Entre para seguir isso  
pmbok

'Ver Roger lutando é um colírio'

Recommended Posts

17.06.2009

'Ver Roger lutando é um colírio'

Xande analisa o Mundial 2009

Enquanto Alexandre Ribeiro caminhava mancando de leve pelo estádio, Saulo lamentava a lesão. “Para mim isso foi overtraining devido aos treinos de MMA”, suspeitava o irmão mais velho.

Com um estiramento do ligamento medial lateral do joelho, Xande interrompeu os treinamentos e não teve alternativa se não participar do Mundial como observador de luxo. Apostando no bicampeonato de Roger Gracie desde o início, ele falou com o GRACIEMAG logo após o encerramento do 14º Mundial.

Como analisa esse Mundial? Ainda triste por ter presenciada toda essa festa da arquibancada?

Xande Ribeiro: Primeiro que a tristeza acabou, pois ver o Roger lutar é sempre um colírio, ver o Marcelo (Garcia) de volta, o faixa-marrom Zach (Maxwell) chegando muito bem, tudo é empolgante.

No sábado do Mundial, o Rômulo (Barral) tinha me impressionado bastante, o Ricardo Demente me impressionou muito, e o Roger eu já esperava uma exibição como essa, de passar, montar e finalizar todo mundo.

Mas o Jiu-Jitsu continua indo por um caminho que eu critico, com muitas lutas decididas na vantagenzinha, pessoal agarrando mão de manga, guarda meio-a-meio, nego ficando de bunda para cima de modo que o juiz não sabe quem está atacando quem está amarrando. Acho que a regra deve ser repensada um pouco, basta analisar que posições estão tornando o esporte feio e simplesmente acabar com essa posição.

No Jiu-Jitsu certa época não existia leglock, inventaram o leglock. Não exisitia toe-hold, e inventaram. Se inventaram uma posição que realmente está atrapalhando a prática do Jiu-Jitsu, cancelem esta posição, tornem esta posição ilegal.

O que o incomodou mais nas lutas?

Agora tudo é enrolar as pernas, segurar o pé, fazer a pegada mais esquisita possível, 30 milhões de golas e... esperar pelo movimento do adversário. Ou seja, lenga-lenga, amarração e muito lutador olhando pro juiz toda hora, levando a torcida a pressionar. Tudo isso é triste, prejudica o desenvolvimento do esporte.

Para mim, é chato nao ver ninguém atacando um pescoço na guarda, ninguém indo no braço, ou jogando com a mão na gola, enfim, abrindo um pouco o jogo. O que está acontecendo é que ninguém está querendo encontrar a verdade, e a verdade no Jiu-Jitsu está sendo escondida. O Roger é um cara que mostra a verdade, vai ali, mostra o jogo dele e consegue executar. E vários outros atletas caem dentro e mostram do que são feitos. Outros estão muito preocupados com o resultado, que claro, é importante, mas isso não significa esconder a qualidade do Jiu-Jitsu deles. Eu luto Jiu-Jitsu para mim, pelo que me define como lutador. Resultado vem de forma natural.

E sobre o Roger, o que você teria a comentar?

Não é mistério nenhum que o Roger é meu maior adversário na história do Jiu-Jitsu, assim como eu devo ser o dele... Já nos enfrentamos oito vezes! Batemos cabeça bastante, numa história que já vai fazer dez anos. O que é bonito é que nós dois fazemos um Jiu-Jitsu básico, gostamos de finalizar e conseguimos resultados.

RogerDementeMundial09IVAN.JPG

Roger na final do super-pesado, contra Ricardo Demente / Foto: Ivan Trindade

Eu já esperava essa performance, afinal ele realmente é um cara que está superior a todo mundo, e esperava que ele ficasse sempre por cima e vencesse. Porque como eu estava falando, hoje também ninguém sabe mais se defender, ele monta e ninguém consegue tirar o cara, e já desiste, porque ninguém tem recurso técnico de defesa. Logo no Jiu-Jitsu, que é um esporte de defesa. Só agarram manga, agarram gola, e param. Quando pegam um cara preciso, que joga pra frente, não resistem e batem, vide a campanha vitoriosa do Marcelinho também. Mas apesar das críticas estão todos de parabéns.

O que se pode fazer então para defender o Jiu-Jitsu bonito e pra frente?

Poderíamos reunir vários campeões do esporte e analisar os vídeos e trabalhar as regras. Vamos ver que as disputas vão seguindo até empacar nas mesmas situações, o que compromete a beleza da luta. Isso se as pessoas quiserem, acharem que vale a pena.

Fonte: http://www.graciemag.com/news/51/ARTICLE/1...2009-06-17.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exatamente ehehheheheheh

mas ele esta mais que certo,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado DeaTH.ANgeL

concordo em partes... mto boa a entrevista...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
em 5 posts no máximo alguém vai falar :"Ele reclamando de amarração?Ele só amarra com o Roger!" kkkkkkk

Eu discordo, as pessoas só analisam essa luta entre eles pela parte do Xande, tem q começar a analisar pelo lado do Roger tb!! os 2 se respeitam muito e eu não vejo como amarração!!! o Roger sai finaliza todas as suas lutas facil, mais quando chega contra o Xande ele mesmo muda o jogo!! pq ele não usa o mesmo jogo contra o Xande??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu discordo, as pessoas só analisam essa luta entre eles pela parte do Xande, tem q começar a analisar pelo lado do Roger tb!! os 2 se respeitam muito e eu não vejo como amarração!!! o Roger sai finaliza todas as suas lutas facil, mais quando chega contra o Xande ele mesmo muda o jogo!! pq ele não usa o mesmo jogo contra o Xande??

Pelo menos as lutas que vi dos 2 não ví o Roger mudando o jogo não, sempre buscando a finalização, ano passado se tivesse mais 5 segundos de luta ele arrancava o braço do Xande igual fez com o Jaca, se o Xande ia bater ou não é outra história mas o armlock da guarda tava no pau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu discordo, as pessoas só analisam essa luta entre eles pela parte do Xande, tem q começar a analisar pelo lado do Roger tb!! os 2 se respeitam muito e eu não vejo como amarração!!! o Roger sai finaliza todas as suas lutas facil, mais quando chega contra o Xande ele mesmo muda o jogo!! pq ele não usa o mesmo jogo contra o Xande??

É bem por aí, brother!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
em 5 posts no máximo alguém vai falar :"Ele reclamando de amarração?Ele só amarra com o Roger!" kkkkkkk

Ele reclamando de amarração?Ele só amarra com o Roger!

:blink: :chuva: :chuva:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça o q eu digo , nao faca o q eu faco.

Gostei do q ele flw mesmo pq ofi sincero, ms q as 2x q ele venceu o roger foi na base da amarração foi. Axo q ele se referiu as pessoas de nivel mais baixo, tem mt kra top q faz 1 vantagem em figura e segura o tempo todo, nem tenta impor seu jogo, ele tem consciencia q com o roger nao se da pra impor jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Agora tudo é enrolar as pernas, segurar o pé, fazer a pegada mais esquisita possível, 30 milhões de golas e... esperar pelo movimento do adversário. Ou seja, lenga-lenga, amarração e muito lutador olhando pro juiz toda hora, levando a torcida a pressionar. Tudo isso é triste, prejudica o desenvolvimento do esporte."

Acho que essa parte foi pros irmaos mendes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que o xande trava o jogo com o roger isso aí fica claro, vide a ultima deles no absoluto no mundial em que a luta se desenvolveu quase toda em pé, soltar o jogo com o roger é pedir pra ser finalizado.

e pq o Roger não puxa o Xande pra guarda no 1 seg de luta em vez de lutar em pé??

vcs só estão analisando por um lado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É...tem um outro lado que parece que ninguem quer ver tambem!

Se o Roger luta pra cima uma final de Absoluto, e por isso acaba perdendo, o que vao falar?Vao falar que o importante é que foi pra cima, buscou a luta, e continua sendo o lutador foda de sempre, sua crebilidade nao fica em cheque..

Porem, quando o zé ninguem, que corre atraz de patrocinio, precisa ir atraz de titulos, vai e perde, ele é apenas mais um que perdeu e 1 semana depois ninguem lembra dele!Entao esse cara quando tem a oportunidade tem mais é que ganhar, se o jogo é bonito ou nao nao importa, quando ele for manter ou procurar um patrocinio novo, o que irá contar sao os resultados e nao se perdeu porque tentou finalizar e perdeu a posição!

Quantos aqui, sinceramente, em uma chance unica na vida, uma semi final que ninguem esperava que você iria chegar, você chegou, iria arriscar?Pensando que depois você teria que procurar um patrocinio e tudo mais?Muito desses caras ai da marrom, preta, vivem disso, e o resultado pode fazer o diferencial na vida do cara!

Quando o cara tiver um nome como o Xande ou o Roger, ai sim, um resultado negativo ou perder uma chance de ouro nao interessa tanto, mas e até lá?

Dito isso, eu falo que concordo com ele no fato que tem que mudar as regras!Se isto está nas regras nao tem como culpar quem faz isso pelos motivos que citei, mas tem que mudar a regra!Fazer alguma coisa dificultar isso..sou totalmente favoravel a isso..

Mas ai vem a pergunta, o que fazer?A galera que entende poderiam dar sugestões..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
"Agora tudo é enrolar as pernas, segurar o pé, fazer a pegada mais esquisita possível, 30 milhões de golas e... esperar pelo movimento do adversário. Ou seja, lenga-lenga, amarração e muito lutador olhando pro juiz toda hora, levando a torcida a pressionar. Tudo isso é triste, prejudica o desenvolvimento do esporte."

Acho que essa parte foi pros irmaos mendes.

Foi sim....

Também não culpo os lutadores.Quem não tem técnica suficiente

tem que lutar com o regulamento em baixo do braço.Exatamente

como o Xande fez quando venceu o Roger nas duas finais do absoluto.

Se tivesse lutado aberto como falou teria sido finalizado as duas vezes.

O que deve haver é uma mudança nas regras para inibir a amarração.

Com o meu minimo conhecimento de jiu jitsu não tenho idéia do que

poderia ser feito mais que há a necessidade de mudança não tenho duvidas.

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso