Entre para seguir isso  
Ungaro

Dúvidas sobre artes marciais...

Recommended Posts

Olá amigos! Tenho algumas dúvidas sobre artes marciais:

1 - Qual é idade mínima para ser faixa preta? Eu me refiro aos vários tipos de lutas, pois me disseram que para ser faixa preta de BJJ tem que ter no mínimo 21 anos. De Judô 19 anos. Isto procede? Vira e mexe aparece na TV uns garotos que são faixas pretas aos nove, dez ou onze anos de idade, em Karatê, Kung fu, Taekwondo, etc. É possível? Me parece que o Lyoto pegou a faixa preta dele no Shotokan aos treze...

2 - Dá para treinar a mesma luta em academias diferentes? Eu explico. É que sempre ouço algo do tipo, o cara é faixa preta do Rorion, ou é faixa preta do Rickson, ou do Gordo, do Barbozinha e assim vai... E se o aluno começar a treinar três dias da semana numa academia e outros três dias em outra academia, ou até nos mesmos dias, mas em horários diferentes em outro lugar, quem vai ser o mestre dele? Quem irá graduá-lo? Ele vai ser cria de qual professor? É possível isto? A graduação é feita pelo professor ou pela Federação?

Obrigado aos que me ajudarem e um grande abraço a todos.

Editado por Ungaro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jiu Jitsu eu sei que tem limitação de idade, agora outras artes marciais não costumam ter. Como Karatê, Tae Kwon Do e umas aí.

No judo eu desconheço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No JJ a faixa preta vc pode pegar ja com 19 anos. Ms tem luta q eh foda, vi ate no guiness um muleque axo q com 5 anos fx preta de tkd.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, essa parte de treinar JJ em várias academias é complicado pq quem vai te graduar vai ser o seu porfessor (no caso o mestre da academia), logo vai ficar esquisito se vc for branca em um e azul em outro..rsrs.. O q vc pode fazer é ter uma academia-base e dar uns treinos de vez em quando nas outras, q é o q muita gente faz, mas ser aluno de 2, com carga horária igual. é complicado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- A idade mínima é um limite que as federações impões para não virar bagunça. Além da idade mínima também existem tempos mínimos em cada faixa e uma matéria que tem que saber. Procurando no site das federações você encontra as regras específicas. Se o atleta participar e ganhar muitas competições de nível inclusive contra pessoas mais velhas, podem abrir uma excessão e diminuir este tempo.

No caso do Judo a idade mínima permitida é 15 anos, mas é raro alguém com essa idade ser faixa preta mesmo que treine desde muito novo e tenha passado os quatro anos e meio mínimos das outras faixas (se bem que geralmente a marrom demora mais que o 1 ano mínimo exigido). Já com uns 17 anos é mais comum se o cara for um competidor bom, e conheço pessoalmente vários destes casos. Uma outra coisa que acontece é que no Judo a faixa preta para ser reconhecida oficialmente o cara tem que fazer um exame na federação que tem que fazer kata (tipo de demostração), cursos de primeiros socorros e arbitragem e é caro. As vezes o cara é promovido apenas internamente pelo professor dele mas não tem dinheiro para fazer o curso da federação. No Japão nem é considerado grande coisa o cara ser faixa preta, é como se ele tivesse terminado o nível básico, pois ele só pode dar aula depois do 3o dan.

Já no Jiu Jitsu a idade mínima é 21 anos, com cinco anos de prática sendo dois na marrom. Como as competições são mais divididas por faixa dão bastante importância ao cara ganhar primeiro numa faixa antes de passar para a próxima. Geralmente demora um pouco mais que no Judo para o cara pegar a preta, e existe muito receio de perder para alguém de uma faixa menor.

Já nas artes de socos e chutes existe uma certa confusão já que algumas nunca foram tradicionalmente graduadas como o boxe ou tinham um sistema diferente como o Kung Fu e o Muay Thai. Já o karate segue mais as faixas como no Judo, mas existem diferentes estilos que exigem diferentes requisitos para ganhar as faixas e é possível ganhar a faixa bem mais cedo. Parece que existe uma pressão das pessoas em saber em quanto tempo é possível virar faixa preta ao invés de aprender e ficar casca grossa.

E por último existem escola de artes marciais (chamados prejorativamente de Mcdojos nos EUA) que fazem a sua própria graduação e vendem a faixa preta para as crianças fazerem um marketing.

2- Eu acho que como tudo na vida é preciso jogar aberto e ter parcimônia. O cara começa a treinar numa academia e resolve treinar também numa outra que tem um outro horário, é perto do trabalho, etc. Pega e avisa para o professor que quer treinar tb num outro horário que tem no outro lugar que é mais conveniente, provavelmente ele conhece o outro professor também. Parcimônia para não escolher justamente uma equipe rival que tenha alguma desavença com o seu professor. Quando chegar na nova academia que vai treinar avisa que é aluno do seu professor e ele é que vai cuidar das suas graduações. E se for competir deixa claro qual academia que vai representar.

No Jiu Jitsu a graduação até a preta é feita pelo professor e não pela federação, mas quando o professor é afiliado a uma equipe maior as vezes espera o cabeça fazer uma visita para fazer o exame de faixa.

Eu acho uma boa se tiver com tanto tempo disponível para treinar fazer um treino de Jiu Jitsu de manhã/tarde e um de Judo a noite. Pois em um se foca mais no chão e outro nas quedas.

Editado por Gus77

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

complicado treinar em 2 academias, com 2 professores deferentes...

fora a rivalidade que rola entre academias, acho que tem que ter respeito com os professores.

Se nos colocarmos no lugar deles, deve ser muito bom ver que um aluno seu esta evoluindo, mas ter q dividir

essa sensaçao com outro professor da mesma modalidade, deve ser complicado.

mas, se o cara trabalha, e realmente fica complicado de se manter em uma só, ai é como o Gus77 disse..

tente deixar bem claro para ambos os professores os seus motivos, e ver se eles concordam com isso.

eu, particularmente,acho furada..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso