Entre para seguir isso  
Shinji

Idade para começar?

Recommended Posts

... como não achei em outro tópico alguem com uma dúvida igual a minha (semelhante, mas não igual.. hehe), deixo aqui minha pergunta então.

Tenho 26 anos e queria saber se já é muito "tarde" para iniciar no jiu-jitsu? Nunca pratiquei artes marciais, mas faço musculação a 6 anos.. sigo uma dieta legal, com suplementação e tal. O objetivo no jiu-jitsu não seria me tornar profissional, mas queria ao menos participar de algumas competições amadoras.. será que ainda tem como?

Abraço, e desculpa pela pergunta que já deve ser meio comum. 2handed

edit: Li em outro tópico de alguem perguntando sobre mais ou menos a mesma coisa, e alguem comentou que os mestres não dão muita atenção pra alguem começando com essa idade e sem potencial de competição ou profissionalismo? É verdade isso? Já deixo também a minha pergunta então sobre recomendação de alguma academia para treinar, aqui em Porto Alegre. Ouvi falar bem da Sul Jiu Jitsu, mas também li que foi lá que aconteceu isso do mestre não dar muita bola para o aluno mais velho.. pipe11

Editado por Shinji

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Começar com 26 anos é perfeitamente normal, se sua meta não é o profissionalismo. Mesmo que vc estivesse completamente fora de forma, não haveria problema. o que vc vai fazer é adaptar a arte marcial às suas limitações. No caso, provavelmente não exista nenhuma.

Na minha experiência pessoal, nunca encontrei um professor que não me desse atenção pela minha idade (embora tenha começado o Kyokushin muito novo, só comecei no BJJ com 29 anos. E, aos 43, continuo sendo corrigido quase toda aula...) A sua frequencia nos treinos é que faz seu professor se dedicar mais ou menos. Aluno que só aparece de vez em quando merece menos atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, tem um Sr. na minha academia (Gracie Barra BH), que começou com 49 anos. E hoje, com 59, se formou faixa preta.

Preciso responder sua pergunta? rs

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá certo, valeu pelas respostas. pipe11 Acho que semana que vem já começo a procurar uma academia..

O lance do mestre não dar muita atenção é como o Ralado falou mesmo, deve ir de cada aluno.. eu pretendo começar com umas 3x por semana, mas depois pretendo ir mais, to parando com a musculação, aí já incorporo tudo em uma atividade só. 2handed

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um cara mais tio na minha academia também , ele é branca assim como eu. Esses dias eu rolei com ele e o fdp me passou o carro!! hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comecei aos 30, e foi tranquilo. Não houve qqer tipo de discriminação por parte dos professores ou dos colegas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

temos um aluno que comecou aos 67 anos

hj aos 69 na faixa azul teve uma grande melhora na condicao fisica, social e nao consege ficar sem vir treinar

idade nao e desculpa pra ninguem nao treinar

onde vc mora?

talve possamos ajudar em alguma coisa..

abc

boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conheço vááááááárias pessoas que começaram mais ou menos com essa idade, inclusive eu que comecei com 25.

Tem dois faixas pretas lá na academia que começaram com 26.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao tem idade para começar...Na minha academia houve um velho de 70 anos que começou... :foimau:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se isso te faz sentir melhor, minha história é parecida com a sua:

Tenho 27 anos, começei com 26, tenho 7 anos de musculação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o jacaré começou com 17 e com 26 já tinha ganhado tudo e foi pro mma, ou seja, ele fez um ciclo de 9 anos.

em tese, vc, começando com 26, com 35 teria ganhado tudo tb já (isso bem hipoteticamente, considerando um cara q tivesse muito talento, não trabalhasse em outra coisa e treinasse pra cacete)... até os 35 com uma alimentação boa e cuidados com a saúde da pra se manter em alto nível tranquilo (o megaton taí chegando na final do europeu na categoria adulto com 41 anos).

o q quero dizer é q até tentar carreira profissional não é impossível... sempre q alguém vem com mais idade já lança essa de "não quero ser profissional" e tals... mas vai saber, pode ser até q tu ganhe coisa pra caralho....

em faixas inferiores então nem se fala, pensa só: vc começa, treina pra caralho e em 4 anos ganha um mundial na roxa... isso é bem possível, pq não, vc só teria 30 anos.

se idade em q a pessoa começa a praticar fosse o diferencial os campeões todos teriam começado aos 4 anos e não existiriam casos como o do jacaré (17 anos) ou do demian maia (19 anos).

então um cara q faz a primeira lutinha de mma, por exemplo, aos 30 anos, tá velho para tentar seguir profissionalmente? bom, se for assim avisem pro Carwin pra ele pegar mais leve, pq ele começou com 30 e agora tá varrendo geral com 34... sabe como é né, o cara começou tarde, já é um senhor e ainda trabalha como engenheiro em tempo integral, ficar humilhando assim os "mulecões do UFC" é sacanagem, rs

pode avisar pro Liddel tb que ele deve voltar no tempo e não destruir tantos tops como ele fez pq ele começou a lutar aos trintão tb, antes disse ele era um mero contador, rs

sei q fui longe, mas isso é só para quebrar esse paradigma limitante q faz as pessoas pensarem q é tarde demais por não ter começado na idade padrão....

foi mal se me prolonguei, mas... NÃO AOS PARADIGMAS, SE VC QUER VC PODE!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No academia do Carlson , nos anos de auge, tinha o Jose Fernandes que tinha bem mais de 50 (faixa preta) e treinava com os outros caras na boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso