Entre para seguir isso  
Jonathan.Emelianenko

Ricardo Arona...amarrão ou estrategista ?

Recommended Posts

Nós bem sabemos do excelente cartel da lenda do MMA e Submission Ricardo Arona, 14-5 (V-D), 14 vitórias das quais 9 por decisão, 3 por finalização e 2 nocautes.

A maior crítica ao tigre é justamente pelo fato de que em muitas das lutas na qual tinha o domínio do combate, o mesmo não buscava a finalização ou nocaute, simplesmente ficava na posição de domínio, ou fazia algumas variações e "amarrava" a luta até o fim.

O q vcs acham ?

Q o Ricardo Arona realmente amarrava as lutas, ou seja, tinha condições de encerrar o combate antes, mas mesmo assim levava para a decisão?

Ou simplesmente era uma estratégia de luta, ou seja, ele conduzia o combate até o final pq era um estilo técnico oriundo dos tempos de submission ?

Será q o tigre tinha esse estilo por causa das várias participações em ADCC, e adaptou esse jogo para o MMA ? Pq msm no submission e jiu a maioria esmagadoras de vitórias do Arona são por pontos.

Ou será q o Tigre por um receio de tentar uma finalização e perder a posição e a luta voltar de pé (aonde teoricamente teria desvantagem) não desenvolvia o jogo de chão nos combates de MMA, e preferia amarrar na mesma posição até o fim do combate para assim garantir a vitória ?

Então a pergunta que não quer calar...Ricardo Arona...é um lutador amarrão ? Ou é um estrategista ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente cartel vc forçou a barra, mas bem, pra mim é estrategista.

Mas cada um vai julgar de acordo como ver o combate. É um jogo (regras) ou simulação de um combate real? Pra mim é um jogo inspirado em um combate real.

Pra mim a lógica é "bater sem ser atingido", então acho admirável estilos de luta seguros e eficientes. Podem nao ser os mais emocionantes, mas pra mim são os mais inteligentes.

Como vejo mais como um jogo, o objetivo é sair com a vitória de acordo com as regras.

Mas pra quem vê a luta como combate real, aobde tem que apagar o outro ou nocautear, ele vai ser amarrão.

Eu acho que nocaute e finalização é consequência da imposição técnica, se este for o objetivo dela, não vejo como o fim da luta. Tem gente que ve como fim da luta, enquanto pra esses, quem nao busca eles ta errado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente cartel vc forçou a barra, mas bem, pra mim é estrategista.

Mas cada um vai julgar de acordo como ver o combate. É um jogo (regras) ou simulação de um combate real? Pra mim é um jogo inspirado em um combate real.

Pra mim a lógica é "bater sem ser atingido", então acho admirável estilos de luta seguros e eficientes. Podem nao ser os mais emocionantes, mas pra mim são os mais inteligentes.

Como vejo mais como um jogo, o objetivo é sair com a vitória de acordo com as regras.

Mas pra quem vê a luta como combate real, aobde tem que apagar o outro ou nocautear, ele vai ser amarrão.

Eu acho que nocaute e finalização é consequência da imposição técnica, se este for o objetivo dela, não vejo como o fim da luta. Tem gente que ve como fim da luta, enquanto pra esses, quem nao busca eles ta errado.

Hendo, Sakuraba, Wand, Guy Mezger, Ninja, Overeem. É um excelente cartel sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hendo, Sakuraba, Wand, Guy Mezger, Ninja, Overeem. É um excelente cartel sim.

Podem ter bons nomes, ser um bom cartel, destacaria os três primeiroa nomes, mesmo entendendo a época das lutas, mas de qualquer forma, nao por ser 14-5. Eu acho que falar excelente é forçar a barra, mas enfim, isso é subjetivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não diria amarrão, mas o jogo dele era mta explosão e ficar por cima estabilizando e batendo.. essa característica já vinha desde os torneios de grapling ai cada um entende como quer.. ...mas volta e meia tinha q sair na mão a vera pra compensar sua falta de refino em pé... protagonizando cenas como as bicas de picolezeiro e tapões de mão aberta e postura galo de briga..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente cartel para um cara que nunca foi campeão.

Uma lenda do ADCC. Mas no MMA é só mais um potencial desperdiçado pela soberba. Sempre se achou a última bolacha do pacote, nunca reconheceu uma derrota, senhor com desculpas esfarrapadas para não voltar e se testar e passou o tempo dele.

É uma pena, tinha genética Pereira para ser um campeão MMA mas faltou cabeça e ficou sem cinturão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele fazia aquilo que ele era bom. Mas de uma maneira estratégica. Daí, é natural a estratégia demasiada virar uma marcação de ponto, na maioria das vezes.

E o Arona fazia justamente o Marcar pontos. Não me lembro dele ter o costume de procurar finalizar mesmo em vantagem (posso estar enganado).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

... protagonizando cenas como as bicas de picolezeiro e tapões de mão aberta e postura galo de briga..

Kkkkk

Ele tinha aquela postura de boxer anos 60 kkk

Mas aqueles lowkicks eram bem técnicos,mas realmente nao era o boxe mais técnico, sendo q na época ele era mentorado no boxe pelo Bustamante q é bem técnico, mas se um soco do Arona pega é lona, muita explosão msm !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kkkkk

Ele tinha aquela postura de boxer anos 60 kkk

Mas aqueles lowkicks eram bem técnicos,mas realmente nao era o boxe mais técnico, sendo q na época ele era mentorado no boxe pelo Bustamante q é bem técnico, mas se um soco do Arona pega é lona, muita explosão msm !

Se tinha uma coisa que o low kick do Arona não possuía, era a técnica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É q o low kick q ele desferia era sempre com a perna de trás (no caso dele a direita), e ele sempre lançava o golpe e voltava pra base, ou seja, ele nunca fazia combinação após o chute, e tb não lançava jab nem nada antes, então lançar um chute isolado do nada e voltar pra base como ele fazia sem ser pego no contra golpe tem q ter técnica sim,

e msm sem movimentar o quadril pra pegar impulso, o chute saia com muita força e com o timing e distância exatos.

Não é como a maioria da galera aprende low kick no muay thai q é uma técnica diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É q o low kick q ele desferia era sempre com a perna de trás (no caso dele a direita), e ele sempre lançava o golpe e voltava pra base, ou seja, ele nunca fazia combinação após o chute, e tb não lançava jab nem nada antes, então lançar um chute isolado do nada e voltar pra base como ele fazia sem ser pego no contra golpe tem q ter técnica sim,

e msm sem movimentar o quadril pra pegar impulso, o chute saia com muita força e com o timing e distância exatos.

Não é como a maioria da galera aprende low kick no muay thai q é uma técnica diferente.

Cara, a tua explicação já deixa claro que não havia técnica no chute do Tigre.

Não se pode lançar um low kick sem fintar um golpe antes, além do chute ser aplicado com zero de movimentação de quadril.

Ricardo Arona era muito forte, e por isso o golpe saia pesado...mas daí a aplicar corretamente por isso, não tem a ver. Vemos por exemplo, o Jacaré. Tem uma mão pesadíssima (nocauteou o Okami), mas tem uma trocação técnica por isso? Duvido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a tua explicação já deixa claro que não havia técnica no chute do Tigre.

Não se pode lançar um low kick sem fintar um golpe antes, além do chute ser aplicado com zero de movimentação de quadril.

Ricardo Arona era muito forte, e por isso o golpe saia pesado...mas daí a aplicar corretamente por isso, não tem a ver. Vemos por exemplo, o Jacaré. Tem uma mão pesadíssima (nocauteou o Okami), mas tem uma trocação técnica por isso? Duvido.

Por isso falei q a galera aprende low kick de uma maneira no Muay Thai, sempre com combinação ou precedido de jab e/ou direto.

Mas vc pega o Lyoto e o karate dele, ele tb desfere o chute sem movimentar o quadril antes, ele msm fala q com a movimentação de quadril o adversário pode prever o golpe.

Eu tb curto mais o estilo thai msm, q nem o Aldo faz, movimenta o corpo levemente pra lateral e joga o low kick junto com o quadril, aí sai aquela potencia dele.

Ou o Crocop q nos casos de headkick tb claramente jogava o quadril em sintonia com a perna.

Mas são estilos e técnicas diferentes, o q importa msm é machucar o adversário.

E falando em jacaré ele nunca enfrentou o Arona né???

Ia ser um combate cabuloso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E falando em jacaré ele nunca enfrentou o Arona né???

Ia ser um combate cabuloso.

No MMA sei que não, mas no ADCC não tô lembrado. Creio que não também...

Sei que o Arona terminou invicto em Abu Dhabi...já o Jaca, lembro de derrotas pro Roger e pro Cachorrão. É, acho que não se enfrentaram mesmo...

Mano, creio que o Arona no auge venceria o Jacaré, tanto no Submission, como no MMA. O bicho era muito forte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a tua explicação já deixa claro que não havia técnica no chute do Tigre.

Não se pode lançar um low kick sem fintar um golpe antes, além do chute ser aplicado com zero de movimentação de quadril.

Ricardo Arona era muito forte, e por isso o golpe saia pesado...mas daí a aplicar corretamente por isso, não tem a ver. Vemos por exemplo, o Jacaré. Tem uma mão pesadíssima (nocauteou o Okami), mas tem uma trocação técnica por isso? Duvido.

Concordo. Tanto o LK do Arona como a trocação do Jaca pecam/pecavam em técnica. É mais força bruta e explosão mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Low kick do Arona não era técnico mesmo, movimentação de quadril não tinha ali. Um exemplo recente foram os low kicks do Conor McGregor contra o Diaz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso