Recommended Posts

Convidado Zarbon Tubarão
Colega forista,

Eu não classifiquei nenhuma arte listada como inutil.

Apenas disse que, principalmente aquelas, costumam ser alvo constate de criticas nao apenas aqui no PVT, mas tb em comunidades do Orkut, entre outros locais (virtuais ou não).

Pensando nisso, decidi criar um tópico para aqueles que, realmente tiveram contato, praticaram essas artes marciais, poderem se expressar sobre a sua satisfação ou decepção.

E quanto a topar com um cara desses, sem problema nenhum... a não ser que alguem bata na minha mãe, eu não brigo na rua... vammpire

Abraço!

A primeira frase desse tópico une as palavras "picaretagem, fantasiosas e ineficazes".

E, geralmente, quem abre um tópico desses pensa assim. Quem bom que não, então.

Eu falei isso pra todos que generalizam dessa maneira, porque existem muito preconceito no forum, nas academias e nas ruas com as artes que não predominam no MMA. E essa discriminação pode surpreemder muito lutador de JJ ou Thai em competições ou em situações de defesa.

Já treinei com caras do taekwon-do, kung-fu e nin-jutsu, e eles não são brincadeira. É claro que tem muitos golpes fantasiosos, umas meditações hilárias e filosofias furadas, mas também tem movimentos perigosos.

Dessa lutas ditas "esquizitas" a que eu gostaria de aprender é o hapki-dô, mas aqui em Floripa é muito caro. Pela mensalidade dela eu faço 2 modalidades em outras academias.

- Quanto ao krav-magá, achava covardia aprender aquelas coisas. Mas depois pensei: "Na rua, se te atacarem de galera e com armas, também estarão sendo covardes com você."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Temos as técnicas do Mestre Gil Brother Awey de Petrópolis pra mete os cinco dedos na cara do peão e já caí tremendo pra cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A primeira frase desse tópico une as palavras "picaretagem, fantasiosas e ineficazes".

E, geralmente, quem abre um tópico desses pensa assim.

Então, por isso eu coloquei o "ditas" antes de "picaretagem, fantasiosas e ineficazes".

Eu não tenho uma opinião formada sobre cada arte marcial do planeta.

Alias, se fosse o caso, nem teria pq abrir o tópico.

Mas, obrigado por colaborar, amigo! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A algum tempo atras escrevi um artigo que fala justamente sobre este tipo de problema. Vou reproduzi-lo abaixo para que se interesse.

Arte Marciel - o que é?

"No artigo anterior demonstrei como o conceito de ¨arte marcial esportiva¨ é uma impossibilidade lógica e lingüística. Demonstrei também que a maior parte dos elementos atualmente associados ás artes marciais não tem relação direta com o verdadeiro conceito do termo ¨arte marcial¨. Atualmente para a grande maioria as artes marciais representam uma espécie de treinamento esportivo, ou até mesmo um tipo de terapia. O fenômeno ocorre junto aos praticantes ou interessados e entre aqueles que professam ensinar as mesmas. Do ponto de vista do interessado, a arte marcial apresenta-se como uma opção viável para manter a boa forma, lidar com o estresse da vida cotidiana, trabalhar a mente e o espírito etc. Já do ponto de vista daqueles que clamam ensinar as artes marciais, o mesmo tipo de visão distorcida é estimulado, gerando um ciclo vicioso de ignorância que fatalmente irá fazer com que o significado original do termo ¨arte marcial¨ venha a ser substituído por um novo significado, ainda que este seja logicamente impossível.

Vamos tentar entender o que vem a ser realmente uma arte marcial. Um arte marcial é, objetivamente falando, uma ferramenta. O ser humano se utiliza de diversas ferramentas no curso de sua vida. A ferramenta é ¨algo¨ que possibilita a algu[em alcançar um objetivo determinado. Desta forma exemplos de ferramentas podem incluir um telefone (que nos permite fazer e receber ligações), um lápis (que nos permite escrever) ou uma mesa (que nos serve de superfície para trabalhar). Na maioria dos casos as ferramentas são concebidas com um determinado objetivo, porém é comum que sejam também utilizadas para outros fins ou objetivos. Tomemos como exemplo uma mesa, e imaginemos que ela tenha sido especialmente concebida e criada por um designer. Para o designer a mesa ser[a criada com o objetivo principal de ser uma perfeita mesa de escritório. Desta forma ele incorpora à sua criação elementos específicos relativos a natureza da utilização da mesa. Quando da criação da mesa o designer levou em consideração elementos funcionais relativos ao trabalho em escritório, sendo assim ela tem qualidades e atributos que refletem a sua natureza: tem altura e largura específicas, espaços calculados e criados para alojar computadores, fiação, material de trabalho, tem uma cadeira ergonômica e tem espaços concebidos para maximizar as condições de trabalho, ao mesmo tempo em que leva em conta a funcionalidade e o conforto da pessoa que a utiliza. Podemos notar então que esta não é uma mesa qualquer, mas sim uma que foi criada para um fim determinado. Assim sendo, esta mesa evidentemente serve melhor ao propósito para o qual foi criada sendo uma mesa de escritório, e tendo utilizadas todas as suas funcionalidades. Obviamente eu também poderia utilizar esta mesa como mesa de cozinha. Poderia utilizar os espaços concebidos para o computador de modo a colocar pratos e os espaços concebidos para a fiação para passar alguma tubulação de agua e o jogo de gavetas ergonômicas poderia ser utilizado para guardar talheres e assim por diante. Apesar de poder usar a mesa de escritório também como mesa de cozinha, fica claro que assim o fazendo eu estaria deixando de utilizar funcionalidades específicas, já que elas não foram concebidas para serem utilizadas para outro fim. Nao somente eu estaria perdendo as funcionalidades originais da mesa como também teria que adaptá-las para serem usadas de uma forma para a qual nao foram criadas, correndo o risco de cometer êrros. O resultado é que perco em funcionalidade e praticidade. Melhor seria que comprasse uma mesa cuja a finalidade seja realmente ser uma ¨mesa para cozinha¨. Desta forma, uma ferramenta criada para um fim específico sempre é melhor utilizada para o fim ao qual foi criada.

Como ferramenta a arte marcial assemelha-se ao exemplo da mesa. O objetivo principal da arte marcial é a aquisição da habilidade marcial. Em outras palavras, a pratica da arte marcial tem por objetivo proporcionar ao praticante a habilidade de auto-defesa em situações de risco e confronto. Durante a pratica constante da arte marcial com este objetivo em mente, o praticante se beneficiará diretamente em outros aspectos. Irá tornar-se mais saudável, mais atento, terá maior poder de concentração, se tornará uma pessoa mais calma, equilibrada e confiante. Mas o que deve estar claro é que estes benefícios são apenas efeitos do treinamento marcial constante, e não o seu onjetivo ou fim em sí. Podemos perceber então que treinar uma arte marcial para ¨trabalhar o espírito¨ é como usar a mesa de escritório como mesa de cozinha. Melhor seria que a pessoa interessada procurasse uma atividade específica para aquilo que deseja alcançar, e no caso de uma pessoa interessada em trabalhar o espírito deveria procurar uma atividade como a meditação Daoista, Budista, já que estas sao atividades que têm por fim específico aquilo que deseja. Dentro da arte marcial a pratica espiritual existe, porém está inevitavelmente atrelada à pratica marcial, de modo que os benefícios espirituais são alcançados através das práticas marciais. O que vemos atualmente é que, ou por ignorância ou por oportunismo, há aqueles que retiram das artes marciais somente os elementos ¨espirituais¨ e os vendem em forma de cursos ou mensalidades aqueles que estão ávidos por conhecimento, porém ainda mantendo o nome de ¨arte marcial¨. È óbvio que ao retirar o componente marcial de alguma pratica já não posso mais chamá-la de marcial. Infelizmente ao assim o fazerem estão somente vendendo uma casca oca e sem significado.

E assim perpetua-se uma ¨arte marcial¨ oca, vazia, sem significado, morta."

Editado por Tadziog

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kung Fu- É um termo genérico, pois vai desde trocação forte (Sanshou), com algumas quedas, a torções até o Tai Chi. Existem professores honestos e casca grossas que estimulam o sparring, mas também tem muito picareta que inventa coisas exotéricas que fogem da praticidade.

Na trocação se for bem feita dá uma noção muito boa, uma referência no MMA é o Cung Lee. Se for mal feito resulta em nerd que se acham ninjas e que sabem soltar hadoukens.

falou tudo man....

eu pratiquei sanshou por mais de 1 ano e tinha que conviver com praticantes de King Fu tradicional e é bem assim que funciona:

existem a minoria que treina o Kung fu como uma filosofia vida e tenta aproveitar e aplicar os katis que aprendem e fazem aulas de boxe chines para poder desenvolver uma trocação mais eficiente e por fim participar de campeonatos.

mas lá em sua grande maioria era composto por nerds que assistiam naruto e freguentavam anime friends.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só tem uma arte que realmente funciona.. o Prof. é o Jaime Marcelo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
po ferá ., eu acho esse krav magá uma luta meio ilusionaria, não é criticando os praticantes dessa arte , mas um dia eu fui assistir um treino aqui na minha cidade Brasília-DF e me deparei com situações estranhas do tipo : um assaltante coloca a arma na sua cara , e vc toca nos 5 pontos vitais do ladrão e ele fica paralisado !! é meio estranho .

Mas quem conhece a arte e que possa nos descrever como é a filosofia do krav magá , fique a vontade .

Pratiquei muito tempo krav magá e tenho alguns amigos que ainda praticam.

Não tem nada disso, nem de longe, de usar pontos vitais para paralisar o oponente.

Ou você está brincando ou o professor dessa academia aí ensina qualquer coisa menos krav magá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem eu treino jj, mas em relação ao krav magá não a considero com uma Arte Marcial no termo propriamente dito, ele é sim um bom metodo de defesa pessoal usado pelo exercito de Israel, mas quem treina jj bem inclusive defesa pessoal dá pra sobreviver sem o krav magá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
só tem uma arte que realmente funciona.. o Prof. é o Jaime Marcelo..

Yawara / Luta real?

Editado por Leinad

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
só tem uma arte que realmente funciona.. o Prof. é o Jaime Marcelo..

Esse Fake de professor tá sumido né

kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem falar especificamente em picaretagem, mas em artes marciais "suspeitas", lembro de dois casos... o primeiro foi num evento que o Claudionor Fontenele apareceu dizendo-se representante do "jiu-grethai", seja lá o que isso for, hehehe. Pelo nome, me parece que ele quis dizer que era uma mistura de jiu-jitsu, com greco-romana e muay-thai, mas é só uma suposição minha... nem lembro se ele ganhou essa luta ou não, mas em se tratando de Fontenele, que nunca foi bom em arte nenhuma e cansou de levar porrada em tudo que é evento, é bem provavel que ele tenha perdido essa luta tambem.

Outro caso "curioso" foi uns anos atrás, na época do surgimento do tal Jefferson Tank, que salvo engano ganhou aquele K1 Brasil, evento que tinha a intenção de reunir os melhores strikers do Brasil mas acabou sendo um evento pra lutar quem o Batarelli quiser colocar lá...

O Tank dizia-se representante de uma arte marcial chamada "Combate Absoluto", criada por um mestre lá do RS ou SC, nao lembro exatamente... era simplesmente a união de 8, isso mesmo, 8 (oito) lutas numa só, hehehe. Era jiu-jitsu, judô, wrestling, muay-thai, kickboxing, karatê, boxe, e a oitava nem lembro qual era... o cara criador desse estilo tinha a cara de pau de dizer que ensinava uma arte que englobava 8 lutas... foi uma das coisas mais bizarras que eu vi na vida. Ninguem consegue ter o dominio de 8 artes, a gente vê aí atletas de altissimo nivel que com muito sacrificio consegue ser bom em 2 lutas, muuuito raramente conseguem ser bom em 3... mas daí a dizer que consegue ter o pleno conhecimento de 8, a ponto de criar uma nova arte que englobe todas elas, é cara de pau demais! Por coincidencia uns meses depois de ler a materia sobre isso na Tatame, fui visitar a academia de um cara que dizia-se faixa preta 4º grau de judô e 2º grau de jiu-jitsu. Eu e meu professor fomos lá pra ver qual era a do cara, com a desculpa de convida-lo pra um seminario de jiu-jitsu que aconteceria no mês seguinte... quando chegamos lá o cara disse que nao ensinava apenas o jiu-jitsu, mas sim o "Combate Absoluto", que era a reunião de 8 modalidades de luta... e tava com uma faixa coral amarrada na cintura, dizendo-se mestre dessa arte e que tinha sido graduado pelo tal mestre lá do sul (nao lembro se era em SC ou RS). Depois disso, eu e meu professor olhamos um pra cara do outro e tivemos que fazer muito esforço pra não dar uma gargalhada na cara do sujeito...

Sinceramente, é cada um que aparece...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sem falar especificamente em picaretagem, mas em artes marciais "suspeitas", lembro de dois casos... o primeiro foi num evento que o Claudionor Fontenele apareceu dizendo-se representante do "jiu-grethai", seja lá o que isso for, hehehe. Pelo nome, me parece que ele quis dizer que era uma mistura de jiu-jitsu, com greco-romana e muay-thai, mas é só uma suposição minha... nem lembro se ele ganhou essa luta ou não, mas em se tratando de Fontenele, que nunca foi bom em arte nenhuma e cansou de levar porrada em tudo que é evento, é bem provavel que ele tenha perdido essa luta tambem.

Outro caso "curioso" foi uns anos atrás, na época do surgimento do tal Jefferson Tank, que salvo engano ganhou aquele K1 Brasil, evento que tinha a intenção de reunir os melhores strikers do Brasil mas acabou sendo um evento pra lutar quem o Batarelli quiser colocar lá...

O Tank dizia-se representante de uma arte marcial chamada "Combate Absoluto", criada por um mestre lá do RS ou SC, nao lembro exatamente... era simplesmente a união de 8, isso mesmo, 8 (oito) lutas numa só, hehehe. Era jiu-jitsu, judô, wrestling, muay-thai, kickboxing, karatê, boxe, e a oitava nem lembro qual era... o cara criador desse estilo tinha a cara de pau de dizer que ensinava uma arte que englobava 8 lutas... foi uma das coisas mais bizarras que eu vi na vida. Ninguem consegue ter o dominio de 8 artes, a gente vê aí atletas de altissimo nivel que com muito sacrificio consegue ser bom em 2 lutas, muuuito raramente conseguem ser bom em 3... mas daí a dizer que consegue ter o pleno conhecimento de 8, a ponto de criar uma nova arte que englobe todas elas, é cara de pau demais! Por coincidencia uns meses depois de ler a materia sobre isso na Tatame, fui visitar a academia de um cara que dizia-se faixa preta 4º grau de judô e 2º grau de jiu-jitsu. Eu e meu professor fomos lá pra ver qual era a do cara, com a desculpa de convida-lo pra um seminario de jiu-jitsu que aconteceria no mês seguinte... quando chegamos lá o cara disse que nao ensinava apenas o jiu-jitsu, mas sim o "Combate Absoluto", que era a reunião de 8 modalidades de luta... e tava com uma faixa coral amarrada na cintura, dizendo-se mestre dessa arte e que tinha sido graduado pelo tal mestre lá do sul (nao lembro se era em SC ou RS). Depois disso, eu e meu professor olhamos um pra cara do outro e tivemos que fazer muito esforço pra não dar uma gargalhada na cara do sujeito...

Sinceramente, é cada um que aparece...

Ja treinei com o Jeferson tank mais ele nunca deu aula de nada que nao fosse Muay thai

ele tem um estilo direcionado ao MMA, mas nao ensina outras artes marciais nao

por falar nele alguem sabe por onde anda?

mais picareta e oq nao falta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já treinei karate, boxe, jiu-jitsu, kickboxing e muay-thai e acho que a arte que menos serve para uma situação real de rua é o jiu-jitsu. Muita gente vai dizer que estou falando uma grande bobagem, mas eu entendo. Numa situação real não existe kimono, não se briga necessáriamente com uma pessoa só e não existe um tatame sob os pés para puxar para a guarda. Nesse caso é melhor atacar, bater e sair o mais rápido possível do local. No jiu-jitsu não dá para fazer isso. Não existem golpes traumáticos (ou seja, porrada), tem que finalizar ou apagar o adversário no chão e na rua isso não é o mais aconselhável, pois pode aparecer outro pra te bater, te chutar pelas costas, te nocautear. Se o praticante usar um soco sequer não é jiu-jitsu. O jiu-jitsu que aprendi serve para usar em campeonato, mas em briga de rua não dá. Alguém pode te dar um golpe baixo, jogar terra na sua cara e te enfiar os dedos nos olhos. Briga de rua não tem regra. Pra mim o jiu-jitsu não é picaretagem, mas é limitado em uma situação real.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado caipira
já treinei karate, boxe, jiu-jitsu, kickboxing e muay-thai e acho que a arte que menos serve para uma situação real de rua é o jiu-jitsu. Muita gente vai dizer que estou falando uma grande bobagem, mas eu entendo. Numa situação real não existe kimono, não se briga necessáriamente com uma pessoa só e não existe um tatame sob os pés para puxar para a guarda. Nesse caso é melhor atacar, bater e sair o mais rápido possível do local. No jiu-jitsu não dá para fazer isso. Não existem golpes traumáticos (ou seja, porrada), tem que finalizar ou apagar o adversário no chão e na rua isso não é o mais aconselhável, pois pode aparecer outro pra te bater, te chutar pelas costas, te nocautear. Se o praticante usar um soco sequer não é jiu-jitsu. O jiu-jitsu que aprendi serve para usar em campeonato, mas em briga de rua não dá. Alguém pode te dar um golpe baixo, jogar terra na sua cara e te enfiar os dedos nos olhos. Briga de rua não tem regra. Pra mim o jiu-jitsu não é picaretagem, mas é limitado em uma situação real.

Não te culpo por pensar assim........se vc treinou JJ provávelmente treinou em algum lugar que só priorizava o Jiu_jitsu Esportivo.......teria imenso prazer em vê-lo treinar onde se treina a Defesa Pessoal do JJ sem kimono.......sua viagem de que se tem que puxar pra guarda numa briga de rua é digna de pena.....e outra que no JJ não tem chute , pisão e soco é característica de quem nunca treinou num local que preste.......como existem lugares que treinam JJ de fachada........existem também os kras que falam muita besteira por não saberem nada e acharem que sabem.

Editado por caipira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora