Yoga nas Artes Marciais Atendendo a pedidos...
Postou 02 July 2012 - 09:14 PM
Como o primeiro brasileiro e o segundo não-indiano a receber formalmente o título de Mestre em Yoga na India (Guruyogi Darshani Nath) peço a todos vocês que não interpretem esta palavra como apenas as técnicas de alongamento relacionadas ao yoga.
Quem quiser saber mais sobre mim poderá acessar o meu humilde site, ainda em construção: www.shankarnatha.org
Existe a possibilidade de mudarmos de domínio, mas mesmo assim continuaresi facilmente encontrável através de uma simples busca no Google.
Crie este tópico devido a grande quantidade de MPs que eu recebi e perguntas em outros tópicos. Para não correr o risco de desviar tópicos bons como "A História do Jiujitsu" por exemplo, criei este tópico.
Sem levar para o lado religioso, repeitando crenças e ateus, me disponho a, na medida do possível, responder coisas sobre yoga aqui.
Peço paciência aos amigos se eu demorar em responder pois divido meu tempo entre dar palestras, retiros, viagens aos meus mestres nos Himalayas indianos, cursos, tradução de textos sagrados, escrituras e artigos (elaboração e tradução para sites aqui e na India), elaboração de dois livros (e em mente mais dois) e, obviamente, minha prática pessoal de yoga. Isso sem contar com os treinos de Bujutsu e agora, de Jiujitsu também (haja tempo).
Yoga é algo que pode beneficiar enormemente os praticantes de TODAS as artes marciais, porém observo que a maioria aqui é jiujitsu-ká.
Mas ainda não domino o Jiujitsu ou o MMA, minha área é o yoga. Portanto me perdoem se meus comentários as vezes errarem um pouquinho. Ajudarei no que for possível e conto com a ajuda dos faixas pretas mais experientes daqui para encaixar melhor as duas matérias.
Também não entendo nada de fisiologia ou anatomia, são matérias ocidentais de educação física que nós monges não aprendemos. Portanto estou aberto a correçoes e contribuições.
Mestres como Flávio Bhering (com quem já tive oportunidade de ter uma agradável conversa sobre yoga em 2007 quando arbitrei um campeonato de Grappling) e Rickson Gracie acham o yoga indispensável. Esta informação é apoiada por quem tem contato direto com Rickson.
O domínio de uma arte marcial é algo difícil, a transcendência dela é ainda mais. Você pode dominar técnicas sem autoconhecimento, mas para transcender aquilo então autoconhecimento se torna indispensável. E um bom método é o yoga.
Respiração, flexibilidade, fluidez, emocional desempatado. Lutar com a mente tão tranquila como se você estivesse treinando.
Quem não quer?
Espero poder ajudar vocês aqui não apenas no tatame, mas fora dele também.
Que venham as perguntas...
HÉLIO GRACIE
Postou 02 July 2012 - 09:36 PM
Malacarne, em 30 June 2012 - 10:19 PM, disse:
Vou desvirtuar o tópico um pouco agora (0.5% só), quais metodos de respiração você recomendaria não só para antes de treinos e competições? E pós?
E até mesmo no dia dia em situações de stress?
Abraço!
DESCULPEM, MAS É MUITO DIFÍCIL ENSINAR POR UM FÓRUM
AO VIVO PODERIA PASSAR MUITO MAIS SOBRE YOGA
MAS VOU FAZER O POSSÍVEL...
No yoga temos os pranayamas, que não são métodos simples de respiração e sim uma forma de movermos a energia do prana (KI).
Esta matéria é mais complicada e precisa do suporte ao vivo de um mestre.
ANTES DE LUTAR:
Você não tem que procurar relaxar, alguns exercícios de relaxamentos bons podem te deixar mole e sem foco.
Você tem que ENERGIZAR-SE.
Se pesquisar pela net verá várias descrições de técnicas mais simples, como Bhastrika e kapalabhati.
Uma preparação boa para os dois chama-se Nauli, e consiste em rotações da musculatura abdominal.
Tudo no google e youtbe.
Eles ativam a energia do corpo.
Uma técnica boa é o Uddhyana Bandha, que consiste em contração da boca do estômago e diafragma através da contração do abdômen para dentro e para cima, em direção ao coração. Ali reside o medo, se você contrair algumas vezes, o medo irá embora.
Vejam aqui no vídeo a partir de 1m33s :
DEPOIS DE LUTAR:
Postura do Cadáver (Shavasana/Mritasana)

Com uma técnica simples: Primeiro hiperventile respirando profunda e vigorosamente para oxigenar.
E depois faça um exercício que é o mesmo do mais simples e eficiente usado para stress do dia a dia.
É usado por monges para controle da dor. Lamas tibetanos usaram este simples exercício para suportar torturas dos soldados chineses.
1) Inspire vigorosamente até encher os pulmões totalmente.
2) Retenha por alguns segundos. Teste em si mesmo, ás vezes por 1 ou 2 segundos relaxa mais que segurar muito.
Para outras ocasiões é necessário 10 segundos. Para dor é quase 1 minuto.
Existe uma tabela que se chama tabela de Matra mas não dá para passar agora.
3) Expire beeem devagar e suavemente.
Isso é ótimo. Relaxa através do nervo vagossimpático.
Apesar de isto ser usado antes que os médicos ocidentais estudassem esta técncia e dessem a ela o apelido de "Respiração Vagal" (vagossimpatico é o nervo responsável pelo relaxamento, não confudir com "vagal" e "vagabundo", que significa "aquele que fica vagando pelo mundo").
O nome na India, há milênios, é Purna Shvas.
RESPIRAÇÃO DURANTE A LUTA:
Porém, o mais importante para o chão é o que o Rickson Gracie faz: a sincronização da respiração com o movimento (Sukshma Vyayama).
ERRO: inspirar pela boca
ACEITÁVEL: inspirar pelo nariz e soltar pela boca.
CORRETO: respirar sempre pelo nariz. Quem não come pelo nariz não respira pela boca.
Mas isso no dia a dia. Observo que na luta, inspirar pelo nariz é soltar pela boca é mais favorável (observação pessoal).
É algo simples que consiste em SINCRONIZAÇÃO E RITMO:
O QUE É PEGAR O RITMO?
Consiste em ritimar os tipos de movimentos ou com exalação ou com inspiração. Vejamos:
EXPIRAÇÃO> em movimentos de contração, força, abaixar, diminuir de tamanho, dobrar o abdômen, explodir.
Uma exalação chiada onde você expira e ao mesmo tempo contrai o abdômen.
A PARTE BAIXA DO ABDOMEN É TUDO
KIKAI TANDEM, É O MESTRE DO QUADRIL
E SABER COMO MOVER A VONTADE O QUADRIL É TUDO!!!
EM PÉ, NO CHÃO, ETC.
INSPIRAÇÃO> em movimentos de expansão, subida, aumentar de tamanho, estender o abôdmen, resistir.
É até algo lógico: subiu-inpira, desceu-expira. O básico da consciência corporal.
ERRO BÁSICO COMETIDO NO JIUJITSU: prender a respiração estupidamente em certos momentos do rola. Isso indica força, falta de técnica, falta de controle mental, consciência corporal e vai te desgastar BEM mais rápido.
Gemidos e grunhidos num rola são inaceitáveis.
O QUE É ATINGIR A SINCRONIZAÇÃO?
Aqui entra a compreensão de que corpo e mente podem ser um só. Embora para a maioria não seja. AINDA.
E qual o ponto de ligação entre eles? A ponte?
R- a respiração.
Mais especificamente a sincronização da respiração.
Os samurais tinham uma prática disse, chamada Kokyu.
Obviamente o Yoga dispõem de muito mais ferramentas nesse sentido.
É algo monstramente simples.
Eu não acabei de dizer, quando expliquei o "ritmo" que cada tipo de movimento vai requerer inspiração ou expiração?
Um movimento respiratório dura um certo tempo e envolve uma certa quantidade de ar.
Sincronizar significa fazer esta duração sincronizar com a movimentação.
Por exemplo, um movimento de contração requer expiração, então você tem que fazer essa expiração sem começar ou terminar antes ou depois do movimento.
Para que compreenda melhor, darei a você algumas das regras.
1- Sempre expirar e inspirar completamente. Soltar e preencher totalmente os pulmões.
Isso promoverá uma melhor troca gasosa e melhor oxigenação do cérebro.
2- Nunca iniciar um movimento sequer um milésimo antes da respiração. Bem como nunca iniciar uma respiração sequer um milésimo antes do movimento.
3- Nunca terminar um movimento, sequer um milésimo antes da respiração. Bem como nunca terminar uma respiração sequer um milésimo antes do movimento.
4- Quando precisar parar, mantenha a respiração, experando pelo próximo movimento respiratório propício (expiração ou expiração) de acordo com o próximo movimento que será executado (contração ou expansão).
5- Você só será pego desprevinido e desequilibrado na respiração errada. Assim como é mais fácil desequilibrar ou pegar desprevinido na respiração errada do adversário. É necessário aprender a ler ele. Por exemplo: se o próximo movimento do advarsário for de contração, na hora que ele iniciar uma inspiração será seu momento fraco. A maioria dos momentos fracos acontece no início da inspiração. MAS CUIDADO: assim como você pode prever, você também pode ser previsto.
ADENDO PONDERADOR: em algumas ocasiões, no caso de golpes e movimentos mais curtos, não será possível exalar ou inspirar totalmente. Então relaxe e faça curto mesmo, porém sem esquecer do RITMO e da SINCRONIZAÇÃO.
Com o tempo aprendemos um segundo passo, que é a economia da respiração e consequentemente a economia dos movimentos e energia dispendente para executá-los. Arte marcial avançada é economia de movimentos. Ao máximo.
Espero ter ajudado.
Este post foi editado por Shankarnatha: 02 July 2012 - 09:38 PM
HÉLIO GRACIE
Postou 02 July 2012 - 10:36 PM
Vou comentar um adicional, que aprendi com o Rickson.
Uma das coisas que mais preocupa na luta é ficar cansado, onde vc não consegue focar sua atenção, fica desesperado e confuso, puxa o ar e ele não vem. Ele me ensinou que o pulmão é como uma garrafa, cheia de ar, para que o ar novo entre, vc precisa esvaziar o antigo. Isso significa que, na hora do cansaço, vc deve se concentrar em expulsar o ar dos pulmões, ele encherá sozinho. Se vc tentar sugar o ar pra dentro, não tem espaço no pulmão cheio para que o ar novo entre. Expire sempre.
Este post foi editado por Tony Ferraz: 02 July 2012 - 10:45 PM
"O Espírito do Guerreiro não é dado a caprichos, nem a reclamações, nem a vencer ou perder. O Espírito do Guerreiro só é dado à luta, e cada embate é a última batalha de um guerreiro sobre a terra. Assim, o resultado lhe importa muito pouco, em sua última batalha na terra o guerreiro deixa seu espírito correr livre. E enquanto trava sua batalha, sabendo que sua vontade é impecável, o guerreiro e a sua própria morte são uma só pessoa." (Castañeda)
Meu BLOG sobre Jiu Jitsu:
www.tonyferraz.wordpress.com
Postou 02 July 2012 - 11:10 PM
Postou 03 July 2012 - 12:42 AM
Abraço galera.
John Wayne
"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel
"... é bicho, somos esquisitos e é isso o que somos, não tem acordo.
Não quero ser campeão de nada. Eu só quero lutar."
LAWYER
Postou 03 July 2012 - 02:04 AM
Tartaruga, em 02 July 2012 - 11:10 PM, disse:
São sim.
Mas...
1- Ele fez muito errado. Sequer compreende o que estava fazendo.
2- Tem um alinhamento corporal horrível.
3- Não tem a movimentação sincronizada com a respiração como o pai. Até eu tenho que sou faixa branca tenho isso melhor.
Ok, o pai dele é o Rei do BJJ e eu sou monge. Mas mesmo assim eu acho que ele poderia estar muito melhor nesse aspecto.
Se eu estivesse o Rickson me dando aulas 24h desde que eu nasci... Ele é preta há 4 anos e tem 24 anos. Não é mais adolescente, não tem desculpa.
Vendo o pouco que vi do pai, me espantei com esse vídeo. O Kron não é bom em yoga. O pai é.
HÉLIO GRACIE
Postou 03 July 2012 - 02:05 AM
Malacarne, em 03 July 2012 - 12:42 AM, disse:
Abraço galera.
Se eles não fizerem e você fizer, para mim será indiferente. Responderei (dentro do possível devido ao tempo) com a mesma alegria e boa vontade de sempre.
HÉLIO GRACIE
Postou 03 July 2012 - 10:14 AM
Postou 03 July 2012 - 11:23 AM
Shankarnatha, em 03 July 2012 - 02:05 AM, disse:
John Wayne
"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel
"... é bicho, somos esquisitos e é isso o que somos, não tem acordo.
Não quero ser campeão de nada. Eu só quero lutar."
LAWYER
Postou 03 July 2012 - 11:45 AM
www.orlandocani.com.br
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.
Postou 03 July 2012 - 11:50 AM
BM8, em 03 July 2012 - 11:47 AM, disse:
Esse mesmo, q tem q chamar de bioginástica o próprio método agora..
Este post foi editado por Tony Ferraz: 03 July 2012 - 11:50 AM
"O Espírito do Guerreiro não é dado a caprichos, nem a reclamações, nem a vencer ou perder. O Espírito do Guerreiro só é dado à luta, e cada embate é a última batalha de um guerreiro sobre a terra. Assim, o resultado lhe importa muito pouco, em sua última batalha na terra o guerreiro deixa seu espírito correr livre. E enquanto trava sua batalha, sabendo que sua vontade é impecável, o guerreiro e a sua própria morte são uma só pessoa." (Castañeda)
Meu BLOG sobre Jiu Jitsu:
www.tonyferraz.wordpress.com
Postou 03 July 2012 - 12:08 PM
"A propósito: hoje ainda é quinta-feira... Vocês vão faltar o treino de hoje? Aquele cara que sempre te finaliza vai treinar."
"Ser um lutador não é ostentação ou escolha. É um estilo de vida, para quem nasceu com isso no sangue. É simples assim."
Mestre LAWYER
Postou 03 July 2012 - 12:53 PM
BM8, em 03 July 2012 - 10:14 AM, disse:
Infelizmente desconheço escolas cariocas. Fuja do DeRose.
Se o Orlando Cani funcionou para o Rickson... então é um dos vários professores bons que temos por aqui no Brasil.
Embora infelizmente estes sejam maioria.
(a culpa nem é dos professores, os cursos de formação é que são fraquíssimos. Se o sujeito não buscar por fora não fica bom)
HÉLIO GRACIE
Postou 03 July 2012 - 12:56 PM
Ajuda