Entre para seguir isso  
bone

Tradição/Superstição/Respeito...

Recommended Posts

Salve

criei esse tópico pra saber de alguns comportamentos no dojo, não sei qual a palavra certa

mas falo das rotinas/tradições que temos no tatame, exemplo se curvar antes de entrar, não entrar calçado

esse tipo de coisa... e outras

eu tava lembrando uma vez que fui convidado pra treinar com o prof Garapa na Cia Paulista, pelo mano Rodrigo(Salve Guerreiro que Deus lhe abençõe aonde estiver seja dando baiana no inferno ou arm-lock voador no céu! :o )

...então eu estava amarrando a faixa de boa e ele sai correndo lá do fundo e manda eu virar de costas e continuar amarrando, segundo ele era proibido amarrar a faixa olhando pra algum graduado ou de frente pro tatame,

ahhh tive tb que deixar aquela ponta preta da faixa voltada pra esquerda, que segundo ele era de onde o ninja tira a espada!

ou seja tinha lei pra tudo....

eu achei legal pq isso disciplina a galera e tal, ainda bem que eu não estava sozinho

se não eu ia tomar uns gritão!

e queria saber mais algumas que vcs conhecem ....

uma dúvida? eu nunca lavei a faixa, ou seja minha branca tá quase preta

realmente não posso lavar?

como rola esse tipo de tradição na academia de vcs....

espero ter sido claro com a dúvida e pergunta! e aguardo outros exemplos!

abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como fui praticante de LLE, LLO, Thai e Boxe...a unica coisa que faço é ter habitos higienicos no tatame...sapatilha sempre limpinha, roupa sempre limpa... não sou muito fã dessas tradições...por isso que n gosto de artes marciais tradicionais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sigo algumas regras, mas a maioria são questão de etiqueta:

-Não entrar calçado no tatame,

-Sempre pedir licença aos mais graduados antes de entrar no tatame.

-Cumprimentar o oponente antes do rola, e apertar a mão depois, de preferência agradecendo.

-Se um mais graduado chamar pra rolar, não pode recusar.

-Não chamar um graduado pra rolar, a não ser que seja mais um "pedido".

-Ao fim da aula formar, com os mais graduados a frente, e cumprimentar os faixa pretas.

Acho que é o básico, mas tem academia que possui mais "regras". Essa de amarrar a faixa olhando pra parede eu não conhecia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No thai os mais graduados na frente na hora de se posicionar pro treino,no karate aprendi a naum lavar a faixa pra naum perder minha energia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu sigo algumas regras, mas a maioria são questão de etiqueta:

-Não entrar calçado no tatame,

-Sempre pedir licença aos mais graduados antes de entrar no tatame.

-Cumprimentar o oponente antes do rola, e apertar a mão depois, de preferência agradecendo.

-Se um mais graduado chamar pra rolar, não pode recusar.

-Não chamar um graduado pra rolar, a não ser que seja mais um "pedido".

-Ao fim da aula formar, com os mais graduados a frente, e cumprimentar os faixa pretas.

Acho que é o básico, mas tem academia que possui mais "regras". Essa de amarrar a faixa olhando pra parede eu não conhecia.

idem ,

mas tem aquele cumprimento aqui é " RUSSSSSS" mas já escutei "OSSSSSS" em outros lugares!

cumprimento utilizado antes de entrar no tatame e ao sair tb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- O hábito ou a tradição de não se entrar com calçado ou com o pé sujo no tatame é por higiene mesmo, como disse o Xande Ribeiro: É o lugar onde você esfrega a sua cara.

- Essa de se cumprimentar antes de entrar ou sair do tatame é como um ritual, você pode pedir proteção para Deus ou quem queira, para que não se machuque e nem machuque ninguém, ou esquecer o que acontece fora e se concentrar no treino.

- Cumprimentar os mais graduados é por respeito aos que estão com mais tempo de tatame que você.

-Esse lance dos menos graduados não poder chamar os mais graduados também é antigo, , também é por respeito, mas não são todas as academias que fazem isso.

-A questão de amarrar faixa de costas para o tatame é um hábito antigo e também e por respeito.

- Não lavar a faixa é SAGRADO, faixa bonita é faixa encardida e desgastada com o uso .

Devem ter outras tradições ou costumes que variam de academia para academia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dependendo da arte marcial, judô eu tenho impressão que eles devem sem bem rigidos, não conheço para falar.

No Jiu Jitsu varia de academia para academia, já treinei em lugares que vc. comprimentava antes de entrar ou sair do Tatame, fila de aquecimento sempre seguindo a ordem dos mais graduados e ao término da aula formava uma fila em frente ao mestre e vc. fazia um gesto de agradecimento e todos se comprimentavam.

E essa de lavar a faixa uma vez eu vi um faixa azul chegar com a faixa limpinha e o mestre mandar ele pagar 100 flexões...kkk

Editado por pluspaul

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No Boxe Chinês existem algumas regras tbm:

-nunca levar nada para o tatame a não ser os seus equipamentos de treino.

-Cumprimentar o Tatame ao entrar e ao sair.

-Nuca sair do tatame sem autorização do professor ou instrutor.

-cumprimentar primeiro o professor,despois os intrutores e os mais graduados.

-Formar por ordem de graduação.

-fazer o juramento e cumprimentar o Kuan Kun(o protetor do tatame e de todos os lutadores).

-não arrumar as bandagens, roupas e equipamentos na frente do kuan Kun,para faze-lo deve-se virar de costas.

-não entrar sem camisa no tatame,nem tirar durante os treinos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No jj a maioria das academia é no estilo "de qq jeito"! Nem cumprimento ao tatame e nem formação pra começar a aula.

Pelo menos nas q eu já frequentei...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tradições... as vezes eu me pergunto o porquê. Eu acho que higiene e educação é tudo que uma pessoa precisa. Cumprimentar todos os companheiros de treino (todo mundo, desde os pretas até os brancas), demonstrar respeito pra com as pessoas, não se apresentar com o kimono fedendo mijo de gambá nem com chulé de parmesão, etc...

Amarrar a faixa olhando pra parede, não lavar a faixa, ponta preta pro lado esquerdo da espada do ninja e mais um monte de atitudes que os professores nem param pra pensar no significado... na minha opinião é tudo BESTEIRA.

Imagina que este senhor apareça na sua academia e seu professor peça pra ele amarrar a faixa direito, porque o lado certo é com a ponta preta do lado esquerdo do ninja:

Helio_Gracie.jpg

Eu nem gosto de conversar com gente assim... provavelmente não treinaria um mês com um professor com esse tipo de mentalidade.

Só pra constar, as "tradições" na minha academia são: no inicio da aula é feita a saudação pra quem tá puxando o treino. No final faz a saudação de novo e todos cumprimentam a todos. De resto é só boa educação e higiene.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dependendo da arte marcial, judô eu tenho impressão que eles devem sem bem rigidos, não conheço para falar.

Nem tanto, também depende de Dojo para Dojo. No karate eles tendem a ser mais tradicionalistas.

Eu até entendo o pessoal que não entende as tradições e acha paranóia. Quem segue estes hábitos acha desleixo ou ignorância.

Em muitos casos você tem que entender que algumas coisas simplesmente sempre foram feitas de um jeito e as pessoas se acostumaram a fazer daquela forma por ser o jeito "correto". Algumas destas coisas vieram de hábitos que tinham algum propósito, ou até de uma cultura diferente como a Japonesa, que tem muitas supertições.

Tem milhares de coisas que são assim, algumas você já se acostumou e nem pergunta, por exemplo o fato dos militares baterem continencia com a mão direita remonta a idade média quando os cavaleiros medievais quando passavam na estrada abriam o visor do capacete com a mão da espada, a direita, para mostrar que não estavam indo guerrear.

Se você não passa em baixo de uma escada, não usa o número 13 ou não faz uma coisa qualquer que acha que dá azar. Saiba que para os orientais pode não fazer o menor sentido, e as coisas que eles fazem também não façam para você. Tá escada é besteira, mas brinco do lado direito é coisa de boiola porque os piratas colocavam o rifle no ombro direito e não queriam que arrancasse um pedaço da orelha (logo os canhotos tavam ferrados). Mas garanto que se você colocasse um brinco ia mandar colocar no lado correto, só para grantir.

Essa da faixa eu não conheço, mas quando eu mandei costurar o emblema da academia e colocaram do lado errado, eu mandei fazer de novo certo. Qual a diferença prática? Nenhuma, até tá nas regras da federação, mas eu quiz que ficasse igual ao de todo mundo e pronto.

Acrescentando o fato da sociedade Japonesa ser muito hieraquizada, organizada e minuciosa tendo milhares de coisas que tem que ser feitas para mostrar respeitos aos mais graduados.

Analisando algumas das tradições/rituais citados:

1- A disposição dos alunos é organizada com o professor na parede mais longe e or graduados organizados em ordem do menos graduado para o mais graduado a partir da porta ou atrás, porque se os inimigos atacassem iam matar os iniciantes primeiro e por último o mandachuva.

2- Se comprimentar é uma questão de respeito, pois você vai treinar com um cara que na hora que você bater vai largar para você não se machucar. E no oriente eles se comprimentam se curvando. No Judo é obrigatório pela regra fazer o comprimento antes da luta.

3- Lá no Japão eles também tiram o sapato antes de entrar em casa, é uma questão de higiene, ainda mais quando andavam animais pelas ruas.

4- O tal comprimento OSS (ou OSU) é a contração da expressão japonesa "Oshi shinobu" que quer dizer que o cara vai se esforçar até o limite máximo para fazer a sua tarefa. Era a saudação da marinha Japonesa. É usado no Judo e no Karate também. Na hora que o Sensei fala é para literalmente dar o gás.

Você respeita estes hábitos por educação, é igual a ir numa igreja e tirar o chapéu, levantar na hora que o Padre entrar. O cara pode ser ateu ou de outra religião, não importa é falta de educação quebrar estes protocolos. Mesma coisa num tribunal, nas organizações militares ou qualquer lugar. Educação e respeito não são antagônicas com pensamento crítico. Pois tem muita gente que inventa as coisas e colocam um significado místico e nem sabem porque tão fazendo. Não precisa cobrar estas coisas gritando nem na porrada, as vezes o cara faz na ingenuidade. Se for na displicência tenho que admitir que dando um susto é mais eficiente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nem tanto, também depende de Dojo para Dojo. No karate eles tendem a ser mais tradicionalistas.

...

Você respeita estes hábitos por educação, é igual a ir numa igreja e tirar o chapéu, levantar na hora que o Padre entrar. O cara pode ser ateu ou de outra religião, não importa é falta de educação quebrar estes protocolos. Mesma coisa num tribunal, nas organizações militares ou qualquer lugar. Educação e respeito não são antagônicas com pensamento crítico. Pois tem muita gente que inventa as coisas e colocam um significado místico e nem sabem porque tão fazendo. Não precisa cobrar estas coisas gritando nem na porrada, as vezes o cara faz na ingenuidade. Se for na displicência tenho que admitir que dando um susto é mais eficiente.

Muito bom o seu post e concordo plenamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo e adiciono mais um ponto..

arte marcial = arte de guerra

guerra = exercito = disciplina

um guerreiro indisciplinado é um guerreiro descartável

não tenho nada contra quem não segue as tradições, mas acho altamente respeitoso com os responsáveis por vc estar aprendendo o que está aprendendo seguí-las.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha cademia as regras sao bem suaves, nao pisar no tatame de tenis, cumprimnetar todos q estao no tatame ao entrar e nao ficar sem a parte de cima do kimono no tatame. Este lance de n chamar mais graduado pra rolar eh meio que por respeito mesmo, eu dificilmente vejo isso onde treino.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso