Entre para seguir isso  
MarceloBreve

UFC 54: Chuck quer Revanche

Recommended Posts

UFC 54: Chuck quer revanche

By Dave Meltzer, Yahoo! Sports

26/05/2009

UFC 54 aconteceu em 20 de agosto de 2005, e marcou o reconhecimento do programa “UFC Countdown” na Spike TV como uma poderosa forma de divulgação.

O evento foi produzido em cima da defesa de título de Chuck Liddell contra Jeremy Horn. Horn não aparecia num evento do UFC há 4 anos e meio, desde que ele havia perdido para Elvis Sinosic via chave de braço.

A luta foi promovida em torno de duas coisas: A primeira era que Horn nunca tinha sido nocauteado nas suas 103 lutas anteriores de MMA, e por isso ele poderia se defender da maior arma de Liddell, a mão pesada. A segunda é que Horn já havia derrotado Liddell por finalização no UFC 19. Mas esta vitória aconteceu 6 anos e meio atrás, e os dois eram lutadores completamente diferentes.

A grande sacada do UFC com o novo programa Countdown foi fazer o público acreditar que Horn tinha teoricamente 51% de chances de vencer esta luta, mesmo sabendo que na prática, a realidade era bem diferente. Essa estratégia funcionou e fez de Horn, essencialmente uma escada para Liddell, em alguém que o público via com condições reais de vencer a luta.

Horn não conseguia se defender dos socos de Liddell e nunca esteve nem perto de conseguir derrubar Liddell. Liddell aplicou três KD em Horn antes de abrir um corte no seu supercílio esquerdo, Horn avisou o árbitro que não estava conseguindo enxergar e a luta foi interrompida aos 2:46 do 4º round.

Surpreendentemente, Liddell não foi o lutador mais popular neste evento. Depois de perder o título para Liddell, Randy Couture, então com 42 anos, se tornou uma figura cada vez mais simpática e o público queria vê-lo numa revanche. Couture apareceu com uma condição muito melhor do que ele tinha quando perdeu para Liddell em abril. Ele usou seu wrestling¹ melhor para derrotar o ex-campeão nacional de wrestling Mike Van Arsdale, finalizando-o com uma “anaconda choke” aos 46 segundos do 3º round.

Um dos momentos mais assustadores da história da companhia aconteceu quando Tim Sylvia nocauteou Tra Telligman com um chute alto no segundo final do 1º round. Telligman parecia morto e foi rapidamente retirado do octágono enquanto Sylvia dava entrevista, mas foi liberado do hospital na manhã seguinte.

Observações:

Georges St. Pierre conseguiu a segunda chance de lutar com o campeão da welterweight, Matt Hughes, vencendo o até então desafiante nº 1, Frank Trigg. St. Pierre atropelou Trigg, que estava apenas tentando sobreviver na luta, antes de estrangulá-lo aos 4:09 do 1º round. Depois da luta, num momento marcante da sua entrevista, St. Pierre literalmente se ajoelhou aos pés de Dana White e pediu por outra chance de disputar o título.

Na sua primeira luta depois de vencer o “The Ultimate Fighter”, Diego Sanchez venceu o veterano Brian Gassaway no 2º round com socos e cotoveladas no chão.

O fato mais engraçado da noite aconteceu quando Joe Rogan estava entrevistando Rich Franklin, falando a respeito do tamanho que o UFC estava ficando e perguntou a Franklin depois da sua vitória sobre Frank Shamrock (Rogan se enganou, a vitória tinha sido sobre Ken) “Você está sendo reconhecido na rua?” ao que Franklin respondeu, “Não, não existem muitos fãs de luta em Cincinnati”. Pelos próximos 2 anos, isto iria mudar, com o UFC 77 completamente lotado no U.S. Bank Arena na cidade natal de Franklin.

Resultados:

James Irvin def. Terry Martin, KO, 0:09 R2

Trevor Prangley def. Travis Lutter, unanimous decision

Matt Lindland def. Joe Doerksen, unanimous decision

Georges St. Pierre def. Frank Trigg, submission (rear naked choke), 4:09 R1

Diego Sanchez def. Brian Gassaway, submission (strikes), 1:56 R2

Randy Couture def. Mike Van Arsdale, submission (anaconda choke), 0:52 R3

Tim Sylvia def. Tra Telligman, KO, 4:59 R1

UFC light heavyweight championship:

Chuck Liddell def. Jeremy Horn, TKO, 2:46 R4 (Liddell manteve o título).

¹ Obrigado Dóki.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso