls , por exemplo, agradeço sua crítica, mas acho que uma premissa você deve aprender também se me permite, uma entrevista não é somente para o entrevistado e sim para possíveis pessoas leigas no assunto e explicando para elas quem é ROlls na pergunta, facilita e muito a compreensão da mesma. Abraço e estamos ai!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espero q a galera da nova geração sempre leia e procure informação dos veteranos p entender melhor o que aconteceu e acontece hj em dia.

Só senti falta de perguntas diferentes. Essas perguntas (copy/paste de entrevistas antigas) e respostas q foram feitas e respondidas por ele uma centena de vezes. Tem q requentar essa informação p quem ainda não conhece mas tem mais coisa p perguntar.

Editado por Loucutor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostaria que você colocasse em ordem de importância, quais os 6 maiores Gracies da história. Não só pela parte técnica e sim por ter levado o nome

as vezes acho o Rorion ingrato e orgulhoso, nunca cita seu tio Carlos Gracie nas importância e seus primos exceto Carlson. mas chupinhou a dieta do Tio que não esta entre os 6, ele tem sua razões para isso segundo a história o Rorion é odiado por todos os gracie, inclusive tentou patentear o jiu jitsu gracie impedindo que os familiares usassem o nome. o Ryan chegou a falar que era o mais pilantra da familia

Editado por Toguro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

as vezes acho o Rorion ingrato e orgulhoso, nunca cita seu tio Carlos Gracie nas importância e seus primos exceto Carlson. mas chupinhou a dieta do Tio que não esta entre os 6, ele tem sua rações para isso segundo a história o Rorion é odiado por todos os gracie, inclusive tentou patentear o jiu jitsu gracie impedindo que os familiares usassem o nome. o Ryan chegou a falar que era o mais pilantra da familia

Na verdade, ele entrou na justiça contra o seu primo, filho do Carlos, o Carley Gracie, justamente porque ele queria a exclusividade do nome Gracie Jiu-Jitsu nos States e isso parou na justiça americana e o Carley teve que pagar uma fortuna e somente ele Rorion usa o nome Gracie Jiu-Jitsu por lá, os demais tem o seu nome próprio na academia, exemplo Renzo Gracie Jiu-Jitsu que é uma academia imensa em Nova Iorque, depois que ele entrou na justiça contra o Carley, a família (principalmente os filhos e netos do Carlos Gracie) se viraram contra ele. Agora sobre o tio Carlos, ele sempre disse que o tio dele é um gênio e que a dieta é 100% idéia do Carlos e sempre deu todo o mérito para o Carlos nessa parte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, ele entrou na justiça contra o seu primo, filho do Carlos, o Carley Gracie, justamente porque ele queria a exclusividade do nome Gracie Jiu-Jitsu nos States e isso parou na justiça americana e o Carley teve que pagar uma fortuna e somente ele Rorion usa o nome Gracie Jiu-Jitsu por lá, os demais tem o seu nome próprio na academia, exemplo Renzo Gracie Jiu-Jitsu que é uma academia imensa em Nova Iorque, depois que ele entrou na justiça contra o Carley, a família (principalmente os filhos e netos do Carlos Gracie) se viraram contra ele. Agora sobre o tio Carlos, ele sempre disse que o tio dele é um gênio e que a dieta é 100% idéia do Carlos e sempre deu todo o mérito para o Carlos nessa parte.

colega pode que estou equivocado mas a briga na justiça foi com o Cezar Gracie e o Rorion perdeu a exclusividade na justiça

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

as vezes acho o Rorion ingrato e orgulhoso, nunca cita seu tio Carlos Gracie nas importância e seus primos exceto Carlson. mas chupinhou a dieta do Tio que não esta entre os 6, ele tem sua razões para isso segundo a história o Rorion é odiado por todos os gracie, inclusive tentou patentear o jiu jitsu gracie impedindo que os familiares usassem o nome. o Ryan chegou a falar que era o mais pilantra da familia

Assisti um documentario dos gracie e o que eu entendi foi exatamente isso, o Rorion Gracie sendo taxado de pilantra pelos outros membros da familia e pude perceber que a familia é toda rachada não tem essa união que as pessoas acham que tem ...

Procurem saber pq o Rickson foi lutar e fazer carreira no Japão...

No final de tudo achei esse Rorion um cara "espertao" quiz ganhar dinheiro com o BJJ sozinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria saber quantas vezes ele fala

'acadimia'

Editado por Strykker

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Importância dos Gracie não tem nem o que comentar, mas é uma família bem dividida e por vezes soberba. Royce, rolls, hélio, carlson, rorion,rickson.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A importância da família, como um todo, não tem como negar. Quando geral tava acostumado com lutas de filmes, muita gente não entendia aquela arte 'feia', 'embolada' e tudo mais; mas inegavelmente eficiente. Basicamente, tudo antes era Karatê e Kung-fu, ainda mais pro americano médio.

Gosto de lembrar quando o UFC começou, em meados dos anos 90, era assustador pra muita gente ver aquelas lutas. Até porque as regras eram mínimas (não valia só dedo nos olhos, morder e outra coisa que não lembro. A chamada do cartaz no UFC estimulava uma curiosidade mórbida por sangue no ringue... vammpire ). O Royce mesmo teve a luta com o Kimo, na qual ele puxou o cabelo dele, o Keith Hackney socou as coisas de outro lutador e por aí vai. Hoje chega a ser engraçado rever essas lutas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, nem todos que leem entrevistas sabem quem foi Rolls, ou que Carlinhos Gracie teve grande importância na parte de federação ou que Carlson enfrentou o Waldemar Santana e por ai vai, então fazer perguntas não é algo direcionado somente ao entrevistado e sim a possíveis pessoas que não sabem exatamente quem essas pessoas são, um bom entrevistador não se preocupa somente com o entrevistado e também com o leitor final. Essa entrevista não é somente para fãs da luta, 95% das pessoas aqui sabem quem foi Rolls, sabem que Carlson lutou contra o Waldemar Santana e por ai vai. Mas existe outros canais em que as pessoas não sabem de quem se trata e muitas vezes formular uma boa pergunta dá trabalho, é a primeira vez que vejo ele falando do Rolls , por exemplo, agradeço sua crítica, mas acho que uma premissa você deve aprender também se me permite, uma entrevista não é somente para o entrevistado e sim para possíveis pessoas leigas no assunto e explicando para elas quem é ROlls na pergunta, facilita e muito a compreensão da mesma. Abraço e estamos ai!!!

Minha crítica realmente pretende ser construtiva. Eu gostei das perguntas, acho que é isso mesmo que não podiam deixar de ser feitas, o que eu estranhei foi a forma como foram feitas. Veja um exemplo do que falei:

Mestre, qual sua visão sobre o atual bjj, muitos da velha guarda não veem com bons olhos posições como 50/50 e berimbolo, o seu pai mesmo que via o BJJ como uma defesa pessoal, o que você acha que ele diria sobre esse bjj que é praticado em competições de jiu-jitsu?

RG- O jiu-jitsu é uma arte de defesa pessoal e deve permanecer assim.

A pergunta é umas 3 ou 4x maior que a resposta. Acho que bastava perguntar "qual a visão sobre o atual BJJ", depois que ele respondesse poderia apresentar outra pergunta como "o que fazer pra resgatar esse valor de defesa pessoal" ou algo assim.

Mas enfim. Parabéns mais uma vez pela iniciativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha crítica realmente pretende ser construtiva. Eu gostei das perguntas, acho que é isso mesmo que não podiam deixar de ser feitas, o que eu estranhei foi a forma como foram feitas. Veja um exemplo do que falei:

A pergunta é umas 3 ou 4x maior que a resposta. Acho que bastava perguntar "qual a visão sobre o atual BJJ", depois que ele respondesse poderia apresentar outra pergunta como "o que fazer pra resgatar esse valor de defesa pessoal" ou algo assim.

Mas enfim. Parabéns mais uma vez pela iniciativa.

colega você vai me desculpar mas é tudo pergunta manjada que todo mundo ja sabe,

Editado por Toguro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

colega você vai me desculpar mas é tudo pergunta manjada que todo mundo ja sabe,

Como o MMA2015 explicou, essa entrevista não é só pro PVT, ela pretende alcançar o grande público também.

Eu pessoalmente acho que dá pra agradar aos dois públicos, nesse caso a entrevista tentou aprofundar a dieta e outras coisas que acho que nem sempre perguntam aos Gracies. Outra alternativa era pedir pra ele contar melhor como foi a chegada aos EUA (essa coisa de pedir esmola e tal) ou pra contar de algum desafio a portas fechadas que acha que foi decisivo, bastidores do UFC 1, dificuldades pra realizar o evento etc.

Muita gente tem birra com o Rorion mas o que ele fez foi importantíssimo! Sem ele quem sabe como estaríamos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso