Entre para seguir isso  
Allvaro Martins

Trio campeão mundial ameaça 'coroa' de Aurélio Miguel

Recommended Posts

Trio campeão mundial ameaça 'coroa' de Aurélio MiguelRodrigo Farah

Em São Paulo

Quando o assunto é judô brasileiro, Aurélio Miguel ainda é considerado o maior expoente e o principal nome entre todos os praticantes da modalidade. O cenário, no entanto, pode mudar após a Olimpíada de Pequim. Isso porque os três campeões mundiais, João Derly, Tiago Camilo e Luciano Corrêa, podem superar, pelo menos em resultados, o maior ídolo do judô nacional.

Trio campeão mundial tenta dobradinha inédita para o Brasil nos Jogos Olímpicos

Em 1988, Aurélio tornou-se o 1º judoca do Brasil a conquistar um ouro nas Olimpíadas

CONHEÇA A DELEGAÇÃO DE PEQUIM

BRASIL DERROTA O JAPÃO

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE JUDÔ

Único no Brasil que venceu o Mundial em duas ocasiões (2005 e 2007), Derly irá sacramentar na China o rótulo de judoca mais vitorioso do país se conquistar a medalha de ouro. Ele não poderia ser alcançado nos principais títulos por Camilo ou Corrêa, por exemplo. Ainda assim, o gaúcho dificilmente se vê como o melhor da modalidade.

"Eu não me acho e nem quero ser o principal judoca do Brasil. Quero apenas fazer o melhor para ficar satisfeito com tudo o que fiz quando me aposentar. Acho que o Aurélio continuará sendo o principal atleta não importando os resultados de Pequim. Foi ele quem desbravou o mundo para nós e hoje estamos colhendo esses frutos", destacou o meio-leve.

Campeão olímpico em 1988 e bronze em 1996, Aurélio Miguel não conseguiu faturar o primeiro lugar em um Mundial ao longo da carreira, ao contrário de Camilo, Corrêa e Derly. O ex-atleta chegou perto do feito em duas oportunidades, quando foi prata em 1993 e 1997 (na segunda ocasião ele foi derrotado após uma decisão contestável dos juizes no desempate).

O próprio Aurélio Miguel admite que pode ser ultrapassado caso um dos três alcance o lugar mais alto do pódio na China. O atual vereador da cidade de São Paulo ainda faz questão de salientar que torce muito para isso acontecer.

"Hoje em dia eles podem viajar e têm tudo à mão. Não é como antigamente. Mas quando olho esses atletas despontando, vejo que estamos no caminho certo. Tomara que eles e outros possam me superar, pois tudo isso será benéfico para o esporte brasileiro. Eles têm todo meu apoio para ganhar mais e mais medalhas olímpicas", afirmou o ex-judoca.

PRINCIPAIS TÍTULOS

JUDOCA OLIMPÍADAS MUNDIAIS

Aurélio Miguel 1 ouro e

1 bronze 2 pratas e 1 bronze

João Derly não participou 2 ouros

Tiago Camilo 1 prata 1 ouro

Luciano Corrêa não participou 1 ouro e

1 bronze

Outro que pode superar Aurélio se garantir o ouro em Pequim, Luciano Corrêa prefere nem pensar na possibilidade. O atleta do Minas Tênis acredita que isso poderá até mesmo atrapalhar seu rendimento no tatame se colocar isso na cabeça. "Não posso pensar nisso agora. Não quero ficar imaginando se posso chegar a uma final ou semifinal. Quero controlar a ansiedade".

O técnico da seleção masculina, Luiz Shinohara, acha a mudança no posto de melhor judoca do Brasil importante para a evolução da modalidade. Quando era mais novo, ele competiu ao lado de Aurélio em vários campeonatos internacionais. Além disso, ambos até mesmo aprenderam o esporte lado a lado, na Associação de Judô Vila Sônia.

Após passar por anos de treinamentos com Aurélio e depois dar assitência aos novos talentos do Brasil, Shinohara vê a possível mudança como algo necessário para o país. "Encaro isso como algo natural e muito bom. Cada vez mais temos de ter atletas com essas condições para poder superar quem quer que seja o nosso 'pelé' do judô", concluiu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tou tão por dentro assim, mas pelo que acompanho na mídia especializada, mudaram as moscas, mas a merda é mais ou menos a mesma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso