Eder Jofre55

Rafael Sapo anuncia aposentadoria do MMA

Recommended Posts

Brasileiro Rafael Sapo anuncia aposentadoria do MMA

Peso médio vinha de três derrotas consecutivas no UFC e anunciou decisão em programa norte-americano

Por João Vitor Xavier

O brasileiro Rafael “Sapo” Natal anunciou, nesta segunda-feira (2), que não irá mais lutar MMA. A aposentadoria chega após uma sequência negativa de três derrotas, incluindo um revés para o atual campeão interino dos médios, Robert Whittaker, além de ter perdido para Tim Boetsch e Eryk Anders, em sua última luta como profissional.

Aos 34 anos, Sapo declarou que irá focar em se aprimorar como treinador na próxima fase de sua vida profissional. Ele abriu uma academia no Brasil e pretende inaugurar outra em Nova York, aonde mora, além de retornar a competir no jiu-jitsu no ano que vem. Sapo é faixa-preta de Renzo Gracie e treina na equipe do ex-lutador nos Estados Unidos.

“Vim anunciar a minha aposentadoria do MMA. A caminhada de casa para o estúdio foi a mais difícil que já fiz porque é complicado fazer esse anúncio, mas falei com meus técnicos, familiares e amigos. Chegou a hora. Tenho um novo foco na minha carreira que é me tornar treinador. Foi uma longa jornada. Amo MMA, amo treinar, cortar peso, mas já tiver algumas cirurgias. Foquei 100% da minha vida no esporte durante 15 anos, então é hora de dar um passo atrás. Minha mãe fez esse pedido há algum tempo, e foi uma decisão difícil, mas é o que temos”, comentou Sapo, em entrevista ao programa The MMA Hour.

O peso médio deixa o MMA com um cartel de 21 vitórias, nove derrotas e um empate. Pelo UFC, foram nove triunfos, sete reveses e uma igualdade. Ele tem vitórias sobre Kevin Casey, Chris Camozzi, Tom Watson e, principalmente, Uriah Hall.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nunca foi bom.. mas tbm nunca foi ruim.. meia boca e conseguiu alguns resultados relevantes... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho um lutador mediano, fez bastante luta no UFC porém de top só pegou Whittaker, Hall é um sobe e desce doido, oscila demais as apresentações, venceu vários medianos e segurou a onda, nunca fui fã até pq nunca foi um lutado empolgante, mas sempre caiu pra dentro então tem meu respeito, mas no geral não fez feio no UFC, estava ai com 3 derrotas seguidas, mas antes vinha de 4 vitórias também, acho que fez certo em parar, cada um sabe o momento certo, boa sorte no que for fazer, espero que acerte em seu novos projetos e parabéns pela trajetória 15 anos na ativa não é pra qualquer um ainda mais se sustentando metade desse tempo no maior evento de MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi relativamente um bom lutador, mas sempre achei que lutou na categoria errada: tinha que ter decido para os meio-médios. Nos médios, era muito pequeno.

Boa sorte nas novas empreitadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, destructor666 disse:

nunca foi bom.. mas tbm nunca foi ruim.. meia boca e conseguiu alguns resultados relevantes... 

Pra nível ufc não se destacava muito mas era um lutador duro... Deve ter seus motivos... Pra lutador do UFC ele não era top mas seria um bom lutador de eventos não tão grandes... Penso que ainda teria lenha pra queimar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora